From antunes em unb.br Thu Dec 3 16:21:40 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Thu, 3 Dec 2009 16:21:40 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?ocupa=E7=E3o?= Message-ID: <8b5170b60912031021r529c9942l8dc692b7ea784e55@mail.gmail.com> Ocupação da Assembleia Legislativa do Distrito Federal, exigindo impeachment do governador Arruda, do vice-governador Paulo Otavio, pela cassação dos deputados corruptos, pela prisão dos administradores corruptos, dos empresários corruptores, pela prisão da quadrilha formada durante o governo anterior, de Roriz. *http://www.youtube.com/watch?v=EUcRss4hSYU&feature=player_embedded *Manifeste-se! O povo honesto e trabalhador de Brasília precisa de seu apoio. *Vigília hoje.* Leve luz à Assembléia Legislativa do DF. Compareça com sua família na frente da Assembléia, hoje, dia 3, às 18 horas, munido de velas acesas. Jorge Antunes* * -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From whvalent em terra.com.br Fri Dec 4 00:08:34 2009 From: whvalent em terra.com.br (Heloisa e Wagner Valente) Date: Fri, 4 Dec 2009 00:08:34 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Lan=E7amento_Sergio_Casoy?= Message-ID: <001f01ca7486$b55e5b60$201b1220$@com.br> De: Sergio Casoy [mailto:scasoy em terra.com.br] Enviada em: quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 18:15 Para: OPERA Assunto: Lançamento Espero por você lá na Cultura! Abraço Sergio _____ E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam. Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, clique aqui. Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens indesejadas sejam classificadas como Spam. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: ConviteEletronicoContos.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 630135 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: ConviteEletronicoContos.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 630135 bytes Descrição: não disponível URL: From cdmusica em unicamp.br Fri Dec 4 15:50:32 2009 From: cdmusica em unicamp.br (cdmusica) Date: Fri, 04 Dec 2009 15:50:32 -0200 Subject: [ANPPOM-L] [Infomativo cdmc] CDMC - INFORMATIVO 38/2009 - 04/12/2009 Message-ID: <4B194BE8.6000209@unicamp.br> */FWD cdmc Nº38 - 04/12/2009/* /CENTRO DE DOCUMENTAÇÃODE MÚSICA CONTEMPORÂNEA/ */PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO MUSICAL/* /BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TÉRREO/ /CAIXA POSTAL 6136 - CEP 13083-859/ /ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H / /DIREÇÃO: Profª. Drª. Lenita Waldige Mendes Nogueira PRODUÇÃO E MONTAGEM DO FWD CDMC :Eduardo Rodrigo Virgilio www.unicamp.br/cdmc / Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a: cdmusica em unicamp.br */MUSICON/* -- Guia da música contemporânea brasileira : www.unicamp.br/cdmc/musicon Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l 1 -CONCURSO : ALEA III 2010 International Composition Competition 2 -CONCURSO : Concurso para compositores na América Latina. 3 -CONCURSO : Concurso UFMA Educação Musical 4 -CALL : Appel à projets-Résidence Art Sonore 2010 5 -NEWS : l'arlésienne 6 -NEWS : MUSELETTER 7 -NEWS : CMU -- NEWS - USP 8 -NEWS : BRIKCIUS 9 -NEWS : L'EDUCATION MUSICALE 10 -NEWS : {modisti news} 11 -NEWS: PUCEMUSE 12 -[Ostinato] -- CDMC -- FR 13 -DIVULGAÇÃO : Marcus Ferrer lança o CD "Viola em concerto" 14 -DIVULGAÇÃO : Festival Leo Brouwer 15 -DIVULGAÇÃO : Guga Costa - lançamento oficial do espetáculo "DELÍRICO" - 12 e 13/12 16 -DIVULGAÇÃO : Grupo SPES promove musica brasileira em Londres no dia 7/12/2009 17 -DIVULGAÇÃO : Masterclass de Piano com Zeynep Ucbasaran e Sérgio Gallo 18 -DIVULGAÇÃO : Rosana Lanzelotte, dia 12 na Sala São Paulo 19 -DIVULGAÇÃO : Cultura FM Informa 20 -CONCERTO : Concertos-convite 21 -CONCERTO : Concertos Natalinos-OC Fundarte 22 -CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas 23 -CONCERTO : ORQUESTRA DA ULBRA 24 -CONCERTO : "Luz e Sombra" 25 -Recital :Piano a Quatro Mãos 26 -RECITAL : O Salão Russo na Pinacoteca do Estado 27 -NEWS : Les 38e Rugissants sur les ondes -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- _______________________________________________ Cdmusica-l mailing list Cdmusica-l em listas.unicamp.br https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l From antunes em unb.br Sat Dec 5 10:17:26 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Sat, 5 Dec 2009 10:17:26 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?M=DASICA_PARA_ORQUESTRA?= Message-ID: <8b5170b60912050417y7dc70f58uac47337449c8352e@mail.gmail.com> *MÚSICA PARA ORQUESTRA, NOVO CD DE JORGE ANTUNES* A *Academia Brasileira de Música* acaba de lançar mais um CD em seu label ABM Digital: *POETICUS*, somente com obras para orquestra de Jorge Antunes. O CD trás quatro composições dos anos 1970, da fase radicalmente experimental de Antunes, em gravações primorosas. As quatro peças, de grande dificuldade técnica, são apresentadas, em interpretações impecáveis, por quatro grandes orquestras: três européias e uma brasileira: *Orchestre Philharmonique de l'ORTF* da França, *Lódz Philharmonic Orchestra* da Polônia, *Orchestre de Radio France Lille* e Orquestra Sinfonia Cultura. Essa última foi extinta em 2005, fato que dá caráter de documento histórico ao CD. As quatro faixas do disco trazem as seguintes obras: *TARTINIA MCMLXX*, para violino e orquestra; *POETICA*, para orquestra sinfônica; * IDIOSYNCHRONIE*, para orquestra e instrumentos amplificados com altofalante móvel e *POETICA II*, para orquestra de cordas. A capa do CD é uma das telas recentes do próprio compositor: *PAPELEJO 2 *, acrílico, piaçava e papel sobre tela, Jorge Antunes, 2009 Preço do CD: R$ 25,00 Pedidos para: sistrum em sistrum.com.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From bholmesd em yahoo.com Sat Dec 5 11:49:07 2009 From: bholmesd em yahoo.com (Bryan Holmes) Date: Sat, 5 Dec 2009 05:49:07 -0800 (PST) Subject: [ANPPOM-L] NOVARS Research Centre: Call for Audio-Visual work - MANTIS Festival 2010 Message-ID: <342517.29734.qm@web38004.mail.mud.yahoo.com> -- Bryan Holmes www.bryanholmes.net --- On Sat, 12/5/09, Ricardo Climent wrote: From: Ricardo Climent Subject: [RedASLA] NOVARS Research Centre: Call for Audio-Visual work - MANTIS Festival 2010 To: RedASLA em yahoogroups.com Date: Saturday, December 5, 2009, 11:28 AM   Disculpen que la convocatoria este solo en ingles!!  Agradecere si lo envian a otras listas. Ricardo Climent Call for Audio-Visual workMANTIS Festival 2010February 20 - 21 2010NOVARS Research Centre for Electroacoustic Composition, Performance and Sound Art, University of Manchester, UKhttp://www.novars. manchester. ac.ukDeadline: January 15, 2010 (receipt) MANTIS (Manchester Theatre in Sound) is seeking audio-visual work for MANTIS SCREENING, a viewing/listening space as part of the larger MANTIS Festival at the University of Manchester's Cosmo Rodewald Concert Hall [February 20 - 21 2010].We are calling for fixed media audio-visual work, with a maximum duration of 15 minutes.Audio of the work may be stereo or 5.1-channels.Only one work per composer will be considered. Work must have been composed after 2004.SUBMISSION GUIDELINESAll submissions must consist of the following:1. DATA-DVD of the work to be considered (video files should conform to Quicktime: DV PAL or H.264 formats, .avi, .mov). Please send 5.1 audio as separate uncompressed sound files (interleaved or de-interleaved) . We will need to copy selected works on to computer hard-drive for playback, so please do not submit DVD-Video discs.2. Programme note (please include duration and year of creation)3. Composer biography (updated)4. Contact information: email and telephone.5. Technical specifications (including number of channels, sample rate, bit-depth, multi-channel loudspeaker mappings, as necessary) (Please include 2 - 5 on the DATA-DVD, as well as paper copy) All requested information must be provided in order for the work to be considered. DEADLINE Only submissions received by January 15 2010 will be considered for MANTIS 2010. Selected composers will be notified by 31th of January at the latest.Works will be selected by a programming committee comprised of postgraduate students and staff at the NOVARS Research Centre. Send hard-copy materials to: MANTIS FESTIVAL ? 2010NOVARS Research CentreMusic - Martin Harris CentreThe University of ManchesterCoupland Street, ManchesterM13 9PL UNITED KINGDOM  FAQ WHAT IF I WANT MY MATERIALS BACK?Unless the contrary is specified, we will archive all submitted works in our MANTIS catalogue (which will be accessible to students and researchers within the NOVARS centre at the University of Manchester). In order to receive materials back please forward to us a self-addressed envelope with sufficient postage attached. WHAT IF I CANNOT ATTEND THE FESTIVAL?While we encourage composers/artists selected for inclusion to attend, it is not a requirement for consideration in programming. We regret that we are unable to provide funds to cover costs for transport and/or accommodation. For more information about MANTIS and NOVARS Research Centre please visit: http://www.novars. manchester. ac.ukhttp://www.novars. org  (blog)http://www.mantisfe stival.com   TO WHOM SHOULD I ADDRESS MY QUESTIONS? David Berezan - Mantis Festival Directoremail:  david.berezan@ manchester. ac.uk Ricardo Climent - MANTIS Festival coordinatoremail:  ricardo.climent@ manchester. ac.uk WHERE CAN I FIND MORE ABOUT THE UNIVERSITY OFMANCHESTER AND THE CITY OF MANCHESTER (UK)? University of Manchester: www.manchester. ac.uk/City of Manchester: www.manchester. gov.uk/  ------------ --------- --------- --------- --------- ---------Dr. Ricardo ClimentNOVARS Research CentreThe University of Manchester MHC for Music and DramaCoupland Street, Manchester M13 9PL, UK Telephone: 0161 275 4982 (main office)Fax: 0161 275 4994phone: 0161 - 275-3246 (direct)email: ricardo.climent@ manchester. ac.ukhttp://www.novars. manchester. ac.ukPersonal web: http://www.electro- acoustic. comhttp://www.electro- acustica. com __._,_.