[ANPPOM-L] Teste de Aptidão, ENEM, SiSU

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Sex Ago 20 10:55:58 BRT 2010


Prezados colegas,

Após analisar os editais de ingresso no Curso de Música em várias Universidades brasileiras, creio já haver uma alternativa mais adequada para as instituições que aderiram ao ENEM e ao SiSU e exigem Testes de Conhecimento Específico.

Para contextualizar, o SiSU é um sistema de seleção que disponibiliza todas as vagas das Universidades que aderiram a ele, transferindo toda a despesa e responsabilidade do Vestibular para o Ministério da Educação. O candidato pode escolher 3 opções de curso em 3 instituições distintas, e depois há 6 listas de espera. Trata-se, portanto, de um sistema para preenchimento de vagas. Ainda, o mesmo não contempla satisfatoriamente cursos que exigem Testes de Conhecimento Específico.

Das Universidades que adotaram o SiSU e o ENEM, temos a seguinte realidade:

UFMA e UFMT - disponibilizam todas as vagas do Curso de Música no SiSU. Porém, como não é permitida a realização de nenhuma prova paralela pela Universidade (isto seria quebra de contrato), resta aos cursos que possuem Testes realizá-los e emitir um Certificado de Conhecimentos Musicais (por exemplo), que seria um documento extra para o ingresso no Curso de Música. Na UFMA, optamos por aceitar também diplomas de Curso Técnico e Básico em Música, de escolas reconhecidas por Conselho Estadua de Educação. Contudo, além de não preencher as vagas (os candidatos raramente ficam a par dos editais), na UFMA tivemos a desagradável realidade de aplicar 16 Testes este ano.

UFAC - disponibilizou 20 vagas do Curso de Música no Vestibular Normal e 20 para o ENEM/SiSU, sendo que apenas a primeira exige o Teste de Habilidade Específica. Estou no aguardo do contato com o professor responsável pela elaboração dos Testes da UFAC, mas de antemão acredito que estejam experimentando uma nova possibilidade. A observação dos resultados será de grande valia.

UFC - disponibilizou todas as vagas do Curso de Música no ENEM/SiSU. Como o Teste não é uma exigência desta Universidade, acredito que não haverá problemas para adaptação ao processo do ENEM/SiSU.

UFPel, UNIRIO, UFSJ, UFMS, UFAM, UFU - aderiram ao ENEM/SiSU, porém, não disponibilizaram as vagas do Curso de Música no SiSU. Acredito ser esta a alternativa mais viável, pois o Teste, de caráter eliminatório, antecede o ENEM, que será classificatório. Assim, apenas quem deseja fazer Música irá se candidatar ao curso. Além disso, resolve-se também a problemática acerca de quem realmente está estudando Música por fora. No ENEM/SiSU normal, os benecifiados são aqueles que estão estudando as disciplinas da Escola Regular, enquanto quem pretende fazer para Música está estudando conteúdos específicos "por fora". Logo, é natural que os estudantes de Música tenham menor desempenho no ENEM, pois eles precisam estudar mais conteúdos. O SiSU simplesmente ignora esta questão, oferecendo oportunidade a quem teve melhor desempenho apenas no ENEM. Tivemos vários alunos do Curso Técnico da Escola de Música do Maranhão que não ingressaram
 na UFMA devido à nota do ENEM, sendo muito mais capacitados para a área do que os que ingressaram de fato.

UFSCar, UFOP - irão adotar o ENEM/SiSU, mas ainda estão decidindo sobre a forma mais adequada de ingresso.

Como a tendência das Universidades é aderir ao ENEM/SiSU, é bom estarmos a par de como podemos trabalhar neste contexto, uma vez que estas decisões envolvem implicações políticas onde o professor acaba sendo o "alvo" dos problemas.

Cordialmente,

Daniel Lemos

Professor Assistente I

Curso de Música - http://musica.ufma.br

Departamento de Artes (DEART)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)



      
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20100820/2e478dc7/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L