[ANPPOM-L] RES: CENSURA NA ? Fwd: Sobre a estrutura do Congresso 2009

Pablo Sotuyo Blanco psotuyo em ufba.br
Dom Maio 3 03:22:47 BRT 2009


Cara Zélia,

Obrigado por confirmar que estou em dia com a anuidade da ANPPOM e que a Presidente da ANPPOM estava informada disso com antecedência à mensagem de 29 de abril de 2009.

Agora pergunto: 
Qual é o problema que o sistema tem que as mensagens de Sonia Ray são veiculadas na lista e as minhas enviadas desde o servidor da UFBA não? 

Perceba que todas estas mensagens estão saindo com cópia para a lista e nenhuma delas foi veiculada por ela.

Não há alguém responsável pela manutenção da lista? 
Se não me engano, lembro que a Profa. Lia Tomás tinha sido indicada para tal tarefa, mas não sei se continua realizando-a atualmente.

No mais, aproveito a oportunidade para lhe agradecer mais uma vez o seu  respeito pelo diálogo acadêmico e sensato.

Muito atenciosamente,

Pablo Sotuyo Blanco

-----Mensagem original-----
De: Zélia Chueke [mailto:zchuekepiano em ufpr.br] 
Enviada em: Saturday, May 02, 2009 8:55 PM
Para: psotuyo em ufba.br

Caro Pablo,

Como segunda secretaria, posso afirmar que seu nome consta do cadastro
como perfeitamente em dia com as anuidades. Todos os membros da diretoria
receberam a lista dos socios em dia com as aunidades até fevereiro e tenho
certeza que qualquer problema que esteja havendo com a divulgação na lista
de qualquer mensagem relativa à Pesquisa e Pos Graduação em Musica sera
divulgada na lista sem problemas.

Como você sabe estamos enfrentando alguns problemas no sistema desde o
incio do ano e ja recebi outras recalmações desde gênero, encaminhando-as
imediatamente à presidente e aos responsaveis pelo site e pela lista de
discussões.

Fique trnaquilo, pois tenho certeza que assim que estes trâmites no
sistema forem resolvidos, a comunicação sera restabelecida; não se trata
aqui de discordâncias ou não, mas de simples direito de manifestação de
socios pagantes de uma associação e quanto a isto a diretoria esta bem de
acordo.

Acredito precisarmos apenas de um pouco de paciência.

