[ANPPOM-L] Comemoração do Centenário do Instituto de Artes da UFRGS

Vox Principalis vox.principalis em yahoo.com.br
Ter Abr 15 15:27:28 BRT 2008


 
  INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS COMEMORA 100 ANOS DE EXISTÊNCIA NO DIA 22 DE ABRIL DE 2008 COM CERIMÔNIA, PERFORMANCES MUSICAIS E TEATRAIS E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS E ARTÍSTICOS QUE ACONTECERÃO NO DECORRER DO ANO   
---------------------------------
  
    
---------------------------------
  
  Evento: Atividades de comemoração do centenário do Instituto de Artes da UFRGS
Data: 22 de abril, terça-feira
Horários e locais de realização:

  10h: Aula Inaugural do primeiro curso de Música a Distância do Brasil - Sala II do Salão de Atos da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, s/nº)

  19h: Solenidade de Comemoração do Centenário do Instituto de Artes da UFRGS, seguida da performance "Os Difíceis Caminhos da Arte", dirigida por Luiz Paulo Vasconcellos - Salão de Festas da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, 2º andar)
Ingresso para todas as atividades: Entrada franca 
   
  Em anexo, imagens históricas compiladas pelo professor Círio Simon e retiradas do Arquivo do IA/UFRGS
  Imagens de obras do acervo artístico da Pinacoteca do IA/UFRGS podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: www6.ufrgs.br/acervoartes
   
  Contatos para entrevistas:
  Alfredo Nicolaiewsky - Diretor do Instituto de Artes: fone 33084303 ou 91266730
  Secretaria de Comunicação do IA/UFRGS: fone 33084318 (com Marilene, José Carlos ou Nei Vargas)
    
---------------------------------
  
  
Não é todo dia que uma escola comemora 100 anos no Brasil. O que dirá uma escola de Artes. Pois é isso que vai acontecer na terça, 22 de abril de 2008: o Instituto de Artes da UFRGS completa neste dia exatos 100 anos de existência. De 1908 a 2008, o Instituto de Artes, a terceira instituição mais antiga de ensino de artes do Brasil,  escreveu por linhas certas e desenhou por linhas tortas a história das artes no Rio Grande do Sul e se tornou um dos mais importantes pólos de formação de artistas e de pesquisa em artes do Brasil. 
   
  Ao completar 100 anos, o Instituto de Artes da UFRGS realiza atividades especiais para marcar tão importante data:

10h - AULA INAUGURAL DO PRIMEIRO CURSO DE MÚSICA A DISTÂNCIA DO BRASIL, com participação do professor Antônio Alexandre Bispo, da Universidade de Colônia, Alemanha
Data e horário: 22 de abril de 2008, às 10h
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, s/nº - Porto 
Alegre/RS)
Ingresso: Entrada franca

Em 22 de abril de 2008, dia do centenário do IA/UFRGS, acontece a Aula Inaugural do primeiro curso de Graduação em Música na modalidade de Ensino a Distância a entrar em funcionamento no Brasil. Participa da atividade o professor Doutor Antônio Alexandre Bispo, da Universidade de Colônia, Alemanha.
   
  Este curso do Instituto de Artes, integrado ao Programa Pró-Licenciaturas do MEC, funcionará em 14 pólos espalhados por cinco Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Rondônia), numa parceria entre sete Universidades Públicas do país (UFRGS, UDESC, UFBA, UFES, UFAL, UFMT e UNIR), sob representação legal e com diplomação da UFRGS. Até o momento, mais de 700 alunos estão matriculados. O objetivo principal do curso é capacitar os professores da Educação Básica que já trabalham com Música nas escolas dos Sistemas Públicos de Ensino, conferindo-lhes a titulação adequada (Licenciatura em Música). Considerando tanto o número total de alunos atendidos por eles ao longo de sua vida profissional como a crescente expansão da Universidade Aberta do Brasil, o público beneficiado pela iniciativa é muito maior.

