[ANPPOM-L] Os novos tempos já se ouvem

Alexandre Negreiros alexandrenegreiros em yahoo.com.br
Sáb Nov 10 11:49:07 BRST 2007


Oi Luciano,

Não havia lido ainda sobre os resultados (afinal, isso tem poucos  
meses), e confesso que me surpreendem.

Contudo, sem desmerecer a música do grupo, ou a inovadora iniciativa,  
levanto duas questões:

1) Seriam esses números tão significativos se não tivessem sido  
promovidos durante os anos de contrato com a EMI/Capitol, que e  
encerrou em 2003, e que os projetou ao mundo usando, para isso, uma  
boa parte da diferença entre o total de vendas de seus CDs e o que a  
Banda recebeu por eles? Ou mesmo, no primeiro CD, dinheiro originário  
de contratos com outras bandas?

2) Será que, usando só a internet como meio de divulgação, excluindo  
os sites ligados aos jornais e revistas "físicas", a iniciativa teria  
sido de fato popularizada, abrindo o seu potencial comercial?

Já são novos os tempos, e as barbas estão de molho, mas ainda estamos  
por ver algum fenômeno desse porte que não tenha, em algum momento,  
se beneficiado do fruto da associação entre recursos comerciais e  
meios de comunicação de massa, payola inclusive. Na minha opinião, as  
mídias hegemônicas (e seus clientes) acabam junto com as bombas  
atômicas, se explodirem tudo (toc-toc-toc) ou quando a sociedade  
evoluir a ponto de desmontá-las.

Abçs!
Alex



On 10/11/2007, at 08:01, Luciano Carôso wrote:


> Há algum tempo atrás veio uma notícia que chamou a atenção do mundo  
> do entretenimento e da tecnologia: a banda britânica Radiohead  
> <http://www.inrainbows.com> disponibilizou para download seu novo  
> álbum, In Rainbows em seu site <http://www.inrainbows.com>, com a  
> seguinte regra: você baixa e paga quanto e se quiser. Um estudo  
> divulgou<http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php? 
> id=14521&sec=4>que "durante os primeiros 29 dias de outubro, 1,2  
> milhão de pessoas de todo o mundo visitaram o site para download do  
> In Rainbows. Destas, 62% decidiram não pagar nada pelo álbum."  
> Mesmo assim sobram 38% de internautas que pagaram pelo álbum uma  
> média de US$ 6. Ora, 38% de US$ 1,2 milhão dá um total de 456 mil  
> pagantes. Este número multiplicado pelos U$ 6 chega á significativa  
> quantia de US$ 2.736.000. Para que a Radiohead ganhasse isso nos  
> moldes convencionais, ou seja, através da venda de CDs produzidos,  
> distribuídos e divulgados por uma gravadora, e contando que cada CD  
> custasse U$ 15, seria necessária a venda de 1.216.000 unidades. Nos  
> tempos atuais considero bem difícil que esse número fosse atingido  
> em 29 dias. Como diz a
> letra de uma antiga e desconhecida canção: "os novos tempos já se  
> ouvem..."
>
> []s,
> -- 
> LUCIANO CARÔSO
> http://caroso.teec.com.br
> lucianocaroso em gmail.com
> 55[71]88356015
> Salvador-Bahia-Brasil
>









Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L