[ANPPOM-L] ética acadêmica

André Guerra Cotta andregc em uol.com.br
Sáb Mar 17 20:54:01 BRT 2007

Márcia querida,

Recebo com grande inquietação essa péssima notícia de mais um caso de
plágio, com a dolorosa particularidade de que desta vez você é a vítima.
É lamentável que continuem a ocorrer (freqüentemente) abusos como este,
sintomas do quanto é necessário o estabelecimento de um código de ética
que ampare os profissionais de nossa área e que também sirva de
referência para profissionais do direito que, ao lidar com os aspectos
jurídicos de situações como esta, tenham que necessariamente recorrer a
pareceristas (sobre temas especializados como os que tratamos) e que
conhecer os parâmetros éticos específicos de nosso campo.
Aproveito a oportunidade para lembrar aos colegas que na Assembléia do
último congresso da ANPPOM aprovou-se uma comissão para discutir uma
proposta preliminar de diretrizes éticas para o profissional de
musicologia, cujos trabalhos estão ainda por começar (trata-se de
proposta preliminar inicialmente apresentada ambito do GT de musicologia
histórica brasileira, mas por sugestão de participantes do mesmo, levada
para a Assembléia Geral, para que pudesse ser apreciada em âmbito
maior). Creio que esta lamentável ocorrência reforça a necessidade de
empreendermos essa discussão e de, futuramente, criar mecanismos que
possam dar suporte e referência para os membros de nossa associação em
situações como esta.

com meu abraço solidário,

André Guerra Cotta