A aula inaugural do primeiro curso de música a distância do Brasil, que será realizada em Porto Alegre, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS, será transmitida para todos os pólos via internet. Os pólos são localizados em:

  * Cachoeirinha/RS (2 pólos);
  * São Bento do Sul/SC;
  * Itaiópolis/SC;
  * Canoinhas/SC;
  * Linhares/ES;
  * Salvador/BA;
  * São Félix/BA;
  * Irecê/BA (2 pólos);
  * Cristópolis/BA;
  * Porto Velho/RO (2 pólos);
  * Ariquemes/RO;

O lançamento do primeiro curso de Graduação em Música na modalidade de Ensino a Distância a entrar em funcionamento no Brasil que acontece no dia 22 de abril, será marcado pela realização de atividades culturais (recitais, concertos, palestras) nas cidades listadas acima.

19h - CERIMÔNIA DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS
Data e horário: 22 de abril, das 19 às 21h
Local: Salão de Festas da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, 2º andar)
Ingresso: Entrada franca
  
O Instituto de Artes realizará uma grande cerimônia de comemoração do seu centenário no Salão de Festas da Reitoria, no dia 22 de abril, a partir das 19h. Não será uma cerimônia comum: performances musicais e cênicas de professores, ex-professores, alunos e ex-alunos do IA/UFRGS concebidas especificamente para o evento serão apresentadas. Sob o título de "Os Difíceis Caminhos da Arte", a porção performática da cerimônia do centenário do IA/UFRGS terá direção de Luiz Paulo Vasconcellos, ex-Diretor do IA/UFRGS, ex-professor do Departamento de Arte Dramática e atual Secretário de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura. Participam dessa atividade a atriz Sandra Dani, ex-professora do DAD-IA/UFRGS e ex-Diretora do Instituto; Daniel Wolff, violonista e professor do IA/UFRGS; o Coro e o Madrigal do Departamento de Música do IA/UFRGS; professores e alunos dos Departamentos de Arte Dramática, de Artes Visuais e de Música.
   
  Além das performances, a cerimônia terá a inauguração de um díptico de autoria do artista plástico Gonzaga, que ficará permanentemente exposto na Reitoria em homenagem ao centenário do Instituto de Artes; a premiação do aluno vencedor do concurso para o logotipo dos 100 anos do IA, Fernando Freitas; lançamento do site do Acervo Artístico do IA/UFRGS; e a assinatura de Protocolo de Intenções entre UFRGS e Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.
   
  A parte artística da cerimônia dos 100 anos do IA/UFRGS conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, do Theatro São Pedro, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli. A entrasda para o evento é franca.
  
---------------------------------
  HISTÓRIA DO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS
   
  Fundado em 22 de abril de 1908 sob a denominação de "Instituto de Bellas Artes", por iniciativa de um grupo de intelectuais e artistas, o Instituto de Artes contava inicialmente com o Conservatório de Música e os cursos de Teoria Musical, Solfejo, Canto Coral, Instrumentos, Harmonia e Composição. Em 1910 foi criada a Escola de Artes que compreendia os cursos de Desenho, Pintura e Artes de Aplicação e Desenho Industrial. Em 1934, o Instituto de Belas Artes integrou a Universidade de Porto Alegre. Neste período, os Cursos de Música e Artes Plásticas passaram a funcionar sob a mesma direção técnica e administrativa.
   
  Em 1939 o Instituto desligou-se da Universidade de Porto Alegre, por falta de reconhecimento federal e ausência de instalações adequadas. A partir de então, foi requerido o reconhecimento federal dos seus cursos de Música e Artes Plásticas, obtido em 1941. Nesta época foi lançada a campanha pública pela construção de seu novo edifício, que recebeu adesão significativa. Mesmo assim, o valor arrecadado para a construção do prédio foi insuficiente; a solução foi hipotecar os bens dos Professores Fundadores para cobrir o empréstimo junto ao banco financiador. A sede inaugurada em 1943 é a que ainda abriga o IA/UFRGS nos dias de hoje, localizada na Rua Senhor dos Passos, 248.
   
  Com a transformação da Universidade de Porto Alegre em Universidade Federal em 1952, o curso de Arquitetura e Urbanismo ganhou o status de Faculdade e separou-se do Instituto de Artes. Em 1954, o Instituto foi incorporado à Universidade, sob protesto do Conselho Universitário. Em decorrência dessa atitude, o Diretor requereu à Secretaria de Educação do Estado que oficializasse o Instituto como Escola de Ensino Superior Autônoma. Como entidade isolada, o Instituto de Belas Artes de Ensino Superior teve os cursos de música, pintura e escultura, federalizados em 1950.
   
