From silvio.ferraz em terra.com.br Sun Mar 1 13:52:57 2009 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Sun, 1 Mar 2009 13:52:57 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?festival_de_campos_do_jordao_-_composi?= =?iso-8859-1?q?=E7ao?= Message-ID: caros colegas este ano haverá uma oportunidade rara para estudantes de composição no festival de inverno de campos do jordão. foi firmado um acordo com o conservatório de paris e 12 professores daquela escola estarão atuando no festival. para nós, compositores e professores de composição dois destaques: o compositor stefano gervasoni e o grupo contemporâneo de câmara. os alunos selecionados não apenas terão aulas com gervasoni, como suas obras terão estréia em concerto-leitura realizado com grupo contemporâneo de câmara formado de músicos brasileiros com ampla experiência em música nova. os alunos de regência também terão uma oportunidade rara de trabalhar com o maestro guillaume bourgogne que estará à frente do grupo contemporâneo de câmara. trabalharão juntamente a seus colegas compositores para a preparação do concerto leitura, bem como terão orientação de bourgogne em atividades relacionadas a outros concertos que estarão à cargo do grupo. no mais, espero que possamos futuramente dar mais continuidade a iniciativas como esta estimulando a produção musical brasileira contemporânea. obrigado silvio ferraz -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: festival.jpg Tipo: application/octet-stream Tamanho: 246008 bytes Descrição: não disponível URL: From liatomas em uol.com.br Sun Mar 1 21:54:32 2009 From: liatomas em uol.com.br (Lia Tomas) Date: Sun, 1 Mar 2009 21:54:32 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Contato Dario Sotelo Message-ID: Gostaria de saber se alguém tem o e-mail ou qq outro tipo de contato com o Maestro Dario Sotelo do Conservatório de Tatuí. Muito obrigada Lia ____________________________________________ Lia Tomás Coordenadora PPG em Música UNESP - Instituto de Artes Fones: 2066 6534/6533/6521 - 5908 0888(res.) - 9205 3465(cel.) E-mail: liatomas em uol.com.br ou liatomas em ia.unesp.br http://www.ia.unesp.br/pos/stricto/musica/index.php São Paulo, SP -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Plano de fundo Festa.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 5048 bytes Descrição: não disponível URL: From cpalombini em gmail.com Mon Mar 2 17:09:37 2009 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Mon, 2 Mar 2009 21:09:37 +0100 Subject: [ANPPOM-L] concursos EM-UFMG Message-ID: <85ba5a690903021209y6dea0c4fpb04dc86976b9650f@mail.gmail.com> Serão recebidas inscrições de candidatos aos concursos para preenchimento de vagas, conforme descrito na relação abaixo: EDITAL Nº 129, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009 Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3 - página 43 - sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 Vaga de PROFESSOR ASSISTENTE, Nível 01, lotada nesta Unidade (Escola de Música da UFMG). Departamento de Instrumento e Canto. Número de vagas: 01 (uma). Prazo de inscrição: 60 dias após a publicação do edital. Área de conhecimento: Piano/Música Popular. Regime de trabalho em Dedicação Exclusiva. Inscrições feitas na secretaria da Escola de Música da UFMG, no horário das 13:00 às 20:00. Informações: 3409-4710 EDITAL Nº 130, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009 Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3 - página 43 - sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 Vagas de PROFESSOR ASSISTENTE, Nível 01, lotada nesta Unidade (Escola de Música da UFMG). Departamento de Instrumento e Canto. Área de conhecimento: Musicoterapia. Regime de trabalho em Dedicação Exclusiva. Número de vagas: 02 (duas). Prazo de inscrição: 60 dias após a publicação do edital. Inscrições feitas na secretaria da Escola de Música da UFMG, no horário das 13:00 às 20:00. Informações: 3409-4710 Área de conhecimento: Saxofone/Música Popular. Regime de trabalho em Dedicação Exclusiva. Número de vagas: 01 (uma). Prazo de inscrição: 45 dias após a publicação do edital. Inscrições feitas na secretaria da Escola de Música da UFMG, no horário das 13:00 às 20:00. Informações: 3409-4710 EDITAL Nº 131, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009 Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3 - página 44 - sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 Vaga de PROFESSOR AUXILIAR, Nível 01, lotada nesta Unidade (Escola de Música da UFMG). Departamento de Instrumento e Canto. Número de vagas: 01 (uma). Prazo de inscrição: 30 dias após a publicação do edital. Área de conhecimento: Violão/Guitarra Elétrica/Música Popular. Regime de trabalho em Dedicação Exclusiva. Inscrições feitas na secretaria da Escola de Música da UFMG, no horário das 13:00 às 20:00. Informações: 3409-4710 -- carlos palombini abbaye