Fw: [ANPPOM-L] ética

Lia Tomas liatomas em uol.com.br
Qua Mar 21 19:41:44 BRT 2007

Prezados Colegas

Tenho seguido os comentários sobre o plágio ocorrido com o trabalho da Profa. Márcia Taborda, bem como a sugestão de que este assunto seja levada também à ANPPOM este ano.
No que se refere à UNESP, também tivemos um caso seríssimo de plágio com um colega do Departamento de Música, o que lhe acarretou a exoneração do cargo de professor de nossa universidade.
Amanhã teremos uma última reunião para o fechamento da programação do evento e levarei a sugestão de um debate. Em breve tb, avisarei por esta lista o endereço do site da programação da XVII ANPPOM em São Paulo.
Abraços

Profa. Lia Tomás
Coordenadora-Executiva
XVII ANPPOM
UNESP, Instituto de Artes
São Paulo
----- Original Message -----
From: Pablo Sotuyo Blanco
To: Sandra Reis ; antunes em unb.br
Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
Sent: Tuesday, March 20, 2007 11:05 PM
Subject: RES: [ANPPOM-L] ética

Prezada Sandra e demais colegas da ANPPOM,
Concordo com a proposta da Sandra....

Só não concordo com Sandra e outros colegas que devamos esperar até o próximo congresso da ANPPOM para começarmos a discutir o problema da ética profissional como um todo e não apenas as questões de plágio.

Um código de ética e conduta profissionais, como todos os já existentes no âmbito da música (e mais especificamente na musicologia) envolvem assuntos tão específicos como plágio, abuso de poder, abuso sexual e moral, tráfico de influências, entre outros... Existem exemplos muito objetivos em diversas sociedades e associações de profissionais pelo mundo afora. É só fazer uma busca no Google que aparecem.

Aliás, devemos lembrar que no último congresso da ANPPOM em Brasília (em 2006) foi apresentada uma proposta inicial de código de ética (cujo rascunho inicial foi preparado por mim) no âmbito do Grupo de Trabalho em Musicologia Histórica Brasileira que, seguindo a decisão dos seus participantes foi considerada tão pertinente que, como bem lembrou André Guerra Cotta, na assembléia geral desse mesmo congresso foi aprovada a criação de uma comissão que iria discutí-la no âmbito mais amplo da ANPPOM. De lá pra cá... só ficamos esperando que a Diretoria da ANPPOM se pronunciasse e convocasse a tal comissão, coisa que até hoje não aconteceu. Talvez a injustiça sofrida pelos colegas seja, nesta hora, a motivação que faltava. Dar delongas ao tema, como vemos, continua prejudicando colegas e deixando impunes à solta.

A palavra agora fica com a Diretoria da ANPPOM.

Saudações acadêmicas para todos...

Pablo Sotuyo Blanco