[ANPPOM-L] Qualis x RILM

Pablo Sotuyo Blanco psotuyo em ufba.br
Sáb Maio 24 22:41:05 BRT 2008

Cara Sonia, Rodolfo, Rogério e demais colegas...
A discussão com relação à tabela me lembrou da aceitação do RILM como
ferramenta de indexação a ser considerada no Qualis de periódicos perante a
impossibilidade de utilizarmos o SCIELO, segundo discutido durante o I Fórum
de Editores, organizado pela ANPPOM em Goiânia durante 2007...

A partir daí, fui dar uma olhada na CAPES e navegando entre links, descobri
que na nova página do RILM < http://www.rilm.org > na seção Global
Network --> Brasil <http://www.rilm.org/globalNetwork/Brazil.html > consta
uma lista de periódicos denominada "Core Journals" (periódicos centrais,
talvez?) integrada por:
Brasiliana: Academia Brasileira de Música
Cadernos de Colóquio: CLA-UNIRIO
Debates: Revista do Centro de Letras e Artes da UNIRIO
Em Pauta: UFRGS
Musica: ECA-USP
Opus: ANPPOM
Per Musi
Revista Brasileira de música
Revista da Academia Nacional de Música

Eu não sei como é que o RILM (ou o comitê RILM-Brasil) definiu a seleção
desses periódicos para, se estou entendendo direito, serem indicados como o
conjunto mais representativo dos periódicos em música no Brasil perante o
RILM.

A título informativo, cruzando dados com a lista do Qualis de Periódicos da
CAPES, os únicos que tem Qualis A Nacional são o Em Pauta, o Per Musi e a
OPUS. Do resto, os dois da UNIRIO tem B Nacional e as outras não constam no
Qualis dos Periódicos da CAPES.

No entanto, uma vez que o RILM foi tomado por nós como ferramenta de
indexação para o Qualis, não me parece correto o fato de periódicos como o
Música Hodie (já referido por Sonia) ou mesmo o nosso ICTUS (ambos com
Qualis A Nacional) não constarem nessa lista.

Ainda, sem querer ser prolixo demais (mas já sendo ;-) ), a situação aqui
explicitada denota uma certa ambigüidade de critérios que deveríamos (pelo
menos) tentar evitar, já que, como área, acredito que os "Core Journals"
listados naquela que escolhemos como padrão de indexação deveriam refletir
melhor o conjunto de jornais que concordam com as exigências de qualidade
definidos pela própria CAPES.

O perigo está na eventualidade de qualquer gestão com relação à tabela ou à
inclusão de periódicos X ou Y, a CAPES nos responder que a própria área não
tem coerência... o que de fato, parece...

Sugiro então que a Presidência da ANPPOM encaminhe ao comitê RILM-Brasil um
pedido de retificação dos seus Core Journals já que isso pode minar qualquer
gestão com relação ao Qualis e à tabela...

Saudações...

Pablo.

Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Programa de Pós-Graduação em Música