[ANPPOM-L] ENC: Sessão reservada e Votação Secreta

Didier Guigue dguigue em cchla.ufpb.br
Qui Set 13 10:59:44 BRT 2007

A humiliação neste pais não tem fim...

No JB online de hoje reproduz um artigo de Ruy Barbosa escrito em 1914 que
poderia ter sido escrito hoje de manha :

" A falta de justiça , srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o
mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo
nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.

A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os
homens, os auxílios, os capitais.

A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta
em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm
nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na
estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a
desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a
cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de
tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas
mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a
ter vergonha de ser honesto.

Essa foi a obra da República nos últimos anos..."
Didier Guigue