[ANPPOM-L] Compreensão

Alexandre Negreiros alexandrenegreiros em yahoo.com.br
Seg Out 15 17:41:26 BRST 2007

Olá a todos,

Ouso me intrometer no debate, sugerindo uma leitura que acredito
frutífera para se ampliar o conceito de "compreensão". Trata-se da
obra "Armas, Germes e Aço", de um quase "evolucionista" Jared
Diamond, que lhe valeu o Pulitzer de 1998. Como descreve nas
primeiras páginas, mergulha na missão de responder a uma questão
aparentemente "simples" que lhe foi colocada por um nativo da Nova
Guiné, por ele descrito como uma das pessoas mais brilhantes que
conhecera:

- Porque você é que veio me visitar, com seus navios, tecnologia e
equipamentos, e não fui eu a visitá-lo, lá onde você mora?

Jared então volta às primeiras migrações humanas e vai tecendo (com
uma certo "mão" determinística, eu diria) os caminhos da humanidade
até nossos dias, destacando as circunstâncias da hegemonia ocidental
européia e observando, de forma muito rica (embora um tanto
superficial, dadas as dimensões do projeto) os principais movimentos
de nossa ocupação do planeta. Ou seja, tenta dar explicações para que
o mundo seja desse jeito, e não de outro, embora nos aponte algumas
vezes que já estivemos muito próximos de outras realidades. Não é uma
obra "científica", com amplo referenciamento, mas é muito
interessante, e imagino que contribua muito para este debate, embora
não tenha qualquer relação com o universo da música, exceto duas ou
três citações irrelevantes. Ele não ganhou o Pulitzer à toa, e já
existe um outro livro dele chamado "Colapso", que ainda não li, mas
parece ser igualmente interessante.

Abçs!

Alexandre