d'ardenne 14280 saint-germain-la-blanche-herbe calvados From jamannis em uol.com.br Tue Mar 3 09:43:17 2009 From: jamannis em uol.com.br (jamannis) Date: Tue, 3 Mar 2009 09:43:17 -0300 Subject: [ANPPOM-L] AES BRASIL 2009: Extended deadline Message-ID: <00ca01c99bfd$a0457ef0$e0d07cd0$@com.br> O prazo final para submissão de artigos para o Congresso AES-Brasil 2009 foi estendido até o dia 8 de março de 2009. A Sociedade de Engenharia de Áudio anuncia que foi prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para o 7º Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil a ser realizado conjuntamente com a 13ª Convenção Nacional da AES-Brasil e a 3ª Conferência Latinoamericana da AES entre 26 e 28 de maio de 2009 em São Paulo, com o tema “Áudio para HDTV e sua evolução”. Reiteramos o convite a todos os membros das comunidades científicas e tecnológicas das áreas de áudio, engenharia, computação, música e acústica a submeterem trabalhos originais de pesquisas, desenvolvimentos e inovações. Com o objetivo de ampliar a abrangência do evento e promover o interesse pela Engenharia de Áudio nos jovens é encorajada a participação de estudantes de cursos técnicos e cursos de graduação com trabalhos em nível de programas BIC-Jr e Iniciação Científica. Os trabalhos deverão ser submetidos diretamente em sua versão completa, em formato eletrônico PDF, usando-se o sistema JEMS, acessível em https://submissoes.sbc.org.br. Serão aceitas submissões em português, espanhol e inglês. Instruções adicionais podem ser obtidas no site do congresso em http://www.aesbrasil.org/portal/index.php?page_id=39. Questões para o comitê de organização podem ser enviadas para o endereço aesbrasil2009 em aesbrasil.org. Visite o sítio do evento, constantemente atualizado, em http://www.aesbrasil.org. Atenciosamente, Comissão Organizadora do AES Brasil 2009 aesbrasil2009 em aesbrasil.org From dguigue em cchla.ufpb.br Tue Mar 3 13:31:36 2009 From: dguigue em cchla.ufpb.br (Didier Guigue) Date: Tue, 3 Mar 2009 13:31:36 -0300 (BRT) Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?=5BFwd=3A_Rencontres_complexit=E9_dans_?= =?iso-8859-1?q?les_arts_et_les_sciences_--_Ircam_10-12__juin_2009=5D?= Message-ID: <37760.200.209.172.73.1236097896.squirrel@webmail.cchla.ufpb.br> ----- (english below) Sentiers qui bifurquent Rencontres pluridisciplinaires autour de la complexité dans les arts et les sciences - Ircam 10-12 juin 2009 http://complexite09.ircam.fr/ Du 10 au 12 juin 2009, l’Ircam organise un symposium international croisant quelques expériences esthétiques d’envergure et des prospectives scientifiques sur la notion de complexité qui traverse aujourd’hui de nombreux champs du savoir. La spécificité du symposium consiste à proposer des objets de réflexion communs – œuvres musicales, littéraires, numériques, objets mathématiques, théories scientifiques– comme autant d’entrées singulières vers la complexité. Peut-on interroger les conditions de la conception, de l’écriture, de la réalisation, de la réception sous l’angle de la complexité dans le cinéma, la littérature, la peinture, l’architecture comme dans la musique Les modèles scientifiques semblent nous enseigner en tout cas que les systèmes qui captent notre intérêt sont “au bord du chaos”. C’est en effet à la frontière de l’ordre et du chaos que les systèmes évoluent vers des niveaux supérieurs d’organisation et que les attracteurs sont suffisemment nombreux pour susciter un front d’innovation soutenu tout en évitant — pour l’observateur — l’épuisement cognitif inhérent à l’ordre ou au désordre total, tout en favorisant aussi des possibilités d’appropriation progressive qui réduisent à leur tour l’intensité de la surprise. Si l’on admet que de telles propriétés sont effectivement recherchées, même de manière purement intuitive, par les créateurs, on peut alors se demander s’il n’existe pas un lien qui nouerait entre elles les stratégies temporelles du compositeur, du cinéaste, de l’artiste numérique — stratégies par lesquelles est orienté d’une certaine manière le temps subjectif du spectateur — et les stratégies relatives à la complexité structurelle de l’œuvre. Dans cette rencontre entre artistes et scientifiques, la relation au temps dépasse le cadre local des stratégies opératiques. Pour Prigogine, les bifurcations cristallisent l’histoire du système. Au sein de toutes les formes et processus de la matière ou du vivant se trouvent capturés des points de bifurcation constituant une chronologie de l’évolution des systèmes et de leurs interactions anciennes avec le milieu. Pour l’artiste se trouve aussi posé le problème du choix et de la délégation du choix. Pour nous orienter dans le vaste réseau des questions qui pourront ainsi être discutées entre acteurs des sciences ou des arts lors de ces journées nous avons choisi d’organiser les rencontres en trois thématiques : • la thématique Conceptions se configure autour de la pensée systématique de la création, de l’engendrement, de la complexité structurale, de l’intentionnalité, des dispositifs (auto-)poïétiques. • La thématique Langages sera consacrée à la pensée de l’écriture, les mathématiques, les langages formels, la logique et l’informatique, la complexité algorithmique. • la thématique Temps, Espace et Perception abordera la complexité physique et perceptive, les modèles de mémoire, d’anticipation et de surprise, la narration, l’histoire, l’interprétation, les grandes échelles de réseaux et de sociétés. Dans chacune de ces thématiques générales, et de manière transversale, les concepts important des sciences de la complexité, notamment auto- organisation, autonomie et émergence dans les systèmes loin de l’équilibre, ainsi que les grands paradigmes-domaines (physique, biologie, information etc.) seront à la fois explicités pour le public et mis à l’épreuve d’une confrontation avec les pratiques artistique, aussi bien comme outils d’analyse que de création. Colloque scientifique / du 10 au 12 juin / 9h30-18h / Centre Pompidou - Petite salle/ entrée libre Rencontre : 10 juin à 19h30, Centre Pompidou, cinéma 1 Rencontre : 12 juin à 19h30, Ircam, Espace de projection -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Bifurcating Paths Multidisciplinary Encounters on Complexity in Arts and Sciences - Ircam, June 10-12, 2009 http://complexite09.ircam.fr/ IRCAM & Centre Pompidou organize three days of international multidisciplanary encounters on complexity in the arts and sciences, june 10-12 2009. The event comprises of a three-days scientific symposium and two art- science encounters in the evening. The whole event takes place inside the Ircam Agora Festival, june 8-19 2009, a major milestone in the french cultural landscape. It is also coupled with a Lars von Trier retrospective organized by the Centre Pompidou. While the symposium will focus on conferences by prestigious scientists or art theorists, the evening presentations will give the opportunity to leading artistic personalities to confront their practices and ideology on the ground of complexity. Physics, chemistry, computer science, mathematics, epistemology, architecture, music, painting, litterature, cinema, theatre ... a great variety of topics will be explored in an interactive fashion. Participants will take advantage of a selection of concerts during the Agora Festival program that have a unique connection to the idea of complexity -- Didier Guigue UFPB--Departamento de Música Programa de Pós-Graduação em Musica -- http://www.cchla.ufpb.br/ppgm MUS3--Musicologia, Sonologia e Computação -- http://www.cchla.ufpb.br/mus3 COMPOMUS -- ------http://www.compomus.mus.br LATTES: http://lattes.cnpq.br/2072946162282636 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From marcosfilhomusica em yahoo.com.br Tue Mar 3 14:58:36 2009 From: marcosfilhomusica em yahoo.com.br (Marcos Filho) Date: Tue, 3 Mar 2009 09:58:36 -0800 (PST) Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Um_golpe_na_classe_art=EDstica_=28pelas?= =?iso-8859-1?q?_costas=29?= Message-ID: <751377.98138.qm@web65601.mail.ac4.yahoo.com>   TENDÊNCIAS/DEBATES   Um golpe na classe artística (pelas costas)   JÚLIO MEDAGLIA e PAULO PÉLICO   ________________________________   Filmes semelhantes a esse já vimos em outros países e épocas. Como se   sabe,eles não fizeram sucesso ao longo da história...   ________________________________  COMO se sabe, a atual crise econômica vem vitimando impiedosamente empresas  em todo o mundo, das maiores organizações às mais modestas. Imagine, nessa  situação, como está a vida do produtor cultural, esse idealista que sai à  rua com um projeto teatral, editorial ou musical debaixo do braço em busca  de patrocínio -aliás, o primeiro a ser cortado ao se vislumbrar a mais tênue  ou a mais longínqua nuvem negra no universo mercadológico.  Apesar do tido como baixo "valor de mercado" de nossa produção intelectual,  o presidente Lula, ao mesmo tempo em que disponibiliza R$ 250 bilhões em  pacotões anticrise com socorro financeiro a bancos, desoneração fiscal às  exportações, estímulos à indústria automobilística etc., penaliza a classe  artística ao sancionar a lei complementar nº 128/2008, também subscrita  pelos ministros Guido Mantega e Miguel Jorge. A nova lei trocou sutilmente  as atividades culturais de lugar (do anexo 4º para o 5º). Assim sendo, a  faixa das alíquotas incidentes sobre pequenas empresas produtoras de cultura  foi substituída por outra cujas alíquotas chegam a quase triplicar os  impostos do setor.  