[ANPPOM-L] seleção mestrado UNIRIO - 2008

José Nunes Fernandes jonufer em globo.com
Qua Set 12 13:36:28 BRT 2007


Prezados,
envio o edital da seleção para o Mestrado em Música da UNIRIO. Peço divulgação
do mesmo.

O PRAZO FOI PRORROGADO PARA 27 de stembro de 2007!!! (www.unirio.br/ppgm)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
Centro de Letras e Artes
Programa de pós-graduação em música
www.unirio.br/ppgm

Exame de seleção  2008 ? Mestrado em Música

- Edital -

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras
e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), de
acordo com o anexo à resolução No. 1297 de 29 de agosto de 1994, torna pública,
para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para as provas
de seleção para o CURSO DE Mestrado do Programa de pós-graduação stricto
sensu em Música para ingresso no primeiro semestre letivo de 2008, nas condições
abaixo assinaladas.



1. Das Inscrições



1.1. As inscrições serão realizadas de 03 a 27 de setembro de 2007, de segunda
à quinta-feira, das 10:00 às 15:00 horas, na Secretaria de Ensino de Pós-Graduação
em Música do Centro de Letras e Artes, situada na Avenida Pasteur, 436 fundos,
andar térreo, Urca, CEP 22290-240 Rio de Janeiro RJ, e poderão ser realizadas
das seguintes formas:



a) diretamente pelo candidato ou por procuração simples, no momento da entrega
dos documentos exigidos, no endereço acima indicado, devendo ser autenticadas
apenas as cópias de documentos listados nos itens b) e c) do item 1.3;

b) via correio, mediante correspondência SEDEX, encaminhada ao endereço acima
mencionado e postado até o dia 13 de setembro, devendo ser autenticadas todas
as cópias de documentos.



1.2. Poderão se inscrever aqueles que concluíram curso de graduação plena
em quaisquer áreas do conhecimento.



1.3. Documentos exigidos para a inscrição:



a) ficha de inscrição devidamente preenchida, a ser obtida na Secretaria
de Ensino do PPGM ou pela internet no endereço: http://www.unirio.br/ppgm;

b) cópia autenticada de diploma ou certificado de curso de graduação plena,
reconhecido por órgão competente do Ministério da Educação.  No caso de candidato
portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o diploma deve estar
revalidado por instituições nacionais, nos termos da legislação vigente;

c) cópia autenticada de histórico escolar do curso de graduação plena.  No
caso do candidato ter cursado a graduação em instituição estrangeira, deve
ser apresentada cópia da tradução juramentada do histórico escolar;

d) cópia da carteira de identidade ou passaporte (para estrangeiro);

e) cópia do CIC;

f) cópia do título de eleitor e comprovante das últimas eleições;

g) cópia do certificado de reservista;

h) cópia da certidão de nascimento ou casamento;

i) 2 fotos ? recentes;

j) curriculum vitae, em três vias, que possa ser comprovado, caso solicitado;

k) pré-projeto de pesquisa, em três vias, no qual o candidato apresente sua
área de interesse, delineando o desenvolvimento de um possível tema de dissertação
e indicando a área de concentração e/ou linha de pesquisa a que o mesmo estaria
vinculado;

l) para os candidatos da área de concentração Práticas Interpretativas: programa
a ser apresentado na prova prática e três cópias das partituras;

m) para os candidatos da área de concentração Composição: port-folio de obras
musicais compostas nos últimos três anos.



2. Da Oferta de vagas



2.1. O total de vagas oferecidas é em número de 17 (dezessete), nas diferentes
áreas de concentração do Curso:

A)    Musicologia? Estudos sincrônicos e diacrônicos de música e culturas
musicais nas perspectivas da musicologia histórica, da análise e teoria musicais
e da etnomusicologia.

B)    Práticas Interpretativas ? Pesquisa, execução e análise de obras do
repertório brasileiro

C)    música e educação - Releitura e construção de conhecimentos relativos
à práxis da educação em música nos seus diversos níveis e contextos.

D)    Composição ? Reconhecimento das principais técnicas composicionais
dos últimos cem anos e sua aplicação em projetos composicionais com diferentes
linguagens estéticas; estudo do repertório do mesmo período, usando diferentes
ferramentas de análise musical.



Parágrafo único: Não serão oferecidas vagas para a área de concentração Música
e Informática.











II - Etapas da Seleção


            O Exame de Seleção ocorrerá em duas fases:



Primeira Fase: Seleção dos Pré-Projetos


Os Pré-Projetos apresentados pelos candidatos passarão por uma seleção inicial,
levando-se em consideração seu mérito (originalidade, clareza de objetivos,
bibliografia condizente, clareza e correção de escrita) e viabilidade, bem
como a compatibilidade com pelo menos uma das áreas de concentração ou linhas
de pesquisa do Programa. Esta fase inclui também a avaliação de histórico
escolar e curriculum vitae dos candidatos.



O resultado desta primeira fase estará disponível a partir de 15 de outubro,
na página do PPGM e nos quadros de avisos do Centro de Letras e Artes.



Apenas os candidatos selecionados nesta primeira fase farão as Provas da
segunda fase.


