[ANPPOM-L] Suzanne Cusick na UFMG
carlos palombini
palombini em terra.com.br
Sex Nov 2 16:47:11 BRST 2007
Seguem os resumos das apresentações da musicóloga Suzanne Cusick na
Primeira Semana de Música Antiga, <www.musica.ufmg.br/musicaantiga/>.
*Barroco em contexto* 19.11.2007
Quem fez música durante o longo período histórico agora chamado "o
Barroco"? Quem a escutou? Como a prática musical poderia ter articulado
relações de poder, tanto dentro das culturas européias onde as estéticas
Barrocas nasceram quanto nas terras americanas que estas culturas
colonizaram? Por que, no século XXI, poderíamos continuar achando que
esta música velha seja interessante e bonita? Por que um entendimento
maior do Barroco poderia ser útil hoje? Esta comunicação tratará destas
questões preliminarmente, situando a música Barroca em relação aos
sistemas emergentes de representação, troca econômica, poder político e
produção artística que caracterizaram a longa transição das crises
epistemológicas interligadas da cultura européia do final do século XVI
rumo à solução das mesmas nos paradigmas setecentistas da modernidade
Iluminista.
*Gênero e Música Barroca* 22.11.2007
Na Europa dos séculos XVII e XVIII tanto a cultura musical quanto aquilo
a que os antropólogos denominam o sistema de sexo/gênero eram áreas
importantes para seres humanos comuns (não filósofos) confrontarem e
participarem das ansiedades epistemológicas e sociais que caracterizavam
a era. Esta comunicação explorará a miríade de relações entre gênero e
cultura musical Barroca, com ênfase especial nos aspectos mais
adventícios destas relações --- os papéis que cortesãs, castrati e seus
patrões da elite mais alta desempenhavam em garantir que a prática
musical fosse um meio tanto de representação quanto de circulação do
poder e do desejo.
*Theatrum Mundi* 21.11.2007
Muitos historiadores culturais concebem a cultura Barroca como tendo
requerido demonstrações constantes de artifício da parte daqueles que
aspiravam ao poder social; como resultado, o mundo todo se tornou um
teatro, a vida diária uma série infinda de performances. Nesta mesa,
apresentarei observações concisas sobre a relação da auto-performance
diária no Barroco com a importância extraordinária do teatro musical
daquela época, e da auto-performance Barroca com teorias
norte-americanas contemporâneas da performatividade.
*Suzanne G. Cusick* tem escrito extensamente sobre as relações de gênero
e sexualidade com as culturas musicais da Itália do início do século
XVII e da América do Norte do final do século XX. Sua monografia sobre a
cantora, professora e compositora de século XVII Francesca Caccini como
a voz política da corte dos Medici será publicada pela editora da
Universidade de Chicago em 2008. Ela leciona musicologia na Universidade
de Nova York (NYU).
--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia
universidade federal de minas gerais
<cpalombini em gmail.com>
"Je rêve aussi d'un enseignement musical qui formerait, non plus des professionnels sans emploi, mais des amateurs, et de Conservatoires qui soient les lieux de confrontations, d'information générale, de travail interdisciplinaire..." (Pierre Schaeffer, 1969)
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