[ANPPOM-L] Concerto em homenagem ao compositor ALMEIDA PRADO | SalaMunicipal Baden Powell

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Seg Jan 21 06:36:14 BRST 2008


cara Maria Constanza de Almeida Prado, parabéns por seu belíssimo trabalho de intérprete do repertório contemporâneo - e cada vez mais você se estabelece com toda certeza como violinista brasileira de grande expressão,

caro Almeida Prado, parabéns por mais este brilhante concerto,

abraços do Rubens Ricciardi


  ----- Original Message ----- 
  From: Cida Fernandes 
  Sent: Sunday, January 20, 2008 9:41 PM
  Subject: [ANPPOM-L] Concerto em homenagem ao compositor ALMEIDA PRADO | SalaMunicipal Baden Powell





  PREFEITURA DO RIO | CULTURAS

  SALA MUNICIPAL BADEN POWELL homenageia um dos mais importantes compositores brasileiros, J.A. ALMEIDA PRADO, pelos seus 65 anos 

  Sexta-feira, 8 de fevereiro, 19 horas


  Na data em que se comemora os 65 anos de um dos maiores compositores brasileiros vivos – 8 de fevereiro de 2008 – a Direção da Sala Municipal Baden Powell realizará um concerto em  homenagem ao compositor paulista de projeção nacional e internacional, JOSÉ ANTONIO DE ALMEIDA PRADO, com a estréia mundial da SONATA a 4 para violino e piano, tendo como solista sua filha CONSTANZA DE ALMEIDA PRADO, a quem a obra foi dedicada, e a pianista HELENICE DE ALMEIDA PRADO, mãe de Constanza. 

  Completam o programa as obras do compositor DIÁLOGOS para piano e violino e SONATINA para piano e violino.

  O pianista carioca BENJAMIN DA CUNHA NETO, um de seus intérpretes, abrirá a noite, que contará com a presença do compositor,  com a interpretação da obra "CARTAS CELESTES n. 13", entre outras.

   
  SOBRE O COMPOSITOR

  Almeida Prado
  Considerado um dos expoentes da criação musical brasileira da atualidade, José Antonio Resende de Almeida Prado nasceu em Santos, São Paulo, a 8 de fevereiro de 1943. Discípulo de Dinorah de Carvalho (piano), Osvaldo Lacerda (harmonia) e Camargo Guarnieri (composição), seu nome conquistou prestígio nacional em 1969, ao conquistar o primeiro prêmio do I Festival de Música da Guanabara, com a cantata Pequenos Funerais Cantantes, sobre texto de Hilda Hilst. Executada então no Teatro Municipal do Rio de Janeiro pelo Coro e a Orquestra do teatro sob a regência de Henrique Morelenbaum, teve como solistas Maria Lúcia Godoy e Eládio Perez Gonzáles. Do júri internacional que premiou sua obra faziam parte Guerra-Peixe, Roberto Schnorrenberg e Ayres de Andrade, do Brasil, Fernando Lopes Graça, de Portugal, Franco Autori, dos Estados Unidos, Hector Tosar, do Uruguai, Roque Cordero, do Panamá, Johannes Hoemberg, da Alemanha, e Krzysztof Penderecki, da Polônia. 
   
  O prêmio, oferecido pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Guanabara e entregue em palco aberto pelo Secretário Gonzaga da Gama Filho, permitiu ao jovem compositor realizar um estágio de dois anos na Europa, incluindo uma breve permanência em Darmstadt para trabalhar com Gyorgy Ligeti e Lukas Foss e um longo período em Fontainebleau e Paris, recebendo a orientação de mestres como Nadia Boulanger e Olivier Messiaen. Sem renunciar aos valiosos ensinamentos de Camargo Guarnieri, os contatos com a música e as idéias de grandes expoentes da música européia contemporânea abriram para o jovem brasileiro perspectivas novas, ampliando os seus horizontes e estimulando a sua fértil imaginação criadora, levando-o a construir uma forte personalidade musical própria sobre os pilotis de uma severa disciplina formal e técnica e uma inesgotável fantasia musical. Extremamente prolífero, seu catálogo de obras já é um dos mais consistentes e volumosos da criação musical brasileira de hoje, tendo a ecologia e a religiosidade como referências permanentes. 
   