Segunda Fase: Provas


Das Provas:



As provas serão realizadas de 5 a 9 de novembro de 2007, no Centro de Letras
e Artes, Av. Pasteur, 436 fundos, Urca, Rio de Janeiro, e constarão de:



1) Prova de proficiência em língua estrangeira, podendo o candidato optar
entre inglês, francês ou alemão, no ato da inscrição.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a)      capacidade de compreensão dos textos apresentados em língua estrangeira;

b)      capacidade de traduzir os textos, exprimindo com clareza e correção,
na língua portuguesa, todo o conteúdo dos textos apresentados na língua estrangeira.



2) Prova dissertativa (em duas etapas)



Prova de escuta e apreciação de repertório.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a)       capacidade de reconhecimento de características estilísticas, funcionalidade,
instrumentação, localização temporal e geográfica das obras musicais apresentadas;

b)       capacidade de exprimir-se de maneira clara e correta.



Prova dissertativa sobre temas baseados na bibliografia recomendada.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a)      demonstração de conhecimento dos textos da bibliografia recomendada;

b)      capacidade de exprimir-se de maneira clara e correta.



3) Prova de análise musical abrangendo aspectos formais, estilísticos, estruturais
e expressivos.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a)      demonstração de compreensão dos vários parâmetros na obra apresentada;

b)      capacidade de exprimir-se de maneira clara e correta.



4) Prova prática de execução na modalidade do candidato (instrumento, voz,
regência).



Para a área de concentração Práticas Interpretativas a prova será de 30 minutos,
sendo 50% de obras de compositor(es) brasileiro(s). Os candidatos deverão
tecer breves comentários sobre aspectos históricos, interpretativos e analíticos
das obras executadas.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a)      demonstração de proficiência interpretativa e técnica no repertório
executado;

b)      conhecimento acerca do repertório executado;

c)      capacidade de expor oralmente seus comentários sobre as obras executadas.



Para os candidatos das outras áreas esta prova será de 15 minutos, incluindo
em média 50% do repertório de compositor(es) brasileiro(s).

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) demonstração de proficiência interpretativa e técnica no repertório executado.



Parágrafo único: Os candidatos deverão trazer seu acompanhador e seus grupos
corais ou instrumentos, quando for o caso. Não serão aceitas a execução de
obras do próprio candidato nem a apresentação em formações instrumentais
ou vocais com mais de cinco membros, exceto para a modalidade de regência.



5) Prova específica para os candidatos da área Composição: Criação musical.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) domínio da utilização de técnicas composicionais;

b) inventividade no manuseio dos materiais propostos ou criados.



terceira Fase: entrevista (classificatória)


            Os critérios de avaliação para a entrevista são:

a)      capacidade do candidato de expor seu pré-projeto com clareza;

b)      capacidade do candidato de responder com clareza os questionamentos
da banca examinadora.



O resultado final estará disponível, em data a ser fixada, na página do PPGM
e nos quadros de avisos do Centro de Letras e Artes.





Parágrafo único: Os seguintes critérios serão levados em consideração final:



           a) estabelecimento de média aritmética das notas obtidas nas provas
da segunda fase;

           b) classificação por média até o limite das vagas oferecidas;

           c) o preenchimento de todas as vagas oferecidas não é obrigatório.



III) Observações gerais



a)      este edital está sendo divulgado na página do PPGM, nos quadros de
aviso da UNIRIO e no Diário Oficial da União;

b)      o candidato poderá interpor recurso administrativo em, no máximo,
cinco dias, a partir da divulgação dos resultados de cada fase da seleção;

c)      fica eleito o Foro da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, para dirimir
questões relativas ao processo de seleção.



4. Da seleção e classificação



4.1. Para aprovação, os candidatos deverão ter média final igual ou superior
a 7 (sete) e, notas igual ou superior a 5 (cinco) em todas as provas do processo
de seleção, com exceção da Entrevista que é de caráter classificatório.



4.2. Os candidatos aprovados serão ordenados de forma decrescente de acordo
com a média aritmética das notas obtidas nas mencionadas fases do processo
de seleção.



4.3. Serão classificados os primeiros candidatos até o preenchimento da quantidade
de vagas.



4.4. Fica reservado ao Programa o direito do não preenchimento de todas as
vagas.



4.5. Será levada em consideração final a disponibilidade de orientação por
parte do corpo docente. A atribuição de orientação é de exclusiva responsabilidade
do Colegiado do Programa.



4.6. A ausência do candidato em qualquer uma das etapas do processo seletivo
elimina-o do processo.



5. Informações complementares:



5.1. O calendário com horário e local (salas) das provas será divulgado no
dia 29 de outubro, no mural da Secretaria de Ensino do Programa e no site
http://www.unirio.br/ppgm.



5.2. Os candidatos devem comparecer ao local das provas sempre com 30 (trinta)
minutos de antecedência, munidos do original da carteira de identidade.



5.3. Os resultados serão divulgados até o dia 10 de dezembro de 2007 no mural
da Secretaria de Ensino do Programa e no site http://www.unirio.br/ppgm.
Não serão divulgados resultados por telefone ou e-mail.



