[ANPPOM-L] condolencias

jorge de freitas antunes antunes em unb.br
Ter Maio 20 17:42:04 BRT 2008

Cara Helena Elias:

Estamos perplexos e tristes com a notícia que, só agora, chegou a nosso conhecimento aqui em Brasília, sobre o falecimento de nosso grande e querido pianista, colega e amigo Edson Elias.
A sua dor, creia, é compartilhada por todos os que tivemos, em algum momento, a honra de conviver com o grande artista. Edson Elias foi meu colega estudante na ENM, da Rua do Passeio, nos idos dos anos 60. Já ali ele despontava como senssível e exímio artista que, mais adiante, viria a despontar no cenário internacional. Guardo com muito carinho uma preciosidade: uma carta dele a mim dirigida, datada de 1966. Ele, estudante, presidente do Diretório Acadêmico, convidando a mim, estudante, já me projetando como compositor, para que eu integrasse o júri em concurso de composição promovido pelo Diretório Acadêmico José Mauricio Nunes Garcia. Eu havia sido presidente do D.A.. Edson me sucedia. Ambos estávamos na faixa dos 20 anos de idade. Eram os anos de chumbo. Em 1968, após o AI-5, eu partia para Buenos Aires. Edson se preparava para a futura carreira de estudos e sucessos na Europa. A partir daí nunca mais nos vimos. Apenas através das notícias da mídia, cada um de nós seguia a carreira do outro.
Minha tristeza, em particular, é especial. Nessa minha última estada em Paris, durante todo o mês de março de 2008, não tive a alegria de rever Edson. Ele estava sempre viajando, com intensa atividade de concertista e professor. Você articulou nosso encontro, que nunca aconteceu. Você esteve presente em meus dois concertos, mas ele não. Se eu tivesse reencontrado Edson seria uma farra cheia de abraços, risos, reminiscências, porque a última vez que nos vimos foi em 1968, ou seja, há 40 anos. Fico, portanto, com a imagem que guardei de 1968 do querido amigo e colega, jovem dinâmico, sério, estudioso, fortinho, dedos grossos agilíssimos no teclado, sob os olhares, e ouvidos, estupefatos, nossos, e sob os olhares orgulhosos de Jacques Klein.
Com nossos sinceros sentimentos,
Jorge Antunes, Mariuga Lisbôa Antunes, Jorginho, Marquinho e Mauritz