[ANPPOM-L] Musicos do DF

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sex Mar 23 09:10:03 BRT 2007


Car@ amig@ jornalista:

A Assom, Associação dos Músicos do Distrito Federal e Entorno, entregará ao Secretário de Cultura do DF, em ato político e solene, uma lista de reivindicações da classe musical, documento esse que foi discutido e elaborado entre novembro de 2006 e março de 2007, em sucessivas e ampliadas reuniões.
O ato será realizado na próxima terça-feira, dia 27, às 11 horas da manhã, no Foyer do Teatro Nacional. A seguir reproduzimos o documento. Agradecemos a divulgação que possa dar ao evento.
Grato,
Jorge Antunes (3368-1794)


PROPOSTAS DE AÇÃO AO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

(Documento elaborado pela Diretoria Colegiada da Associação dos Músicos do Distrito Federal e do Entorno ? ASSOM ? DF e aprovado na plenária de 12 de março de 2007, no Departamento de Música da Universidade de Brasília ? UnB. Brasília, Distrito Federal)

1. Gestão Participativa

1.1. Estabelecer um grupo de trabalho, tripartite, entre a comunidade, a ASSOM e Secretária de Cultura do DF para o debate e elaboração de um novo modelo de ocupação, subsídios e cotas para uso dos próprios da Secretária de Cultura do DF.

1.2. Apoio para promoção de Seminários, Debates e Mesas Redondas, com participação da sociedade civil, o poder público e entidades privadas e não-governamentais, para discutir as estratégias e propostas para o papel da Rádio Cultura; o Fundo de Apoio à Arte e à Cultura ? FAC; leis de incentivo fiscal local; o Pólo de Cinema e Vídeo; a ocupação e utilização dos aparelhos culturais públicos do Distrito Federal; soerguimento e ampliação do Pólo Fonográfico e do Fundo de Apoio à Pesquisa, entre outros temas de igual relevância.

1.3. Escolha dos membros do Conselho de Cultura através de listas tríplices definidas em seminários de cada atividade ? Música, dança, artes plásticas, audiovisual e demais linguagens artísticas e culturais.


2. Financiamento e fomento da produção cultural

2.1. Lei de Incentivo Fiscal no DF para apoio democrático à produção artístico-cultural local, com formação de uma comissão tripartite ? comunidade cultural, ASSOM e Governo, para promover estudo.

2.2. Criação de rubricas e áreas no FAP ? Fundo de Apoio a Pesquisa, específicas para a pesquisa artística.

2.3. Aumento das verbas destinadas à Arte e à Cultura do DF: mínimo de 5% do orçamento anual do GDF.

2.4. Isenção do ICMS para os pesquisadores beneficiários do Importa Fácil Ciência.

2.5. Maior rigor na criação e fiscalização de empresas filantrópicas com objetivos artísticos e culturais.

2.6. Apoiar as formações instrumentais e corais existentes no DF.


3. Circulação e difusão da produção musical

3.1. Implementar meios para a circulação da produção cultural musical em eventos como Arte no Metrô; Festival de Inverno no Parque da Cidade; Domingo na Concha Acústica; Mostra de Artes do DF; Arte na Rua, além de shows e concertos em espaços e aparelhos públicos do DF, inclusive com a participação de novos artistas locais na abertura dos shows de artistas consagrados locais e nacionais.

3.2. Criação de um sistema de transporte público e gratuito que permita o acesso do público de todas as cidades do DF aos espetáculos do Teatro Nacional e dos demais aparelhos e espaços públicos do DF.

3.3. Total reformulação da Rádio Cultura, com democratização ampla de sua programação com espaços para todas as vertentes musicais e de artistas locais: populares, eruditas e das culturas populares.

3.4. Criação da TV Cultura do DF em canal aberto.

3.5. Que a Orquestra do Teatro Nacional inclua, em cada um de seus concertos, pelo menos uma obra de autor brasileiro e que sejam contratados ou convidados, para reger a orquestra, apenas maestros que aceitem e se comprometam com essa norma. Exceção seria reservada a espetáculos comemorativos de um único compositor, ou a concerto cujo programa inclua uma única obra longa ocupando todo o espetáculo.


4. Distribuição e comercialização de produtos culturais

4.1. Apoio com infra-estrutura, para que se providencie a instalação de postos de venda de produtos culturais em alguns locais do DF, para difusão da produção fonográfica e outros produtos dos artistas do DF.

4.2. Apoio com infra-estrutura, para que se viabilize a criação de um Sistema de Distribuição da Produção Cultural do DF (livros, discos, dvds).


5. Formação

5.1. Parceria da Secretária de Cultura e Secretaria da Educação para projetos de educação e arte nas escolas.

5.2. Contratação de novos professores para a EMB (Escola de Música de Brasília) e aumento da verba para manutenção de sua infra-estrutura e criação de outras nas cidades do DF e entorno.


6. Infra-estrutura

6.1. Maior investimento e ampliação do Pólo de Cinema e Vídeo, inclusive para a construção de estúdios para som, acústica, música eletrônica e eletroacústica, cenários, figurinos e fotografia.

6.2. Criação de um Centro Internacional de Referência da Música Brasileira, com atividades arquivísticas e museológicas, que reúnam acervos de grandes músicos nacionais: manuscritos, partituras, gravações, digitalização de gravações, documentos, objetos pessoais, equipamentos antigos.

6.3. Criação do Arquivo Público da Cultura do DF, que reúna a documentação referente à história da cultura no DF e dos movimentos populares de artistas como classe organizada, documentação ora arquivada em diversas instituições ou sob a guarda pessoal de artistas e seus familiares.

6.4. Atualização e otimização de equipamentos da Casa do Cantador, na Ceilândia, garantindo as atividades culturais de sua vocação original.

6.5. Conclusão do projeto do Espaço Cultural da 508 Sul, com a aquisição de novos equipamentos: bibliotecas especializadas, estúdios de som e gravação, ateliers, oficinas.

6.6. Apoio do GDF para construção de Centros Culturais nas cidades satélites e conclusão do Centro de Cultura da Ceilândia.



-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070323/952f25b3/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L