From soniaraybrasil em gmail.com Thu Jul 1 17:47:30 2010 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Thu, 1 Jul 2010 17:47:30 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Nota de Falecimeno Message-ID: Caros associados, Com pesar, repasso a notícia e reitero as palavras da Magali. Triste momento... quando a música perde grandes músicos como Radegundis. Em nome da ANPPOM desejo a família a amigos próximos muita paz e muita luz. Abraço forte, Sonia Ray Presidente da ANPPOM Em 1 de julho de 2010 16:56, MAGALI KLEBER escreveu: > > Cara Sonia e demais colegas dessa List em ANPPOM, > > > > Caros amigos e colegas, > > Com profundo pesar que, infelizmente, repasso > essa triste e abrupta notícia. Uma perda irreparável para > a música brasileira e todos nós que convivemos com a alegria especial de > Radegundis > > Em nome da Associação Brasileira de Educação Musical, externamos nossos > profundos sentimentos aos amigos e familiares de Radegundis, ressaltando o > inestimável legado deixado para a cultura brasileira. > > Magali Kleber > Presidente da ABEM > > > Notícias 2010-07-01 - 13:27:19 > Fonte: Agência de Notícias c/ Portal > Correio Morre o trombonista paraibano > Radegundis Feitosa *Além do maestro e > professor da UFPB, mais três pessoas > morreram no acidente desta manhã* > > > > Um acidente de trânsito > agora há pouco na região de Itaporanga (sertão > paraibano) provocou a > morte de quatro músicos, dentre eles dois do Sexteto > de Trombone da Paraíba. > Segundo informações do > Departamento de Música da > Universidade > Federal da Paraíba (UFPB) entre os mortos está o maestro > Radegundis Feitosa. > > > Relatos dão conta que o carro em que estavam os músicos tentou desviar > de um > animal e acabou se chocando contra outro, em um trecho da BR-361. Com o > impacto, > o veículo capotou por várias vezes e pegou fogo, matando na hora > todos os > ocupantes. > > Dos quatro, apenas o maestro Radegundis Feitosa e Roberto Ângelo > fazem parte > do Sexteto da Paraíba, que iria se apresentar hoje à noite em > Itaporanga > como parte das comemorações do aniversário da cidade. > />O > Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba está se > > mobilizando para obter informações detalhadas a respeito dos próximos > > procedimentos. > > *Vladimir Silva*, DMA > UFCG - CH - UAAMI > />www.vladimirsilva.com > > > > -- > Magali Kleber > Universidade Estadual de Londrina > />Londrina - Paraná > Brasil > > -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From dal_lemos em yahoo.com.br Thu Jul 1 16:13:42 2010 From: dal_lemos em yahoo.com.br (Daniel Lemos) Date: Thu, 1 Jul 2010 12:13:42 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-L] Nota de Falecimento Message-ID: <211357.60424.qm@web110307.mail.gq1.yahoo.com> Caros amigos músicos, É com pesar que comunico uma triste notícia que recebi hoje. O trombonista Radegundis Feitosa faleceu na manhã deste dia 01 de Junho de 2010 em um acidente de carro, às 11h da manhã. O Brasil acaba de perder um dos maiores músicos que o país já teve. Daniel Lemos Coordenador do Curso de Música Professor Assistente I - Departamento de Artes (DEART/CCH) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) From silvio.ferraz em terra.com.br Thu Jul 1 21:40:32 2010 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Thu, 1 Jul 2010 21:40:32 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Nota de Falecimeno In-Reply-To: References: Message-ID: <9F46F82C-B24D-4D6A-B658-E5585DC1568D@terra.com.br> caros a tristeza por aqui foi imensa neste dia de hoje na equipe que prepara o festival de campos todo mundo estava bem mal estaríamos com radegundis neste final de semana, eu estava trazendo ele de volta pra campos pra dar aulas e ia ser uma super programação com ele. perdemos realmente o pé. o que dizer numa hora dessas? q a familia encontre amparo dos amigos. q seus amigos mais próximos também encontrem amparo q radegundis seja bem recebido em sua nova viagem forte abraço a todos valeu radegundis! valeu brassil! silvio On Jul 1, 2010, at 5:47 PM, Sonia Ray wrote: > Caros associados, > Com pesar, repasso a notícia e reitero as palavras da Magali. > Triste momento... quando a música perde grandes músicos como Radegundis. > Em nome da ANPPOM desejo a família a amigos próximos muita paz e muita luz. > Abraço forte, > Sonia Ray > Presidente da ANPPOM > > Em 1 de julho de 2010 16:56, MAGALI KLEBER escreveu: > > Cara Sonia e demais colegas dessa List em ANPPOM, > > > Caros amigos e colegas, > > Com profundo pesar que, infelizmente, repasso > essa triste e abrupta notícia. Uma perda irreparável para > a música brasileira e todos nós que convivemos com a alegria especial de Radegundis > > Em nome da Associação Brasileira de Educação Musical, externamos nossos profundos sentimentos aos amigos e familiares de Radegundis, ressaltando o inestimável legado deixado para a cultura brasileira. > > Magali Kleber > Presidente da ABEM > > > Notícias 2010-07-01 - 13:27:19 > Fonte: Agência de Notícias c/ Portal > Correio Morre o trombonista paraibano > Radegundis Feitosa *Além do maestro e > professor da UFPB, mais três pessoas > morreram no acidente desta manhã* > > > > Um acidente de trânsito > agora há pouco na região de Itaporanga (sertão > paraibano) provocou a > morte de quatro músicos, dentre eles dois do Sexteto > de Trombone da Paraíba. > Segundo informações do > Departamento de Música da > Universidade > Federal da Paraíba (UFPB) entre os mortos está o maestro > Radegundis Feitosa. > > > Relatos dão conta que o carro em que estavam os músicos tentou desviar > de um > animal e acabou se chocando contra outro, em um trecho da BR-361. Com o > impacto, > o veículo capotou por várias vezes e pegou fogo, matando na hora > todos os > ocupantes. > > Dos quatro, apenas o maestro Radegundis Feitosa e Roberto Ângelo > fazem parte > do Sexteto da Paraíba, que iria se apresentar hoje à noite em > Itaporanga > como parte das comemorações do aniversário da cidade. > />O > Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba está se > > mobilizando para obter informações detalhadas a respeito dos próximos > > procedimentos. > > *Vladimir Silva*, DMA > UFCG - CH - UAAMI > />www.vladimirsilva.com > > > > -- > Magali Kleber > Universidade Estadual de Londrina > />Londrina - Paraná > Brasil > > > ________________________________________________ > Lista de discussões ANPPOM > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > ________________________________________________ -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From silvio.ferraz em terra.com.br Fri Jul 2 17:50:13 2010 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Fri, 2 Jul 2010 17:50:13 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?41=BA_Festival_Internacional_de_Inverno?= =?iso-8859-1?q?_de_Campos_do_Jord=E2o?= References: Message-ID: <34036436-FCF1-4CB4-AE50-58660C65FFB6@terra.com.br> caros colegas da anppom e colegas de colegas da anppom, para aqueles que estiverem ou passarem em são paulo neste mês de julho. vale a pena dar sempre uma olhada na programação do Festival de Campos do Jordão, nos concertos que realizaremos na Sala de Concertos da Secretaira de Cultura do Estado, a Sala São Paulo, e no sesc vila-mariana. o esforço foi grande e este ano as coisas seguem do modo que começaram a ser desenhadas no ano passado. são diversos de nossos colegas que desde o ano passado participam do festival e espero que continuemos vivos com este projeto para os anos vindouros. a diretiva este ano é a de perfazer a história da música de concerto, sem dar mais ou menos atenção a um ou outro período. apenas lembro que: o festival de campos é uma realização da escola de música do estado de são paulo, santa marcelina cultura e governo do estado. abraço a todos silvio ferraz Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: news-festival0630.jpg Tipo: image/jpeg Tamanho: 430876 bytes Descrição: não disponível URL: From malicevolpe em ig.com.br Sun Jul 4 14:38:47 2010 From: malicevolpe em ig.com.br (Maria Alice Volpe) Date: Sun, 4 Jul 2010 14:38:47 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?REVISTA_BRASILEIRA_DE_M=DASICA=3A_CHAMA?