[ANPPOM-L] perguntas que volta e meia aparecem...

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Ter Ago 19 17:03:51 BRT 2008

Caros,

Recebi a carta, abaixo, do músico Ilton Barbosa. Alguém gostaria de
comentá-la?

enho algumas indagações que há muito tempo busco respostas e que talvez a
sra. possa me auxiliar.

Procuro respostas para perguntas como:
- Por que a preferência popular pela música, principalmente do brasileiro, é
tão vulgar e de tão baixa qualidade?
- Por que as crianças e adolescente tendem a gostar de músicas direcionadas
para a massa (de baixa qualidade, descartáveis)?
- É possível reeducar pessoas para que mudem sua preferência musical? ou é
algo que está ligado à personalidade da pessoa (já nasce com aquela
preferência)?
- Como fazer uma pessoa perceber e saber avaliar o que é uma boa música e o
que não é?

Estas questões, sem respostas, me perseguem a muito tempo. Eu conheço
pessoas que são maravilhosas como companheiros e amigos, mas que, por terem
preferências musicais bem diferentes das minhas, procuro me manter afastado
deles.

Eu sou do tempo em que os jovens se agrupavam por preferências musicais. E
eram grupos bem definidos. Hoje não se percebe isso com muita clareza como
antigamente. Hoje até as preferências musiciais está globalizada, a maioria
gosta de tudo e ouve tudo, mas percebo que gostam e ouvem sem saberem
argumentar com critérios bem específicos o "por quê" gostam dos seus gostos
e preferências. Geralmente dizem que gostam porque "todo mundo gosta". A
maioria não sabe falar sobre o estilo, as origens, a letra da música, os
arranjos, o autor, a história da banda ou do criador da música....
Não sei se todas essas informações influenciariam na preferência musical. As
vezes gostamos de uma música ao ouvi-la sem nem mesmo saber quem está
cantando.

lton Barbosa

jittobr em gmail.com
http://www.estereofonia.com