[ANPPOM-L] plágio e ética

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Ter Mar 20 10:46:46 BRT 2007


oi carlos interessantes observações
o mérito dos calodores no caso é saberem o que colar e como colar
há uma técnica nisto

me lembro de um prof. da eca q plagiára um 
trabalho inteiro de uma orientanda sua
ele continuou na eca e na politicagem da eca, as 
novas gerações desconhecem a história
lembro de um outro no campo da música e 
pedagogia, mas parece q tudo continuou também no 
normal
digo lembro pq os nomes se foram e o detalhe dos fatos idem.
mas como enfrentar isto?

então vamos separar: profs. q palgiam e alunos q colam pra passar de ano.

no dia a dia da universidade trabalhamos com mais 
de 40 alunos (curso de harmonia da unicamp)
como vou saber se alguém não baixou uma sonata 
clássica de stamitz q eu nunca ouvi
como saber se o cara não copiou um baixo cifrado realizado na internet
e como saber se algum aluno não está vendendo trabalhos.
isto é impossível, e no fundo: deixa pra lá!
qto a trabalhos escritos plagiados, etc....velho 
método de colocar um trecho na internet e ver 
onde cai...é tiro e queda.

agora, profs. e posgraduandos, a coisa é diferente.

talvez no futuro nos daremos conta de que o 
número de artigos publicados não é o que conta, 
mas sim a continuidade do teor dos artigos, a 
constituição de um pensamento ao somar-se 
diversos artigos de uma pessoa.
ou seja, qdo abandonarmos o sistema quantidade 
para adotarmos o coerência aí talvez as coisas 
funcionem melhor.
primeiro pq não será mais necessário cumprir 
prazos e quantidades, depois pq coerência só 
alguns conseguem ter (o q distingue um compositor 
de outro, um musicólogo de outro, etc)

não consiguiria ler adorno achando que é 
foucault, certo? mas como os alunos e orientandos 
muitas vezes não tem estilo...

agora, esta história da tese plagiada: isto é 
diferente de um trabalho de aluno.
se o orientador acompanha o trabalho passo a 
passo, se ele vai lentamente conhecendo seu 
orientado, não é difícil q o trabalho seja 
original.
existe aí um desleixo, e no caso da área de 
comunicação (onde trabalhei até um dia desses, na 
puc) tem gente q tem até 18 orientados, imagine 
como é o trabalho.

então a coisa é toda de duas vias: orientado mal 
orientado, orientador q não tem tempo pq tem de 
escrever 3 papers por ano, papers com dez nomes 
assinando (pra garantir dez publicações: se cada 
um escrever um paper com o nome dos outros 9, 
isto dá 10 papers pra cada um)...resultados da 
perversão q o  próprio sistema impõe.


abs
silvio



>As reações todas ao plágio aqui tem sido 
>contundentes. Temo que, no dia a dia, as coisas 
>se processem num etos bem menos elevado. Já 
>reprovei três alunos, num curso, por terem 
>apresentado trabalhos finais copiados da web. Um 
>deles, aliás, realizou obra de grande esmero. 
>Iniciou com um excerto de Rodolfo Caesar, citou 
>um artigo inteiro de Silvio Ferraz e, notem o 
>refinamento retórico, onde Silvio concluía, ele 
>transformou a conclusão numa interrogação, o que 
>lhe deu a oportunidade de continuar com mais 
>algumas páginas de Fernando Iazzetta -- por 
>coincidência, um paper que este havia submetido 
>a um evento cuja comissão científica eu 
>co-presidira. A única coisa original no trabalho 
>era o título, e era a pior. (Expus tudo isso em 
>sala de aula e dois dos alunos desapareceram por 
>todo o semestre seguinte). O coordenador de 
>cursos, na época, achou minha reação muito 
>radical o que significou que o fato não ficou 
>registrado e, assim, eventuais reincidências não 
>poderiam dar margem a suspensão ou expulsão.
>
>Desta forma, aproveito o ensejo para perguntar 
>aqui: em que medida existe de fato uma 
>preocupação com a ética nas instituições 
>públicas de ensino superior? como ela se 
>expressa no dia a dia das mesmas? em que ela se 
>resume? como ela se expressa aqui, nesta lista?
>
>--
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