= =?iso-8859-1?q?DA_DE_TRABALHOS?= Message-ID: *REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA: CHAMADA DE TRABALHOS* Após 8 anos de hiato, a publicação da *Revista Brasileira de Música* foi retomada, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação. Acompanhada de importantes modificações editoriais e periodicidade semestral, a *RBM* recebe e avalia de trabalhos inéditos em fluxo contínuo. O Número 23/1 (Abril 2010) da *RBM* teve como editor Marcelo Verzoni, função que passará, a partir do próximo, a ser da professora Maria Alice Volpe. A versão digital do Número 23/1 (Abril 2010) da *RBM* está disponível no site da Escola de Música da UFRJ http://www.musica.ufrj.br/ ou http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=245:rbm-esta-de-volta-apos-oito-anos&catid=91:arquivo&Itemid=86 NORMAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO *REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA* Publicação da Escola de Música da UFRJ Programa de Pós-Graduação em Música A *Revista Brasileira de Música* é o mais antigo periódico de musicologia do Brasil. Iniciada em 1934, sua criação foi conseqüência direta da reforma implementada, por Luciano Gallet, por ocasião da incorporação do então Instituto Nacional de Música à estrutura da recém criada Universidade do Rio de Janeiro, mais tarde denominada Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua nova fase, iniciada em 2010, visa incentivar a produção intelectual musicológica em suas interfaces com as diversas investigações musicais intra- e interdisciplinares. O Conselho Editorial da *RBM* recebe e avalia continuamente os trabalhos enviados para publicação no sistema de avaliação anônima, com pareceristas externos, de modo que no encerramento de uma edição os trabalhos ainda em fase de avaliação já estão sendo considerados para o número seguinte. A partir do aviso de recebimento do texto submetido, a editoria da RBM se compromete a comunicar ao autor o resultado da avaliação em 90 dias. Os trabalhos devem ser enviados para revista em musica.ufrj.br. Os textos submetidos ao Conselho da *RBM* devem atender às normas abaixo relacionadas e toda a padronização de conteúdo concernente a formatação, citação e referenciação aqui não incluída deve considerar as normativas da ABNT: 1. O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas aos domínios supracitados. Eventualmente, a editoria anunciará chamadas voltadas para temáticas específicas. 2. O texto pode ser apresentado em português, inglês ou espanhol e deve ser enviado em arquivo eletrônico (com até 5,0 MB), editorado em Microsoft Word 2003 ou mais recente (ou em documento RTF ? Rich Text Format); 3. No topo da página inicial, deverá ser editorado o seguinte *cabeçalho*: *Submeto o artigo intitulado ?...? para apreciação do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música. Em caso de aprovação do mesmo, autorizo a editoria da Revista a publicá-lo de forma impressa e/ou eletrônica (on-line) no sítio eletrônico da publicação.* *Dados dos autores:* *1º autor (nome em publicações): ________________________________* *Endereço completo: ___________________________________________* *Telefone: (___) ____________ e-mail: ___________________________* *2º autor (nome em publicações): ________________________________* *Endereço completo: ___________________________________________* *Telefone: (___) ____________ e-mail: ____________________________* 4. Seguindo-se ao cabeçalho, o(s) autor(es) deve(m) incluir uma *sinopse* de sua atuação profissional ou formação acadêmica com até 100 palavras; 5. Recomenda-se que o texto a ser publicado tenha entre 3.000 e 8.000 palavras (incluindo resumo, *abstract*, figuras, tabelas, notas e referências bibliográficas), não podendo ultrapassar 25 páginas de extensão, em formato A4, com margens de 2,5 cm e alinhamento justificado. 6. O texto deverá conter um *Resumo*, no idioma em que é apresentado, com até 150 palavras e a indicação de três a seis *Palavras-Chave* editorados abaixo da sinopse sobre o autor, seguidos de *Abstract* e *Keywords* (para trabalhos em português e espanhol) ? os trabalhos escritos em inglês devem apresentar Resumo e Palavras-Chave em português, logo após *Abstract* e * Keywords*); 7. Elementos pré-textuais (cabeçalho, sinopse, resumo, palavras-chave, abstract e keywords), notas e legendas de figuras devem ser editorados em fonte tipográfica Times New Roman, corpo 10, com espacejamento entrelinhas simples. O corpo do texto e as referências bibliográficas devem ser editorados com a mesma fonte, em corpo 12, com espacejamento 1,5; 8. As *citações* devem ser indicadas no texto pelo sistema autor-data, de acordo com o recomendado pelas normas da ABNT (NBR-10520), com a ressalva de que o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) citado(s) deve(m) aparecer sempre em caixa baixa. 9. As *referências bibliográficas* deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023), com as seguintes ressalvas: títulos de livros, teses, dissertações, dicionários, periódicos e obras musicais devem figurar em itálico; títulos de artigos, capítulos, verbetes e movimentos de obras musicais devem figurar entre aspas; não utilizar travessão quando o autor e/ou título for repetido. 10. As *notas* de texto deverão ser inseridas como ?notas de fim de seção (contínua)?, antes das referências bibliográficas. 11. Imagens, tais como ilustrações, textos musicais, tabelas, figuras etc. devem ser inseridas no corpo do texto como *figura* (resolução de 300 dpi) e identificadas na parte inferior com a devida numeração e legenda que expresse sinteticamente o significado das informações ali reunidas. 12. A obtenção de *permissão para reprodução de imagens*, tais como ilustrações, textos musicais, tabelas, figuras etc. é de responsabilidade do autor. A *RBM* tem interesse em publicar resenhas sobre livros, CDs, DVDs, produtos de hipermídia e demais publicações recentes (dos últimos 5 anos) de interesse para a área. As resenhas devem oferecer uma apreciação crítica sobre a contribuição da obra, ou de um conjunto de obras, para o desenvolvimento da área ou campo de estudo pertinente ? considerando todas as normas supracitadas e não excedendo a 3.000 palavras e 8 páginas. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista. A aprovação do Artigo é de inteira responsabilidade do Conselho Editorial, ouvidos os consultores *ad-hoc*. O conteúdo dos textos publicados, bem como a veracidade das informações neles fornecidas, são de inteira responsabilidade dos autores e não expressam a opinião do Editor ou do Conselho Editorial da *RBM*. -- Revista Brasileira de Música Escola de Música/ Programa de Pós-Graduação Universidade Federal do Rio de Janeiro Maria Alice Volpe, Editora revista em musica.ufrj.br http://www.musica.ufrj.br -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From marciomattos em marciomattos.com Tue Jul 6 10:38:45 2010 From: marciomattos em marciomattos.com (=?UTF-8?B?OjogIE3DoXJjaW9NYXR0b3MuQ29tIDo6?=) Date: Tue, 6 Jul 2010 10:38:45 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?Teste_de_Aptid=C3=A3o?