Com o excessivo peso dos impostos, os microempresários da cultura haviam  recebido com alívio a notícia do projeto de lei do Simples Nacional, uma  nova modalidade de tributação que prometia uma redução de até 40% na carga  tributária, estabelecendo os impostos ao redor de 9%. Milhares de  microempresas culturais -após fazerem essa opção contábil, assumirem  compromissos e pautarem suas atividades em razão dessa nova realidade- se  viram subitamente presas numa armadilha, com uma carga tributária de até  27,9%.  Isso coloca as microempresas da cultura numa faixa de semelhante à de uma  média ou à de uma grande empresa. E o mais espantoso desse fato é que essas  mudanças ocorreram sem a menor transparência e sem debate nem comunicados  prévios aos atingidos pela alteração. Os artistas e produtores tomaram  conhecimento do assunto no início deste ano, já diante do fato consumado.  Não sabemos como classificar a atitude do presidente e dos congressistas, se  de esperteza ou de má-fé.  O caso é que a lei foi aprovada às pressas no dia 19 de dezembro, uma  sexta-feira, último dia do calendário legislativo, de forma quase secreta, a  ponto de tributaristas próximos ao governo e que participaram da elaboração  do projeto do Supersimples desconhecerem a existência da matéria. Era  proposital a aprovação na antevéspera do Natal e com as tramitações  envolvidas em segredo. Como se sabe, no caso dos impostos, qualquer lei que  altere suas regras, quando aprovada, só entra em vigor no ano seguinte.  Trata-se não só de uma proteção do contribuinte diante da volúpia  arrecadadora do erário mas também de um direito constitucional, presente na  legislação tributária de todos os países. Se o projeto tivesse sido exposto  publicamente, certamente teria provocado reações, debates e envolveria algum  tempo. Assim, se aprovado fosse, só entraria em vigor em 2010.  Pelo visto, a Fazenda tinha pressa, optando pelo silêncio, pela malícia, por  um artifício legislativo sub-reptício para presentear, qual macabro  papai-noel, a in-telligentsia brasileira com um rombo em seus já minguados  recursos de produção cultural. Claro está que tal carga de impostos é  desproporcional à atividade de produção cultural, o que empurrará grande  parte do setor para a informalidade. Dificultará também a geração de  empregos na área, enquanto as proporções dessa nova arrecadação em nada  contribuirão para o crescimento do país.  Ao contrário, dificultarão e diminuirão as possibilidades de captação de  recursos para os microempresários culturais, sonhadores de um Brasil mais  culto e civilizado. Aliás, os métodos utilizados pelo Ministério da Fazenda  revelam nítidos vestígios medievais, época na qual os aumentos de impostos  eram comunicados sem escrúpulos aos aldeões, intimidados que eram pelos  ruídos das patas dos cavalos da guarda montada do senhor feudal.  Precisamos reagir, com todos os meios de que dispõem os operadores e os  produtores culturais, de forma que a sociedade venha a tomar conhecimento  desse descalabro. Como se isso não bastasse, o governo federal acaba de  bloquear 78% do orçamento do Ministério da Cultura para este ano.  Gostaríamos de saber o que querem dizer esses fatos. Filmes semelhantes já  vimos em outros países e épocas. Como se sabe, eles não fizeram sucesso ao  longo da história...  JÚLIO MEDAGLIA , regente sinfônico formado pela Escola Superior de Música da  Universidade de Freiburg (Alemanha), foi diretor dos Teatros Municipais do  Rio de Janeiro e de São Paulo, do Centro Cultural São Paulo e da  Universidade Livre de Música. É autor do arranjo original da música  "Tropicália", que deu origem ao movimento.  PAULO PÉLICO , 52, é autor e produtor teatral.  Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua  publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas  brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento  contemporâneo. debates em uol.com.br  ________________________________  Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É  proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de  comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. ---------------------------------------------------   Marcos Filho Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados http://br.maisbuscados.yahoo.com -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From liatomas em uol.com.br Thu Mar 19 11:03:31 2009 From: liatomas em uol.com.br (Lia Tomas) Date: Thu, 19 Mar 2009 11:03:31 -0300 Subject: [ANPPOM-L] I-ANPPOM JAN-MAR 2009 Message-ID: ____________________________________________ Lia Tomás Coordenadora PPG em Música UNESP - Instituto de Artes Fones: 5627 7078/7079/7080/7083 (direto) - 5908 0888(res.) - 9205 3465 (cel.) E-mail: liatomas em ia.unesp.br ou liatomas em uol.com..br http://www.ia.unesp.br/pos/stricto/musica/index.php São Paulo, SP, Brasil -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Plano de fundo Festa.