[ANPPOM-L] RECITAL DE VIOLA CAIPIRA COM ROBERTO CORRÊA

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Qua Abr 23 00:15:53 BRT 2008


RECITAL DE VIOLA CAIPIRA COM

ROBERTO CORRÊA 

 

 

O Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP - em parceria com a PCARP/USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Grupo Pró-Música de Ribeirão Preto, Fundação D. Pedro II e a Caixa Econômica Federal - tem a honra de apresentar no próximo dia 29 de abril, terça-feira, às 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, mais um concerto pela "Temporada de Música de Câmara - 2008".

Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Já para os estudantes a entrada é gratuita!

Outras informações pelo telefone (oxx16) 36023136 ou no site  http://www.musica.pcarp.usp.br/



Roberto Corrêa - Viola Caipira

 

Nascido em Campina Verde (MG), Roberto Corrêa é descendente de uma família de violeiros. Iniciou-se na música ainda criança, através do violão, instrumento que abandonou anos mais tarde para dedicar-se exclusivamente à viola. Radicado em Brasília desde 1975, graduou-se em Física e Música pela UnB. 

Em mais de vinte anos de carreira, Roberto Corrêa lançou 15 discos e apresentou a viola caipira e a viola de cocho nas diversas regiões brasileiras e em 29 países. Por várias vezes representou o Brasil, a convite do Itamaraty, em programas de difusão das culturas brasileiras no exterior. Realizou recitais em importantes salas de concerto internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim).  

            Como compositor, Roberto Corrêa vem contribuindo para formação do repertório da viola, especialmente solista. Sua música, embora vinculada às tradições musicais interioranas, freqüentemente é associada à contemporaneidade e à erudição. Como intérprete, explora as potencialidades do instrumento com virtuosismo técnico. Corrêa desenvolveu técnicas próprias para a viola, sistematizou a técnica de violeiros tradicionais e publicou o mais completo método para ensino e estudo da viola caipira.

Como pesquisador das tradições musicais do Brasil, realizou, além de trabalhos independentes, pesquisas com o apoio do CNPq, do INF/Funarte e do MinC. Publicou, entre outros trabalhos, o livro Viola Caipira (Musimed, 1983), o primeiro no Brasil sobre o instrumento; e o livro A Arte de Pontear Viola (Ed. do Autor, 2000), no qual apresenta seu método para o ensino e a aprendizagem da viola, e sua pesquisa sobre as tradições do instrumento no Brasil. Realizou e dirigiu projetos que resultaram na publicação de CDs com registro de documentos musicais da cultura popular tradicional brasileira.

Roberto Corrêa é professor pesquisador da Escola de Música de Brasília, onde passou a lecionar em 1985. Compôs trilhas sonoras originais para a TV Globo e a TV Cultura e para espetáculos teatrais. Foi tema do documentário Roberto Corrêa - A Tradição da Viola, da TV SESC/ SENAC, e teve sua trajetória, sua obra e suas atuações veiculadas em programas especiais da TV Cultura (Programa Ensaio), do Canal Rural, da TV Câmara e da TV Senado. Atuou como colaborador da revista Globo Rural, entre 2000 e 2002, escrevendo artigos sobre o universo cultural caipira, na coluna Raízes. Foi Curador Regional (Centro-Oeste) do Projeto Rumos Musicais do Itaú Cultural (2000/ 2001); Curador do Projeto Tocadores - Homem, terra, música e cordas (Olaria, 2002 / Patrocínio Petrobras); e Consultor do Projeto Viola Instrumental Brasileira (Artviva, 2006 / Patrocínio Petrobras).

 

Atualidades:

            Em 2007, Roberto Corrêa lançou o documentário musical Modinhas de Goiás, resultado de pesquisas que coordenou nas cidades de Goiás, Pirenópolis e Goiânia. Corrêa também assina a direção do vídeo ao lado de Juliana Saenger. Em 2008 Roberto lança o CD Antiqüera, onde a Orquestra à Base de Corda, de Curitiba, convida o violeiro como solista e interpreta suas composições em arranjos próprios. Roberto Corrêa está finalizando o seu novo CD solo Temperança, e se prepara para mais dois novos projetos em discos.

 

"Roberto Corrêa ponteia com erudição sua assumida viola caipira no CD Uróboro, na pele de um Guimarães Rosa encordoado." Tárik de Souza, Jornal do Brasil, 10/10/1995

 

"Roberto Corrêa é um dos maiores violeiros de todos os tempos e, certamente, o maior dos teóricos da viola." Mauro Dias, O Estado de São Paulo, 13/12/1997

 

"Roberto Corrêa trouxe uma abordagem moderna a esse instrumento [viola caipira], mais popular na música regional brasileira, com seu toque veloz, linguagem arrojada e grande sensibilidade musical." Vera Kikuti, GuitarPlayer, junho/2001

 

 "A linguagem autoral de Roberto Corrêa, como seu toque, faz mesmo a síntese da formação musical rigorosa com a pureza intuitiva do tocador dos pastos, serras, cerrados. De tal forma que sua dedicação às músicas regionais não o tornam músico regional. Roberto Corrêa é um erudito do naipe dos eruditos que debruçaram-se sobre os modos musicais da tradição popular." Mauro Dias, O Estado de São Paulo, 17/09/2002
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080423/164d3c3f/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L