  Em 1957 foi criado o Curso de Arte Dramática, vinculado à Faculdade de Filosofia, dez anos mais tarde transformado em Centro de Arte Dramática. Nos anos 60, o CAD foi um dos mais importantes pólos culturais e políticos da UFRGS e da cidade de Porto Alegre.
   
  Em 1962 foi assinado decreto reincorporando o Instituto de Belas Artes à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, passando a denominar-se Escola de Artes. Neste período foi ampliado o quadro docente e reorganizados os serviços administrativos.
   
  Com a reestruturação da UFRGS, em 1968, a Escola de Artes passou a constituir um dos principais Institutos da Universidade. O Instituto de Artes reúne hoje em sua estrutura acadêmica os Departamentos de Artes Visuais, Arte Dramática e Música, bem com os Programas de Pós-Graduação em Música, Artes Visuais e Artes Cênicas. Possui em seu quadro docente mais de 80 professores, 55 funcionários do corpo técnico-administrativo e mais de mil alunos regularmente matriculados na Graduação e na Pós-Graduação. O IA/UFRGS mantém convênios de intercâmbio e pesquisa com reputadas universidades internacionais. Os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Artes são os melhores do país em suas respectivas áreas, tendo recebido nota máxima na mais recente avaliação da CAPES.

O IA/UFRGS é responsável por um vasto programa de Extensão cultural, que apresenta o melhor da produção artística e acadêmica de professores e alunos durante o período letivo. Essas atividades culturais, que tem entrada franca à comunidade,  ocorrem geralmente nos espaços mantidos pelo Instituto de Artes: a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, o Auditorium Tasso Corrêa, o Teatro do DAD - Sala Alziro Azevedo  e o Teatro Universitário - Sala Qorpo Santo.

Durante estes 100 anos de existência, gerações inteiras de artistas formados pelo IA/UFRGS legaram obras de inestimável valor artístico e cultural para o Brasil e para o mundo. Essa contribuição fez do Instituto de Artes da UFRGS o que é hoje: uma das prestigiadas e tradicionais escolas de Artes do país.
    
---------------------------------
  Integrantes da Comissão de Honra do Centenário do Instituto de Artes da UFRGS
  
- Yeda Rorato Crusius, Governadora do Rio Grande do Sul
- José Carlos Ferraz Hennemann, Reitor da UFRGS - Presidente da Comissão de Honra;
- Frederico Antunes, Presidente da Assembléia Legislativa do RS;
- Mônica Leal, Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul;
- José Fogaça, Prefeito de Porto Alegre;
- Sergius Gonzaga, Secretário Municipal de Cultura;
- Maria Celeste, Presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre;
- Paulo Gilberto Fernandes Tigre, Presidente da FIERGS;
- José Paulo Dornelles Cairoli - Federasul.
  
---------------------------------
  Centenário do Instituto de Artes - Programação Artística de 22 de abril de 2008 a 22 de abril de 2009

ARTES VISUAIS
Exposição IA-100 Anos de Explorações Artísticas
Locais: MARGS, Usina do Gasômetro e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e 
Paço da Prefeitura
Abertura: 4 de dezembro, às 19h - MARGS (Pça. da Alfândega)
Visitação: 5 de dezembro de 2008 a 1º de Fevereiro de 2009.

Exposição de artes visuais que tem por finalidade marcar os 100 anos de existência do Instituto de Artes da UFRGS, destacando personagens relevantes da história das artes no Rio Grande do Sul, do início do século passado até o presente momento. A mostra será dividida nos seguintes módulos:

Módulo 1 - Academismo e Modernismo: possíveis diálogos
Curadores: Prof. Dr. José Augusto Avancini (UFRGS) e Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Gomes (UNIRITTER)

O Módulo I da exposição apresenta um recorte temporal compreendido entre 1908 - ano da fundação da Escola de Belas Artes - e o final dos anos 1950. Devido a sua tardia colonização portuguesa, o Rio Grande do Sul não participou do rico passado colonial do resto do país. As manifestações plásticas das Missões Jesuíticas não chegaram a transmitir uma herança e o Estado ficou a mercê dos artistas viajantes e profissionais estrangeiros que aqui aportavam para pintar retratos e, eventualmente, ensinarem arte aos poucos interessados na atividade. Apesar da ausência de tradição, nomes como o de Manuel Araújo Porto Alegre e Pedro Weingärtner iniciaram uma atividade artística local. Pode-se dizer que essa ausência de tradição contribuiu para o surgimento da Escola de Belas Artes, que promoveu o que poderíamos chamar de uma linguagem plástica no Rio Grande do Sul.

