[ANPPOM-L] ANPPOM 2007 - GT M é todos de An á lise da Significa çã o Musical

Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Ter Jun 12 17:56:26 BRT 2007


Colegas,

Aqui está a chama para os interessados em participar do Grupo de Trabalho
Métodos de Análise da Significação Musical no congresso 2007 da ANPPOM.
Vocês devem ter percebido que a programação do congresso está cedendo
bastante espaço para a semiótica da música. Assim, todos ligados à essa
linha de pesquisa não devem perder esta oportunidade.

Por favor, confirmem a sua participação me enviando com urgência os
seguintes dados:

Nome completo
Filiação acadêmica
E-mail

Segue abaixo a descrição do GT.

Conto com vocês!

Abraços,
Martinez


-- 
Prof. Dr. José Luiz Martinez
Departamento de Linguagens do Corpo
Faculdade de Comunicação e Filosofia - PUC-SP

Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música
http://www.pucsp.br/pos/cos/rism

Musikeion - fórum sobre signficação musical
http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion
http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/






A pesquisa em música e sua interação na sociedade

SUBTEMAS

1. A pesquisa em Música no Brasil: inter-relações e contrastes

2. Ciência, tecnologia e políticas públicas para o conhecimento científico
em música

***************************************************************************


GT: Métodos de Análise da Significação Musical

José Luiz Martinez

Departamento de Linguagens do Corpo - PUC-SP

e-mail: martinez em pucsp.br

web: http://www.pucsp.br/pos/cos/rism

Sumário:

Este grupo de trabalho tem como objetivo promover discussões a respeito dos
principais estudos da significação musical. Considerando-se todos os tipos e
gêneros de linguagem musical, assim como quaisquer linhas de estudo ou
teorias de semiótica musical, buscamos realizar avaliações epistemológicas a
respeito das aplicações e os resultados dessas teorias. Assim, discutimos a
pertinência, a adequação, os resultados obtidos e sua utilidade para a
prática musical que podem ser derivados a partir de diversas linhas de
análise semiótica.

Palavras-Chave: significação musical, semiótica da música

Histórico do GT

Este grupo de trabalho, coordenado pelo Prof. Dr. José Luiz Martinez
(PUC-SP), tem se reunido desde 2001 nos congressos da Anppom com excelentes
resultados. O primeiro encontro ocorreu no XIII Congresso da ANPPOM,
realizado na Escola de Música da UFMG, em abril de 2001. Nessa ocasião, a
partir de um artigo de Jean-Jaques Nattiez, "A Comparison of Analyses from
the Semiological Point of View (the theme of Mozart¹s Symphony in G minor,
K550)", publicado na Contemporary Music Review (vide Nattiez 1998), foram
realizadas discussões a respeito dos métodos de análise da significação
musical. Houveram duas sessões de trabalho, uma delas inclusive com a
participação do Prof. Dr. Jean-Jacques Nattiez. O GT contou com 15
participantes.

O segundo encontro do GT foi realizado em Porto Alegre, na UFRGS, durante o
XIV Congresso da ANPPOM, em agosto de 2003. Nessa edição, foram consideradas
os três principais paradigmas da semiótica musica: a semiologia tripartite
de Nattiez, a narratologia greimasiana aplicada à música, e a semiótica
musical de base peirceana. Três representantes dessas linhas foram
convidados a expor criticamente um panorama de cada abordagem. Os
expositores foram, respectivamente, Prof. Dr. Luiz Paulo de Oliveira Sampaio
(UNIRIO), Prof. Dr. Sidney José Molina Júnior (UniFiam-Faam, SP) e Prof. Dr.
José Luiz Martinez (PUC-SP). O GT contou com 21 participantes.

O encontro mais recente do GT foi realizado no Rio de Janeiro, na UFRJ,
durnate o XV Congresso da ANPPOM, em julho de 2005. Nesta edição, os avanços
nas três principais linhas do estudo da significação musical foram expostas:
pela Profa. Dra. Sandra Loureiro de Freitas Reis (Pós-Graduação  em Música
da UFMG), que falou sobre a semiologia tripartite de Nattiez; pelo Prof. Dr.
Ricardo Nogueira de Castro Monteiro (Universidade Anhembi-Morumbi e da
Faculdade Carlos Gomes, São Paulo), que tratou da semiótica greimasiana
aplicada à canção popular brasileira; e pelo Prof. Dr. José Luiz Martinez
(PUC-SP), semiótica peirceana. O GT contou com 11 participantes. Os
resultados das discussões foram publicados na revista Opus 11, 2005,
208-216.

 

 

Objetivos do GT

Este grupo de trabalho pretende elaborar discussões, com base na experiência
musical e de pesquisa de cada participante, a respeito das diferentes
metodologias de análise semiótica aplicadas à música. Estarão em foco
questões como a pertinência, a adequação, os resultados obtidos e sua
utilidade para a prática musical que podem ser derivados a partir de
diversas linhas de análise semiótica.

Tomaremos como base cinco paradigmas: 1. a semiologia tripartite de Nattiez,
2. a narratologia greimasiana aplicada à música (Tarasti, Tatit), 3. a
semiótica musical de base peirceana (Hatten, Cumming, Martinez), 4.
semiótica musical e as teorias da cognição (Canno, Brower), 5. o gesto
musical (Hatten, Peirce). Representantes dessas linhas serão convidados a
exporem seus pontos de vista e demonstrarem os resultados obtidos. Seguirão
discussões e comentários com a participação de todo o grupo.






Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L