= In-Reply-To: <781275.99065.qm@web110301.mail.gq1.yahoo.com> References: <781275.99065.qm@web110301.mail.gq1.yahoo.com> Message-ID: Caro professor Daniel. Tudo bem? Esse assunto é delicado, sim. Veja só: essa "saída estratégica" da qual você fala é uma opção do Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão. Nós da Universidade Federal do Ceará não fazemos "teste de habilidade", "teste de aptidão" ou qualquer teste deste tipo. Acreditamos que defender espaços é também dar espaços para que as pessoas ocupem, e não suprir as possibilidades. Não acha? O ENEM e o SISu são "ferramentas" para dar possibilidade de acesso e não para impedir ou dificultar entradas. Bem, essa é a minha opinião e, acredito, de todos aqueles que compõem os cursos de Educação Musical da UFC. Um abraço, Márcio Mattos Em 24 de junho de 2010 14:21, Daniel Lemos escreveu: > > Caros colegas musicistas, > > Gostaria de mencionar uma experiência que temos passado aqui no Curso de > Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Esta instituição optou > por aderir totalmente ao SiSU - Sistema de Seleção Unificado, uma modalidade > de vestibular baseado no seguinte sistema: > 1) O aluno faz o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); > 2) O Sistema do SiSU, feito pela internet, permite aos alunos utilizarem a > nota do ENEM para concorrer às vagas oferecidas pela Universidade. A UFMA > oferece 100% das vagas por este sistema. > 3) Este sistema funciona da seguinte forma: O aluno escolhe três opções de > vagas, em cursos e instituições diversas (por exemplo: Direito na UFPI, > Enfermagem na UFMG e Música na UFMA). Há, dessa forma, três etapas de > seleção, com dias definidos criteriosamente por Edital do MEC. Em cada uma > das etapas, são preenchidas as vagas, sendo as vagas remanescentes passadas > para a próxima etapa. Caso o curso não preencha as vagas nestas três etapas, > há 6 (seis) listas de espera. > 4) Uma característica fundamental deste sistema é que ele NÃO CONTEMPLA A > REALIZAÇÃO DE TESTES DE APTIDÃO, pelo contrário; ele tente a extingui-los. A > UFMA conseguiu uma saída estratégica para a situação, exigindo um documento > extra para matrícula no Curso de Música, para comprovação dos conhecimentos > necessários para ingresso no Curso - que segundo o Edital do MEC para o > SiSU, no caso de adesão total, a Universidade está proibida de realizar > quaisquer processos seletivos paralelos. > 5) Dessa forma o Teste de Aptidão baseia-se em emitir atestados de Aptidão > Musical (caso o candidato seja aprovado) para permitir a matrícula no Curso > de Música a partir do SiSU, caracterizando um procedimento PARALELO - e não > INTEGRADO - ao Vestibular. > > Sabendo da importância dos Testes de Aptidão (ou Habilidade Específica), > como forma de analisar o nível mínimo de conhecimento para áreas cuja > linguagem seja muito particular - como Artes, Arquitetura e Desenho, por > exemplo - e (mais importante) não são contempladas de forma satisfatória no > Ensino Regular, é fundamental que haja uma preocupação por parte do > Ministério da Educação para com a aplicação destes Testes. Um número > razoável de Universidades Brasileiras aderiu ao SiSU, e a UFMA está entre as > poucas que aderiram na totalidade. > > Estamos na segunda oportunidade de aplicação do sistema. Na primeira, foram > aplicados 13 (treze) Testes de Aptidão, de forma a oferecer oportunidades de > ingresso. Além de ter sido uma experiência extremamente fatigante e > dispendiosa, os alunos que ingressaram entraram com muita defasagem de > conteúdo, pois o Teste baseou-se apenas numa Prova Escrita. Ainda, de uma > procura de 260 candidatos para o Teste de Aptidão do Vestibular tradicional, > o número caiu para certa de 7 a 10 candidatos por Teste, demonstrando que o > novo procedimento necessita de ampla divulgação e exige do aluno mais > atenção e responsabilidade quanto à observação das datas de realização. > > Nossa segunda experiência está começando agora; estamos tentando organizar > o teste para que não haja os mesmos erros, a partir de um Edital > estrategicamente planejado. Entretanto, como as matrículas não são mais > asseguradas pela Universidade, mas pelo Ministério da Educação, certamente > haverá processos e demais empecilhos neste percurso de ingresso, como > aconteceu na primeira oportunidade. Cheguei a redigir um Artigo sobre nossa > primeira experiência, analisando-a criticamente, que será publicada nos > Anais da ABEM Nordeste 2010. > > Dessa forma, gostaria que debatêssemos estes assuntos, frente à realidade > que se apresenta no Ensino Universitário de Música. Ainda, outras áreas que > usufruem dos Testes de Aptidão poderiam aderir a nossa discussão, procurando > soluções e exigindo providências por parte do Ministério da Educação. > > Muito obrigado pela atenção. Espero que haja maior mobilização, pois > devemos lutar para defender nossos espaços na sociedade, sendo este caso > muito importante para viabilização de nosso trabalho a nível superior. > > Daniel Lemos > Coordenador do Curso de Música > Professor Assistente I - Departamento de Artes (DEART/CCH) > Universidade Federal do Maranhão (UFMA) > > > ________________________________________________ > Lista de discussões ANPPOM > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l > ________________________________________________ > -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From dal_lemos em yahoo.com.br Tue Jul 6 15:12:54 2010 From: dal_lemos em yahoo.com.br (Daniel Lemos) Date: Tue, 6 Jul 2010 11:12:54 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Teste_de_Aptid=E3o?= In-Reply-To: Message-ID: <694538.85425.qm@web110313.mail.gq1.yahoo.com> Olá prof. Márcio, Tudo bem? Entrei em contato com a secretária de vocês para que possamos articular eventos musicais, há cerca de dois meses. Temos vários espaços culturais que podem ser aproveitados aqui no Maranhão. Com relação ao Teste de Aptidão, vocês não adotam nenhuma exigência no ingresso para o Curso de Educação Musical da UFC? Vocês utilizam alguma estratégia que compense a defasagem no aprendizado ou adequam o trabalho do curso superior a esta realidade? Vocês tem algum curso de extensão em iniciação musical? É uma alternativa que já cogitamos a hipótese, mas aí teríamos que aumentar nosso curso de 4 anos para pelo menos 6, fornecendo um mínimo de iniciação musical nos 2 primeiros anos. Infelizmente, a área de Música é vista com muito amadorismo na maior parte do país. Creio que se não exigirmos melhores condições de trabalho, a sociedade perderá como um todo. As pessoas aparecem aqui pensando que para cursar Música basta apenas um "violão velho" e um "copo de uísque". Temos que nos cuidar também, nestes tempos de "inclusão social", para não transformar o Curso de Música em uma porta para alunos que  tiram notas baixas no Vestibular e querem apenas ingressar em algum curso superior, sem vocação e respeito pela escolha que fizeram. Enfim, é uma discussão interessante, mas gostaria de conhecer melhor a realidade de vocês, pois nosso maior desejo é que os alunos egressos da Graduação tenham condições de atuar em um campo de trabalhos musicais amplos com competência e responsabilidade. Grande abraço, Daniel Lemos Coordenador do Curso de Música Professor Assistente I - Departamento de Artes (DEART/CCH) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From vanildom em uol.com.br Tue Jul 6 15:36:14 2010 From: vanildom em uol.com.br (Vanildo) Date: Tue, 6 Jul 2010 15:36:14 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?Fwd=3A_Missa_de_7=C2=BA_dia_do_Professor_Rad?= =?utf-8?q?egundis?= In-Reply-To: <4c33740ceb07b_31f78e55670290@weasel16.tmail> References: <4c33740ceb07b_31f78e55670290@weasel16.tmail> Message-ID: <4c33779ef012d_141f92d0e7015@weasel3.tmail> Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: radegundis.JPG Tipo: image/pjpeg Tamanho: 50427 bytes Descrição: não disponível URL: From vanildom em uol.com.br Tue Jul 6 16:19:23 2010 From: vanildom em uol.com.br (Vanildo) Date: Tue, 6 Jul 2010 16:19:23 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?Fwd=3A_Missa_de_7=C2=BA_dia_do_Professor_Rad?= =?utf-8?q?egundis?= In-Reply-To: <4c33779ef012d_141f92d0e7015@weasel3.tmail> References: <4c33740ceb07b_31f78e55670290@weasel16.tmail> <4c33779ef012d_141f92d0e7015@weasel3.tmail> Message-ID: <4c3381bb99564_50592d0e701b6@weasel3.tmail> Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: radegundis.JPG Tipo: image/pjpeg Tamanho: 50427 bytes Descrição: não disponível URL: From vanildom em uol.com.br Tue Jul 6 16:27:38 2010 From: vanildom em uol.com.br (Vanildo) Date: Tue, 6 Jul 2010 16:27:38 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?Fwd=3A_Missa_de_7=C2=BA_dia_do_Professor_Rad?