___ Reply to sender | Reply to group Messages in this topic (3) Recent Activity: Visit Your Group Start a New Topic MARKETPLACE Going Green: Your Yahoo! Groups resource for green living Mom Power: Discover the community of moms doing more for their families, for the world and for each other Switch to: Text-Only, Daily Digest ? Unsubscribe ? Terms of Use . __,_._,___ -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From jamannis em uol.com.br Sat Dec 5 18:04:49 2009 From: jamannis em uol.com.br (JAMANNIS) Date: Sat, 5 Dec 2009 18:04:49 -0200 Subject: [ANPPOM-L] PAISAGEM - Radio USP MICHAEL JARRELL 06/Dez/2009 Message-ID: <003e01ca75e6$348352f0$9d89f8d0$@com.br> Colegas, É com prazer que anuncio a transmissão do proximo programa PAISAGEM dedicado ao compositor suíço MICHAEL JARRELL pela Radio USP FM Domingo às 08:00hs com audição online através do link http://www.radio.usp.br/ Lembro que TODOS OS PROGRAMAS DA SÉRIE PAISAGEM de 2005 a 2009 estão disponiveis para audição em http://www.radio.usp.br/programa.php?id=18 Melhores saudações José Augusto Mannis ============================================= radio usp fm 93,7 MHz cdmc Unicamp http://www.radio.usp.br/programa.php?id=18 P A I S A G E M domingo - 06/Dez/2009 – 08:00hs Michael Jarrell (Suíça) RADIO USP 001 SOLOS http://www.outhere-music.com/readmorecd.php?id=1963 http://www.musicweb-international.com/classRev/2008/Apr08/Jarrell_aecd0752.h tm PAISAGEM divulga obras disponíveis no acervo do CDMC da Unicamp e apresenta no programa de hoje o compositor suíço MICHAEL JARRELL no álbum SOLOS lançado em 2001 pelo selo AEON (AECD 0101). RADIO USP 004 MICHAEL JARRELL nasceu em 1958 em Genebra. Estudou com Klaus Huber na Staatliche Hochschule für Musik de Freiburg im Brisgau (http://www.mh-freiburg.de/). Foi bolsista da Academia de França em Roma, na Villa Médicis (http://www.villamedici.it/), de 1988 a 89, e nos dois anos seguintes do Instituto Suíço de Roma (http://www.istitutosvizzero.it/). JARRELL é professor de composição da Haute École de Musique de Genève (http://www.hemge.ch/). http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Jarrell http://www.henry-lemoine.com/en/compositeurs/jarrell.html http://www.di-arezzo.co.uk/scores-of-Michael+Jarrell.html http://brahms.ircam.fr/composers/composer/1741/ Obras apresentadas: · ...some leaves II... Christophe Desjardins, viola solo · Offrande Frédérique Cambreling, harpa solo · Assonance Paul Meyer, clarinete solo · Assonance VII Florent Jodelet, percussão solo RADIO USP 003 http://www.frederique-cambreling.fr/bio_en.html http://www.christophedesjardins.com/ http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Meyer_(clarinetist) http://www.youtube.com/watch?v=CqDWI4ZL5FM http://www.discogs.com/artist/Florent+Jodelet paisagem programas realizados pela radio usp fm em colaboração com o cdmc-unicamp seleção musical, apresentação, roteiro, edição e montagem: josé augusto mannis (compositor e professor da unicamp) jamannis em unicamp.br http://www.unicamp.br/cdmc/ http://www.usp.br/radiousp/ (ao vivo) OUÇA TODOS OS PROGRAMAS DA SÉRIE PAISAGEM de 2005 a 2009 http://www.radio.usp.br/programa.php?id=18 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image001.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 26633 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image002.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 33377 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image003.png Tipo: image/png Tamanho: 89935 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image004.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 11532 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image005.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 54565 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image006.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 9105 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image007.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 5795 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image008.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 9021 bytes Descrição: não disponível URL: From silvio.ferraz em terra.com.br Sun Dec 6 00:42:42 2009 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Sun, 6 Dec 2009 00:42:42 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?=28sem_assunto=29?= Message-ID: Caros Convido-os para o concerto de lançamento do CD Novos Universos Sonoros. O CD tem participação dos compositores Rodrigo Lima, Rogério Costa, Roberto Victório, Guilherme Nascimento, Paulo Zuben, Tatiana Catanzaro, JOsé Henrique Padovani e Tadeu Tafarello, e de músicos atuantes nas principais universidades, orquestras e festivais brasileiros de música. No concerto de lançamento serão apresentadas obras de Paulo Zuben, Roberto Victorio, Gulherme Nascimento e Rogério Costa. Esperamos a todos para celebrar mais este evento que se liga ao crescimento da nova música brasileira. local: auditório da EMESP largo general Osório, 147 LUZ (próximo à Sala São Paulo) data e hora 16 de dezembro às 19 horas Super abraço a todos Silvio From cpalombini em gmail.com Sun Dec 6 22:50:37 2009 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Sun, 6 Dec 2009 22:50:37 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?sou_feia_mas_t=F4_na_moda_em_londres=2C?= =?iso-8859-1?q?_17_de_fevereiro=2C_2010?= Message-ID: <85ba5a690912061650t627a9ba8tefd259eea831795a@mail.gmail.com> Quem por acaso esteja em Londres na quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010, está convidado para a apresentação do filme de Denise Garcia, *Sou feia mas tô na moda*, no Centro de Pesquisa em Estudos Culturais da University of East London. Denise, Steve Goodman e eu debateremos o filme com a platéia após a apresentação. Steve é o autor de *Sonic Warfare: Sound, Affect, and the Ecology of Fear*, recém publicado por MIT Press. O evento é organizado por Tim Lawrence, autor do premiado e multitraduzido *Love Saves the Day: A History of American Dance Music Culture**, 1970-1979* (Durham e Londres: Duke University Press, 2003) e de uma biografia de Arthur Russel que será lançada em breve. Segue o convite. +++ The Centre for Cultural Studies Research, a research centre located in the School of Humanities and Social Sciences at UEL, is delighted to present the first UK screening of director Denise Garcia's 2005 documentary on women in funk carioca, *I'm Ugly but Trendy*. Funk carioca, sometimes referred to as baile funk, is a form of Brazilian electronic dance music that emerged as an outgrowth of Miami bass, and has been played in ghetto raves in the favelas of Rio since 1989. The film will be introduced by Garcia, after which Carlos Palombini and Steve Goodman (UEL) will respond. Garcia will join Palombini and Goodman in a general Q&A discussion. Contributors will consider: In what Brazilian traditions is funk carioca rooted? What Brazilian traditions does the culture interrogate? To what extent is Garcia's film an ethnographic document? How are the power relations of gender and class played out in the culture and the film? The event will take place in Matrix East, EB.1.37, at the Univeristy of East London's Docklands Campus, 4-6pm on Wednesday 17 February. If you would like to attend the screening, please reserve a seat by replying to Tim Lawrence at tlawrence1 em mac.com ccsr em uel.ac.uk. +++ cpx -- carlos palombini @cpalombini -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From lcervini em uol.com.br Sun Dec 6 22:53:14 2009 From: lcervini em uol.com.br (Lucia) Date: Sun, 6 Dec 2009 22:53:14 -0200 Subject: [ANPPOM-L] VESTIBULAR MUSICA UFPEL 2010 - BACHARELADO Message-ID: <002401ca76d7$c69944a0$0b01010a@micro> Caros, Agradeço a quem puder ajudar na divulgar, Atenciosamente, Lucia Cervini VESTIBULAR 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE MUSICA / BACHARELADO Inscrições para prova específica do Bacharelado em Música até 10 de dezembro de 2009 Data das provas: 15 e 16 de dezembro de 2009 CURSOS Bacharelado em Música com Habilitação em: Canto Flauta Transversal Violino Piano Violão Composição Ciências Musicais Regência (CURSO NOVO!!!) Música Popular (CURSO NOVO!!!) PROGRAMA PARA TESTE ESPECÍFICO CURSO DE MÚSICA ? MODALIDADE BACHARELADO PROVA DE TEORIA MUSICAL (Média para aprovação= 5,0 ( cinco)) a) Armadura de clave e tonalidade; b) Compassos simples e compostos - UT - UC; c) Escalas Maiores e Menores; d) Tons vizinhos; e) Intervalos simples; f) Síncope, contratempo, quiálteras; g) Leitura rítmica e melódica; h) Solfejos tonais maiores; i) Sinais de Dinâmica e Agógica; - Ditado rítmico e melódico; - Prova oral de Solfejo; - Leitura à primeira vista, ao instrumento (somente para as Habilitações em Composição e em Regência). O Candidato poderá escolher em qual instrumento realizará a leitura, ficando sob sua responsabilidade providenciar o instrumento para a prova. O Conservatório de Música disponibilizará, para esta finalidade, um piano. PROVA PRÁTICA (Média para aprovação= 5,0 (cinco)) CANTO - 1 Ária Antiga da coleção Parisotti, em italiano; - 1 Canção brasileira erudita ? sugestão: Heitor Villa-Lobos, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri, Heckel Tavares, Waldemar Henrique, Lorenzo Fernandes, Carlos Gomes e Francisco Mignone; - 1 Estudo do método Nicola Vaccay; - 1 Peça de livre escolha ? erudita. Obs.: Os candidatos à Prova Prática de Canto deverão providenciar acompanhador. FLAUTA TRANSVERSAL - Escalas maiores e menores ? sugestão: Método Completo para Flauta ? Taffanel e Gaubert, pág. 43 a 48 ou E.J. 4; - 2 Estudos ? a