Cordialmente,

Zélia Chueke


> Meus caros,
>
> Saibam desculpar a insistência...
>
> Aparentemente esta resposta a Sonia Ray não foi viabilizada na lista da
> ANPPOM.
>
> Não estou em situação de inadimplência com a ANPPOM pois paguei a
> minha anuidade no Congresso em Salvador 2008.
>
> Muito me surpreendeu ter visto a resposta de Sonia Ray sem ter sido a
> minha resposta veiculada na lista, como toda lista democrática e plural
> deveria tratar os seus associados.
>
> Estou cada vez mais propenso a pensar que estou sendo censurado pela
> Presidência da ANPPOM... Se a situação não for normalizada
> URGENTEMENTE ANTES DE 3 DE MAIO, só me restará tomar as medidas
> cabíveis...
>
>
>
> Por favor, enviem TODOS esta mensagem à lista até ser disponibilizada...
> Tenho direito à resposta pública. E esta é a minha resposta.
>
>
>
> Desde já, agradecido a todos...
>
>
>
> Pablo.
>
>
>
> P.S.: Aos membros do Programa De Pós-Graduação Em Música da UFPR:
> Vocês concordam com tudo isto? O silêncio pode aparecer como
> conivente... Por favor, suplico que se manifestem de alguma forma... A
> proposta dos GTs tem problemas... e a censura às vozes discordantes não
> fará um congresso mais “forte” e sim menos participativo... Se eu
> não tivesse interesse em participar com o nosso GT não estaria
> discutindo nada disso... Fico no aguardo da vossa sensatez e sentido
> ético.
>
>
>
>
>
>
>
> Sonia,
>
> A sua resposta não atendeu nenhuma das questões que educadamente eu
> coloquei. Inconsistências continuam patentes e, segundo leio em mensagens
> de outros colegas, outras mais são detectadas até na formatação dos
> trabalhos.
>
>
>
> No entanto, ao invés de responder com calma e clareza, você decidiu
> começar a misturar temas que não dizem respeito ao tópico da mensagem
> (numa tentativa de confundir o leitor à qual responderei a continuação
> do tópico que mais me preocupa e que motiva justamente a minha presente
> atividade na lista).
>
>
>
> Em função disso, insisto:
>
> “Se não se divulgam as normas claras dos GTs antes de concluir a
> chamada de trabalhos, como pode se dialogar com a organização para que
> se reconheçam os históricos de GTs bem sucedidos e com continuidade e
> abrangência até hoje no âmbito dos congressos da ANPPOM?
>
> Numerosos colegas vem participando desde 2003 dos GTs em Musicologia
> Histórica, coordenados por André Guerra Cotta e por mim. Dentre os
> muitos ganhos que tal espaço de discussão trouxe para a subárea, devo
> destacar que desse GT surgiu a proposta de um Código de ética que foi
> promovido pela Assembléia em Brasília para servir de base para a
> elaboração de um eventual código de ética para a própria ANPPOM. A
> Comissão para tal discussão foi nomeada pela Assembléia em Brasília
> 2006, porém nunca convocada pela Presidência da ANPPOM para iniciar os
> seus trabalhos. De nossa parte, continuamos trabalhando em prol da
> avaliação crítica e organização das ações musicológicas e da
> classe musicológica no Brasil.
>
> Acreditamos que a ANPPOM deveria ser o espaço para tal discussão
> acontecer.
>
> Mas não somos os únicos... Outros tantos colegas participam dos GTs de
> musica e mídia, coordenados por Heloisa Valente, por exemplo.” (grifos
> meus)
>
> Continuando... não fica claro o que você quer dizer quando afirma que
> “Lembro que foi também decisão da assembléia de Salvador que só
> haveria uma forma de submissão de trabalhos e que todos passariam pela
> comissão científica do Congresso. Portanto, todos os interessados em
> apresentar trabalhos no Congresso devem atender a chamada até 3 de maio,
> como já informou a coordenadora científica”.
>
>
>
> Isso inclui os trabalhos a serem apresentados nos GTs? Concordará comigo
> que se essa for a idéia, então, para que apresenta-los em GTs? Não
> deveriam ser tratados como comunicações ou pôsteres? Ou está se
> propondo oferecer GTs como mini-simpósios de trabalhos submetidos e
> aceitos pela Comissão Científica, porem agrupados em GTs? Se assim for,
> para que uma sessão de relatos dos GTs?
>
>
>
> Enfim. As inconsistências e falta de esclarecimentos continuam, sejam
> lidas quatro meses antes ou hoje... tanto faz.
>
>
>
> Se a sua lembrança não consta no Relatório da Assembléia publicado,
> não é mais do que o seu desejo pessoal, Sonia, pois segundo consta no
> documento oficial divulgado (Relatório da Assembléia de 2008 em Salvador
> - http://www.anppom.com.br/Relatoda_Assembleia2008.pdf ), o item 3, que
> reproduzo na integra abaixo, estabelece (ipsis litteris):
>
>
>
> “3. QUANTO À ESTRUTURA DOS CONGRESSOS DA ANPPOM DEFINIU-SE QUE:
>