  Sua diversificada produção inclui, entre muitas outras, obras de grande porte como a Missa da Paz, os Pequenos Funerais Cantantes, a Trajetória da Independência (Prêmio do Governo do Estado de São Paulo), o oratório Therèse ou l'Amour de Dieu. a Paixão segundo Marcos, o Ritual para sexta-feira santa, a cantata Bendito da Paixão de Jesús de Nazaré, o oratório Villegaignon ou Les Isles fortunées (estreado na França), além de um conjunto significativo de obras sinfônicas, entre as quais a Sinfonia No. 1 (Prêmio Lili Boulanger), os Arcos sonoros da catedral Anton Bruckner, a Sinfonia dos Orixás, obras para piano e orquestra como Aurora, Exoflora, Concerto No. 1 e Variações Concertantes, e para violino e orquestra como a Fantasia (encomenda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para comemorar a visita do Papa João Paulo II) e a Sinfonia Oré Jacy-Tatá, inspirada na constelação da bandeira brasileira e encomendada pelo Ministério da Ciultura para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento – ambas estreadas por sua filha, a violinista Constanza de Almeida Prado. Para piano solo, compôs uma série de Cartas Celestes, visões sonoras dos céus do Brasiil, e também Rios, de inspiração ecológica, sonatas, sonatinas, variações e peças avulsas. É autor, ainda, de diversas canções e obras corais e para outros instrumentos, além de música de câmara. Suas obras têm sido executadas com freqüência e com grande êxito no Brasil e no exterior e têm merecido numerosos prêmios. 
   
  Obras principais
  Música orquestral: Cidade de São Paulo (1981); Sinfonia dos orixás (1985-86); Sinfonia Apocalipse (1987); Variações concertantes para marimba, vibrafone e cordas (1984); Concert Fribourgeois (1985) e Concerto para piano e orquestra (1983). 
  Música coral: Ritual para a Sexta-feira Santa para coro e orquestra (1966); Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (1967); Pequenos funerais cantantes para coro, solistas, orquestra (1969); Carta de Patmo para coro, solista e orquestra (1971); Thèrèse ou l'Amour de Dieu para coro e orquestra (1986); Cantata Bárbara Heliodora para solistas, coro misto e orquestra de câmara (1987); Cantata Adonay Roi Loeçar para solistas, coro e orquestra de câmara. 
  Música instrumental: Sonata para violoncelo (1980); 3 Sonatas para violino e piano; Sonata para viola e piano (1983); Réquiem para a paz (1985); Sonata para flauta e piano (1986); Trio marítimo para violino, viola e piano (1983); Livro mágico de Xangô para violino e violoncelo (1984). 
  Música para piano: Cartas celestes (1974); 9 Sonatas; Noturnos; Prelúdios; Variações; 6 Momentos; Ilhas; Rios; Itinerário idílico e amoroso ou Livro de Helenice (1976); 3 Croquis de Israel (1989); Rosário de Medjugorje (1987); 15 Flashes de Jerusalém (1989). 
   

  PROGRAMA
  Sonata a 4 para violino e piano
  Sonatina – para violino e piano
  Diálogos – para violino e piano
  Cartas Celestes nº13 – piano

  INTÉRPRETES 
  Constanza Almeida Pardo – violino
  Benjamim da Cunha Neto – piano

  SERVIÇO
  Concerto em homenagem aos 65 anos do compositor Almeida Prado
  Dia 8 de fevereiro, sexta-feira, às 19h
  Sala Baden Powell – Av. N.Sra de Copacabana, 360 – Tel: 25480421 e 25480492
  Ingressos : R$ 1,00
  Lotação : 508 lugares
  Censura Livre
  Acesso a deficientes
  Bilheteria aberta para ingressos antecipados de terça a domingo das 15 às 19horas

  Assessoria de Imprensa | Cida Fernandes | 21. 25273432. 86243980 





  -- 
  Cida Fernandes Assessoria de Imprensa  21.25273432 l 86243980           cidaclf em globo.com; cidaclf em gmail.com 


------------------------------------------------------------------------------


  ________________________________________________
  Lista de discussões ANPPOM 
  http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
  ________________________________________________


------------------------------------------------------------------------------


  Internal Virus Database is out-of-date.
  Checked by AVG Free Edition. 
  Version: 7.5.516 / Virus Database: 269.19.0/1216 - Release Date: 9/1/2008 10:16
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080121/32856636/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L