[ANPPOM-L] Extinção dos Departamentos

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Dom Dez 19 12:39:06 BRST 2010

Creio que esta mensagem de Isabel Nogueira diz muito sobre a questão.
Se a adesão ao REUNI prevê fim dos departamentos mas cria ao mesmo tempo o sistema de centros seria interessante saber como funcionam tais centros, e qual a ideia que está por trás deste mecanismo.
No mais, quanto ao exame específico de música, cabe também pensarmos qual o perfil de aluno que se quer, qual o perfil de aluno de cada região, o que entendemos pela sub-área música (seria ela continuidade dos conservatórios, seria musicologia, sonologia, produção de áudio?)
isto tudo, ao invés de algo negativo, talvez nos sirva para finalmente pensarmos nosso campo de estudo e atuação e pensarmos em como nossos alunos entram no mercado de trabalho e que mercado é este.
Vejo que alguns cursos, como o da UFRN, vêm resolvendo bem a questão com os profs. de instrumento atuando nos cursos de extensão.
Com cursos fortes de  extensão universitária em que formemos jovens músicos, instrumentistas, produtores, técnicos de áudio, teremos candidatos cada vez mais fortes aos vestibulares, o que naturalmente fará com que o exame específico volte por conta da competitividade.
Bem! São especulações, nós na UNICAMP ainda não vivemos tais problemas tal qual nossos colegas do Maranhão, ou tal qual será vivido por aqueles da UNILA.

abs
silvio ferraz