[ANPPOM-L] plágio e ética
silvio
silvio.ferraz em terra.com.br
Ter Mar 20 10:46:46 BRT 2007
oi carlos interessantes observações
o mérito dos calodores no caso é saberem o que colar e como colar
há uma técnica nisto
me lembro de um prof. da eca q plagiára um
trabalho inteiro de uma orientanda sua
ele continuou na eca e na politicagem da eca, as
novas gerações desconhecem a história
lembro de um outro no campo da música e
pedagogia, mas parece q tudo continuou também no
normal
digo lembro pq os nomes se foram e o detalhe dos fatos idem.
mas como enfrentar isto?
então vamos separar: profs. q palgiam e alunos q colam pra passar de ano.
no dia a dia da universidade trabalhamos com mais
de 40 alunos (curso de harmonia da unicamp)
como vou saber se alguém não baixou uma sonata
clássica de stamitz q eu nunca ouvi
como saber se o cara não copiou um baixo cifrado realizado na internet
e como saber se algum aluno não está vendendo trabalhos.
isto é impossível, e no fundo: deixa pra lá!
qto a trabalhos escritos plagiados, etc....velho
método de colocar um trecho na internet e ver
onde cai...é tiro e queda.
agora, profs. e posgraduandos, a coisa é diferente.
talvez no futuro nos daremos conta de que o
número de artigos publicados não é o que conta,
mas sim a continuidade do teor dos artigos, a
constituição de um pensamento ao somar-se
diversos artigos de uma pessoa.
ou seja, qdo abandonarmos o sistema quantidade
para adotarmos o coerência aí talvez as coisas
funcionem melhor.
primeiro pq não será mais necessário cumprir
prazos e quantidades, depois pq coerência só
alguns conseguem ter (o q distingue um compositor
de outro, um musicólogo de outro, etc)
não consiguiria ler adorno achando que é
foucault, certo? mas como os alunos e orientandos
muitas vezes não tem estilo...
agora, esta história da tese plagiada: isto é
diferente de um trabalho de aluno.
se o orientador acompanha o trabalho passo a
passo, se ele vai lentamente conhecendo seu
orientado, não é difícil q o trabalho seja
original.
existe aí um desleixo, e no caso da área de
comunicação (onde trabalhei até um dia desses, na
puc) tem gente q tem até 18 orientados, imagine
como é o trabalho.
então a coisa é toda de duas vias: orientado mal
orientado, orientador q não tem tempo pq tem de
escrever 3 papers por ano, papers com dez nomes
assinando (pra garantir dez publicações: se cada
um escrever um paper com o nome dos outros 9,
isto dá 10 papers pra cada um)...resultados da
perversão q o próprio sistema impõe.
abs
silvio
>As reações todas ao plágio aqui tem sido
>contundentes. Temo que, no dia a dia, as coisas
>se processem num etos bem menos elevado. Já
>reprovei três alunos, num curso, por terem
>apresentado trabalhos finais copiados da web. Um
>deles, aliás, realizou obra de grande esmero.
>Iniciou com um excerto de Rodolfo Caesar, citou
>um artigo inteiro de Silvio Ferraz e, notem o
>refinamento retórico, onde Silvio concluía, ele
>transformou a conclusão numa interrogação, o que
>lhe deu a oportunidade de continuar com mais
>algumas páginas de Fernando Iazzetta -- por
>coincidência, um paper que este havia submetido
>a um evento cuja comissão científica eu
>co-presidira. A única coisa original no trabalho
>era o título, e era a pior. (Expus tudo isso em
>sala de aula e dois dos alunos desapareceram por
>todo o semestre seguinte). O coordenador de
>cursos, na época, achou minha reação muito
>radical o que significou que o fato não ficou
>registrado e, assim, eventuais reincidências não
>poderiam dar margem a suspensão ou expulsão.
>
>Desta forma, aproveito o ensejo para perguntar
>aqui: em que medida existe de fato uma
>preocupação com a ética nas instituições
>públicas de ensino superior? como ela se
>expressa no dia a dia das mesmas? em que ela se
>resume? como ela se expressa aqui, nesta lista?
>
>--
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