escolher dentre o 20 Estudos Fáceis de Gariboldi ou similar; - 2 Movimentos Contrastantes de Sonata Barroca, com acompanhamento de Piano ou 1 Fantasia de G. P. Tellemann; - 1 Peça brasileira de livre escolha; - 1 Leitura a primeira vista ao instrumento. VIOLINO - 4 Escalas e 4 Arpejos dos quais dois maiores e dois menores de duas oitavas de livre escolha; - 2 Estudos: livre escolha entre os 42 Estudos de Rodolfo Kreutzer; - 1 Obra de J. S. Bach; - 1 Peça de livre escolha estrangeira, erudita. PIANO - 1 Peça de J. S. Bach, livre escolha entre: ?Pequeno Livro de Ana Magdalena Bach?, ?23 Peças Fáceis?, ?Invenções a Duas Vozes? e ?Invenções a Três Vozes?; - 1 Peça de livre escolha ? erudita; - 1 Peça de leitura à primeira vista ao instrumento; - 1 Estudo: Czerny, Bertini ou similar. VIOLÃO - 2 Estudos de Fernando Sor; - 1 Peça de livre escolha de Heitor Villa-Lobos; - 1 Peça de livre escolha de autor estrangeiro; - 1 Leitura à primeira vista ao instrumento. COMPOSIÇÃO - Apresentar duas composições próprias ao vivo ou através de gravação em CD ou Cassete; - Portfólio de composições ( pasta contendo um índice com nome das composições seguido pelas partituras e/ou gravações das mesmas); CIÊNCIAS MUSICAIS - Somente prova teórica. MÚSICA POPULAR PROVA TEÓRICA: Deverão ser estudados os mesmos conteúdos previstos para as demais habilitações. PROVA PRÁTICA: O candidato deverá apresentar, cantando e/ou tocando seu instrumento, duas músicas: 1) Uma de livre escolha, sem que haja necessidade de apresentar sua notação em partitura; 2) Uma escolhida dentre o repertório listado abaixo (cabe ao candidato apresentar à banca examinadora três cópias da respectiva partitura). Repertório: - ALL YOU NEED IS LOVE (The Beatles) - AUTUMN LEAVES (Joseph Kosma/ Jacques Prevert) - BLUE MONK (Thelonious Monk) - BLUE MOON (Richard Rodgers/ Lorenz Hart) - CARINHOSO (Pixinguinha/ João de Barro) - DOS GARDENIAS (Isolina Carillo) - FAT OLD SUN (Pink Floyd) - GAROTA DE IPANEMA (Tom Jobim) - O LEÃOZINHO (Caetano Veloso) - POINT ME AT THE SKY (Pink Floyd) - VALSINHA (Chico Buarque/ Vinícius de Moraes) - YESTERDAY (The Beatles) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA PRÁTICA: Serão considerados aptos na prova prática aqueles candidatos que apresentarem uma boa fluência na interpretação das duas músicas. Conforme o instrumento do candidato, serão observados itens básicos como precisão rítmica e de andamento, afinação, dicção e leitura corretas da partitura (considerando o item 2). OBSERVAÇÕES: O candidato deverá trazer seu instrumento com os devidos acessórios necessários (incluindo amplificador) e músico(s) acompanhador(es). As cópias de partituras das peças a serem escolhidas estarão disponíveis na secretaria e portaria do Conservatório de Música, bem como no site do PAVE e do Processo Seletivo Verão 2010. REGÊNCIA - Duas peças de livre escolha no instrumento (ou canto) do candidato; - Leitura a primeira vista no instrumento (ou canto) do candidato; - Trazer cópias das partituras para a banca. MAIORES INFORMAÇÕES: cursos e vagas http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/download/2009i/edital_verao_2010_sisu.pdf programa para teste específico http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/download/2009i/teste_musica_conservatorio.pdf formulário para inscrição http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/formulario_m.php vestibular da ufpel http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/ Conservatório de Música Universidade Federal de Pelotas - RS Rua Félix da Cunha, 651 ? Pelotas ? RS ? CEP 96010.000 Fone (53)-3222-2562 http://conservatorio.ufpel.edu.br/ -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From jamannis em uol.com.br Mon Dec 7 19:49:06 2009 From: jamannis em uol.com.br (JAMANNIS) Date: Mon, 7 Dec 2009 19:49:06 -0200 Subject: [ANPPOM-L] NOVAS DATAS AES 2010 Message-ID: <002b01ca7787$1b466910$51d33b30$@com.br> NOVAS DATAS AES 2010 Datas Importantes Abertura do JEMS para submissão: 20/Dez/2010 Submissão de Trabalhos/Artigos: 15/Fev/2010 Notificação de Aceitação: 15/Mar/2010 Depósito Final (/Camera Ready/): 30/Mar/2010 Sociedade de Engenharia de Áudio 8º Congresso da AES-Brasil 14ª Convenção Nacional da AES-Brasil 4 a 6 de Maio de 2010 Palácio das Convenções do Anhembi - São Paulo - SP, Brasil CHAMADA DE TRABALHOS A Sociedade de Engenharia de Áudio tem o prazer de anunciar o 8º Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil, a ser realizado conjuntamente com a 14ª Convenção Nacional da AES-Brasil entre 4 e 6 de maio de 2010 em São Paulo. Convidamos todos os membros das comunidades científicas e tecnológicas das áreas de áudio, engenharia, computação, música e acústica a submeterem trabalhos originais de pesquisas, desenvolvimentos e inovações. Com o objetivo de ampliar a abrangência do evento e promover o interesse pela Engenharia de Áudio nos jovens é encorajada a participação de estudantes de cursos técnicos e cursos de graduação com trabalhos em nível de programas BIC-Jr e Iniciação Científica. Os trabalhos deverão ser submetidos em formato eletrônico PDF usando-se o sistema JEMS/SBC, acessível em https://submissoes.sbc.org.br. Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês. Instruções adicionais podem ser obtidas no site do congresso em http://www.aesbrasil.org/Congresso2010.html. Questões para o comitê de organização podem ser enviadas para o endereço aesbrasil2010 em aesbrasil.org. Comitê de Organização Coordenação da Convenção Joel Brito (AES-Brasil) Coordenação de Programa Técnico Sidnei Noceti Filho (CTC-UFSC) Regis R. A. Faria (EP-USP) Coordenação de Artigos Luiz W. P. Biscainho (Poli & COPPE-UFRJ) Francisco J. Fraga da Silva (CECS-UFABC) Christian Herrera (CEFET-MG) Coordenação Editorial Rubem Dutra R. Fagundes (FENG-PUCRS) Adolfo Maia Jr. (Imecc-UNICAMP) Coordenação de Infraestrutura José Augusto Mannis (IA-UNICAMP) Coordenação de Comunicação Márcio da Costa Pereira Brandão (CIC-UnB) Tópicos Sugeridos para Submissões Técnicas de Gravação e Reprodução Áudio em Alta Definição (HD Audio) Eletroacústica Eletrônica Aplicada a Áudio Pré-amplificadores e Amplificação de Potência Acústica de Ambientes Controle e Redução de Ruído Processamento Analógico e Digital de Sinais de Áudio Efeitos, Transformação e Edição de Áudio Restauração de Sinais de Áudio Análise e Síntese de Som (Fala, Música, etc) Modelagem de Instrumentos Musicais Som Espacial (2D/3D) Áudio Multicanal Áudio para TV Digital Áudio para Cinema Digital Codificação e Compressão de Áudio Marca d’Água em Áudio Áudio na Internet Sistemas Audiovisuais Psicoacústica e Percepção Auditiva Áudio em Engenharia Biomédica Computação Musical Áudio Automotivo Avaliação de Qualidade de Áudio -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From soniaraybrasil em gmail.com Tue Dec 8 11:01:47 2009 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Tue, 8 Dec 2009 11:01:47 -0200 Subject: [ANPPOM-L] Kampela na NYPhil: CONTACT! The New Music Series Message-ID: <172a5e960912080501h6b4a4a76vb715c35c10cb1cd6@mail.gmail.com> Parabéns Arthur! Sonia -- SONIA RAY Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás Presidente da ANPPOM (www.anppom.com.br) Tel: 62-9249.0911 ---------- Forwarded message ---------- From: New York Philharmonic < newyorkphilharmonic em newyorkphilharmonic.pmailus.com> Date: 2009/12/7 Subject: CONTACT! The New Music Series To: soniaraybrasil em gmail.com Sent by: New York Philharmonic Reply to the sender [image: Forward to a friend] *Contact Us* [image: New York Philharmonic] * * [image: CONTACT!] [image: CONTACT!] Prepare to go where no audience has gone before. Introducing *CONTACT!* the new music series from the New York Philharmonic featuring World Premieres by seven extraordinary composers. *CONTACT!*performances will include personal introductions to the music from the composers themselves, in a less formal and more intimate setting. All performances are at The Metropolitan Museum of Art and Symphony Space. Check out the artists that make up *CONTACT!*: watch video, sample audio, and get to know more about the new music series. nyphil.org/contact ------------------------------ [image: Magnus Lindberg] *Thu* *Dec 17* 8:00PM Symphony Space, 2537 Broadway at 95th St. *Sat* *Dec 19* 7:00PM The Metropolitan Museum of Art, 1000 5th Ave. For Dec 17 tickets: [image: Buy Tickets] [image: Learn More] For Dec 19 tickets, call The Metropolitan Museum of Art at 212-570-3949. *December Concerts* *Magnus Lindberg,* conductor *Arlene Sierra:* *Game of Attrition **Lei Liang: **Verge* *Marc-André Dalbavie:* *Melodia* *Arthur Kampela:* *MACUNAÍMA* All works: World Premiere: New York Philharmonic Commission [image: Video] *Watch videos* After the December 17th performance, ticket holders are invited to a special post-concert reception where guests will enjoy a complimentary cocktail provided by Finlandia® Vodka, the first imported vodka in the U.S., and have the chance to meet *CONTACT!* composers, musicians, and the evening's host, New York Philharmonic Marie-Joseé Kravis Composer-in-Residence Magnus Lindberg. [image: Back to top] [image: Alan Gilbert] *Fri* *Apr 16* 8:00PM Symphony Space, 2537 Broadway at 95th St. *Sat* *Apr 17* 7:00PM The Metropolitan Museum of Art, 1000 5th Ave. For Apr 16 tickets: [image: Buy Tickets] [image: Learn More] For Apr 17 tickets, call The Metropolitan Museum of Art at 212-570-3949. *April Concerts* *Alan Gilbert,* conductor *Thomas Hampson, *baritone *Sean Shepherd:* *These Particular Circumstances* * *Nico Muhly: *New Work * *Matthias Pintscher:* *songs from Solomon's garden,* for baritone and chamber orchestra ** * World Premiere: New York Philharmonic Commission ** New York Philharmonic Co-Commission with Frankfurt Radio Symphony Orchestra [image: Video] *Watch videos* [image: Back to top] Learn More About * CONTACT!