[ANPPOM-L] Gustavo Costa é premiado no Concurso Segovia da Espanha

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Sex Nov 28 11:08:23 BRST 2008


Caros amigos da música,

é com grata satisfação que informo a todos que Gustavo Costa, meu orientando de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação pela ECA-USP e professor do Curso de Música da ECA-USP de Ribeirão Preto, acaba de conquistar o segundo prêmio no "24º Certamen Internacional de Guitarra Clásica Andrés Segovia”, em La Herradura (Granada), Espanha.

atenciosamente,

Prof. Rubens Ricciardi - ECA-USP
Campus Ribeirão Preto


___________________________

O prestigioso Concurso Internacional de Guitarra Clásica Andrés Segovia foi criado em 1995, com finalidade de difundir o violão, fomentar seu estudo e honrar a memória de Andrés Segovia (1893-1987), um dos maiores nomes da história do instrumento. Segovia aceitou a homenagem dando sua autorização para que o concurso levasse seu nome e pediu que o certame fosse especialmente exigente na qualidade musical dos premiados. Em seus 24 anos de existência, o certame premiou grandes nomes do violão atual: Alex Garrobé, Joaquín Clerch, Fabio Zanon, Franz Halasz, Denis Azabagic, Zoran Dukic, Ricardo Gallén Garcia, Dejan Ivanovic, Goran Krivocapic, Marco Tamayo, etc.

Realizado entre 17 e 22 de novembro de 2008, a mais recente edição do certame Andrés Segovia teve por obras impostas a Collectici Intim de Vicente Asencio (1908-1979) na fase eliminatória, as Quatres pièces breves de Frank Martin (1890-1974), a Homenaje a Frank Martin (vencedora do concurso de composição Andrés Segovia 2007) de Antonio Domínguez (1961), 15 minutos de obras de livre escolha na semifinal e o Concerto para violão e pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) na fase final. Onze violonistas de diferentes nacionalidades participaram do certame: Brasil, China, Cuba, Espanha, Finlândia, Itália, México, Polônia e Rússia.

O primeiro prêmio, dotado de 9000 euros e um violão do luthier granadino Paco Marín, foi concedido ao finlandês Otto Tolonen; o segundo prêmio, dotado de 4000 euros, foi concedido ao brasileiro Gustavo Costa; o terceiro prêmio, dotado de 2000 euros, foi dividido entre a espanhola Paola Requena Toulouse e o cubano Alí Jorge Arango.

Como programa de livre escolha para a semifinal do certame, Gustavo Costa apresentou uma obra prima latino-americana, a Sonata Op. 47 do compositor argentino Alberto Ginastera e ainda uma obra brasileira de Lorenzo Fernandez, a Velha Modinha, justamente dedicada a Andrés Segovia.

Gustavo Costa é professor de violão do Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP. Bacharel em violão pela UNESP, fez especializações na Hochschule Nürnberg-Augsburg (Alemanha) com Franz Halasz e no Conservatório de Estrasburgo (França) com Pablo Márquez. Realizou o mestrado em musicologia sob a orientação de Rubens Ricciardi pela ECA-USP (São Paulo) e segue cursando o doutorado com o mesmo orientador pela mesma instituição. Gustavo Costa é premiado em concursos no Brasil, na França e no Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega, na Espanha, onde recebeu, em 2003, o segundo prêmio do júri e o prêmio votado pelo público. Como camerista, tem atuado junto a grandes músicos brasileiros, dentre eles o Quarteto Brasileiro de Violões, o violinista Cláudio Cruz e o tenor Fernado Portari. Como solista, possui em seu repertório os principais concertos para violão e orquestra, tendo sido solista frente à Orquestra Filarmônica de Estrasburgo (França), à Orquestra Ciudad de Torrent (Espanha), à Orquestra Sinfônica da USP, à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Sinfônica de Limeira e à Orquestra Petrobrás Sinfônica.
 
"Gustavo Costa demonstra exemplarmente o quão belo um violão pode soar. Sua performance mescla virtuosismo e magia sonora" (Augsburger Allgemeine - Alemanha).

 

"Gustavo Costa ofereceu uma grande demonstração de técnica, qualidade musical e ganhou o público" (El Periódico Mediterrâneo - Espanha).

 

“Uma hora encantadora em que o talento do jovem violonista se manifesta através de páginas românticas, modernas, espanholas e brasileiras. Diversidade e contrastes, colocados em evidência num toque rico em cores, sensibilidade e virtuosismo” (Dernières Nouvelles D’alsace – França).



http://www.myspace.com/gustavocosta

 

http://certamenandressegovia.es/


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20081128/f64d721b/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: GustavoCosta_Segovia.jpg
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 353734 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20081128/f64d721b/attachment.jpg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L