[ANPPOM-L] Fim do exame de aptidão no Acre

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Qui Out 4 14:49:31 BRT 2007


importantíssima esta mensagem do Ney, pois ela 
traz esta questão importante da terminologia 
empregada em nossas provas com sua sugestão 
acertada da "prova de conhecimentos específicos" 
ao invés da "prova de aptidão".

talvez a anppom pudesse englobar um debate quanto 
à um uso integrado do termo "prova específica" 
nos vertibulares retirando de pauta o velho 
"aptidão".

este debate é importante pois o curso superior de 
música não deve ser confundido com a extensão do 
conservatório.

a área de música se subdivide em diversas práticas.
em algumas delas é indispensável os alunos terem 
um conhecimento não só teórico-conceitual mas 
também o domínio relativo de um instrumento 
musical (o que também dependerá da equação 
vagas/concorrentes/necessidades 
departamentais/grau de aptidão do professor).

com os cursos universitários temos modalidades de 
sub-sub-áreas que vão além da prática musical:
musicologia, educação musical, sonologia, música 
e tecnologia talvez esta exigência possa ser 
reavaliada e circunscrita a uma ou outra de 
nossas práticas.

quanto ao coeficiente candidatos/vagas, existe um 
quadro real ao qual devemos nos alinhar, e provas 
com muitas exigências de "talento" e "aptidão" 
podem simplesmente fechar cursos por falta de 
alunos ou afastar bons alunos para áreas de 
educação, musicologia, sonologia, música e 
tecnologia, apenas por exigências oitocentistas.

vale dizer que com as tecnologias digitais muita 
coisa mudou e a própria prática musical e seu 
quadro conceitual mudou.

abs
silvio ferraz



>Caro Damián,
>
>Fui coordenador do curso de graduação em música da UNICAMP por cinco anos
>(1999-2004) e conheço vários cursos 
>universitários de música no Brasil. Volta e
>meia ouço essa história de retirar a prova de aptidão do vestibular. Em parte
>isso é resultado da precária formação artística do brasileiro, que acaba tendo
>reflexos mesmo entre aqueles que compõe nossa elite intelectual, caso dos
>professores universitários.
>Talvez o problema resida no termo "aptidão", que 
>muitos entendem como "talento"
>ou "facilidade". Isso é um equívoco tremendo. No 
>caso dos cursos universitários
>de música a prova de aptidão é, na verdade, uma prova de conhecimento
>específico. É isso que a maioria dos que defendem a sua retirada não consegue
>perceber. É senso comum que o ingressante em um curso de medicina deve possuir
>conhecimentos na área de biologia, assim como o candidato a uma vaga em física
>deve conhecer matemática. Em nenhum momento se faz uma proposta para que
>biologia, ou matemática sejam retiradas do vestibular.
>O que é necessário mostrar para os dirigentes de nossas universidades é que a
>prova de aptidão para música equivale à prova de biologia para medicina ou a
>prova de matemática para a física. Não sendo a música parte do currículo
>regular do ensino médio, ela não entra como prova no conjunto regular do
>vestibular. Portanto, é necessário que ela seja feita em separado, ou seja, na
>assim chamada "aptidão". É um nome equivocada. Deveríamos dizer simplesmente:
>prova de música.
>Dada a atual situação desse país e encarando-a 
>em uma perspectiva histórica, não
>acredito que nada de significativo ocorra nos 
>próximos cinquenta anos no sentido
>de tornar este um país mais justo, mais educado 
>e mais culto. Mas, quem sabe um
>dia, quando a formação musical e artística se 
>tornar parte do currículo regular
>do ensino médio e fundamental, a música possa ser parte do conjunto de provas
>regulares do vestibular, um conhecimento exigido 
>para os candidatos de todos os
>cursos.
>Boa sorte em sua empreitanda contra a limitação intelectual universitária.
>Felicidades.
>
>NEY CARRASCO
>
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