* The New Music Series nyphil.org/contact [image: New York Philharmonic on Twitter][image: New York Philharmonic on MySpace][image: New York Philharmonic on YouTube][image: New York Philharmonic on Facebook] This e-mail was sent to *soniaraybrasil em gmail.com* . To unsubscribe from this newsletter, please click on the link below or send an email to *unsubscribe em nyphil.org* . To change your email address, go to *nyphil.org/login*and click on Login & Password under Account Settings. [image: New York Philharmonic] New York Philharmonic 10 Lincoln Center Plaza New York, NY 10023 © 2009 New York Philharmonic This e-mail was sent from New York Philharmonic Immediate removal with *PatronMail® SecureUnsubscribe *. [image: This e-mail is powered by PatronMail, professional e-mail marketing for arts, nonprofits & creative businesses.] To forward this e-mail to a friend or colleague, use this link. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Tue Dec 8 12:08:50 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Tue, 8 Dec 2009 12:08:50 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Fwd=3A_Pr=EAmio?= Message-ID: <8b5170b60912080608v5f2b16d1ua9c9f1b534f68516@mail.gmail.com> ---------- Forwarded message ---------- From: Carlos Eduardo Amaral Date: 2009/12/8 Subject: Prêmio To: Menção honrosa no II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios Sobre Arte e Cultura Contemporâneas http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=236&textCode=14170&date=currentDate *Crise e utopias nas obras coral-sinfônicas de Jorge Antunes no limiar do novo milênio, Pseudônimo: Heitor Villa-Lobos, autor Carlos Eduardo Pereira Bernardes (PE)* Carlos Eduardo Amaral ------------------------------ Agora a pressa é amiga da perfeição. Chegou Windows 7. Conheça. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Thu Dec 10 09:12:49 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Thu, 10 Dec 2009 09:12:49 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Sons_Novos_para_a_Percuss=E3o?= Message-ID: <8b5170b60912100312s69ecaa10x2d4f76fce4ed79ef@mail.gmail.com> *SONS NOVOS PARA A PERCUSSÃO: novo livro de Jorge Antunes* A Editora Sistrum, de Brasília, acaba de publicar o quarto tomo da série ?Sons Novos? de Jorge Antunes: SONS NOVOS PARA A PERCUSSÃO. Tal como os outros três livros da coletânea, essa nova publicação tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Os três livros anteriores se aprofundaram no estudo dos sons novos para o piano, a harpa, o violão, as cordas, os sopros e a voz humana. Agora, em 144 páginas ricamente ilustradas, o maestro Antunes esmiuça as pesquisas mais recentes que dão lugar à criação de uma nova paleta sonora para os instrumentos de percussão e os chamados acessórios. O prefácio foi escrito pelo maestro Henrique Morelembaum que identifica, em Jorge Antunes, ?seus múltiplos talentos e inquietudes musicais, confirmando a linha coerente de sua incessante busca pelo novo e pela ampliação dos limites em tudo o que concerne à criação musical.? Ao final do livro dois Apêndices apresentam listas com a denominação dos instrumentos, acessórios e fontes sonoras em seis idiomas: português, espanhol, francês, italiano, inglês e alemão. A lista é enriquecida com o acréscimo de símbolos para os instrumentos e fontes sonoras, sistematizados numa proposta de identificação universal. Nos diferentes capítulos do livro o leitor encontrará referências minuciosas sobre as diversas técnicas de execução, algumas tradicionais, outras bastante novas, dos instrumentos de percussão e de várias outras fontes sonoras que enriquecem a paleta de sons da orquestra e da nova música. Assim, o conteúdo do trabalho é útil não só para percussionistas, mas também para compositores, regentes, público leigo e músicos em geral, que se interessam em conhecer o maravilhoso universo sonoro que enriquece o colorido orquestral e a paleta de timbres das novas instrumentações da música de câmara, tanto no domínio da música erudita, quanto no da música popular. Preço: R$ 30,00 Pedidos para: sistrum em sistrum.com.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From rosanecardoso em ufpr.br Thu Dec 10 10:24:40 2009 From: rosanecardoso em ufpr.br (rosanecardoso em ufpr.br) Date: Thu, 10 Dec 2009 10:24:40 -0200 (BRST) Subject: [ANPPOM-L] Concurso na UFPR - Prof. Adjunto =?iso-8859-1?Q?(M=FAsica?=) Message-ID: <86ebaf085474c700ec02690036ef7731.squirrel@webmail.ufpr.br> Prezados colegas Informo que está aberto edital de concurso na UFPR (DeArtes/ Curso de Música) para classe de prof. Adjunto I. Área: Matérias Teóricas Aplicadas e Tecnologia na Música Período de inscrição: 09/12/2009 até 07/01/2010 Informações: http://www.progepe.ufpr.br/ Fones: (41)32226568 ou (41)32226856 Cordialmente, Rosane Cardoso de Araújo PPGMúsica/ UFPR From cpalombini em gmail.com Thu Dec 10 22:47:22 2009 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Thu, 10 Dec 2009 22:47:22 -0200 Subject: [ANPPOM-L] ARSC Conference 2010 -- Call for Presentations -- Deadline Reminder Message-ID: <85ba5a690912101647p27956aebx8d9bc195fbb9ed8a@mail.gmail.com> The Outreach Committee of the Association for Recorded Sound Collections (ARSC) posts the following message. --- DEADLINE REMINDER: 2010 ARSC CONFERENCE, CALL FOR PRESENTATIONS --- Proposal deadline: January 4, 2010 The Association for Recorded Sound Collections invites proposals for presentations at its 44th annual conference, to be held May 19-22, 2010, in one of the most fascinating cultural centers in America, New Orleans, Louisiana. The conference will take place at the historic Chateau Bourbon, located in the heart of the French Quarter. ARSC welcomes presentations on the preservation and study of sound recordings in all genres of music and speech, in any format, and from any period. The enthusiastic audience will be drawn from our community of collectors, historians, musicians, preservationists, and archivists. In general, we give preference to demonstrations, papers, and panels that are informative, well organized, and include compelling audio and visual content, presented by people who display a passion about their subjects. Presentations may deal with technical issues such as preservation and archives management or with content-related topics such as discography, repertoire, and artist profiles. This year we especially welcome presentations that showcase New Orleans and the surrounding area and their rich recording heritage. The deadline for receiving presentation proposals is January 4, 2010. Receipt will be acknowledged by e-mail. Presenters will be notified of acceptance by January 31, 2010. For more information and the Call for Presentations form, visit: http://www.arsc-audio.org/conference/pdf/2010call.rtf General conference information can be found at: http://www.arsc-audio.org/conference/ Tim Brooks ARSC Program Chair tim em timbrooks.net The Association for Recorded Sound Collections is a nonprofit organization dedicated to the preservation and study of sound recordings -- in all genres of music and speech, in all formats, and from all periods. ARSC is unique in bringing together private individuals and institutional professionals -- everyone with a serious interest in recorded sound. -- carlos palombini @cpalombini -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From cdmusica em unicamp.br Fri Dec 11 14:51:12 2009 From: cdmusica em unicamp.br (cdmusica) Date: Fri, 11 Dec 2009 14:51:12 -0200 Subject: [ANPPOM-L] [Infomativo cdmc] CDMC - INFORMATIVO 39/2009 - 11/12/2009 Message-ID: <4B227880.7070800@unicamp.br> */FWD cdmc Nº39 - 11/12/2009/* /CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA/ */PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO MUSICAL/* /BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TÉRREO/ /CAIXA POSTAL 6136 - CEP 13083-859/ /ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H / /DIREÇÃO: Profª. Drª. Lenita Waldige Mendes Nogueira PRODUÇÃO E MONTAGEM DO FWD CDMC :Eduardo Rodrigo Virgilio www.unicamp.br/cdmc / Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a: cdmusica em unicamp.br */MUSICON/* -- Guia da música contemporânea brasileira : www.unicamp.br/cdmc/musicon Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l 1 -CONCURSO : 2010 del Concorso Internazionale di Composizione Romualdo Marenco 2 -CALL : Call for Audio-Visual work - MANTIS Festival 2010 3 -CALL : Scores by MCN, ECPNM, ISCM 4 -DIVULGAÇÃO : MÚSICA PARA ORQUESTRA 5 -DIVULGAÇÃO : Concerto lançamento de CD -- « Novos Universos Sonoros » 6 -DIVULGAÇÃO : LANÇAMENTO DO LIVRO/CD "QUANTAS MÚSICAS TEM A MÚSICA?" 7 -DIVULGAÇÃO : VESTIBULAR MUSICA UFPEL 2010 - BACHARELADO 8 -DIVULGAÇÃO : Selo Kalamata lança o CD Contos Instrumentais na cpfl cultura 9 -DIVULGAÇÃO : Cuestiones de ópera contemporánea 10 -DIVULGAÇÃO : Sons Novos para a Percussão 11 -DIVULGAÇÃO : Exposição apresenta fotos e áudio de festivais de música realizados nos Centros Culturais do BNB 12 -DIVULGAÇÃO : VESTIBULAR 2010 [Teologia e Musicoterapia] da Faculdades EST 13 -DIVULGAÇÃO : Cultura FM Informa 14 -DIVULGAÇÃO : La musica: un obsequio noble..... 15 -NEWS : :Culture Action Europe Newsletter # 8 - December 2009 / IAMIC item 16 -NEWS : Musical America Weekly Newsletter 12/04/09 17 -CONCERTO : Sonia Rubinsky 18 -CONCERTO : HET COLLECTTIEF dia 11 de dezembro às 9h00 (sexta- feira) 19 -CONCERTO : Prelúdio 21 20 -CONCERTO : Música de Órgão na Basílica do Carmo 21 -CONCERTO : Concerto Flauta e Percussão 11/12/09 21h00 22 -CONCERTO : Gerok, Isabel Urrutia 23 -CONCERTO : Leitura dramática com música ao vivo da peça "A conversão de Mahler", de Ronald Harwood 24 -CONCERTO : Sob o Chão Móvel e Festa de Aniversário do Ibrasotope -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- _______________________________________________ Cdmusica-l mailing list Cdmusica-l em listas.unicamp.br https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l From nogueira.ilza em gmail.com Fri Dec 11 17:55:12 2009 From: nogueira.ilza em gmail.com (Ilza Nogueira) Date: Fri, 11 Dec 2009 17:55:12 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Novo_n=FAmero_da_Revista_=22Claves=22?