[ANPPOM-L] Extinção dos Departamentos

Beatriz Magalhães Castro bmagalhaescastro em gmail.com
Dom Dez 19 12:14:42 BRST 2010

Caros colegas,

Tal fato não é estranho quando se constata, entre outras questões, a
expansão e o peso que a interdisciplinaridade terá no PNPG (Plano Nacional
de Pós-Graduação) 2011-2020.  Além disso, as universidades na Europa vem
trabalhando cada vez em redes de pesquisa, esse seria o caminho que levaria
à extinção do conceito de departamentos.

Aliás, falando em PNPG, gostaria de perguntar que tipo de manifestação a
ANPPOM, enquanto sociedade científica, terá enviado quando foi consultada. O
novo PNPG, que agora será de 10 anos por ter sido incluído no plano nacional
de educação do MEC (substituindo o planejamento qüinqüenal), utilizou como
base documentos setoriais elaborados por profissionais (ainda não
foram disponibilizados mas serão na página da CAPES), o nosso tendo
supostamente recaído sob "cultura", e a consulta às sociedades científicas
da área.

A ANPPOM foi consultada? Caso positivo, que documento foi enviado? Caso
negativo, porque não fomos consultados?

Abs, Beatriz

2010/12/14 MAGALI KLEBER <makleber em uol.com.br>

> Caro Daniel!!
>
> Cada universidade estrutura-se de acordo com o proprio regimento, pois
> inclusive as eleições para chefia, são regidas por lá.
>
> Na UEL os departamentos permanecem e os colegiados de cada curso tb, com
> coordenadores com Fg e carga horária. Assim, exige-se dedicação ao se ocupar
> os cargos eletivos.
>
> Vale a pena consultuar o Regimento, para haver uma mudança desse calibre, o
> Conselho Universitário deveria ou deve ter aprovado.
>
> Abraços,
>
> Magali

> [...]

Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro
Programa de Pós-Graduação Música em Contexto
Universidade de Brasília
Editor, Revista "Música em Contexto" e "Arte em Pauta"
Coordenador, Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília

Presidente-Interino, IAML-Brasil
Coordinator-Member, RISM & RILM-Brasil
Pesquisadora Bolsista, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

*“... GOSTARIA DE FICAR NA MEMÓRIA DAS PESSOAS PEDINDO QUE SEJAM MAIS
BRASILEIRAS”... Darcy Ribeiro*