= =?utf-8?q?egundis?= Message-ID: <4c3383aad56fd_366492d0e70266@weasel3.tmail> Um anexo em HTML foi limpo... URL: From vanildom em uol.com.br Tue Jul 6 16:29:37 2010 From: vanildom em uol.com.br (Vanildo) Date: Tue, 6 Jul 2010 16:29:37 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?utf-8?q?Fwd=3A_Missa_de_7=C2=BA_dia_do_Professor_Rad?= =?utf-8?q?egundis?= In-Reply-To: <4c3383aad56fd_366492d0e70266@weasel3.tmail> References: <4c3383aad56fd_366492d0e70266@weasel3.tmail> Message-ID: <4c3384213b9e7_42f792d0e70163@weasel3.tmail> Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: radegundis.JPG Tipo: image/jpeg Tamanho: 50427 bytes Descrição: não disponível URL: From lcervini em uol.com.br Wed Jul 7 01:38:04 2010 From: lcervini em uol.com.br (Lucia) Date: Wed, 7 Jul 2010 01:38:04 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Jornada_Cage_e_Catarina_Domenici_no_Con?= =?iso-8859-1?q?servat=F3rio_de_M=FAsica_-_UFPel?= Message-ID: <00e201cb1d8e$73d76a90$0301010a@micro> Queridos amigos, O NuMC apresenta a "Jornada Cage: Piano Preparado", dias 13 e 15 de julho no Conservatório de Música. Teremos também a realização de Recital de Piano da artista convidada Catarina Leite Domenici (UFRGS) no dia 14 de julho. A Jornada Cage conta com diversos eventos como masterclasse, workshop de preparação dos pianos e recitais. Nos dias 13 e 15 serão realizados concertos com obras para piano preparado do compositor John Cage e a integral das Sonatas e Interlúdios, com a participação de professores do Conservatório e da pianista Catarina Domenici. A pianista também realizará, dia 14 de julho, Recital de Piano com obras de Schumann (homenagem a seu bicentenário) e de compositores contemporâneos Olivieri, Wolf e Ginastera. Segue abaixo a programação completa. Grande abraço a todos! Lucia Cervini O NuMC - Núcleo de Música Contemporânea apresenta: JORNADA CAGE piano preparado 13 e 15 de julho de 2010 DIA 13/07 (3a. feira) 15:00 Masterclasse com Catarina Domenici 19:30 RECITAL COMENTADO COM OBRAS PARA PIANO PREPARADO DIA 14/07 (4a. feira) 19:30 RECITAL DE PIANO de Catarina Leite Domenici (UFRGS) DIA 15/07 (5a. feira) 10:00 Workshop preparação dos pianos 19:30 RECITAL SONATAS E INTERLÚDIOS pianistas Profa. Catarina Domenici (convidada UFRGS) Profa. Joana Holanda Profa. Lucia Cervini Prof. Luiz Guilherme Goldberg e alunos do Conservatório Conservatório de Música - UFPel Rua Felix da Cunha, 651 Pelotas - RS Fone: (53) 3222-2562 ENTRADA FRANCA Realização: NuMC - Núcleo de Música Contemporânea Conservatório de Música - UFPel - Pelotas/ RS Apoio: Universidade Federal de Pelotas (UFPel) FAPERGS - Fundação de Amparo e Pesquisa do RS Catarina Leite Domenici é Professora Adjunta de Piano na UFRGS. Possui Doutorado e Mestrado em Piano Performance pela Eastman School of Music, onde foi agraciada com o Performer's Certificate e o premio Lizie Teege Mason. Com mais de 20 anos de dedicação à música contemporânea, realizou centenas de concertos no Brasil, Estados Unidos e América Central, tendo recebido vários prêmios por seus CDs. Entre 2008/2009 desenvolveu pesquisa de pós-doutorado "Interações Compositor-Intérprete na Música Contemporânea" na University at Buffalo, tendo apresentado o trabalho "Composer-Performer Collaboration: A Joint Venture in New Music" no Performer's Voice Symposium in Cingapura em Outubro de 2009. Nos Estados Unidos, foi professora no Chautauqua Music Festival, University at Buffalo, Eastman Community Music School, Nazareth College, and the Finger Lakes Community College. -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: cartaz corel 3.pdf Tipo: application/pdf Tamanho: 750682 bytes Descrição: não disponível URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: catarina3b.pdf Tipo: application/pdf Tamanho: 236072 bytes Descrição: não disponível URL: From dal_lemos em yahoo.com.br Wed Jul 7 08:46:45 2010 From: dal_lemos em yahoo.com.br (Daniel Lemos) Date: Wed, 7 Jul 2010 04:46:45 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Teste_de_Aptid=E3o?= In-Reply-To: <013b01cb1d3b$537bcf50$fa736df0$@com> Message-ID: <728857.11423.qm@web110312.mail.gq1.yahoo.com> Caro Prof. Gerardo, Fico admirado por vocês adotarem uma postura particular no cenário musical brasileiro, realmente é uma atitude valente. Compreendo perfeitamente a preocupação de vocês em prover o máximo de acessibilidade por parte da população à Música, em especial no atual contexto, que em 2011 exigirá a presença obrigatória do conteúdo de Música na disciplina de Artes na escola regular. Infelizmente não pudemos conversar na ABEM Nordeste porque optei em ir à ABEM Norte; certamente seria um encontro muito esclarecedor. Com relação à exigência pelo "Teste de Aptidão" aqui na UFMA - que de fato concentra-se na exigência por conteúdos musicais, não na comprovação de aptidões para a Música - foi, em princípio, baseado na iniciativa da maioria dos Cursos de Licenciatura em Música do Brasil. Entretanto, os próprios alunos que ingressaram no 1o Semestre de 2010, devido ao caráter elementar do teste realizado para ingresso neste período, reclamaram da dificuldade em acompanhar as disciplinas, fato que nos levou a elaborar uma prova mais difícil para 2o/2010. Creio que diante de nossas estratégias de ensino-aprendizagem e pelas características de nosso corpo docente, não conseguimos trabalhar sem que o ingressante tenha uma base mínima de conhecimento musical. E mesmo assim, há alunos que se formarão sem a preparação que idealizamos - aí ressalto o seu comentário, que optar por ser professor requer estudos pelo resto da vida, mas me preocupo se realmente estamos instruindo nossos alunos nesse sentido. O papel do professor passa a ser oferecer ferramentas para que os alunos possam providenciar os conhecimentos que os interessam de forma independente, ou seja, "virem-se". A experiência de vocês comprova a possibilidade de trabalhar com alunos que não tenham conhecimentos musicais prévios, porém, temos que fazer esta experiência aqui para ver se podemos aplicá-la em nossa realidade, fato que enfrentaria resistência, naturalmente, por parte de alguns membros do corpo docente. Com relação à questão da aptidão em si, concordo contigo. Já é cientificamente comprovado que são raríssimos os indivíduos que não apresentam nenhuma aptidão musical por completo. Diante disso, tenho utilizado o termo "aptidão" mais por seu uso histórico na área mesmo. Esta temática foi alvo de debate inclusive na Pró-Reitoria de Ensino da UFMA. Quanto à questão de oferecer maior acessibilidade à Música para a sociedade maranhense, pretendemos criar um Curso de Extensão em Iniciação Musical, com atuação dos alunos que estiverem cursando Estágio. Será uma experiência boa tanto para a comunidade interessada quanto aos alunos do Curso de Música. Entendemos que, a nível básico e/ou fundamental, nossos alunos proverão a acessibilidade da Música para a população, sendo a Universidade responsável indireta por isto. Entretanto, como nosso curso é recente - assim como o da UEMA, a Universidade Estadual do Maranhão, que também tem um curso de Música - ainda não tivemos tempo de perceber os resultados. Ainda, fico preocupado com a possibilidade do Curso Superior de Música - sem as exigências musicais de ingresso - tomar o lugar do Curso Básico, podendo a Universidade ocupar um lugar que compete a outros profissionais - nossos próprios alunos, fato que poderia restringir o campo de atuação dos professores de Música. Aqui no Maranhão há acesso gratuito ao ensino inicial de Música através da Escola de Música do Estado do Maranhão, que possui cursos Básico Geral e Técnico em Instrumentos e Canto, além de projetos sociais provindos de iniciativas particulares. Por fim, agradeço a atenção que os professores da UFC tem para com este assunto, pois vou trazer estas idéias à discussão com os professores da UFMA. Abraço e sucesso, Daniel Lemos Coordenador do Curso de Música Professor Assistente I - Departamento de Artes (DEART/CCH) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From dal_lemos em yahoo.com.br Wed Jul 7 12:31:53 2010 From: dal_lemos em yahoo.com.br (Daniel Lemos) Date: Wed, 7 Jul 2010 08:31:53 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?RES=3A_Teste_de_Aptid=E3o?