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 5048 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Slide1.JPG Tipo: image/jpeg Tamanho: 163396 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Slide2.JPG Tipo: image/jpeg Tamanho: 156170 bytes Descrição: não disponível URL: From soniaraybrasil em gmail.com Sat Mar 21 19:08:16 2009 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Sat, 21 Mar 2009 19:08:16 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Inscri=E7=E3o_para_o_II_Forum_de_Editor?= =?iso-8859-1?q?es?= Message-ID: <172a5e960903211508o16560c5aga0a8f72f83838723@mail.gmail.com> Caros colegas, Enconra-se disponível no site da ANPPOm o forumlário de Inscrição para o II Forum de editores de Periódicos de Música. Link: *http://www.anppom.com.br/forum2009_inscricao.php* Um abraço, Sonia -- SONIA RAY Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás Presidente da ANPPOM (www.anppom.com.br) Tel: 62-9249.0911 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From sbme em sbme.com.br Sun Mar 22 00:37:16 2009 From: sbme em sbme.com.br (SBME .) Date: Sun, 22 Mar 2009 00:37:16 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Violino_e_Eletr=F4nica?= Message-ID: <9f62b7710903212037l2e632e4ahef3d4ddb592ea07a@mail.gmail.com> VIOLINO E ELETRÔNICA A Editora Billaudot, de Paris, acaba de publicar a obra Série Meninos do compositor brasileiro Jorge Antunes. Trata-se de uma coleção de 15 pequenas peças para violino e sons eletrônicos pré-gravados, especialmente escrita para jovens estudantes de violino. A obra didática é inovadora, introduzindo o jovem violinista nas novas linguagens musicais. Na partitura vem um CD de áudio com os acompanhamentos eletrônicos. No mesmo CD estão as 15 peças na íntegra, na interpretação do violinista Guy Comentale. *Les Éditions Billaudot, de Paris, viennent de publier l'oeuvre Série Meninos du compositeur brésilien Jorge Antunes. C'est une collection de 15 petites pièces pour violon et sons électroniques pré-enregistrés, spécialement écrite pour des jeunes étudiants de violon. L'oeuvre didactique est innovatrice et introduit le jeune violoniste aux nouveaux langages musicaux. Dans la partition vient un CD audio, avec les accompagnements électroniques. Au même CD on trouve les 15 pièces jouées integralement, dans l'interpretation du violoniste Guy Comentale.* Duas das 15 peças podem ser ouvidas no site: *Deux des 15 pièces peuvent être écoutées dans le site:* http://americasnet.com.br/antunes/seriemeninos/ -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From rodcv em acd.ufrj.br Mon Mar 23 12:36:17 2009 From: rodcv em acd.ufrj.br (Rodrigo Cicchelli Velloso) Date: Mon, 23 Mar 2009 12:36:17 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Evento SARC-UFRJ Message-ID: O Laboratório de Música e Tecnologia e o Gabinete de Acústica Musical da Escola de Música da UFRJ têm o prazer de convidá-los para um evento acadêmico e artístico em conjunto com o Sonic Arts Research Centre (SARC) da Queen's University de Belfast. O dia 3 de abril de 2009 será dedicado a uma série de palestras e a um workshop enfocando os trabalhos de pesquisa da UFRJ e do SARC, em temas relacionados à música e às novas tecnologias. No dia 4 de abril, será realizado um concerto com obras de compositores ligados às duas instituições, com entrada franca. Local: Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio 98, Centro, Rio de Janeiro. Para maiores detalhes e solicitações de inscrição, favor entrar em contato com rodcv2 em hotmail.com Esperamos vê-los lá! Cordialmente, Rodrigo Cicchelli Velloso e Leonardo Fuks *************************************** Evento SARC-UFRJ - Programação das Atividades Sexta-feira, dia 3 de abril de 2009 Horário Título da Atividade Observações Sala 9:00 - 10:00 Acolhida e Montagem da sala de apresentações Chegada dos participantes e montagem de equipamentos para a realização das palestras e workshop Salão Henrique Oswald 10:00 - 11:30 Boas Vindas e Apresentações da Escola de Música da UFRJ Apresentação das linhas de atuação do Laboratório de Música e Tecnologia, por Rodrigo Cicchelli Velloso, do Gabinete de Acústica Musical, por Leonardo Fuks, e de palestras curtas de alunos e ex-alunos: 1) José Luis Menegotto: Uma visão geral da Caixa de Música; 2) Marcos Campello: Sistemas musicais interativos: uma proposta de realização; 3) Paulo Dantas: Reflexões sobre material musical na composição contemporânea; 4) Daniel Puig: Modelos dinâmicos não-lineares e composição assistida pelo computador 5) Niágara Cruz Vieira: Utilização conjunta de oficinas de instrumentos e de recursos de multimídia no ensino musical público 6) Jésus Figueiredo: Temperando o Côro- otimização da afinação por técnicas auditivas e por manipulação digital de alturas vocais 7) Ricardo Faissal: Da luteria à acústica: materiais tradicionais e experimentais em saxofones 8) Guillermo Tinoco: Reprodução, restauração e representação digital de fonogramas históricos 11:30 - 13:00 Apresentação do SARC I Apresentação das linhas de atuação do Sonic Arts Research Centre da Queen's University de Belfast, por Pedro Rebelo 13:00 - 14:00 Almoço 14:00 - 15:30 Apresentações do SARC II Palestras de pesquisadores ligados ao SARC: 1) Chris McClelland: E-Score 2) Pedro Rebelo: Dramaturgias Musicais na Net 3) Fernando Gualda: Análise musical computacional e de práticas interpretativas 4) Patricia Alessandrini: Employing physical modelling in electro-acoustic and real-time composition 15:30 - 17:00 Workshop Tema: Interfaces fisiológicas para a composição Tutor: Miguel Ortiz Pérez 17:00 - 21:00 Montagem da sala de concertos Montagem do sistema de sonorização para o concerto do sábado e realização de testes de som e ensaios (cronograma a definir) Salão Leopoldo Miguez Sábado, dia 4 de abril de 2009 Horário Título da Atividade Observações Sala 9:00 - 14:30 Ensaios Realização de ensaios (cronograma a definir) Salão Leopoldo Miguez 15:00 - 15:45 Concerto - parte I Compositores da UFRJ 1) Rodrigo Cicchelli Velloso - Multiple Reeds (1º movimento) (saxofone e fita) 2) Marcos Campello - Tao Inuume (piano e eletrônica) 3) Rodolfo Caesar - 3 Clips (áudio-visual) 4) Paulo Dantas - Perspectiva (fita) 5) Daniel Puig - Re:voada ecolocação (saxofone e eletrônica) 15:45 - 16:00 Intervalo 16:00 - 17:00 Concerto - parte II Compositores do Sonic Arts Research Centre da Queen's University de Belfast 1) Patricia Alessandrini - menus morceaux par un autre moi réunis (violão e eletrônica) 2) Miguel Ortiz Pérez - MUAP (live performance) 3) Brian Cullen - Natural Balance (áudio-visual) 4) Pedro Rebelo - Fragmentos (saxofone e eletrônica) 5) Orestis Karamanlis - Kardas (fita) 6) Chris McClelland - Autokineton (saxofone, piano, eletrônica e eScore) Intérpretes: Pedro Bittencourt - saxofone Marina Spoladore e Pedro Rebelo - piano Mauricio Carrasco - violão Daniel Puig, Daniel Zea, Marcos Campello, Miguel Ortiz Pérez, Patricia Alessandrini, Paulo Dantas, Pedro Rebelo, Rodolfo Caesar e Rodrigo Cicchelli Velloso - eletrônica -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From jonufer em globo.com Tue Mar 24 09:08:18 2009 From: jonufer em globo.com (Jose Nunes Fernandes) Date: Tue, 24 Mar 2009 09:08:18 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?CONCURSO_DEPARTAMENTO_DE_TEORIA_GERAL_D?= =?iso-8859-1?q?A_M=DASICA_-_EMUFMG_=28educa=E7=E3o_Musical=29?= Message-ID: <948176510903240508j60d4cd72i6b54d81cf7085589@mail.gmail.com> CONCURSO DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA - EMUFMG (educação Musical) Inscrições de candidatos aos concursos para preenchimento de vaga de PROFESSOR ADJUNTO, Nível 01, lotada nesta Unidade (Escola de Música da UFMG). Departamento de Teoria Geral da Música. Conforme EDITAL Nº 110, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2009 Publicado no Diário Oficial da União - Seção 3 - página 41 - quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009. Número de vagas: 01 (uma). Prazo de inscrição: 40 dias a partir da publicação do edital. Titulação: Doutorado. O candidato deve ter graduação em Música e pelo menos um título de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Educação Musical. Área de conhecimento: Educação Musical. Regime de trabalho em Dedicação Exclusiva. Inscrições: na Secretaria da Escola de Música da UFMG, no horário das 13:00 às 20:00. Informações: 3409-4710 From cyclophonica em yahoo.com Tue Mar 24 09:09:44 2009 From: cyclophonica em yahoo.com (Leonardo Fuks) Date: Tue, 24 Mar 2009 05:09:44 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?EVENTO_MUSICAL-TECNOL=C3=93GICO_UNE_BRASIL_E?= =?utf-8?q?_IRLANDA_DO_NORTE_=3A__UFRJ_=2C_3_e_4_de_abril_de_2009?= In-Reply-To: References: Message-ID: <713089.54969.qm@web63305.mail.re1.yahoo.com> EVENTO MUSICAL-TECNOLÓGICO UNE BRASIL E IRLANDA DO NORTE O Laboratório de Música e Tecnologia e o Gabinete de Acústica Musical da Escola de Música da UFRJ têm o prazer de convidá-los para um evento acadêmico e artístico em conjunto com o Sonic Arts Research Centre (SARC) da Queen?s University de Belfast http://www.sarc.qub.ac.uk/main.php. O dia 3 de abril de 2009 será dedicado a uma série de palestras e a um workshop enfocando os trabalhos de pesquisa da UFRJ e do SARC, em temas relacionados à música e às novas tecnologias, das 10:00 às 17:00 horas. No dia 4 de abril às 15:00 horas, será realizado um concerto com obras de compositores ligados às duas instituições, com entrada franca. Local: Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio 98, Centro, Rio de Janeiro.. Para maiores detalhes e solicitações de inscrição, favor entrar em contato com rodcv2 em hotmail.com Esperamos vê-los lá! Cordialmente, Rodrigo Cicchelli Velloso e Leonardo Fuks -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Tue Mar 24 14:48:26 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Tue, 24 Mar 2009 14:48:26 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?educa=E7=E3o_musical=3A_como=3F_qual=3F?