[ANPPOM-L] Choro e anais

Alexandre Negreiros alexandrenegreiros em yahoo.com.br
Seg Mar 12 03:52:20 BRT 2007

Olá Carlos,

Não tenho absoluta certeza, mas acho que o tema da pesquisa do
saxofonista Samuel Oliveira, ex-mestrando pela UFRJ, era sobre
improvisação no choro. Lembro dele, em um colóquio de pesquisa
(talvez em 2004?), mostrando um quadro elaborado em sua pesquisa, no
qual indicava os diversos graus de "intensidade" de uma interpretação
(ou do improviso).  Me marcou o termo com o qual cunhou a, digamos,
melhor atuação: classificou tal performance como o "quebrar tudo".
Havia ouvido isso outra vezes entre músicos que, antes de tocar, se
desejam "boa performance", tal como atores que se desejam "merda"
antes de uma estréia. Torço para que seja de seu proveito, mas sugiro
que confira tal referência. De fato, só o vi naquela ocasião, nem o
conheço pessoalmente. Boa sorte!

Abçs
Alexandre