[ANPPOM-L] Suzanne Cusick na UFMG

carlos palombini palombini em terra.com.br
Sex Nov 2 16:47:11 BRST 2007


Seguem os resumos das apresentações da musicóloga Suzanne Cusick na 
Primeira Semana de Música Antiga, <www.musica.ufmg.br/musicaantiga/>.

*Barroco em contexto* 19.11.2007

Quem fez música durante o longo período histórico agora chamado "o 
Barroco"? Quem a escutou? Como a prática musical poderia ter articulado 
relações de poder, tanto dentro das culturas européias onde as estéticas 
Barrocas nasceram quanto nas terras americanas que estas culturas 
colonizaram? Por que, no século XXI, poderíamos continuar achando que 
esta música velha seja interessante e bonita? Por que um entendimento 
maior do Barroco poderia ser útil hoje? Esta comunicação tratará destas 
questões preliminarmente, situando a música Barroca em relação aos 
sistemas emergentes de representação, troca econômica, poder político e 
produção artística que caracterizaram a longa transição das crises 
epistemológicas interligadas da cultura européia do final do século XVI 
rumo à solução das mesmas nos paradigmas setecentistas da modernidade 
Iluminista.

*Gênero e Música Barroca* 22.11.2007

Na Europa dos séculos XVII e XVIII tanto a cultura musical quanto aquilo 
a que os antropólogos denominam o sistema de sexo/gênero eram áreas 
importantes para seres humanos comuns (não filósofos) confrontarem e 
participarem das ansiedades epistemológicas e sociais que caracterizavam 
a era. Esta comunicação explorará a miríade de relações entre gênero e 
cultura musical Barroca, com ênfase especial nos aspectos mais 
adventícios destas relações --- os papéis que cortesãs, castrati e seus 
patrões da elite mais alta desempenhavam em garantir que a prática 
musical fosse um meio tanto de representação quanto de circulação do 
poder e do desejo.

*Theatrum Mundi* 21.11.2007

Muitos historiadores culturais concebem a cultura Barroca como tendo 
requerido demonstrações constantes de artifício da parte daqueles que 
aspiravam ao poder social; como resultado, o mundo todo se tornou um 
teatro, a vida diária uma série infinda de performances. Nesta mesa, 
apresentarei observações concisas sobre a relação da auto-performance 
diária no Barroco com a importância extraordinária do teatro musical 
daquela época, e da auto-performance Barroca com teorias 
norte-americanas contemporâneas da performatividade.

*Suzanne G. Cusick* tem escrito extensamente sobre as relações de gênero 
e sexualidade com as culturas musicais da Itália do início do século 
XVII e da América do Norte do final do século XX. Sua monografia sobre a 
cantora, professora e compositora de século XVII Francesca Caccini como 
a voz política da corte dos Medici será publicada pela editora da 
Universidade de Chicago em 2008. Ela leciona musicologia na Universidade 
de Nova York (NYU).

-- 
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia
universidade federal de minas gerais
<cpalombini em gmail.com>

"Je rêve aussi d'un enseignement musical qui formerait, non plus des professionnels sans emploi, mais des amateurs, et de Conservatoires qui soient les lieux de confrontations, d'information générale, de travail interdisciplinaire..." (Pierre Schaeffer, 1969)




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