5.4.  A Comissão Examinadora, constituída por docentes do Programa, é soberana
quanto à aplicação das normas do processo de seleção definidas pelo Colegiado
do Programa, de acordo com o anexo à resolução No. 1297 de 29 de agosto de
1994.



5.5. À Comissão Examinadora caberá decidir sobre as questões não previstas
no presente edital.



5.6. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria
do Programa até 31 de janeiro de 2008.



5.7.  A aprovação na seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo,
que dependerá das cotas recebidas pelo Programa das agências de fomento,
das normas dessas agências e do próprio Programa.



5.8. Será considerado desistente o candidato aprovado e classificado que
não efetuar a matrícula para o primeiro semestre letivo de 2008, em período
a ser determinado pela Coordenação do Programa. Neste caso, dependendo da
disponibilidade de orientação, será chamado o candidato aprovado, constante
na lista final, logo a seguir do último classificado e assim sucessivamente.



5.9.  A validade do concurso expira quando concluído o preenchimento das
vagas, de acordo com item anterior, 5.8, deste edital.



5.10. Para maiores informações, dirigir-se à Secretaria de Ensino de Pós-Graduação
em Música do Centro de Letras e Artes, situada na Avenida Pasteur, 436 fundos,
andar térreo, Urca, Rio de Janeiro RJ, telefone (21) 2542-2554, E-mail: secensinoppgm em unirio.br





IV) Bibliografia para a prova dissertativa



A) geral (para todos os candidatos)



GRIFFITHS, Paul. A música moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.



NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi,1981.















B) específica (dependendo da área de concentração ou linha de pesquisa do
candidato)



1) Musicologia


a)      Documentação e História da Música



DUFOURT, Hugues.  O artifício da escrita na música ocidental. Trad. Carole
Gubernikoff. Debates, Cadernos do Programa de Pós Graduação em Música do
Centro de Letras e Artes da UNIRIO, no.1 (9-18).



b)      Etnografia das Práticas Musicais



FELD, Steven.  Uma doce cantiga de ninar para a ?world music?. Trad. e notas
de José Alberto Salgado e Silva. Debates, Cadernos do Programa de Pós Graduação
em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, no. 8 (9-38).



c) Linguagem e Estruturação musical



CHION, Michel.  Músicas, Medias e Tecnologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.



SÈVE, B.  O que a música nos ensina sobre a noção de forma. Debates, Cadernos
do Programa de Pós Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO,
no.5 (93-106).



TACUCHIAN, R.:  Uma Trilogia Sinfônica de Edino Krieger Debates, Cadernos
do Programa de Pós Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO,
no.3 (7-23).



2) Práticas Interpretativas


ABDO, Sandra.  Execução/interpretação musical: uma abordagem filosófica.
PER MUSI, v.1. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, p.16-24, 2000.

CONE, Edward T.  Inside the Picture: Problems of Performance. In: Musical
form and musical performance. New York: Norton, 1968, p. 32-56.

HARNONCOURT, Nikolaus.  Princípios Fundamentais da Música e da Interpretação.
In: O Discurso dos Sons. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1988, p. 11-125.

ROSEN, Charles.  Music and Sound. In: The Romantic Generation. Cambridge,
Mass.: Harvard University Press, 1995, p. 1-40.



3) música e educação


Debates, Cadernos do Programa de Pós Graduação em Música do Centro de Letras
e Artes da UNIRIO, no 4.



Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)- Nºs. 11 a 15.
Porto Alegre: ABEM.



4) Composição


LIGETI, Gyorgy. (Excerto de) Metamorphoses of Musical Form. In: Source Readings
in Music History - The Twentieth Century (Volume 7). Revised Edition. Leo
Treitler (General Editor). Edited By Robert P. Morgan. New York, W.W. Norton
& Company, 198, pp.106-114.



REICH, Steve. (Excerto de) Writings About Music. In: Source Readings in Music
Histoy - The Twentieth Century (Volume 7). Revised Edition. Leo Treitler
(General Editor). Edited By Robert P. Morgan. New York, W.W. Norton & Company,
1998, pp.115-120.



VARÈSE, Edgard. (Excerto de) The Liberation of Sound. In: Source Readings
in Music History -The Twentieth Century (Volume 7). Revised Edition. Leo
Treitler (General Editor). Edited By Robert P. Morgan. New York, W.W. Norton
& Company, 1998, pp.69 ? 76.





Secretaria de Ensino de Pós-Graduação em Música

Av. Pasteur, 436, Urca ? Rio de Janeiro

CEP. 22.290-240

Tel. (0XX21) 2542-2554

End. Eletrônico: www.unirio.br/ppgm

E-mail: secensinoppgm em unirio.br



Rio de Janeiro, 1 de julho de 2007.



Prof. Dr. Silvio Augusto Merhy

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música

Centro de Letras e artes - UNIRIO
















José Nunes Fernandes
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Instituto Villa-Lobos/Programa de Pós-Graduação em Música
Rio de Janeiro - RJ - BRASIL
(21) 2245-2641
(21) 8182-8867






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