= Message-ID: <82f883a70912111155g2878fad0x5157655ef4a7d82f@mail.gmail.com> Prezados colegas: Comunicamos o recente lançamento do volume 7 de *Claves: *Periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, contendo artigos de Marcos Nogueira (?Da ideia à experiência da Música?), Alberto José V. Pacheco (?Música profana ocasional e poder no Império Luso-Brasileiro?), Diósnio Machado Neto (?O músico sob controle: o processo de licenciamento na primeira metade do século XVIII?), Daniel Bento (?Opus 6 de Liszt: ocorrências de coesão discursiva?) e Carlos Sandroni (?O mangue e o mundo: notas sobre a globalização musical em Pernambuco?). Além dos artigos, encontram-se também resenhas de Régis Duprat (?A nova edição do Guia Prático de Villa-Lobos?), Mariza Rezende e Pauxy Gentil-Nunes (CD ?BRASSIL Interpreta Compositores da Paraíba?). Confiram na página da revista: http://www.cchla.ufpb.br/claves/. Cordialmente Ilza Nogueira Editor -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Wed Dec 16 22:59:34 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Wed, 16 Dec 2009 22:59:34 -0200 Subject: [ANPPOM-L] Orquestra Ars Hodierna, filmes Message-ID: <8b5170b60912161659s1634b190o28d467ca882ed1f5@mail.gmail.com> *Orquestra Ars Hodierna, filmes* Estão no Youtube novos filmes com a Orquestra Ars Hodierna. Agora, com obras de Antunes, Copland, Haydn e Stravinsky: *Orquestra Ars Hodierna Regente: Jorge Lisbôa Antunes* Jorge Antunes: NEC PLUS ULTRA http://www.youtube.com/watch?v=vIETRGP9xuA http://www.youtube.com/watch?v=lcPDV9ltelk Aaron Copland: APPALACHIAN SPRING http://www.youtube.com/watch?v=k-lLFgdYihw http://www.youtube.com/watch?v=hWz5LXXhkPI http://www.youtube.com/watch?v=ahgwAAOPafM Igor Stravinsky: DUMBARTON OAKS http://www.youtube.com/watch?v=ieINRIHdna8 http://www.youtube.com/watch?v=bq_8Rjy_3p0 Joseph Haydn: SINFONIA Nº 3 http://www.youtube.com/watch?v=5pGvTI98zV8 http://www.youtube.com/watch?v=Nkr1Q17osII http://www.youtube.com/watch?v=SNc9mF1Bhyo http://www.youtube.com/watch?v=VUrBalRiMi4 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Thu Dec 17 12:19:24 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Thu, 17 Dec 2009 12:19:24 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?sele=E7=F5es_na_p=F3s?= Message-ID: <8b5170b60912170619t3f609ff9pc250d3bc6b70fe11@mail.gmail.com> Saiu na Revista ÉPOCA. Editoria: BRASIL Data: 06/12/2009 * Doutores com Q.I.* * Nas seleções para pós-graduação, o "Quem Indicou" pode valer mais que o mérito acadêmico dos candidatos. É possível acabar com esse favoritismo?* * Ana Aranha e Marco Bahé* Ninguém duvida do mérito acadêmico dos alunos aprovados nos vestibulares das melhores universidades do país. A disputa pelas vagas é tão concorrida que a aprovação exige meses de estudos e preparação exclusiva. A maior prova disso foi a comoção em torno do vazamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pretende substituir os vestibulares como principal forma de acesso às universidades. Devido ao furto de dois cadernos de questões, o exame foi cancelado e 4 milhões de alunos esperaram dois meses para prestá-lo. Quem conseguir passar pelo filtro do Enem, entrar na universidade e se formar vai ter provavelmente de fazer um esforço diferente se quiser avançar para a pós-graduação. Em vez de virar a noite revisando o conteúdo de matérias para provas, vai ter de bajular um orientador, pedir cartas de recomendação, submeter-se a entrevistas cheias de critérios subjetivos para conseguir entrar num curso de mestrado. Por princípio, uma seleção para a pós-graduação não pode ser como o vestibular. Exige conhecimentos específicos e capacidades de argumentação e abstração que uma prova de múltipla escolha não é capaz de captar. Por isso, cada curso de pós-graduação tem autonomia para selecionar seus alunos. O problema é que alguns abusam dessa prerrogativa e deixam a decisão na mão dos poucos profissionais que compõem a banca. Com a concentração de poder, começam os problemas. Nos últimos anos, candidatos entraram com ações na Justiça para questionar os métodos de seleção de cursos de pós-graduação das melhores universidades do país. As ações denunciam favorecimento de candidatos próximos a professores e sugerem que, em algumas das mais qualificadas bancas de seleção do país, o famoso Q.I. ("Quem Indicou") tem um peso maior do que o potencial acadêmico na escolha dos futuros mestres e doutores. Essa é a suspeita levantada pela candidata ao mestrado em política social na Universidade de Brasília (UnB) Arryanne Vieira Queiroz. Formada em Direito e delegada da Polícia Federal, Arryanne, em novembro, entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal e um pedido de ação civil no Ministério Público Federal em que pede a suspensão do processo seletivo na UnB. Seu principal argumento é a falta de transparência. Quando soube que não havia sido aprovada na prova de conhecimentos específicos, Arryanne procurou saber sua nota com o objetivo de pedir a revisão de algumas questões. A UnB respondeu que as notas não seriam divulgadas. "Não faz sentido. Como posso recorrer sem saber se tirei 5 ou 0?", diz Arryanne. "Não tinha elementos para argumentar. Fiz um recurso no escuro." *O recurso apresentado por Arryanne foi recusado. Ao final do processo, ela teve outra surpresa. Descobriu que um dos dez candidatos aprovados é genro da coordenadora do programa de pós-graduação, Potyara Pereira. Com essa informação, ela decidiu entrar na Justiça. "Ele pode ter conquistado essa vaga por mérito próprio. Mas, como o processo é obscuro, fica a suspeita. Além de não ter direito a defesa, os candidatos não podem fiscalizar seus concorrentes." A coordenadora da banca da seleção, Marlene Teixeira Rodrigues, diz que a professora Potyara Pereira não participou da escolha dos alunos para o mestrado em política social da UnB devido a sua relação de parentesco com um dos candidatos. "A professora Potyara pediu para ser mantida distante do processo", diz Marlene Rodrigues. Ela afirma também que a divulgação das notas só é feita ao final do processo de seleção por causa de uma regra estabelecida no edital do concurso.* Não é a primeira vez que a UnB sofre acusações de favorecimento na seleção para a pós-graduação. Em 2005, o MPF moveu diversas ações contra a universidade devido à falta de clareza e objetivo nos critérios de escolha dos alunos de mestrado e doutorado. Segundo o procurador da República Carlos Henrique Martins, uma das denúncias foi motivada por uma pergunta feita pela banca do mestrado para antropologia. "Um professor queria saber como o candidato iria se manter financeiramente ao longo do curso. É um critério que não tem relação com o mérito acadêmico", diz Martins. Em 2005, a UnB firmou um acordo com o MPF e se comprometeu a mudar seus procedimentos. A promessa, aparentemente, foi esquecida. No edital para o mestrado em antropologia, ainda consta a exigência de uma "declaração de tempo e meios financeiros de que (o candidato) dispõe para cursar o mestrado". José Pimenta, coordenador da pós-graduação do curso, diz que "ninguém vai deixar de entrar devido às condições financeiras". Por que, então, a seleção ainda faz a pergunta? "Só para ter mais elementos sobre os candidatos", afirma Pimenta. Mais concorrência O número de alunos de mestrado e doutorado dobrou na última década. O aumento da competição exige critérios de seleção mais claros Revista Época Além da UnB, a pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também foi alvo de ações do MPF. Muitos dos processos de seleção da UFPE não tornavam públicos os critérios que seriam levados em conta pelas bancas. Entre os alunos da universidade, são muitos os relatos de favorecimento acobertados pela falta de transparência. Todos os depoimentos colhidos por ÉPOCA foram feitos sob a condição de anonimato. Os alunos têm medo de sofrer perseguição. A principal queixa é que seria preciso se aproximar de professores influentes para conseguir uma vaga. Segundo alunos do Departamento de Geografia, a pós-graduação seria "dominada" por grupos de professores que decidem, sem prestar contas, quem entra e quem sai. "Eu tive de passar um ano como aluna ouvinte até que um professor me 'adotasse'. Eles só querem orientar quem já conhecem", diz uma mestranda. "Se você vier de faculdade privada, então, há muito preconceito. Não é raro alunos tentarem mestrado em outros Estados, pois aqui há famílias dominando o departamento." Segundo um candidato ao mestrado em Direito, mesmo com nota 8 na prova específica e 9 na de língua estrangeira, ele foi eliminado da disputa depois de dez minutos de entrevista. "Outros candidatos com pontuação muito inferior a minha nas fases anteriores foram aprovados", diz. Depois da ação movida pelo MPF, a UFPE elaborou parâmetros para todos os cursos. Passou também a exigir a publicação dos critérios em espaços de acesso público - como a internet. Entre as principais mudanças está o fim da exigência das cartas de recomendação. As cartas davam margem para que alguns candidatos fossem beneficiados só por causa do prestígio de quem os recomendava. As entrevistas também perderam peso. Elas não podem mais classificar nem eliminar candidatos. Segundo o diretor de Pós-Graduação da UFPE, Fernando Machado, os problemas já tinham sido detectados antes da ação do MPF. "A ação serviu para acelerar um processo que acontecia lentamente", afirma. "Cerca de 80% do editais lançados neste semestre já seguem os novos parâmetros." Muitos professores