[ANPPOM-L] Curso intensivo de baixo-contínuo ao teclado na UNIRIO

Fernando José Silveira fernandounirio em hotmail.com
Dom Maio 3 11:10:56 BRT 2009


Emcaminho...

Abs,

Fernando José Silveira

__________________________________________________________

Caros colegas,

Gostaria de contar com a ajuda de todos para divulgar este curso de baixo-contínuo que acontecerá na escola no fim deste mês. As informações vão logo abaixo. O professor ministrante, Mário Trilha, também apresentará um recital de cravo na Série Unirio Musical no dia 26 de maio, e contará com a participação de nossos colegas Laura Ronai e Elione Medeiros. Vale a pena conferir!
Bom fim de semana!

 

Lúcia Barrenechea
http://www.duobarrenechea.mus.br <http://www.duobarrenechea.mus.br/> 

 

Curso intensivo de baixo-contínuo ao teclado. 

Professor Ministrante: Mário Trilha, cravo (Instituto Piaget de Viseu, Portugal)

N° de vagas: 25 (10 participantes e 15 ouvintes)

Data: 25 a 28 de maio de 2009

Horário: 10h - 13h

Carga horária: 12 horas

Local: Sala I-103 - Instituto Villa-Lobos - UNIRIO

Endereço: Av. Pasteur, n° 436 Urca Rio de Janeiro - RJ

Inscrições podem ser feitas por telefone: (21) 2542-3311 ou 2542-3326, de 2a a 6a feira de 14h às 19h; ou por email: lucia em duobarrenechea.mus.br

Período de inscrição: 05 a 25 de maio de 2009

Responsável: Profª Drª Lúcia Barrenechea (IVL/UNIRIO)

Todos os inscritos receberão certificado de curso de extensão. O curso é gratuito!

 

Importante: O curso se destina a alunos de teclado em geral (organistas, cravistas, pianistas) não sendo requerida prévia experiência na área. Alunos de música e musicologia interessados em técnicas de composição do século XVII e XVIII também podem se inscrever.

 

  



Mario Marques Trilha obteve o Diploma em Música (Piano) na Universidade de Música do Rio de Janeiro em 1995 , tendo realizado paralelamente estudos de análise e regência coral na Pro-Arte (Rio de Janeiro) sob orientação de Carlos Alberto Figueiredo. Em 1999 conclui o Mestrado em perfomance de Cravo (Künstlerisches Aufbaustudium), orientado por Christine Daxelhofer na  Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), tendo trabalhado na mesma instituição como cravista acompanhador do Oper Studio e direção coral e orquestral com o maestro Zsolty Nagy. Entre 1998 e 2000 frequentou o curso superior de Cravo dirigido por Olivier Baumont no Conservatoire National de Région de Rueil-Malmaison (Paris, França) tendo obtido com a qualificação máxima o diploma superior (Medaille d’Or à l’Unanimité). Em 2000 frequentou a classe de música antiga (clavicórdio) no Conservatoire Municipal de la Ville de Paris „Claude Debussy“ sob orientação de Ilton Wjuniski. Em 2003 finalizou os seus estudos de cravo e baixo-contínuo sob orientação de Jörg-Andreas Bötticher, clavicórdio Jean-Claude Zehnder e direcção com Hans Martin Linde na Schola Cantorum Basiliensis, Escola Superior de Música Antiga de Basileia, Suíça. Em Fevereiro de 2004 concluiu o curso de pós-graduação Teoria da Música Antiga sob orientação do Prof. Doutor Dominique Muller e do Prof. Markus Jans na Schola Cantorum Basiliensis, tendo sido bolsista do Ministério da Cultura do Brasil. Participou em vários cursos de interpretação de cravo e baixo-contínuo com Gustav Leonhardt, Pierre Hantai, Kenneth Gilbert, Jacques Ogg, Jesper Christensen, Olivier Baumont, Jan Willem Jansen, Nicolau de Figueiredo, Andrea Marcon e Johann Sonnleitner, entre outros. Em Outubro de 2004 foi finalista no concurso “Promusicis” realizado no Carnegie Hall em Nova Iorque, Estados Unidos. Tem realizado vários recitais solo e com diversas orquestras e ensembles no Brasil, Portugal, Alemanha, França e Suíça. Foi diretor de vários coros profissionais e amadores no Brasil, Alemanha e Suiça Atualmente realiza Doutorado em Música na Universidade de Aveiro, sendo bolsista da Fundação Ciência e Tecnologia. É director artístico do ciclo Música no Museu realizado no Museu de Aveiro. Em Dezembro de 2007 fundou o grupo “Joanna Musica”, que tem como propósito divulgar o repertório português do século XVIII para coro e baixo-contínuo. Este ensemble é constituído por alunos do departamento de música da Universidade de Aveiro, e tem como residência artística o Museu de Aveiro. Recentemente gravou, pela casa Numérica, um CD dedicado a música do tempo de D João VI.

 

  _____  

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20090503/b1283ca5/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L