[ANPPOM-L] V ENCUn

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Qua Set 26 19:02:11 BRT 2007


Caros,

Solicitamos divulgação.

Profa. Ms. Adriana Lopes Moreira
Coordenadora de Comunicação
Departamento de Música
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
CMU-ECA-USP
Tel. 11 3091 4330, r.200





V ENCUN - V Encontro Nacional de Compositores Universitários



O ENCUN é um encontro de compositores universitários que acontece desde 2002. O Encontro promove cursos, oficinas, sessões de escuta e concertos, além de promover um importante intercâmbio entre os compositores, intérpretes e ouvintes de música contemporânea. 
O V ENCUN  será realizado entre os dias 7 e 13 de outubro de 2007 na cidade de São Paulo, no Centro Universitário Maria Antonia, Faculdade Santa Marcelina, SESC Consolação e SESC Vila Mariana, com todas as atividades gratuitas. 

Mais informações no site:
www.encun2007.cjb.net






INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS E OFICINAS!!!
COMO SE INSCREVER 

As inscrições deverão ser feitas através do e-mail encun2007 em yahoo.com.br entre os dias 27/09 e 30/09. Os e-mails enviados antes ou depois desse período serão desconsiderados. 

Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail com o assunto "inscrição para cursos e/ou oficinas", contendo apenas seu nome completo (para confecção de listas de presença e certificados) e, numerados em ordem de preferência, os títulos dos cursos e/ou oficinas de que deseja participar. Todos podem se inscrever em quantos cursos e oficinas desejarem.

Há 60 vagas disponíveis para cada curso e oficina. Caso as inscrições excedam o número de vagas disponíveis, serão consideradas a ordem de chegada das inscrições e a ordem de preferência dos inscritos. Casos as vagas não sejam totalmente preenchidas nessa etapa de inscrição via e-mail, haverá a possibilidade de se inscrever no próprio dia do curso ou oficina (também por ordem de chegada). 

Todas as atividades do V ENCUn são gratuitas e abertas a todos os interessados.

CURSOS


ESCUTA, GESTO, PRINCÍPIO E IDÉIA MUSICAL: assimilação e processo criativo em música

O curso será dividido em dois módulos: o primeiro modo, um atelier de escuta, foca a importância da escuta enquanto ferramenta objetiva para a compreensão de um código e também enquanto meio para a supressão voluntária desse código, possibilitando uma apreciação do material sonoro desprovido de significado. O segundo módulo concentra-se nas noções de gesto, princípio e idéia, elementos fundamentais na construção do discurso musical, abordando como esses elementos podem ser articulados em tempo real na prática da improvisação. 

Ministrante: José Augusto Mannis 

Realização: 08/10/2007 e 09/10/2007, das 09h às 12h 

Local: CEUMA - 1° dia: Sala 100; 2° dia: Salão Nobre


A ESCRITURA INSTRUMENTAL EM VARÈSE: forma/processo, harmonia/timbre, ritmo/tempo, planos e simultaneidades 

O curso discutirá por meio da apresentação de conceitos e exemplos musicais como na obra do compositor francês Edgard Varèse as noções de tempo, harmonia, timbre e forma são importantes para o pensamento composicional contemporâneo. Alguns trechos de obras instrumentais de Varèse serão comentados e analisados para aprofundar a discussão sobre possíveis caminhos poéticos para a música do século XXI. 

Ministrante: Paulo Zuben 
Realização: 10/10/2007, das 09h às 12h; 11/10/2007, das 16h às 19h 

Local: CEUMA - Salão Nobre

POSTURAS AUDITIVAS E O REPERTÓRIO CONTEMPORÂNEO: mais de um século de solidão 

O curso focaliza o problema do afastamento do público do repertório musical contemporâneo. Propõe um breve histórico do relacionamento obra/público e mostra como o distanciamento entre as partes começa a se dar a partir do século XVIII neoclássico, até chegarmos à situação do século XXI. As transformações ocorridas no pensamento estético-musical e suas relações com as diferentes posturas auditivas existentes serão analisadas com base no pensamento e na fenomenologia de Merleau Ponty. 

Ministrante: Yara Caznók
Realização: 12/10/2007 e 13/10/2007, das 09h às 12h

Local: CEUMA - Salão Nobre 



OFICINAS



Edição gráfica de partituras com suporte tecnológico 

A oficina será apresentada em duas fases complementares. A primeira delas será a exposição teórica das ferramentas de produção gráfica por meio dos softwares livres InkSpace e Gimp, sempre buscando calcar a necessidade de uso de cada recurso no exemplo de partituras manuscritas do repertório contemporâneo. Já a segunda fase, essencialmente prática, pretende fazer edição comentada de obras e dúvidas trazidas pelos participantes da oficina. 

Ministrante: Tiago de Mello 

Realização: 08/10/2007, das 14h às 18h

Local: CEUMA - Sala 100 


Psicoacústica, Percepção Musical e Relevância Musical

Esta oficina trata de alguns princípios psicoacústicos e cognitivos focando em sua correlação com a teoria da música ocidental, assim como a criação musical. O conteúdo será exposto de modo a discutir até que ponto esses princípios são relevantes musicalmente. 

Ministrante: Alexandre Porres 

Realização: 09/10/2007, das 16h às 18h

Local: CEUMA - Salão Nobre



Duo Marco04: explanação e exemplificação de algumas práticas e estruturas improvisatórias

O objetivo da oficina é disponibilizar conhecimentos práticos desenvolvidos em anos dedicados à produção musical-improvisatória, quais sejam: o estímulo a uma postura crítico-criativa com relação à prática instrumental (ie. desenvolvimento de técnicas extendidas, consciência de limitações técnicas e suas vantagens/desvantagens, a corporalidade presente na atuação instrumental); procedimentos de estruturação da improvisação (ie. níveis de pré-determinação de forma e material, influências imagéticas, possibilidades de relação entre os intérpretes, etc). 

Ministrantes: Henrique Iwao e Mário del Nunzio 

Realização: 10/10/2007, das 16h às 18h 

Local: CEUMA - Salão Nobre



SuperCollider 3: uma visão geral 

SuperCollider 3 é uma linguagem de programação comumente usada para o processamento e síntese de áudio em tempo real ou não-real, composição algorítmica, performance de live-electronics e instalações sonoras. A oficina se propõe a fornecer os mecanismos básicos para que os participantes estejam aptos a se aprofundarem na linguagem do SuperCollider 3. Será realizada uma introdução clara das possibilidades da linguagem, noções básicas de como funciona o programa, onde e como pesquisar o material de apoio. 

 
Ministrante: Bernardo Gomes de Barros 

Realização: 11/10/2007, das 09h às 12h

Local: CEUMA - Salão Nobre 


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070926/d1d6d3d0/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: V_ENCUn_-_cursos_e_oficinas.GIF
Tipo: image/gif
Tamanho: 10163 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070926/d1d6d3d0/attachment.gif>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L