= In-Reply-To: <022901cb1dd7$133a67c0$39af3740$@com> Message-ID: <2600.68115.qm@web110314.mail.gq1.yahoo.com> Olá prof. Gerardo, Realmente, trata-se de uma postura consciente e corajosa de vocês, visto que o trabalho no Curso Superior como um todo passa a ser mais difícil, pois exige muito mais de alunos e professores. Reforço também que se estivéssemos em Instituições mais conservadoras, jamais conseguiríamos colocar em prática proposições como estas. Nesse sentido, tem sido muito gratificante trabalhar na UFMA, pois estamos tendo a chance de construir um curso alicerçado em novos ideais. Creio que vocês tem a mesma oportunidade na UFC, e estão fazendo bom proveito disso. Grande abraço e muito obrigado por me colocar a par de sua realidade. Sucesso no trabalho de vocês e muita música! Daniel Lemos Coordenador do Curso de Música Professor Assistente I - Departamento de Artes (DEART/CCH) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From mthys em hotmail.com Sun Jul 11 03:44:24 2010 From: mthys em hotmail.com (Marcelo Thys) Date: Sun, 11 Jul 2010 03:44:24 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Fwd=3A_Missa_de_7=BA_dia_do_Professor_R?= =?iso-8859-1?q?adegundis?= In-Reply-To: <4c3384213b9e7_42f792d0e70163@weasel3.tmail> References: <4c3383aad56fd_366492d0e70266@weasel3.tmail>, <4c3384213b9e7_42f792d0e70163@weasel3.tmail> Message-ID: Meus sinceros sentimentos por esta enorme perda para todos... Estaremos enviando nossas orações... Marcelo Thys Date: Tue, 6 Jul 2010 16:29:37 -0300 From: vanildom em uol.com.br To: anppom-l em iar.unicamp.br Subject: [ANPPOM-L] Fwd: Missa de 7º dia do Professor Radegundis Mensagem original Assunto: Missa de 7º dia do Professor Radegundis Enviada: 06/07/2010 15:21 Segue em anexo as informações sobre a missa de 7º dia do Prof. Radegundis Feitosa. Att. Maricélia Pereira Claudino PARA NAVEGAR COM MAIS PRIVACIDADE USE O INTERNET EXPLORER 8. INSTALE GRÁTIS. _________________________________________________________________ ACESSE SEUS EMAILS DE QUALQUER LUGAR PELO SEU CELULAR. CLIQUE E VEJA COMO FAZER ISSO. http://celular.windowslive.com.br/hotmail.asp?produto=Hotmail&utm_source=Live_Hotmail&utm_medium=Tagline&utm_content=ACESSESEUS85&utm_campaign=MobileServices -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From soniaraybrasil em gmail.com Thu Jul 15 20:42:52 2010 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Thu, 15 Jul 2010 20:42:52 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Congresso 2010 - Novidades no site! Message-ID: Caros associados, No site da ANPPOM vocês já podem verificar os seguintes novos arquivos: *- convidados INTERNACIONAIS e NACIONAIS da área científica - programação ARTÍSTICA - cronograma das COMUNICAÇÕES por área - QUADRO DA PROGRAMAÇÃO GERAL (atualizado) * A equipe organizadora está trabalhando para complementar as informações sobre hotéis e restaurantes até final de julho. Informações preliminares sobre hotéis seguem no anexo. Abraços, Sonia -- SONIA RAY Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás Presidente da ANPPOM (www.anppom.com.br) Tel: 62-9249.0911 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Lista de hotéis.pdf Tipo: application/pdf Tamanho: 49869 bytes Descrição: não disponível URL: From silvio.ferraz em terra.com.br Fri Jul 16 00:30:05 2010 From: silvio.ferraz em terra.com.br (silvio) Date: Fri, 16 Jul 2010 00:30:05 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Fwd=3A_Entrevistas_com_as_grandes_atra?= =?iso-8859-1?q?=E7=F5es_do_Festival=3A_Irvine_Arditti=2C_Dimos_Goudarouli?= =?iso-8859-1?q?s_e_mais!?= References: <9259e3526c1e9684cffa8ddb186814e2@localhost.localdomain> Message-ID: <49FABF3E-AE9D-45DC-B218-51218CF35518@terra.com.br> desculpem o spam Begin forwarded message: > From: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão > Date: July 14, 2010 7:35:45 PM GMT-03:00 > To: silvio.ferraz em terra.com.br > Subject: Entrevistas com as grandes atrações do Festival: Irvine Arditti, Dimos Goudaroulis e mais! > Reply-To: Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão > > Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui. > > > > > Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link > > > Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra. > Atualizado em 14/07/2010 > -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From carlos.sandroni em gmail.com Fri Jul 16 12:38:39 2010 From: carlos.sandroni em gmail.com (Carlos Sandroni) Date: Fri, 16 Jul 2010 12:38:39 -0300 Subject: [ANPPOM-L] CONCURSO PARA PROFESSOR DE SAXOFONE NA UFRN Message-ID: *Mensagem original* *De:* Flavio Davino < flavio.davino em hotmail.com > *Para:* João Batista Batista < musicorn em hotmail.com >,jojo_em em hotmail.com, jorgeclave em yahoo.com.br,leonardostome em hotmail.com,rinaldofonseca < rinaldofonseca em bol.com.br > *Assunto:* FW: CONCURSO PARA PROFESSOR DE MÚSICA DA UFRN *Enviada:* 16/07/2010 07:37 .ExternalClass .ecxhmmessage Boletim de Serviço - UFRN Nº 130 15.07.2010 Fls. 20 7.2. O programa, a data inicial do processo de seleção e as normas gerais do concurso, a relação de temas da prova didática e a sua natureza e as portarias de designação das comissões serão disponibilizados em* www.prh.ufrn.br *a partir de 19 de julho de 2010 e fornecidos ao candidato no ato de inscrição. (a) João Carlos Tenório Argolo ? Pró-Reitor ANEXO I DO EDITAL 19/2010 UNIDADE DE LOTAÇÃO ÁREA Nº DE VAGAS: 01 CLASSE/NÍVEL/RT REQUISITOS ESCOLA DE MÚSICA - CAMPUS NATAL/ RN *Saxofone e Improvisação* 1 D-101/01/DE Graduação em Música ------------------------------ O INTERNET EXPLORER 8 AJUDA VOCÊ A FICAR LONGE DOS VÍRUS. DESCUBRA COMO. ------------------------------ FIQUE MAIS PROTEGIDO ENQUANTO FAZ DOWNLOADS INSTALE GRÁTIS O INTERNET EXPLORER 8. -- You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Professores Música UFPE" group. To post to this group, send email to prof-musica-ufpe em googlegroups.com. To unsubscribe from this group, send email to prof-musica-ufpe+unsubscribe em googlegroups.com . For more options, visit this group at http://groups.google.com/group/prof-musica-ufpe?hl=en. -- Carlos Sandroni Departamento de Música, UFPE Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB Telefones: (81) 2126 8596 / 8597 (UFPE) (83) 8834 3467 (Celular) Endereço: Rua das Pernambucanas, 264/501 Graças - 52011-010 Recife - PE -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From mackelyrb em gmail.com Sun Jul 18 20:11:58 2010 From: mackelyrb em gmail.com (Mackely Ribeiro Borges) Date: Sun, 18 Jul 2010 20:11:58 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Concurso_para_professor_efetivo_de_educ?= =?iso-8859-1?q?a=E7=E3o_musical/viol=E3o_=28UFS=29?