> 1. Atividades simultâneas no congresso são benvindas se necessárias;
>
> 2. Um maior número de comunicações, sem prejuízo a qualidade dos
> trabalhos é
>
> desejável;
>
> 3. Pôsteres e comunicações devem diferir apenas na forma de
> apresentação do
>
> trabalho;
>
> 4. Os Grupos de Trabalho devem ter normas claras de funcionamento e
> acontecer em
>
> formato sequencial, como mini-simpósios.
>
>
>
> * RECOMENDAÇÕES GERAIS DA ASSEMBLÉIA PARA OS FUTUROS CONGRESSOS:
>
>  Ampla divulgação das normas para avaliação utilizadas pelos
> pareceristas dos congressos;
>
>  Que se considere outras formas de apresentação de trabalhos, além
> da escrita e oral;
>
>  Que se adeque a forma de exposição de trabalhos à linguagem
> escolhida pelo autor
>
> (audiovisual, escrita, oral...);
>
>  Que os trabalhos aprovados sejam representativos da área como um
> todo.”
>
>
>
> Observa-se claramente que, ao invés do que você parece querer agora
> inserir no relatório, se recomenda uma ampla divulgação das normas para
> avaliação utilizadas pelos pareceristas.
>
> Nesse sentido, a modelagem feita pela Coordenação Científica em
> Salvador 2008 (cujas chamada e normas continuam divulgadas nos endereços
> http://www.anppom2008.ufba.br/normpapers.html ;
> http://www.anppom2008.ufba.br/normcoord.html e
> http://www.anppom2008.ufba.br/normpares.html para conferência), parece
> ter sido adotada resumidamente – e com poucas mudanças – na chamada
> de trabalhos do XIX Congresso, que agora apenas inclui breves indicações
> dos itens a avaliar e o valor de corte.
>
>
>
> Concordo que a divulgação da linha de corte pode melhorar o
> funcionamento da comissão científica. Até agora este dado nunca tinha
> sido publicada nas edições anteriores. Lembro que isso foi motivo de
> discussão na lista e em função da qual enviei e-mail de esclarecimento
> em 15 e 28 de julho de 2008 e que você encaminhou oportunamente, ainda
> dizendo “Caro Pablo, Obrigada pelos esclarecimentos e pela seriedade de
> seu trabalho.“
>
>
>
> Porém, em 2008, além da chamada de trabalhos e as normas acima referidas
> (que incluíam recomendações éticas aos pareceristas), até os GTs
> tinham as suas próprias normas de submissão (Cf.
> http://www.anppom2008.ufba.br/normasGTs.html ). Pode-se concordar ou
> não... e a discordância com isso ficou clara na Assembléia de 2008, a
> qual respeito.
>
>
>
> Mas tenho o direito de solicitar esclarecimentos devido à s
> inconsistências entre a decisão soberana da Assembléia e o formato que
> o próximo congresso propõe e que foram por mim detectadas.
>
>
>
> Enfim... Acredito que no meio acadêmico todos temos o direito de indicar
> inconsistências sem por isso virarmos alvos de criticas espúrias como
> tentativas de desviar a atenção do leitor.
>
>
>
> Eu não calei em 2008 (embora não participei da Assembléia) e não calo
> agora. Quem me conhece, sabe que respeito a decisão da Assembléia como
> soberana. Por isso, exijo o mesmo de você.
>
>
>
> Peço assim, para você (ou quem puder, dentro da organização do XIX
> Congresso da ANPPOM) fornecer respostas claras às questões aqui
> colocadas.
>
>
>
> Finalmente, solicito que você liste publicamente as “inúmeras
> questões” que EU (especificamente) ainda deveria esclarecer como
> ex-Coordenador da Comissão Científica do XVIII Congresso da ANPPOM, pois
> considero o meu trabalho concluído a contento do então Coordenador
> Executivo do referido Congresso (para quem estou enviando cópia), assim
> como considerava-o igualmente a seu contento, a julgar pelos seus ditos em
> e-mails enviados à lista em 20 e 28 de julho de 2008.
>
>
>
> Insisto que você realmente assim o faça, de uma parte para que eu tenha
> formalmente o direito ao conhecimento e resposta enquanto ex-Coordenador
> da Comissão Científica do XVIII Congresso da ANPPOM e, de outra, para
> afastar qualquer possível assunção de eventual detração difamatória
> que as suas afirmações possam vir a denotar ou conotar.
>
>
>
> Atenciosamente,
>
>
>
> Pablo Sotuyo Blanco.
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>   _____
>
> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sonia Ray
> Enviada em: Wednesday, April 29, 2009 8:46 AM
> Para: ANPPOM-L; Rosane Cardoso de Araújo
> Assunto: [ANPPOM-L] Fwd: Sobre a estrutura do Congresso 2009
>
>
>
> Pablo,
>
> […]
>
> Quanto as outras questões que voce levanta:
>
>
>
> Já expliquei que divulgaremos as normas de funcionamento do GTs em breve.
> Estamos trabalhando para realizar o evento e não podemos mudar o
> cronograma de atividades porque voce resolveu ler a chamada após 4 meses