da UFPE criticaram, porém, as mudanças nos processos de seleção. Eles argumentam que o acordo com o MPF feriu a autonomia universitária. "Sendo uma universidade pública, a UFPE é obrigada a seguir os princípios da impessoalidade, legalidade e publicidade. Assim como o mérito como critério de acesso ao ensino superior", afirma o procurador da República Antonio Carlos Barreto Campelo. As medidas tomadas pelo MPF para tornar mais transparentes os processos de seleção para a pós-graduação são importantes para tornar o sistema menos suscetível a injustiças. Mas nem elas são capazes de eliminar totalmente a subjetividade na escolha dos candidatos. "Temos parâmetros claros, mas alguma margem de subjetividade sempre fica", diz Romualdo Portela de Oliveira, coordenador da pós- -graduação em educação da Universidade de São Paulo (USP). A principal brecha para a subjetividade se abre quando o número de aprovados excede o número de vagas. Como há um número limitado de vagas por orientador, e os candidatos apontam seus orientadores no início do processo, a seleção final pode ficar a cargo do professor que está com excesso de alunos. Nesse caso, um candidato aprovado, com condições de cursar a pós-graduação, pode ficar de fora da seleção só porque o orientador preferiu trabalhar com outros alunos - talvez por uma relação anterior. "É uma discussão controversa", afirma Portela. "Eticamente, é razoável que orientador e orientado não discutam antes, já que aí se estabelece uma relação privilegiada. Mas também é natural que alguns sejam próximos, devido aos projetos de iniciação científica na graduação." O uso da entrevista como um dos critérios de seleção também costuma gerar controvérsias. Há relatos de que concorrentes recebem tratamento desigual. Uma candidata a mestrado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que pede que seu nome e curso não sejam identificados, diz que foi prejudicada pelo entrevistador. Em 2006, depois de passar na prova de inglês e na de conhecimentos específicos, ela chegou à entrevista em décimo lugar numa seleção em que havia 20 vagas. "A entrevista começou, e percebi que o entrevistador estava empenhado em prejudicar meu discurso. Ele era agressivo e intimidador, interrompia minha fala para dizer: 'Não é isso que eu quero saber'." Segundo ela, havia outros professores na banca, mas só ele falou. "Foi um comportamento acintoso. Ficou claro que ele queria me prejudicar." Depois da entrevista, a aluna caiu para a 21ª posição e ficou de fora da seleção. Para tentar evitar favorecimento ou perseguição, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) é que a entrevista não seja eliminatória e sirva apenas para somar pontos na classificação dos concorrentes. Mesmo assim, ela continuaria sendo estratégica, pois a distribuição de bolsas entre os aprovados costuma ser de acordo com a classificação. "O processo deve ter critérios claros e oferecer condições de igualdade", afirma Paulo Barone, presidente da Câmara de Ensino Superior do CNE. "Mas não dá para exigir objetividade total. Avaliação de mérito é sempre difícil de medir." Como a objetividade total é impossível, a Justiça costuma dar razão às universidades nos processos movidos pelos alunos contrariados. Apenas os casos mais gritantes chegam ao CNE, que pode fazer recomendações aos cursos sobre os critérios de seleção. Há alguns anos, algumas universidades federais exigiam que o candidato ao curso de pós-graduação apresentasse uma empresa patrocinadora de seu projeto para conseguir uma vaga no mestrado profissional. Trata-se de uma modalidade de mestrado que está crescendo no país, na qual os alunos desenvolvem projetos voltados para o mercado. Segundo Barone, a exigência de uma "empresa madrinha" fere o princípio de igualdade de condições de acesso. Por esse motivo, as universidades começaram a perder ações na Justiça, e o CNE passou a desaconselhar esse tipo de critério de seleção. Não há hoje no Brasil um órgão regulador dos processos de seleção da pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação, faz o controle da qualidade dos cursos. Mas não dá diretrizes para a seleção nem avalia os processos. "Esses questionamentos só estão acontecendo porque a demanda pela pós teve crescimento chinês", afirma Jorge Guimarães, presidente da Capes. Ele tem razão. Na última década, as matrículas no mestrado e doutorado dobraram. O aumento da procura é reflexo da crescente escolarização da população e da demanda por mão de obra qualificada do mercado. Com mais gente competindo pelas vagas, porém, as universidades estão diante do desafio de aumentar a transparência da seleção para a pós-graduação para acabar com os feudos acadêmicos em um país que pede mais mérito e qualificação. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From g_bortz em hotmail.com Thu Dec 17 13:09:01 2009 From: g_bortz em hotmail.com (Graziela Bortz) Date: Thu, 17 Dec 2009 15:09:01 +0000 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?FW=3A_Premiere_of_Kampela=27s_=27MACUNA?= =?iso-8859-1?q?=CDMA=27_by_the_New_York_Philharmonic?= In-Reply-To: <6A5EBB99-69C2-4371-962E-404A415EA4C5@earthlink.net> References: <6A5EBB99-69C2-4371-962E-404A415EA4C5@earthlink.net> Message-ID: Caros amigos, Gostaria de dividir com vocês a informação de que a peça Macunaíma, encomendada pela Orquestra Filarmônica de Nova York ao compositor carioca Arthur Kampela estreará hoje pela mesma no teatro Symphony Space, com reprise no dia 19 no Metropolitan Museum. Vejam informações e vídeo no link abaixo. É um grande orgulho ter um compositor brasileiro num evento estreado por uma orquestra de tal projeção e uma grande alegria para mim saber que o compositor de quem conheço o trabalho e tenho grande admiração receba este reconhecimento. Abraços, Graziela Having trouble reading this? Click here The New-Music Series Watch composer Arthur Kampelademonstrate techniques used in his new composition, MACUNAÍMA, which will receive its world premiere as part of CONTACT!, the new-music series,December 17, 2009, at Symphony Space, and on December 19 at The Metropolitan Museum of Art. For more information on CONTACT!, please click here. _________________________________________________________________ Windows Live: Keep your friends up to date with what you do online. http://www.microsoft.com/middleeast/windows/windowslive/see-it-in-action/social-network-basics.aspx?ocid=PID23461::T:WLMTAGL:ON:WL:en-xm:SI_SB_1:092010 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image001.gif Tipo: image/gif Tamanho: 11862 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image002.gif Tipo: image/gif Tamanho: 29728 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image003.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 24496 bytes Descrição: não disponível URL: From cdmusica em unicamp.br Thu Dec 17 18:36:26 2009 From: cdmusica em unicamp.br (cdmusica) Date: Thu, 17 Dec 2009 18:36:26 -0200 Subject: [ANPPOM-L] [Infomativo cdmc] CDMC - INFORMATIVO 40/2009 - 18/12/2009 Message-ID: <4B2A964A.3070801@unicamp.br> */FWD cdmc Nº40 - 18/12/2009/* /CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA/ */PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO MUSICAL/* /BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TÉRREO/ /CAIXA POSTAL 6136 - CEP 13083-859/ /ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H / /DIREÇÃO: Profª. Drª. Lenita Waldige Mendes Nogueira PRODUÇÃO E MONTAGEM DO FWD CDMC :Eduardo Rodrigo Virgilio www.unicamp.br/cdmc / Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a: cdmusica em unicamp.br */MUSICON/* -- Guia da música contemporânea brasileira : www.unicamp.br/cdmc/musicon Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l 1 -RECESSO : CDMC/BRASIL - UNICAMP 2 -CONCURSO : Competition for Composers 2010 - Concorso di composizione 2010 3 -CONCURSO : Concurso UFPB -- Composição Musical 4 -CONCURSO : IV Concurso Internacional de Piano, Panamá 5 -CALL : Call for Scores by MCN, ECPNM, ISCM 6 -DIVULGAÇÃO : Curso Voz e Movimento - CCSP 7 -DIVULGAÇÃO : Cultura FM Informa 8 -CONCERTO : MusiCâmara apresenta Concerto de Natal 9 -CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas 10 -PREMIERE : Kampela's 'Macunaíma' by the New York Philharmonic 11 -PREMIERE : NICOLAS VERIN solo - improvisation -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- _______________________________________________ Cdmusica-l mailing list Cdmusica-l em listas.unicamp.br https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l From adrimauricio em uol.com.br Fri Dec 18 09:54:24 2009 From: adrimauricio em uol.com.br (Adriana Lopes Moreira) Date: Fri, 18 Dec 2009 09:54:24 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Percep=E7=E3o_musical=3A_Pr=E1tica_audi?= =?iso-8859-1?q?tiva_para_m=FAsicos?= Message-ID: <001201ca7fd8$d9ee0a40$6500a8c0@fd7fdbbd6e98458> Caros colegas, Com grande satisfação, informo a respeito do lançamento do primeiro exemplar da Série Didático-musical. O livro Percepção musical: prática auditiva para músicos, de Bruce Benward e Timothy Kolosick, com tradução de Adriana Lopes Moreira, constitui um processo de apreensão de estruturas presentes em obras da literatura musical - sobretudo tonal, no entanto confluindo para o cromatismo e a pós-tonalidade. Cada capítulo trabalha, de maneira gradativa e variada, materiais melódicos, harmônicos e rítmicos, presentes em obras da literatura musical. O livro possibilita uma alternância na realização dos exercícios, dentro e fora da sala de aula - esta última, através do acesso a gravações disponíveis na Internet. Lançada em uma parceria formada pelas Editoras das Universidades de São Paulo e Estadual de Campinas - EDUSP e EDITORA DA UNICAMP - a Série Didático-Musical foi idealizada e é dirigida por Adriana Lopes da Cunha Moreira e Marcos Branda Lacerda, ambos professores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Seu intuito é o de contribuir para a construção de uma literatura básica didático-musical em língua portuguesa e se constitui de títulos atuais, voltados para a formação de músicos em nível acadêmico e pré-acadêmico. Atenciosamente, Adriana Lopes Moreira - - - Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira Departamento de Música Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo CMU-ECA-USP Tel. 55 11 3091 4330, r.200 www.cmu.eca.usp.