= Message-ID: Estão abertas, no período de 14/07 à 12/08/2010, as inscrições para o concurso público para professor efetivo de Educação Musical / Violão (1 vaga), no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe. Os requisitos mínimos são: Graduação em Música com Mestrado em Música. Maiores informações, assim como os pontos podem ser obtidas no edital através do link abaixo: http://200.17.141.11/files/Edital_23_2010_Docente_retificado_16_07_10.pdf Por favor divulguem. Em caso de dúvidas podem entrar em contato através do e-mail: musica em ufs.br ou telefone: (79) 2105-6891 atenciosamente Profª. Ma. Mackely Ribeiro Borges Universidade Federal de Sergipe From soniaraybrasil em gmail.com Mon Jul 19 19:15:08 2010 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Mon, 19 Jul 2010 19:15:08 -0300 Subject: [ANPPOM-L] EM realiza oito concursos docentes In-Reply-To: <4C446B43.9090904@gmail.com> References: <4C446B43.9090904@gmail.com> Message-ID: ------------------------------ From: rodcv2 em hotmail.com To: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br Subject: EM realiza oito concursos docentes Date: Tue, 13 Jul 2010 00:31:57 +0300 A quem interessar possa, segue informação contida em: * http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=280:em-realiza-oito-concursos-docentes&catid=93:concursos&Itemid=86 * Foram publicados no Diário Oficial da União dois editais que tornam público que estarão abertas as inscrições para Concursos de Provas e Títulos para provimento de vagas de professor da carreira do magistério superior com novas vagas para docentes para a Escola de Música da UFRJ. Na Edição nº 118, de 23 de junho, foi publicado o Edital nº 26 que traz, na Seção 3, páginas 77 a 79, a vaga para o setor Regência de Banda. Na Edição nº 120, de 25 de junho, foi publicado, na Seção 3 páginas 76 a 79, o Edital nº 28, que traz as vagas para os setores Piano, Laboratório de Harmonia de Teclado, Composição, Percepção Musical, Canto/Prática de Conjunto Vocal, Flauta Doce e Clarineta. A classe das vagas, o regime de trabalho e o conteúdo das provas podem ser podem ser visualizados na tabela abaixo: *Departamento* *Setor* *Classe* *Regime* *Teclado e Percussão* Piano Assistente Dedicação Exclusiva Laboratório de Harmonia de Teclado Assistente Dedicação Exclusiva *Composição* Composição Assistente Dedicação Exclusiva *Musicologia e Educação Musical* Percepção Musical Assistente Dedicação Exclusiva *Vocal* Canto e Prática de Conjunto Vocal Assistente Dedicação Exclusiva *Sopros* Flauta Doce Assistente Dedicação Exclusiva Clarineta Assistente Dedicação Exclusiva *Música de Conjunto* Regência de Banda Assistente Dedicação Exclusiva Os concursos serão realizados de acordo com as normas aprovadas pela Resolução nº 11/2010 do Conselho Universitário da UFRJ. Para todas as vagas a titulação mínima exigida para a inscrição é o Mestrado. O prazo para inscrição é de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação dos editais no Diário Oficial da União. Os editais podem ser lidos no seguinte endereço: http://portal.in.gov.br/inou então no link abaixo: Edital nº 26 de 23 de junho de 2010 Retificação do Anexo do Edital nº 26 Edital nº 28 de 25 de junho de 2010 A Resolução do Conselho Universitário da UFRJ pode ser consultada no link abaixo: Resolução nº 11/2010 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From liatomas em uol.com.br Tue Jul 20 00:17:24 2010 From: liatomas em uol.com.br (Lia Tomas) Date: Tue, 20 Jul 2010 00:17:24 -0300 Subject: [ANPPOM-L] UFRJ realiza 08 Concursos para docentes Message-ID: <9DAA45288B5F44489CB716D07851D096@liapc> Retransmitindo a mensagem abaixo ---------------------------------------------------------------------------- From: rodcv2 em hotmail.com To: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br Subject: EM realiza oito concursos docentes Date: Tue, 13 Jul 2010 00:31:57 +0300 A quem interessar possa, segue informação contida em: http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=280:em-realiza-oito-concursos-docentes&catid=93:concursos&Itemid=86 Foram publicados no Diário Oficial da União dois editais que tornam público que estarão abertas as inscrições para Concursos de Provas e Títulos para provimento de vagas de professor da carreira do magistério superior com novas vagas para docentes para a Escola de Música da UFRJ. Na Edição nº 118, de 23 de junho, foi publicado o Edital nº 26 que traz, na Seção 3, páginas 77 a 79, a vaga para o setor Regência de Banda. Na Edição nº 120, de 25 de junho, foi publicado, na Seção 3 páginas 76 a 79, o Edital nº 28, que traz as vagas para os setores Piano, Laboratório de Harmonia de Teclado, Composição, Percepção Musical, Canto/Prática de Conjunto Vocal, Flauta Doce e Clarineta. A classe das vagas, o regime de trabalho e o conteúdo das provas podem ser podem ser visualizados na tabela abaixo: Departamento Setor Classe Regime Teclado e Percussão Piano Assistente Dedicação Exclusiva Laboratório de Harmonia de Teclado Assistente Dedicação Exclusiva Composição Composição Assistente Dedicação Exclusiva Musicologia e Educação Musical Percepção Musical Assistente Dedicação Exclusiva Vocal Canto e Prática de Conjunto Vocal Assistente Dedicação Exclusiva Sopros Flauta Doce Assistente Dedicação Exclusiva Clarineta Assistente Dedicação Exclusiva Música de Conjunto Regência de Banda Assistente Dedicação Exclusiva Os concursos serão realizados de acordo com as normas aprovadas pela Resolução nº 11/2010 do Conselho Universitário da UFRJ. Para todas as vagas a titulação mínima exigida para a inscrição é o Mestrado. O prazo para inscrição é de 30 (trinta) dias, contados da data da publicação dos editais no Diário Oficial da União. Os editais podem ser lidos no seguinte endereço: http://portal.in.gov.br/in ou então no link abaixo: Edital nº 26 de 23 de junho de 2010 Retificação do Anexo do Edital nº 26 Edital nº 28 de 25 de junho de 2010 A Resolução do Conselho Universitário da UFRJ pode ser consultada no link abaixo: Resolução nº 11/2010 -------------------------------------------------------------------------------- ________________________________________________ Lista de discussões ANPPOM http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l ________________________________________________ -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From celsocintra em gmail.com Wed Jul 21 21:42:08 2010 From: celsocintra em gmail.com (Celso Cintra) Date: Wed, 21 Jul 2010 21:42:08 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Fwd=3A_=5BFwd=3A_ENC=3A_Chamada_submiss?= =?iso-8859-1?q?=E3o_de_trabalhos_-_Revista_ouvirOUver=5D?= In-Reply-To: References: <3080.189.15.23.166.1275517886.squirrel@www.mail.ufu.br> Message-ID: Divulgando há braço celso -- Confira: www.myspace.com/celsocintra http://card.ly/celsocintra -----Mensagem original----- De: ouvirouver em fafcs.ufu.br [mailto:ouvirouver em fafcs.ufu.br] Enviada em: quarta-feira, 2 de junho de 2010 16:36 Para: posartes em fafcs.ufu.br Assunto: Chamada submissão de trabalhos - Revista ouvirOUver Prezados, A revista ouvirOUver é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, que tem como propósito estimular o debate artístico, científico e pedagógico de diversificadas questões ligadas à música, artes cênicas, artes visuais e áreas afins. A revista ouvirOUver receberá até o dia 01/08/2010, colaborações de artigos, resenhas, autorias e entrevistas. Dossiê: Artes Contemporâneas. Segue, em anexo, a chamada para submissão de trabalhos. Atenciosamente, Revista ouvirOUver Programa de Pós-Graduação em Artes / Universidade Federal de Uberlândia -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: Chamada ouvirOUver - nº 7.pdf Tipo: application/pdf Tamanho: 38496 bytes Descrição: não disponível URL: From mtclaudiazanini em gmail.com Fri Jul 23 03:50:46 2010 From: mtclaudiazanini em gmail.com (Claudia Zanini) Date: Fri, 23 Jul 2010 03:50:46 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Informa=E7=F5es_da_Secretaria_e_da_Teso?= =?iso-8859-1?q?uraria_da_ANPPOM?