> de divulgação e questionar tudo que está divulgado.
>
>
>
> Estamos aguardando até hoje seus esclarecimentos quanto a inúmeras
> questões do Congresso de Salvador, inclusive na questão científica. Por
> que agora voce é tão ativo na lista e durante o abismo em que o
> congresso 2008 caiu voce se calou?
>
>
>
> A  equipe do congresso 2009 está trabalhando no sentido de fazer cumprir
> as decisões da assembléia, como já dissemos. Detalhes serão divulgados
> e não será nesta semana em função da sobrecarga de trabalho que temos
> já agendado.
>
>
>
> Lembro que foi também decisão da assembléia de Salvador que só haveria
> uma forma de submissão de trabalhos e que todos passariam pela comissão
> científica do Congresso. Portanto, todos os interessados em apresentar
> trabalhos no Congresso devem atender a chamada até 3 de maio, como já
> informou a coordenadora científica.
>
>
>
> Bom Dia,
>
> Sonia
>
>
>
>
> 2009/4/28 Pablo Sotuyo Blanco < <mailto:psotuyo em gmail.com>
> psotuyo em gmail.com>
>
>
>
> Novamente… Por favor, encaminhar para a lista pois não estou
> conseguindo desde o meu email da ufba...
>
> Obrigado...
>
> ===========================================================
>
>
>
> Prezada Sonia e colegas…
>
>
>
> Segundo o Relatório da Assembléia de 2008 em Salvador (que consta no
> site da ANPPOM - http://www.anppom.com.br/Relatoda_Assembleia2008.pdf  )
> no que diz respeito aos GTs afirma apenas que
>
> “3. QUANTO À ESTRUTURA DOS CONGRESSOS DA ANPPOM DEFINIU-SE QUE:
>
> [...]
>
> 4. Os Grupos de Trabalho devem ter normas claras de funcionamento e
> acontecer em formato sequencial, como mini-simpósios.”
>
>
>
> Respeitando a decisão da Assembléia, concordo com que os GTs devam ter
> normas claras, embora não concordo com a decisão de se definirem como
> mini-simpósios (por diversos motivos que não exporei ainda).
>
>
>
> Mas continuo insistindo na questão... Onde estão as normas claras? Caso
> tais normas sejam de cunho acadêmico-cientifico posso ate concordar...
> mas cadê elas? Se não se divulgam as normas claras dos GTs antes de
> concluir a chamada de trabalhos, como pode se dialogar com a organização
> para que se reconheçam os históricos de GTs bem sucedidos e com
> continuidade e abrangência até hoje no âmbito dos congressos da ANPPOM?
>
>
>
> Numerosos colegas vem participando desde 2003 dos GTs em Musicologia
> Histórica, coordenados por André Guerra Cotta e por mim. Dentre os
> muitos ganhos que tal espaço de discussão trouxe para a subárea, devo
> destacar que desse GT surgiu a proposta de um Código de ética que foi
> promovido pela Assembléia em Brasília para servir de base para a
> elaboração de um eventual código de ética para a própria ANPPOM.
>
> A Comissão para tal discussão foi nomeada pela Assembléia em Brasília
> 2006, porém nunca convocada pela Presidência da ANPPOM para iniciar os
> seus trabalhos.
>
> De nossa parte, continuamos trabalhando em prol da avaliação crítica e
> organização das ações musicológicas e da classe musicológica no
> Brasil.
>
> Acreditamos que a ANPPOM deveria ser o espaço para tal discussão
> acontecer.
>
>
>
> Mas não somos os únicos... Outros tantos colegas participam dos GTs de
> musica e mídia, coordenados por Heloisa Valente, por exemplo.
>
>
>
> E assim por diante...
>
>
>
> Outrossim, o congresso estenderá certificados para os participantes do
> GTs? Mesmo sendo a primeira vez no histórico da ANPPOM em que isso
> aconteceria, é muito importante sabe-lo antes de se concluir a chamada de
> trabalhos, pois se assim não for, muitos dos participantes só poderão
> justificar a sua participação perante os seus programas (e alunos
> obterem os apoios necessários para transporte e/ou hospedagem dos seus
> ppgs) se tiverem trabalhos (comunicações ou pôsteres) aprovados, e para
> isso, logicamente terão que submeter trabalhos antes da data limite, pois
> quem apostar no GT pode ficar de fora e o programa correspondente
> “perder” produção.
>
>
>
> Finalmente, como vai se controlar o funcionamento dos GTs como
> mini-simpósios? Qual o crivo de qualidade científica para se convidar os
> seus coordenadores? Haverá limite no número de trabalhos apresentados?
> Ou o coordenador convidará os autores que ele bem entender?
>
>
>
> Se for mesmo respeitada a decisão de serem seqüenciais, a considerar
> pela programação disponível no site, os GTs só disporão de 90 min
> para realizar todo o seu trabalho a razão de um GT por dia.
>
> Nos únicos três dias em que estão previstos os GTs (fora a
> apresentação dos relatos), sequencialmente ter-se-iam apenas 3 subáreas