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Percepção musical - Prática auditiva para músicos.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 93920 bytes Descrição: não disponível URL: From rosanecardoso em ufpr.br Fri Dec 18 19:24:54 2009 From: rosanecardoso em ufpr.br (rosanecardoso em ufpr.br) Date: Fri, 18 Dec 2009 19:24:54 -0200 (BRST) Subject: [ANPPOM-L] Concurso na UFPR - Prof. Adjunto =?iso-8859-1?Q?(M=FAsica?=) Message-ID: Prezados colegas Informo que está aberto edital de concurso na UFPR (DeArtes/ Curso de Música) para classe de prof. Adjunto I. Área: Matérias Teóricas Aplicadas e Tecnologia na Música Período de inscrição: 09/12/2009 até 07/01/2010 Informações: http://www.progepe.ufpr.br/ Fones: (41)32226568 ou (41)32226856 Cordialmente, Rosane Cardoso de Araújo PPGMúsica/ UFPR From adrimauricio em uol.com.br Tue Dec 22 08:58:59 2009 From: adrimauricio em uol.com.br (Adriana Lopes Moreira) Date: Tue, 22 Dec 2009 08:58:59 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Como_adquirir_o_livro_Percep=E7=E3o_mus?= =?iso-8859-1?q?ical=3A_Pr=E1tica_auditiva_para_m=FAsicos?= Message-ID: <005301ca82f5$d02f4e40$6500a8c0@fd7fdbbd6e98458> Caros colegas, Tenho recebido alguns e-mails solicitando mais informações a respeito da aquisição do livro, então tomei a liberdade de veicular as informações por nossa lista. Uma possibilidade para a aquisição do livro Percepção musical: prática auditiva para músicos, de Bruce Benward e Timothy Kolosick seria o acesso ao site da Livraria da Edusp: http://www.edusp.com.br/detlivro.asp?id=411960. As gravações estão disponíveis no endereço da Editora McGraw-Hill: http://www.mhhe.com/socscience/music/benward7/train.htm. O exemplar do professor (Instructor's Edition of Ear Training, Revised - 2010 - 7) pode ser adquirido pelo site da Livraria Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2798156/instructor's-edition-of-ear-training-revised-2010-7/?ID=C92B5D567D90C12140B0E0411&PAC_ID=18659. Atenciosamente, Adriana Lopes Moreira PS: No Site da Saraiva, a funcionária deles digitou "Ben Ward", referindo-se ao autor, mas se trata de Bruce Benward (solicitarei a correção, assim que ela voltar do período de férias). Se for necessário conferir, o ISBN da "Instructor's Edition" é 0073327182. - - - Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira Departamento de Música Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo CMU-ECA-USP Tel. 55 11 3091 4330, r.200 www.cmu.eca.usp.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From edgberg em terra.com.br Thu Dec 24 10:41:14 2009 From: edgberg em terra.com.br (edgberg em terra.com.br) Date: Thu, 24 Dec 2009 12:41:14 +0000 Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?Fwd=3A_Revista_do_Conservat=C3=B3rio_de_M?= =?utf-8?q?=C3=BAsica_da_UFPel=2C_vol=2E2?= Message-ID: <2597.1261658474@terra.com.br> Caros, Informo que já está disponível no site http://www.ufpel.edu.br/conservatorio/revista/ [1] o volume 2 da Revista do Conservatório de Música da UFPel. Neste exemplar, entrevistas com os compositores Brian Ferneyhough e Tristan Murail, e artigos de Mônica Lucas (CMU-ECA-USP), Alberto José Vieira Pacheco (Universidade Nova de Lisboa-FCT) e Daniel R. Medeiros (PPGMus-UFPR). Atenciosamente, Prof. Dr. Luiz Guilherme Goldberg Editor da Revista do CM/UFPel -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Mon Dec 28 14:02:29 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Mon, 28 Dec 2009 14:02:29 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?=D3pera_de_Rua?= Message-ID: <8b5170b60912280802p291bdb5o1da1b76d7724b393@mail.gmail.com> *ÓPERA DE RUA* O maestro Jorge Antunes está escrevendo nova ópera, em novo gênero a que ele chama "Ópera de Rua". Ela será apresentada em janeiro/fevereiro/março ao ar livre, nas ruas de Brasília. Antunes procura músicos, atores e cantores voluntários, para participação no grupo. O conjunto musical e os instrumentos terão o aspecto de música medieval. Interessados devem procurar o maestro por e-mail ou telefone: E-mail: antunes em jorgeantunes.com.br Tel.: (61) 3368-1794 *TÍTULO PROVISÓRIO DO ESPETÁCULO*: *Auto do Pesadelo de Dom Bosco* *PERSONAGENS*: Meirinho, *ator* Juiz, ator-cantor Burgomestre Leo Bardo Pro-Dente, *tenor* Monarca Xaró Parruda, *barítono* Suserano Paul Batávio, *tenor* Ioarrín Kouriz, Rei do Gado, Senhor da Bezerra d'Ouro, *barítono* Reverendo Júnior Embromélli, *barítono* Reverendo Benedictus Dormindo, *barítono* Gran Vizir Ben no Início Tavares, *barítono* Príncipe Augustus Baralho, *tenor* Bruxa Ouvides Grito,* mezzo-soprano* Vassalo O Vilão Aires, *tenor* Vassalo Rogê Rolíces, *tenor* Vassalo Borval da Bóza, *barítono-baixo* Truão Pônei Nêmer, *tenor* Coro do Povo (*entre 20 e 30 pessoas, homens e mulheres*) -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From silvio.ferraz em terra.com.br Mon Dec 28 17:43:42 2009 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Mon, 28 Dec 2009 17:43:42 -0200 Subject: [ANPPOM-L] processo seletivo EMESP 2010 Message-ID: caros colegas, de 04 a 28 de janeiro de 2010 estarão abertas as inscrições para: 1. vagas para professores nas áreas de viola (1) e acordeão (1) para atuarem nos cursos da EMESP 2. vagas para músicos [violinos (2) e trompa (1)] para atuarem junto ao grupo de música contemporânea da EMESP. o material para a inscrição bem como descriçao de atividades e salário base apresentados na carta de convocação estão disponíveis para download nos links abaixo: http://www.emesp.org.br/pt/secao2/114/4/4/Profissionais-de-Musica/ http://www.emesp.org.br/pt/secao2/55/4/4/Professores/ contamos com a colaboração de vcs na divulgação aos interessados. obrigado, bom ano de 2010 boas festas silvio ferraz From mvinicionogueira em gmail.com Tue Dec 29 09:11:19 2009 From: mvinicionogueira em gmail.com (Marcos Nogueira) Date: Tue, 29 Dec 2009 09:11:19 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?1=AA_Chamada_de_Trabalhos_para_o_SIMCAM?= =?iso-8859-1?q?_6?= Message-ID: <938AC5F466F544098695FA5EB92D4672@MarcosNogueiPC> Prezados colegas, O Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM-UFRJ) e a Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) convidam para o VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM 6), a se realizar na cidade do Rio de Janeiro, de 25 a 28 de maio de 2010, na Escola de Música da UFRJ. O VI SIMCAM será um fórum multidisciplinar dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos da percepção e da produção das artes musicais. O período de submissão de trabalhos (1ª chamada) é de 7 de dezembro de 2009 a 7 de fevereiro de 2010. A publicação do resultado da seleção será no dia 8 de março de 2010, e a entrega das versões finais dos trabalhos (2ª chamada) pelos autores deverá ser efetuada até 28 de março de 2010. O tema central do Simpósio será: Cognição Musical: novo domínio ou novo paradigma? As submissões de trabalhos deverão ser realizadas através de formulário eletrônico no endereço http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/simcam/simcam6, onde podem ser encontradas todas as informações necessárias sobre o evento. Os Simpósios de Cognição e Artes Musicais (SIMCAMs) têm sugerido, continuadamente, as seguintes subáreas temáticas para submissão de trabalhos: i)A mente e a percepção musical; ii)A mente e a produção musical; iii)Lingüística, semiótica e cognição musical; iv)Tecnologia e cognição musical; v)Artes musicais e desenvolvimento da mente humana; e vi)Artes musicais e cognição social. Trabalhos submetidos à Comissão Científica do SIMCAM 6 devem ser enviados por Formulário Eletrônico (no endereço supracitado) nas seguintes modalidades: i)Sessões de comunicações orais: reservadas a trabalhos completos, produtos de pesquisas concluídas ou em andamento. Primeira chamada: envio de resumo com cerca de 500 (quinhentas) palavras. ii)Sessões de demonstrações: reservadas a trabalhos que apresentem aplicação prática resultante de pesquisa (técnica de performance, de ensino, lutheria, de software etc). Primeira chamada: envio de resumo expandido com 1000-1200 palavras. iii)Sessões de pôsteres (incluindo trabalhos de alunos de Graduação): Reservada a trabalhos referentes a pesquisas em andamento. Primeira chamada: envio de resumo expandido com 1000-1200 palavras (os trabalhos selecionados serão expostos em área comum durante o evento e seus autores convidados a estar presentes em horários específicos para apresentar seus trabalhos). Sejam todos bem-vindos! Marcos Nogueira Coordenador Geral do SIMCAM 6 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From cpalombini em gmail.com Tue Dec 29 02:59:26 2009 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 29 Dec 2009 02:59:26 -0200 Subject: [ANPPOM-L] pt.wikipedia.org Message-ID: <85ba5a690912282059r4ae30aacwdc0b5e1957ba4b87@mail.gmail.com> O artigo em destaque da Wikipedia portuguesa esta semana é sobre "História da música erudita em Porto Alegre": http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal http://pt.wikipedia.org/wiki/História_da_música_erudita_em_Porto_Alegre Cp -- carlos palombini @cpalombini -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From gbertis em yahoo.com.br Mon Dec 28 14:39:32 2009 From: gbertis em yahoo.com.br (Guilherme Bertissolo) Date: Mon, 28 Dec 2009 14:39:32 -0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?III_FIMC_=5BConcurso_de_Composi=E7=E3o?