= Message-ID: Prezados Associados, Gostaria de informar que a Secretaria e a Tesouraria da ANPPOM não responderão mensagens no período de 23 a 31 de julho. É importante esclarecer que as inscrições para o XX CONGRESSO DA ANPPOM continuarão sendo realizadas para OUVINTES, conforme as informações do site (www.anppom.com.br). Atenciosamente, Proª Claudia Zanini 2ª Secretária da ANPPOM -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From apacheco em post.com Mon Jul 26 08:26:11 2010 From: apacheco em post.com (apacheco em post.com) Date: Mon, 26 Jul 2010 07:26:11 -0400 Subject: [ANPPOM-L] Newsletter Caravelas Agosto Message-ID: <8CCFACC7C134498-15CC-1497@web-mmc-d09.sysops.aol.com> Caros Colegas: Espero que estejam todos bem. Venho mais uma vez pedir que me enviem informações para serem divulgadas no Newsletter Caravellas (publicações, eventos, call for papers, gravações,resenhas, etc). O prazo para o envio é até o dia 5 de Agosto. A publicação está prevista para o dia 15 do mesmo mês. As edições anteriores do Newsletter podem ser vistas em: http://www.caravelas.com.pt/Newsletter.htm Agradeço pela boa vontade de todos. Com os melhores cumprimentos Alberto Pacheco Universidade Nova de Lisboa -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From soniaraybrasil em gmail.com Mon Jul 26 18:11:52 2010 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Mon, 26 Jul 2010 18:11:52 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?CNPq_j=E1_tem_novo_membro_na_=E1rea_de_?= =?iso-8859-1?q?ARTES!?= Message-ID: Prezados Associados, Com satisfação, informo que o CNPq já deu posse ao novo membro da área de ARTES no Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação e Comunicação. O escolhido foi o prof. Dr. Fernado Iazzetta (USP). *Parabéns Fernando!* A ANPPOM lhe deseja uma ótima gestão! Na ocasião, agradeço ao Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves pelo trabalho realizado na gestão que ora se encerra. ** Cordialmente, Sonia Ray **-------------- SONIA RAY Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás Presidente da ANPPOM (www.anppom.com.br) Tel: 62-9249.0911 * * *Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação e Comunicação ? CA-AC* *Área do Conhecimento* Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais ? DEHS Coordenação do Programa de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais ? COCHS Membros: 05 *Nome* *Sub-Área/ Especialidade* *Instituição* *Mandato* Vera Regina Veiga Franca Comunicação UFMG 01.07.2010 a 30.06.2013 Jorge Sidney Coli Júnior Artes Unicamp 01.10.2009 a 30.09.2012 Fernando Henique de Oliveira Iazzetta Artes USP 01.07.2010 a 30.06.2013 Maria Nélida Gonzalez de Gomez Ciência da Informação IBICT 01.09.2008 a 31.08.2011 André Luiz Martins Lemos Comunicação UFBA 01.10.2009 a 30.09.2012 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From whvalent em terra.com.br Mon Jul 26 18:43:59 2010 From: whvalent em terra.com.br (Heloisa e Wagner Valente) Date: Mon, 26 Jul 2010 18:43:59 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?representante_de_=E1rea_CNPq?= Message-ID: <002d01cb2d0b$a8e10340$faa309c0$@com.br> cara Sonia e demais colegas, Agradeço a comunicação da notícia. Sem dúvida, estaremos muito bem representados com Fernando Iazzetta como nosso representante de área. Desde já, desejo muito sucesso! Não tendo o contato do Prof. Celso L. Chaves, transmito, através desta lista, meus cumprimentos pela excelente e correta gestão! Abraço, Heloísa -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo não-texto foi limpo... Nome: image001.gif Tipo: image/gif Tamanho: 1163 bytes Descrição: não disponível URL: From lia41braga em yahoo.com.br Tue Jul 27 08:47:45 2010 From: lia41braga em yahoo.com.br (LIA BRAGA VIEIRA) Date: Tue, 27 Jul 2010 04:47:45 -0700 (PDT) Subject: [ANPPOM-L] obrigada pelo convite Message-ID: <489011.88477.qm@web38405.mail.mud.yahoo.com> Parabéns, Prof. Iazzetta! Lia Braga Vieira UFPA / UEPA -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From soniaraybrasil em gmail.com Tue Jul 27 22:09:22 2010 From: soniaraybrasil em gmail.com (Sonia Ray) Date: Tue, 27 Jul 2010 22:09:22 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?ULTIMA_CHANCE_PARA_OS_QUE_AINDA_EST=C3O?= =?iso-8859-1?q?_IRREGULARES_NA_ANPPOM_2010?= Message-ID: Caros Associados, Com a proximidade do Congresso o caderno de resumos e os anais estão em fase de fechamento. O congresso está muito grande e os custos aumentaram proporcionalmente. Como já prevíamos em 2009, as inscrições no Congresso e Cadastro na ANPPOM não são apenas desejadas mas obrigatórias para que possamos realizar o congresso com sucesso. Infelizmente, alguns autores, co-autores e artistas ainda não se inscreveram no congresso e não regularizaram sua situação com a ANPPOM. Eles somam cerca de 15% dos trabalhos aprovados. Na tentativa não deixar nenhum trabalho aprovado fora do congresso e de sermos justos com pessoas que ainda não se inscreveram por motivos alheios a sua vontade, estamos dando uma última chance para estes colegas pesquisadores e artistas de se inscreverem através do link abaixo, onde encontrarão um ficha de inscrição feita exclusivamente para estes casos de atraso (com valores atualizados). *É obrigatória a filiação (ou regularização da situação) à ANPPOM e também a inscrição no Congresso a TODOS os participantes: AUTORES, CO-AUTORES, ARTISTAS PROPONENTES e ARTISTAS PARTICIPANTES DAS PROPOSTAS.*Esta decisão foi tomada na assembléia de 2009 e divulgada nas fichas de inscrição e nas chamadas de trabalho. Aos que já se inscreveram, solicito que verifiquem se seus co-autores também o fizeram, pois trabalhos com pendência de inscrição* NÃO SERÃO INCLUÍDOS NOS ANAIS* *EM CD ROM*. Entretanto, *poderão ser apresentados no congresso e serão prontamente incluídos nos anais ON-LINE assim que os responsáveis pelo trabalho regularizarem a situação*. Artistas em situação irregular não terão seus nomes nos programas IMPRESSOS, mas poderão tê-los incluídos após a regularização nos anais on-line. *O prazo máximo para esta regularização é 8 de agosto*, sendo que os preços mudam a partir de 10 de agosto (vejam preços da ANPPOM 2010 no site) e na ficha de inscrição. Ouvintes também poderão se inscrever até 8 de agosto. Despois disto faremos um recesso para prepara a documentação e recepção do congresso. Novas inscrições poderão acontecer no Congresso, a partir do dia 23 as 16horas. *LINK: http://www.anppom.com.br/congressos2/2010/inscricao_autores_julho.php * No mais.... A partir de 5 de agosto estarão no site as propostas de GT e abriremos espaço para que os coordenadores de GTs divulguem material aos interessados no site. Propostas para lançamentos de livros e CDs também estarão no site a partir do dia 5. Cordialmente, Sonia Ray -- SONIA RAY Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás Presidente da ANPPOM (www.anppom.com.br) Tel: 62-9249.0911 -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From salomea em iis.com.br Tue Jul 27 19:39:48 2010 From: salomea em iis.com.br (Salomea Gandelman) Date: Tue, 27 Jul 2010 19:39:48 -0300 Subject: [ANPPOM-L] Cumprimentos Message-ID: <4C4F6034.6030803@iis.com.br> Prezados Dr. Celso Loureiro Chaves e Dr. Fernando Iazzetta: faço minhas as palavras da Presidente de ANPPOM, Prof. Dr. Sonia Ray. Abraços, Salomea Gandelman From ppgmus em ufba.br Thu Jul 29 10:50:25 2010 From: ppgmus em ufba.br (ppgmus) Date: Thu, 29 Jul 2010 10:50:25 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?Parab=E9ns?= Message-ID: Caros colegas da ANPPOM Em nome do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia gostaria de desejar os melhores votos para o Prof. Dr. Fernando Iazetta na gestão que inicia. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves o trabalho realizado. Cordialmente, Cristina Tourinho Coordenadora do PPGMUS - UFBA -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From jonufer em globo.com Thu Jul 29 12:56:33 2010 From: jonufer em globo.com (Jose Nunes Fernandes) Date: Thu, 29 Jul 2010 12:56:33 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?PRAZO_PRORROGADO_submiss=E3o_de_trabalh?= =?iso-8859-1?q?os_-_SIMPOM?= Message-ID: Prezados, comunicamos a prorrogação do prazo de SUBMISSÃO de TRABALHOS do I SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música para *dia 2 de agosto* de 2010 (segunda feira) José Nunes Fernandes (UNIRIO) Presidente Comissão Organizadora do I SIMPOM -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: From malicevolpe em ig.com.br Thu Jul 29 13:53:38 2010 From: malicevolpe em ig.com.br (Maria Alice Volpe) Date: Thu, 29 Jul 2010 13:53:38 -0300 Subject: [ANPPOM-L] =?iso-8859-1?q?I_SIMP=D3SIO_INTERNACIONAL_DE_MUSICOLOG?