[ANPPOM-L] Concurso na UFPel

isabel.hirsch isabel.hirsch em terra.com.br
Qui Jun 5 20:43:51 BRT 2008


Caros colegas,
Gostaria de divulgar concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Pelotas - RS. Os
concursos são para as seguintes áreas:

Educação musical e regência; e 
Violão, teoria musical e arranjo.
As inscrições encerram no dia 12 de junho próximo.
O link para o edital completo: http://www.ufpel.tche.br/pra/concursos/arquivos/edital_002_2008_ultimodia20-05.pdf

A seguir, os pontos para as provas didáticas:


DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
Área: Educação Musical e Regência
1. FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS CONTEMPORÂNEOS, METODOLOGIAS E DIDÁTICAS
PARA O DESENVOLVIMENTO MUSICAL DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA
EM MÚSICA.
2. MÍDIA, MÚSICA POPULAR E CULTURA POPULAR – IMPLICAÇÕES PARA A
EDUCAÇÃO MUSICAL.
3. DO DISCURSO À PRÁTICA: FUNDAMENTOS, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
PARA O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA REGULAR.
4. EDUCAÇÃO MUSICAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO: PESQUISAS, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE.
5. POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DA
UNIVERSIDADE
6. NORMATIZAÇÃO, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA MÚSICA NAS
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: LDB/96 DCN E CURRÍCULOS OFICIAIS
7. UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
MUSICAL
8. EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO-FORMAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
9. REGÊNCIA CORAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DE
PROFESSORES DE MÚSICA
10. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA PARA O ENSINO BÁSICO E A PRÁTICA
CORAL E INSTRUMENTAL NA ESCOLA.


DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
Área: Violão, Teoria Musical e Arranjo
Programa da Prova Didática
1. ANÁLISE GERAL TÉCNICO-MUSICAL COMPARATIVA ENTRE OS 20 ESTUDOS DE
FERNANDO SOR (EDIÇÃO ANDRES SEGÓVIA, ED. EDWARD B. MARKS) E OS 20
ESTUDOS DE LEO BROWER (ED. MAX ESCHIG).
2. LER/DORT E DISTÚRBIOS NEURO-MUSCULARES: PRINCIPAIS DOENÇAS
RELACIONADAS À PRÁTICA VIOLONÍSTICA E SUA PREVENÇÃO.
3. O VIOLÃO COMO INSTRUMENTO ACOMPANHADOR: CIFRAGEM POPULAR,
GRAFIA E EXECUÇÃO DE RITMOS BRASILEIROS.
4. EMPREGO DO VIOLÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL.
5. TÉCNICAS PARA DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL SONORO E RÍTMICO DO
ALUNO AO VIOLÃO.
6. TÉCNICAS DE IMPROVISO AO VIOLÃO.
7. PANORAMA HISTÓRICO DA TEORIA MUSICAL NO OCIDENTE.
8. FUNDAMENTOS DE ARRANJO MUSICAL.
9. MÉTODOS E/OU ABORDAGENS DE SOLFEJO MELÓDICO.
10. MÉTODOS E/OU ABORDAGENS DE SOLFEJO RÍTMICO.


Agradecemos a divulgação.





Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L