RES: [ANPPOM-L] ética acadêmica Cc:

Denise H. L. Garcia d_garcia em iar.unicamp.br
Qua Mar 21 18:48:38 BRT 2007

Colegas,

tivemos em 2002 na Unicamp um caso de plágio de projeto de mestrado de uma
candidata que copiou projeto de mestranda da USP (cópia literal do projeto
constante no exame de qualificação), e, por sorte, éramos assessores da Fapesp
e membros de banca da menina que estava sendo plagiada e reprovamos a
candidata. Não contente com isso, dei entrada a uma consulta no Depto. Jurídico
da Unicamp para saber se poderíamos fazer algo mais contra a plagiadora e a
resposta que tivemos foi a que apenas a plagiada poderia entrar com uma ação
judicial contra a plagiadora. Me pergunto por quê a Profa. Márcia Taborda não
faz isso e se apenas agora soube do plágio, já que a tese do plagiador foi
defendida em 2001.
Se existe uma legislação sobre essa questão, deve haver ferramentas jurídicas
para nos protegermos. Eu sou praticamente ignorante no assunto, mas na época
foi a resposta que tivemos. Além disso, acho que Palombini tem razão, esta é
uma questão para o exercício do dia a dia em saka de aula.
um abraço,
Denise Garcia