= Message-ID: <8b5170b60903241048p6b02fd45vd884637e0d64d822@mail.gmail.com> Colegas: A professora Silvia de Luca está promovendo uma enquete cujo reesultado será importante para se definir como se dará o ensino de música nas escolas: http://queroeducacaomusicalnaescola.com/questionario/ É fundamental participar, respondendo às perguntas e divulgando para que outros respondam. Há tanta confusão a respeito que ações assim são necessárias para garantirmos um mínimo de coerência à prática da educação musical. O prazo é final de março! Cordialmente, Jorge Antunes -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Tue Mar 24 15:00:52 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Tue, 24 Mar 2009 15:00:52 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Educa=E7=E3o_Musical=2E_Qual=3F?= Message-ID: <8b5170b60903241100o44cae693tb6510cb92910c9d6@mail.gmail.com> Colegas: A professora Silvia de Luca está promovendo uma enquete cujo reesultado será importante para definir como se dará o ensino de música nas escolas: http://queroeducacaomusicalnaescola.com/questionario/ É fundamental participar, respondendo às perguntas e divulgando para que outros respondam. Há tanta confusão a respeito que ações assim são necessárias para garantirmos um mínimo de coerência à prática da educação musical. O prazo é final de março! Cordialmente, Jorge Antunes -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From antunes em unb.br Tue Mar 24 19:34:04 2009 From: antunes em unb.br (Jorge Antunes) Date: Tue, 24 Mar 2009 19:34:04 -0300 Subject: [ANPPOM-L] NO SE MATA LA JUSTICIA Message-ID: <8b5170b60903241534g3bb7032bh82e517f0c2820ee8@mail.gmail.com> 24 de março de 2009 * 29 anos do assassinato de Don Romero* http://pqpbach.opensadorselvagem.org/jorge-antunes-1942-%E2%80%93-%C2%A1no-se-mata-la-justicia/ * ELEGIA VIOLETA PARA MONSENHOR ROMERO* (1981) coro infantil, piano obligato e orquestra The Israel Sinfonieta e coro infantil do Kibuttz Hatzerin piano: Mariuga Lisbôa Antunes regente: Jorge Antunes http://www.americasnet.com.br/antunes/audio/Elegia_Violeta_para_Monsenhor_Romero.mp3 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From cdmusica em unicamp.br Fri Mar 27 14:37:29 2009 From: cdmusica em unicamp.br (CDMC-Brasil/Unicamp) Date: Fri, 27 Mar 2009 14:37:29 -0300 Subject: [ANPPOM-L] CDMC - INFORMATIVO 02/2009 - 27/03/2009 Message-ID: <49CD0ED9.9070000@unicamp.br> Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From rrrr em usp.br Sat Mar 28 11:17:05 2009 From: rrrr em usp.br (Rubens Ricciardi) Date: Sat, 28 Mar 2009 11:17:05 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?M=FAsica_de_C=E2mara_2009_-_Ribeir=E3o_?= =?iso-8859-1?q?Preto?= Message-ID: <008f01c9afb1$95a65d30$0100000a@c8b43b6c982e45d> RECITAL DE VIOLONCELO E PIANO Matias de Oliveira Pinto, violoncelo Viviane Taliberti, piano O Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP, em parceria com a CCRP/USP, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Grupo Pró-Música, Fundação D. Pedro II e a Caixa Econômica Federal, estará apresentando no próximo dia 31 de março, terça-feira, às 20h30 no Theatro Pedro II, o Concerto de Abertura da série "Temporada de Música de Câmara 2009". Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (aposentados). Já para os estudantes a entrada é gratuita. Matias de Oliveira Pinto, violoncelo Matias de Oliveira Pinto é natural de São Paulo onde iniciou seus estudos musicais. Em 1980, muda-se para Berlim como bolsista da Fundação Herbert von Karajan. Na Europa estudou na Escola Superior de Música de Berlim (HdK) e na Academia Franz Liszt de Budapeste. Pedagogo muito solicitado em vários países, é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Matias de Oliveira Pinto realiza extensa tournée pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália. Em Berlim se apresenta nas salas de concertos mais importantes da cidade (Philharmonie, Konzerthaus, Appollo-Saal der Staatsoper,etc.). Desde 2003 é convidado anualmente para participar na série oficial de música de câmara da Orquestra Filarmônica de Berlin. Gravou Cd`s pelos selos europeus Academy, Kreuzberg Records, Bella Musica e Hungaroton Classics. Viviane Taliberti, piano Viviane Taliberti nasceu em Curitiba, onde iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade. Aos 19 anos, após participar de cursos internacionais na Europa, realizou sua primeira tournée internacional em 15 cidades, a convite de entidades culturais da Alemanha. Foi selecionada para fazer o curso de mestrado em "Performance" Pianística na Faculdade de Música de Colônia, departamento de Aachen, Alemanha, diplomando-se com nota máxima com distinção. Além de apresentar-se regularmente como solista e camerista em diversas cidades do Brasil e da Europa, com destacados músicos brasileiros e estrangeiros, é convidada anualmente para ministrar aulas em Festivais Internacionais de Música. Desde 2002, através de concurso público, é professora efetiva do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia-MG, ministrando aulas de Piano, Técnica Instrumental e Literatura do Instrumento. Desde 2004 é proponente e diretora artística do projeto "Concertos para Uberlândia". Programa G. Fauré - Elegie D. Schostakowich - Sonata op. 40 Intervalo H. Villa-Lobos - O Canto do Cisne Negro Prelúdio nº 2 C. Guastavino - La Rosa y el Sauce A. Piazzolla - Le Gran Tango. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: 04 folder.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 297637 bytes Descrição: não disponível URL: From whvalent em terra.com.br Sun Mar 29 11:27:12 2009 From: whvalent em terra.com.br (=?utf-8?Q?Helo=C3=ADsa_e_Wagner_Valente?=) Date: Sun, 29 Mar 2009 11:27:12 -0300 Subject: [ANPPOM-L] relato de caso estranho Message-ID: <001201c9b07a$73bb6750$5b3235f0$@com.br> Olá, colegas, Repasso, na íntegra, a mensagem de Luiz Fernando Cadorin, violinista. Veio como comentário de uma notícia acerca da OMB. Bom domingo, Heloísa De: historiadamusica em yahoogrupos.com.br [mailto:historiadamusica em yahoogrupos.com.br] Em nome de Luiz Fernando Cadorin Enviada em: domingo, 29 de março de 2009 10:03 Para: historiadamusica em yahoogrupos.com.br Assunto: {Grupo Hist. Música} Fwd: Não foi possível enviar sua mensagem Então, eu atualmente dou aula de violino e nunca me foi pedido nenhuma carteirinha. Não tenho a OMB nem a o MEC. Aconteceu o seguinte: Eu cheguei na escola para dar a aula e antes disso a dona me perguntou se eu tinha OMB. Como só ela estava lá eu disse abertamente que não. Ela ficou surpresa e perguntou como que não me pediram. Eu respondi que nunca precisei e que só faria inscrição em último caso. Daí a dona me explicou que na manhã daquele dia, apareceram duas mulheres que se diziam da OMB e perguntaram se todos os professores tinham. Como a escola nunca exigiu, ela não soube responder mas teve que mostrar a carteirinha dela se não já seria multada na hora. Ocorre que se tiver um único professor que não seja filiado, a escola receberá uma multa no valor de R$ 2.000,00. E será multada toda vez que a fiscalização aparecer e tiver algum professor em situação irregular. Aí entregaram uma notificação para a escola dizendo que se os professores não regularizarem a situação em até 45 dias, a escola seria multada. Mas que por enquanto não era para a dona se preocupar pq eles estavam passando pelas escolas com o intuito de orientar. Pelo que li num outro papel (também da OMB), até igrejas que ensinam música sem fins lucrativos podem ser multadas. Na próxima segunda eu estarei na escola e pedirei uma cópia dos documentos para vossa apreciação. Obrigado pela atenção de todos. Luiz Fernando Cadorin Violinista Em 28/03/2009 18:07, Yahoo! Grupos < notify em yahoogrupos.com.br > escreveu: Não foi possível enviar a mensagem de para . Você só pode enviar mensagens em texto simples para este grupo. Formato HTML e outros não são permitidos. Para obter ajuda visite http://help.yahoo.com/help/br/groups/ [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas] __._,_.___ Mensagens neste tópico (1) Responder (através da web) | Adicionar um novo tópico Mensagens | Arquivos | Fotos | Links | Banco de dados | Enquetes | Associados | Agenda Assine seu nome e e-mail ao final de todas as mensagens, facilitando um possível contato entre os membros do grupo. Esta mensagem foi enviada a todos os membros do grupo "História da Música". Se você quiser enviar uma resposta ou acrescentar algo a discussão, use o e-mail do grupo: historiadamusica em yahoogrupos.com.br Caso sua resposta seja apenas para quem enviou esta mensagem, procure o endereço do remetente no cabechalho do e-mail e envie sua resposta em PVT. Yahoo! Grupos Alterar configurações via web (Requer Yahoo! 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URL: From cpalombini em gmail.com Tue Mar 31 18:33:37 2009 From: cpalombini em gmail.com (Carlos Palombini) Date: Tue, 31 Mar 2009 23:33:37 +0200 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?john_cage_gr=E1tis_no_iTunes?= Message-ID: <85ba5a690903311433m72c1dc35nb538cf6a490af51d@mail.gmail.com> iTunes está oferecendo gratuitamente, no "discovery download", o primeiro movimento de *4'33"* de John Cage: http://www.macworld.com/article/139749/2009/03/itunes_cage.html Os outros dois movimentos podem ser comprados por apenas 99 cents cada um. Como disse um internauta: "Muito bom que iTunes está oferecendo John Cage de graça. Mas eles deveriam ter oferecido a versão remasterizada. A diferença salta aos ouvidos". Parabéns ao iTunes por levar a arte à massa, a preço de banana. -- carlos palombini abbaye d'ardenne 14280 saint-germain-la-blanche-herbe basse-normandie 13 rue des martyrs paris ix -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: