[ANPPOM-L] ética acadêmica Cc:

malicevolpe malicevolpe em ig.com.br
Seg Mar 19 22:47:48 BRT 2007

Cara Márcia e prezados colegas da ANPPOM,

Venho prestar a minha solidariedade à Profa. Dra. Márcia Taborda e lamentar
a situação ultrajante que tal conduta desonesta vem a acarretar à comunidade
de pesquisadores, tanto os da área de música quanto os da comunicação. Não
há dúvida que todos saem prejudicados, a universidade brasileira, o sistema
de pós-graduação, e acima de tudo, você Márcia que se dedicou tão
intensamente às suas pesquisas para defender a sua tese com dignidade e
obter a sua titulação por mérito.
Nossa categoria deve se mobilizar em massa junto às instâncias cabíveis para
que tal conduta deplorável não se multiplique. Sugiro que a ANPPOM faça uma
moção de apoio à distinta pesquisadora Márcia Taborda e envie o documento
assinado pela presidência da ANPPOM para o Curso de Pós-Graduação da Escola
de Comunicação da UFRJ, bem como para a Associação Nacional dos Programas de
Pós-Graduação em Comunicação, Compós, em cujo site http://www.compos.org.br/
consta:

Presidente
Prof. Dr. Afonso de Albuquerque
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFF
E-mail: afonsoal em uol.com.br

Vice-presidente
Profa. Dra. Angela Prysthon
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFPE
E-mail: pryston em uol.com.br

Secretário-Geral
Prof. Dr. Alex Primo
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação - UFRGS
E-mail: alex.primo em terra.com.br

Além disso, conforme sugerido anteriormente por nossos colegas, devemos
discutir o problema do plágio no próximo encontro da ANPPOM, pois temos
notícia de diversos casos cometidos dentro da nossa própria comunidade, além
dos sofridos por nós em decorrência de apropriação indevida por membros de
outras áreas. Na maior parte das vezes, tais casos ficam impunes, não raro
devido à falta de respaldo institucional e de solidariedade da categoria.

Com a mais alta estima e consideração,

Maria Alice Volpe
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Cadeira Musicologia
Cedida para a
Universidade de Brasília
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação “Música em Contexto”

Em (12:33:15), MLuciAlex escreveu:

>----------
>
>----------
>
> Prezada Marcia,
>
> Apresento minha solidariedade a VC, vítima dessa situação inaceitável.
Essa notícia deve ser divulgada em todos os meios possíveis e aconselho a
procurar a organização da próxima ANPPOM (Unesp profa. Lia Tomás) para uma
tomada de posíção conjunta de nossa associação.
> Um abraço,
>
> Maria Lúcia Pascoal
> Editora da OPUS
> ANPPOM/UNICAMP

esses vem se tornando cada vez mais frequentes.
> Não seria oportuno levar essa discussão ao próximo encontro da Anppom ?
> Abraço,
> Marcia
>
> Prezado Prof. Dr. Paulo Vaz,
>
> Venho solicitar que sejam tomadas as providências e medidas cabíveis
referentes ao plágio cometido por Luis Filipe de Lima na tese de doutorado
“Comunicação Intercultural: O Choro, Expressão Musical Brasileira”, trabalho
desenvolvido, apresentado e aprovado por este programa, no ano de 2001, sob
orientação do Prof. Dr. Muniz Sodré.
> Como comprovado a seguir, todo o segundo capítulo da disssertação de
mestrado “Dino Sete Cordas e o acompanhamento de violão na Música Popular
Brasileira”, trabalho de minha autoria, realizado junto ao Programa de
Pós-Graduação em Música da UFRJ (1995), sob orientação do violonista Turíbio
Santos, foi reproduzido na tese de doutorado de Luis Filipe de Lima.
> A gravidade do fato não pode ser subestimada. Considerando-se a
impossibilidade de reparação aos danos morais e de propriedade intelectual
que até então me tem sido causados, parece-me imperativo que a tese deixe de
ser veiculada, consultada, disponibilizada, como deve ser também imperativo
o questionamento sobre a legitimidade da concessão do título de Doutor a
Luís Filipe de Lima.
> Neste momento em que o exercício da cidadania no Brasil se passa
principalmente pela chamada à ética, impõe-se a questão à comunidade
acadêmica, que não pode jamais ser conivente com procedimentos dessa
natureza, que desacreditam o ofício a que tantos se dedicam com brios.
> Referências a meu trabalho têm sido feitas em inúmeros outros, sendo
creditadas a Luis Filipe de Lima. Quero ter a exclusividade de direitos e de
propriedade sobre minha pesquisa, meu trabalho, minhas idéias.
> Agradeço pela atenção e desde já me coloco à disposição do Programa para
informações adicionais. Peço ser notificada dos procedimentos referentes a
esta mensagem.