Módulo II - Matéria e Forma: experimentos visuais
Curadoras: Profas. Dras. Blanca Brites e Mônica Zielinsky

O Módulo II da exposição destaca as discussões ocorridas no período da arte moderna no Rio Grande do Sul. A exposição registra o período no qual a representação mimética dá lugar a novas pesquisas formais (tais como nas tendências a geometrizações e, em termos de modos de representação, chegando à abstração), oriundas dos novos ideários artísticos que se disseminavam no Instituto de Artes.

Módulo III: Conceitos e proposições, experiências de rupturas
Curadoras: Profas. Dras. Icléia Cattani e Maria Amélia Bulhões

A proposta conceitual do Módulo III da exposição visa aproximar as rupturas efetuadas no circuito de artes local desde os anos 1960 - 1970 com as realizadas até o momento presente: por exemplo, os livros de artista, os vídeos, as performances, criados desde aquelas décadas. O Instituto de Artes desempenhou e desempenha papel decisivo nesse processo ao facilitar, abrigar e até mesmo instigar essas rupturas em diferentes momentos históricos, além de formar artistas de nível internacional como Regina Silveira e Vera Chaves Barcellos, entre outros.

MÚSICA
Serão organizados dois programas musicais: uma série de concertos com Orquestras e uma série de recitais de professores e alunos do Departamento de Música do IA

Série IA/UFRGS: 100 Anos de Música - Orquestras

  OSPA - 27 de abril, 11h - Salão de Atos da Reitoria da UFRGS
SESI/Funarte - 25 de maio, 19h - Auditorium Tasso 
OCULBRA  - 20 de agosto,  19h - Auditorium Tasso Corrêa
OSPA - 30 de novembro, 11h - Salão de Atos da Reitoria

Série IA/UFRGS: 100 Anos de Música - Recitais
   
  Local dos recitais: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)
  Horário de todos os recitais: 19h
  
24/04: Concerto em homenagem a Bruno Kiefer
Profa. Cristina Capparelli Gerlin (piano), Prof. Celso Loureiro Chaves (piano), Prof. Daniel Wolff (violão), Luciana Kiefer (soprano), Profa. Flávia Domingues Alves (violão), Dunia Elias (piano), Prof. Leonardo Winter (flauta), Profa. Lucia Becker Carpena (flauta doce), Prof. Augusto Maurer (clarineta)

  15/05: Trio de câmara
Prof. Augusto Maurer (clarineta), Vladimir Romanov (viola) e Fernando Rauber Gonçalves (piano)

  12/06: Trio Primus
Rogério Nunes (violino), Profa. Milene Aliverti (violoncelo), Paulo Bergmann (piano)
   
  SARAU NO HOSPITAL
  Na semana do aniversario terá inicio o Projeto Sarau no Hospital - recitais dos professores e alunos do Departamento de Música do IA/UFRGS no Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A periodicidade do projeto será semanal. 
   
  TEATRO 
  O Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS montará um espetáculo inédito no primeiro semestre de 2009 para comemorar os 100 anos do IA/UFRGS. 
    
---------------------------------
  Divulgação: José Carlos de Azevedo - Secretaria de Comunicação do IA/UFRGS, fone 33084318, e-mail iaeven em ufrgs.br ou zecazevedo em hotmail.com 
   
  
 


O "Vox Principalis" é um veículo particular e amador, que envia notícias 
  sobre música e informações pessoais de Marcio Buzatto.
  Marcio Buzatto, bacharel em Regência e Composição Musical, pela UFRGS.

 between 0000-00-00 and 9999-99-99       
---------------------------------
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento! 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080415/547df1e1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L