> atendidas. Segundo a chamada de trabalhos, existem umas 11 subáreas
> atendidas pelo XIX Congresso (Composição; Educação musical; Música
> Popular; Musicologia/Estética Musical; Musicoterapia; Música e
> Semiótica; Música e Tecnologia; Sonologia; Performance; Etnomusicologia;
> Teoria e Análise). Que critérios serão utilizados para decidir os 3 GTs
> a serem oferecidos. Digo isto, pois, se houver GTs simultâneos em cada
> dia (o que seria lógico em função do número de subáreas), já não
> estaria se respeitando a seqüencialidade dos GTs decidida pela
> Assembléia, tão cara a todos nós... não é mesmo?
>
>
>
> Enfim... fica claro para mim que ainda não há nada claro e muito pouco
> ficou definido na Assembléia em Salvador 2008 com relação aos GTs (fora
> a seqüencialidade dos GTs), diferentemente do que você afirma, Sonia.
>
>
>
> Fico aguardando, ainda, como tantos, uma resposta (clara, de
> preferência)...
>
>
>
> Atenciosamente,
>
>
>
> Pablo Sotuyo Blanco.
>
>
>
>
>
>
>   _____
>
>
> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Sonia Ray
> Enviada em: Monday, April 27, 2009 9:02 PM
> Para: psotuyo em gmail.com; ANPPOM-L; Rosane Cardoso de Araújo
> Assunto: [ANPPOM-L] Sobre a estrutura do Congresso 2009
>
>
>
> Caro Pablo e colegas,
>
> O formato do Congresso de 2009 foi votado e aprovado na Assembléia de
> Salvador e voce não estava presente, Pablo. Lembro que relato das
> principais decisões de 2008 pode ser lido no site da ANPPOM desde
> setembro de 2008 e a chamada de trabalhos e informações sobre a
> estrutura do Congresso desde dezembro de 2008.
>
>
>
> Os coordenadores de GTs deste ano são sim convidados da ANPPOM. Estamos
> experimentando um formato para os GTs que acreditamos ser o melhor
> caminho. Maiores e minusciosas informações serão divulgadas nas
> próximas semanas no site e na lista da ANPPOM, assim tivermos acertado
> todos os detalhes necessários com Coordenadores Convidados.
>
>
>
> Novos formatos de GTs para os Congressos a partir de 2010 poderão
> obviamente ser discutidos e votados na Assembléia (de Curitiba), que é o
> foro deliberativo da ANPPOM.
>
>
>
> Contando com a colaboração de todos para fazer um Congresso forte em
> 2009,
>
> Um abraço,
>
> Sonia
>
>
>
> --
> SONIA RAY
> Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás
> Presidente da ANPPOM ( <http://www.anppom.com.br/> www.anppom.com.br)
>
> Tel: 62-9249.0911 (até 3 de maio 11-9369.5520)
>
>
>
>
>
>
>
> 2009/4/27 Pablo Sotuyo Blanco < <mailto:psotuyo em gmail.com>
> psotuyo em gmail.com>
>
> Por favor, encaminhar para a lista pois não estou conseguindo desde o meu
> email da ufba...
>
> Obrigado...
>
>
>
> ==================================================================
>
> Prezados organizadores do XIX Congresso da ANPPOM...
>
> Prezados todos...
>
>
>
> Li na chamada de trabalhos o seguinte:
>
>
>
> "2.Os Grupos de Trabalhos serão oferecidos nas mesmas sub-áreas acima
> (item 1) e coordenados por pesquisadores convidados pela coordenação
> executiva do Congresso;"
>
>
>
> Agora,... pergunto:
>
>
>
> Como assim?
>
> Quais os critérios para oferecer os GTs nas subáreas?
>
> Onde consta a integração da Coordenação executiva do Congresso? (no
> site apenas constam comissões como a executiva geral e a cientifica
> executiva)
>
> Não serão aceitas submissões de propostas de GTs?
>
> Não é um contra-sentido colocar esse texto na chamada de trabalhos?
> (digo... de fato não está se chamando a GTs... pelo menos isso parece).
>
> Não seria melhor voltar URGENTEMENTE ao formato de submissão de
> propostas de GTs?
>
>
>
> Aguardo resposta
>
>
>
>
>
> Atenciosamente,
>
>
>
> Pablo Sotuyo Blanco
>
>
>
>
>
>
> --
> SONIA RAY
> Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás
> Presidente da ANPPOM ( <http://www.anppom.com.br/> www.anppom.com.br)
>
> Coordenadora do V SIMCAM - Goiânia 2009 (
> <http://www.soniaray.com/simcam> www.soniaray.com/simcam)
>
> Editora de Musica Hodie ( <http://www.musicahodie.mus.br/>
> www.musicahodie.mus.br)
> Tel: 62-9249.0911
>
>
>
>
>
>
> --
> SONIA RAY
> Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás
> Presidente da ANPPOM ( <http://www.anppom.com.br> www.anppom.com.br)
> Coordenadora do V SIMCAM - Goiânia 2009 (
> <http://www.soniaray.com/simcam> www.soniaray.com/simcam)
> Editora de Musica Hodie ( <http://www.musicahodie.mus.br>
> www.musicahodie.mus.br)
> Tel: 62-9249.0911
>
>


Zélia Chueke, DMA
Pianist - researcher
Associate Professor - DeArtes, UFPR - Head of Music Department
Permanent Researcher - OMF - Université de Paris, Sorbonne,Paris 4




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