[ANPPOM-L] Re: [assom] Notícia importante sobre Donga e "Pelo Telefone"

Leonardo Fuks cyclophonica em yahoo.com
Sáb Mar 31 10:34:57 BRT 2007

Colegas,
Não é minha área de pesquisa ou conhecimento, minha única conexão com o assunto é pelo fato de meu pai (nascido na Polônia) ter sido criado
na Praça Onze e adorar samba :)
Mas não é fato notório que o "Pelo Telefone" teria sido parcialmente "recolhido" da casa da Tia Ciata ?
Não seria mais uma obra de criação comunitária, a qual foi registrada no nome de alguns de
seus co-criadores ?
Acima de tudo, achei curioso o fato de se tratar do redescobrimento de algo que não estava necessariamente
oculto ou perdido. Considerando-se que foi feito com financiamento da nossa empresa de Petróleo,
ao menos demonstra atividade em prospecção de recursos renováveis...

Leonardo Fuks

 > Muito bem, Sandroni:
>
> A primeira gravação foi, mesmo, do Bahiano (Manoel Pedro dos
Santos),
> em 1917 (Odeon 121.322).
> É bom também lembrar que "Pelo telefone" não é só do Donga. Este
teve
> parceria com Mauro de Almeida, naquele gostoso samba do carnaval de
1917.
> Bahiano viveu de 1870 a 1944.

Nas páginas 119-30 de _Feitiço decente: transformações do samba no
Rio
de Janeiro (1917-1933)_ (Rio de Janeiro: Zahar e UFRJ, 2001), um livro
jovem, mas já um clássico, Carlos Sandroni escreveu em detalhe sobre
autoria deste samba, demonstrando um talento interpretativo que está
fazendo falta aqui.

--
cvp