= =?iso-8859-1?q?=5D?= Message-ID: <937c74fb0912280839q2734a0e0s5ea10399a8ac6fb8@mail.gmail.com> Prezados senhores: O PPGMUS-UFBA e a comissão organizadora do III Festival Internacional de Música Contemporânea abrem inscrições para o III Concurso de Composição "Ernst Widmer". O regulamento pode ser encontrado no site do evento em: http://iiifimc.wordpress.com/iii-concurso-ernst-widmer/ Maiores informações: mail.fimc em gmail.com Favor divulgar. From soniaraybrasil em gmail.com Thu Dec 31 17:01:14 2009 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Thu, 31 Dec 2009 17:01:14 -0200 Subject: [ANPPOM-L] Informes e Agradecimentos Message-ID: <172a5e960912311101m51cddd4fm728b0e9fa748f39b@mail.gmail.com> Caros associados da ANPPOM, O ano está no finalzinho de novo (!) e temos muito que comemorar e agradecimentos a fazer. *Podemos comemorar os eventos e iniciativas que deram certo em 2009:* O *II Fórum **Nacional de Editores de Periódicos de Música*, realizado na Unesp-SP (abril), deu continuidade ao I Fórum (dez, 2007 em Goiânia) e resultou em mudanças concretas na avaliação de periódicos da área de artes em geral no SciELO Brasil (normas a serem divulgadas nas próximas semanas); *A Editora ANPPOM*. Desde Setembro de 2009 a ANPPOM é cadastrada como editora na Biblioteca Nacional e já tem publicado (on-line) o primeiro livro de uma série intitulada "*Pesquisa em Música no Brasil: Métodos, Domínios, Perspectivas". *A medidad em que forem lançados, os volumes da série ficarão disponíveis no site da ANPPOM em formato e-book/pdf, com acesso gratuito. O *XIX Congresso da ANPPOM* (em Curitiba - UFPR) foi o primeiro realizado dentro da nova proposta da diretoria de trazer a responsabilidade do Congresso para a ANPPOM em colaboração como o PPG que recebe o Congresso. Os frutos desta alteração já são visíveis: tivemos a inclusão da performance como produção selecionada da área, um aumento significativo de pesquisadores-participantes, e ainda assistimos, com satisfação, o retorno de antigos associados que haviam se desligado da ANPPOM e a chegada de novos membros. A *Revista OPUS* teve seu conselho editorial ampliado e sua periodicidade mantida com um site renovado e artigos disponibilizados na íntegra. *Podemos comemorar o bom andamento dos planos pra 2010:* O *III Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música* acontece em abril, novamente conjugado com a da renião anual dos Coordenadores, na cidade do Rio de Janeiro, sediado pelo PPGMUS da UFRJ de 7 a 10 de abril, evento que já tem confirmado auxílio do CNPq (detalhes em breve no site e nas listas específicas); O *XX Congresso da ANPPOM* acontece em Florianópolis, de 23 a 27 de agosto, sediado pelo PPGMUS da UDESC (detalhes em breve no site e na lista); O *Banco de Anais de Congressos de Música do Brasil On-line* está sendo preparado para disponibilização no sita ANPPOM ainda no primeiro semestre de 2010. *Os agradecimentos*... ...são pra todos os parceiros que tornaram possíveis as ações da ANPPOM em 2009 e que estão colaborando com os projetos de 2010, em particular para as agências de fomento (CAPES, CNPq e Fundação Araucária) e para as universidades envolvidas com a diretoria (UFG, UNESP e UFPR); são pra todos os membros da diretoria que dedicaram grande tempo de suas vidas pessoais em nome do crescimento da ANPPOM; são para todos os pesquisadores e estudantes que nos honraram com seus trabalhos e sua presença no Congresso em Curitiba, mesmo em tempos difícíceis de 'gripe'; são para a equipe que trabalhou em Curitiba e para a equipe que já está trabalhando desde setembro de 2009 em Florianópolis; são para cada sócio que, mesmo em tempos de crise econômica, fez sua contribuição anual e nos ajudou a manter a ANPPOM. MUITO OBRIGADA! Um excelente 2010 para todos vocês! Sonia Ray Presidente da ANPPOM Gestão 2009-2011 site: www.anppom.com.br e-mail: soniaraybrasil em gmail.com -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From sbme em sbme.com.br Thu Dec 31 21:19:32 2009 From: sbme em sbme.com.br (SBME .) Date: Thu, 31 Dec 2009 21:19:32 -0200 Subject: [ANPPOM-L] Chamada de trabalhos Message-ID: <9f62b7710912311519r55facf46j7f1597f00a364e9d@mail.gmail.com> *CHAMADA DE TRABALHOS:* *Documentação e conservação do patrimônio das artes mediáticas* Cinquième Sommet DOCAM 3 au 5 mars 2010 Montréal (Québec), Canada L?Alliance de recherche DOCAM (Documentation et conservation du patrimoine des arts médiatiques) vous invite à soumettre des propositions de communications pour le Sommet DOCAM 2010, qui marque la fin de cinq années de travaux. DOCAM est une alliance internationale de recherche initiée par la *fondation Daniel Langlois pour l?art, la science et la technologie*. Son objectif principal est le développement de nouvelles méthodologies et d?outils adaptés aux enjeux de la conservation et de la documentation engendrés par les pratiques artistiques reposant sur l?emploi de technologies. L?événement interdisciplinaire vise à réunir des artistes, des chercheurs, des étudiants et des praticiens de la muséologie (techniciens, conservateurs, restaurateurs, commissaires, etc.), afin de connaître les enjeux et les pistes de réflexion soulevés par des cas de recherche. Nous privilégions les communications liées aux axes de recherche de l?Alliance ainsi qu?à des études de cas appliquées à des ?uvres ou à des méthodologies éprouvées. Les propositions doivent porter sur au moins l?un des trois thèmes suivants: 1- *Documentation des arts médiatiques* Exemples : o Difficultés liées au catalogage des arts médiatiques o Pratiques d?auto-documentation et d?auto-archivage par les artistes o Documentation de l?expérience du spectateur 2- *Conservation et restauration des arts médiatiques* Exemples : o Conservation de l?art éphémère et des pratiques performatives o Muséologie adaptée à la variabilité des ?uvres o Transmission du savoir-faire et stratégies de préservation o Point de vue et rôle de l?artiste quant à la conservation de ses ?uvres 3- *Enseignement de la conservation et de la documentation des arts médiatiques* * *Exemples : o Nécessités quant aux ressources pédagogiques o Illustration par des cas pratiques d?enseignement *Les thématiques transversales suivantes seront également considérées : * o Développement d?outils terminologiques o Méthodologies relatives à l?historique des technologies o Aspects légaux et propriété intellectuelle (points de friction entre les enjeux de propriété intellectuelle et de conservation) o Relations entre artistes et technologues dans un contexte de collaboration Les propositions doivent comprendre : - un titre et un résumé de 400 mots; - un bref énoncé expliquant comment la communication cadre avec les priorités de recherche de DOCAM; - le nom, l?affiliation et l?adresse électronique de l?auteur. Les propositions sont acceptées en anglais ou en français. Veuillez les faire parvenir d?ici le *3 janvier 2010 *à Sophie Le-Phat Ho à slephatho @docam.ca. Les projets sélectionnés seront divulgués le 15 janvier 2010. Les conférenciers choisis devront assurer les frais de leur voyage et de leur séjour à Montréal. Pour plus de renseignements sur DOCAM et son mandat, veuillez visiter . * Call for papers The Fifth DOCAM Summit March 3 to 5, 2010 Montréal (Québec), Canada* The DOCAM (Documentation and Conservation of the Media Arts Heritage) Research Alliance invites submissions of abstracts for the presentation of papers at the 2010 DOCAM Summit, which will mark the end of five years of research. DOCAM is an international research alliance initiated by the *Daniel Langlois Foundation for Art, Science, and Technology*. Its main objective is to develop new methodologies and tools to address the issues of preserving and documenting digital, technological, and electronic works of art. The interdisciplinary event aims to bring together artists, researchers, students and museum practitioners (technicians, conservators, curators, etc.) in order to expose and explore the issues raised by current research. We especially welcome papers related to the Alliance?s research areas and to case studies applied to artworks or to tested methodologies. Proposals must expand on at least one of the following three themes: 1- *Documentation of media arts* Examples: o Challenges related to cataloguing new media artworks o Artists? self-documentation and self-archiving practices o Documentation of audience experience 2- *Conservation and restoration of media arts* Examples: o Conservation of ephemeral and performative art forms o Museum practices adapted to the variability of artworks o Transmission of know-how and strategies of preservation o Perspective and role of the artist regarding the conservation of his or her works 3- *Education around the conservation and documentation of media arts* * *Examples: o Needs regarding pedagogical resources o Lived experience and practical issues *The following transversal themes will also be considered:* o Elaboration of terminological tools o Methodologies pertaining to the history of technologies o Legal questions and intellectual property in relation to conservation o Issues regarding collaborations between artists and technologists Proposals must include: - a title and a 400-word abstract; - a brief statement explaining how the paper fits within the research priorities of DOCAM; - the name, affiliation, and e-mail address of the author. Submissions in English or French are welcome. Please send your proposal by *January 3, 2010 *to Sophie Le-Phat Ho at slephatho em docam.ca. Results will be announced on January 15, 2010. The selected speakers must cover their own travel expenses. For more information about DOCAM and its mandate, please visit -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: