[ANPPOM-L] sobre o próximo congresso

Júlia Tygel jutygel em yahoo.com
Ter Jul 22 11:48:08 BRT 2008

Boa tarde,
Vou adicionar minha voz ao debate sobre o congresso da ANPPOM. Embora ainda seja estudante (mestrado), venho participando de alguns congressos nacionais no campo da pesquisa em música há alguns anos. Quero primeiramente manifestar meu respeito à comissão organizadora, que, a despeito de todas as críticas, acredito que tenha se empenhado e esteja trabalhando no sentido de realizar o próximo congresso da melhor maneira possível. Acho o debate saudável, e espero que traga bons frutos.
Apesar de meu artigo ter sido aceito, quando soube da aprovação de apenas 72 comunicações, fiquei com a impressão de que vou publicar um artigo num periódico e não participar de um encontro. A palavra já diz: "encontro". Pressupõe, na minha opinião, trocas de experiências, de muitas experiências, em vários campos, para muitos interesses. Para mim algo que um encontro pressupõe é a "diversidade". Até porque esse é o principal encontro da pesquisa em música no país, que se divide em muitas sub-áreas absolutamente distintas e igualmente importantes.
Concordo com outras pessoas que se manifestaram no sentido de que a diversidade e a quantidade devam decorrer de uma seleção criteriosa, que assegure a qualidade - e que esses são parâmetros diferentes (diminuição da quantidade não implica necessariamente em aumento da qualidade). Também gostaria de entender por que alguns trabalhos que eu gostaria de ver no congresso não foram aprovados - trabalhos que, acredito, trariam contribuiçoes para minha própria pesquisa, de pessoas em cuja competência tenho fé, com quem eu teria trocas a fazer, e para quem gostaria de apresentar o meu trabalho. Assim, adiciono a minha voz às dos outros pesquisadores que solicitam os pareceres dos trabalhos não aprovados.
Quando soube das poucas aprovações, achei uma pena, porque, no meu caso, por um lado, vou apresentar uma comunicação sobre pesquisa participativa em etnomusicologia (algo que pressupõe a participação e engajamento de várias pessoas) para um público necessariamente reduzido e que, talvez, tenha interesses em outros campos da pesquisa em música - e não no meu tema. Isso, no meu caso, diminuirá a importância de minha participação e o investimento de minha reserva técnica da FAPESP no custeio da viagem, porque o objetivo era divulgar e discutir o assunto com o maior número de pessoas interessadas possível, já que um dos objetivos de minha pesquisa (e também do artigo) é contribuir com a ampliação do debate e da prática da etnomusicologia participativa no país.
Pessoalmente, sigo a filosofia de que o melhor caminho é o "do meio". Humildemente, tenho a impressão de que esse congresso procurou tender demais para um dos lados, com o objetivo de contrariar o que vinha antes, que, pelas justificativas dadas em relação à redução de apresentações, parece que tendia demais para o lado oposto. Espero que essas discussões possam permitir que seja encontrado um equilíbrio.
Obrigada pela atenção, saudações.

Júlia Tygel - mestranda em música - Unicamp

PS: aproveito a mensagem à lista para dizer que apresentei trabalho no congresso da ANPPOM realizado em Brasília em 2006, mas tive que ir embora antes do fim do congresso e acabei ficando sem o CD dos anais. Com quem posso pegá-lo? Grata.

http://br.new.mail.yahoo.com/addresses