[ANPPOM-L] Ferramenta digital para ensino de mús ica

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Sex Jun 29 11:17:17 BRT 2007

o software é realmente um brinquedo bacana e vou
até indicá-lo para meus sobrinhos.
mas, como a Wanda disse, também não vejo sentido
em o governo adotar software e ficar na mão do
produtor.
o softw. é discutível assim como muitas aulas de música são discutíveis.
o principal, a meu ver, é q ele não ensina (nem
nunca terá como ensinar) o sujeito a tocar um
instrumento e é aí q mora a diferença
e talvez seja este o foco de uma pedagogia
musical: ensinar a pessoa a cantar e tocar
instrumento, visando adquirir um rigor técnico
(seja sopro, percussão, cordas, mas com um certo
rigor da minúcia).

realmente a pedagogia musical precisa ser pensada
e urgente no Brasil a partir da prática completa
da música e não do brinquedos musicais.

abraços
silvio