= =?iso-8859-1?q?IA_DA_UFRJ_=289_a_13_Agosto_2010=29?= In-Reply-To: References: Message-ID: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ ATUALIDADE DA ÓPERA Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Música / Programa de Pós-Graduação Sala da Congregação Rio de Janeiro, 9 a 13 de agosto de 2010 Comissão Organizadora Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente André Cardoso (UFRJ) Marcos Vinício Nogueira (UFRJ) Comissão Científica: Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente Marcos Vinício Nogueira (UFRJ) Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto) Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) Apoio: CAPES FAPERJ BANCO DO BRASIL Maiores informações no site: http://www.musica.ufrj.br/ Aberto ao público. Entrada Franca. Certificado mediante inscrição e participação de, no mínimo, 70% das sessões. SINOPSE O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorrerá na Semana da Escola de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da Coordenação do Programa da Pós-Graduação. Expressa um direcionamento intensificado em prol da produção científica da Unidade, buscando maior equilíbrio com a sua produção artística. O I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, cujo tema do ano de 2010 ?Atualidade da Ópera? oferece um amplo espectro dos estudos recentes sobre a ópera no Brasil e propicia um diálogo frutífero entre especialistas brasileiros e estrangeiros. Os estudos de ópera têm constituído locus privilegiado das inovações ocorridas recentemente na musicologia, possibilitando abordagens diversificadas, desde estudos de sociologia, política, ideologia, história e crítica cultural, vocalidade e corpo, até discussões sobre novas proposições analíticas para um gênero dramático-musical que deve ser compreendido, sobretudo, como espetáculo. O evento reunirá, pela primeira vez no Brasil, figuras exponenciais dos estudos de ópera, oriundos do Brasil, Europa e América do Norte, visando a uma interlocução que favoreça a inserção os estudos brasileiros na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento congregará compositores e intérpretes dedicados ao repertório operístico, no intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas do gênero busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por colunistas especializados, de modo a trazer questões ligadas à produção e recepção, contribuindo para um balanço sobre a questão norteadora do evento. A temática escolhida para a primeira edição do Simpósio propicia reflexão importante para a própria história da instituição onde se realizará o evento: a fundação desta que foi a primeira instituição de ensino da música no Brasil e teve como missão inaugural a formação de cantores para a ópera nacional. O tema ?Atualidade da Ópera? vem redimensionar a própria identidade e função da instituição, não apenas marcando os seus 162 anos, mas também refletindo sobre as diversas reformulações de sua missão ao longo de uma trajetória que perpassou toda a história do próprio sistema de ensino no Brasil, nos diversos níveis: básico, técnico, médio, superior e pós-graduado. Fundada como Conservatório Imperial (1848), numa nova fase esteve o Instituto Nacional de Música (1890) entre as primeiras instituições de ensino decretadas pela Primeira República, incorporada como Escola Nacional de Música (1937) à Universidade do Brasil, e após sua designação como Escola de Música (1965) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi a primeira instituição de ensino superior de música no Brasil a implantar a pós-graduação (1980). Seu próprio pioneirismo na pós-graduação impôs os desafios que a área tem enfrentado no âmbito da universidade e a conceituação de sua contribuição enquanto instância de pesquisa e de produção de conhecimento. Consideramos que a temática da primeira edição inicia um debate que será seguido por um horizonte amplo e diversificado de questões e temáticas relevantes para a atualidade da música na universidade. A ópera exerceu hegemonia na cultura musical de diversos países desde o século XVII até início do século XX e constituiu campo de experimentação importante para o desenvolvimento do discurso musical. Gênero dramático-musical de amplas possibilidades sócio-comunicativas, a plasticidade de suas convenções ensejou no palco as diversas questões de seu tempo. Suas representações e circundante crítica nos periódicos constituíram verdadeiros fóruns de formação da opinião pública. Enquanto espetáculo e ritual, sua prática social foi marcante na determinação das características do espaço público. Os modelos comunicativos que surgiram no seu âmbito forjaram os mecanismos de comunicação com as grandes massas, anteriores ao advento do cinema. Ao reunir e transcender os limites dos gêneros, musicais e cênicos, a ópera potencializou e consolidou a capacidade da música enquanto arte de forte catarse comunicativa. No Brasil, o crescente cultivo da ópera, com sua diversidade de escolas e sub-gêneros, representou ideologias e atendeu a modos de sociabilidade cada vez mais secularizados. No decorrer do séc. XIX, a ópera tornou-se instância indispensável para o reconhecimento de compositores perante o grande público. A partir do século XX a ópera teve que competir com outras modalidades de arte e entretenimento, tornando-se tópico interessante para discussão de seu lugar na atualidade. Reconhecendo a importância dos estudos de ópera para a história da música no Brasil, a realização do I Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro responde ao papel histórico desta cidade para a cultura operística, bem como a sua atualidade, pois esta tem no Teatro Municipal palco privilegiado e platéia assídua aos espetáculos operísticos. Sobretudo, guarda os principais acervos de manuscritos musicais, edições, periódicos, material bibliográfico e iconográfico, constituindo documentação histórica muitas vezes classificada como ?obras raras?. Visa a valorizar os seus acervos únicos, entre os quais, a Biblioteca Nacional, a Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ, o Arquivo Nacional, o Museu Villa-Lobos e as diversas Coleções Particulares sob a tutela dos descendentes de compositores, regentes e músicos. Os acervos do Rio de Janeiro têm sido objeto de estudo da musicologia brasileira e, mais recentemente, têm atraído pesquisadores e musicólogos oriundos de outros países, pelo caráter único de sua documentação, relevante não somente para a história da música no Brasil e América Latina, mas também para a crescente reflexão sobre os discursos históricos construídos sobre a música de tradição européia. A organização do Simpósio em diversas modalidades de atividades pretende intensificar a integração entre a pós-graduação e a graduação, estimulando a qualificação dos diversos perfis de profissionais da área. A publicação do livro dos Anais, em formato impresso e eletrônico, será disponibilizada gratuitamente no site da EM-UFRJ. A Comissão Organizadora e a Comissão Científica têm plena convicção de que o I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ contribuirá inequivocamente para o avanço do conhecimento científico da área, para a sistematização e aprofundamento do assunto escolhido para essa edição. Maria Alice Volpe Presidente das Comissões Organizadora e Científica do I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ Ver também http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=315:a-atualidade-da-opera&catid=66:pos-graduacao&Itemid=86 Programação Completa disponível em: http://www.musica.ufrj.br/index.php?view=categoryevents&id=17:i-seminario-de-musicologia-da-ufrj-atualidade-da-opera&option=com_eventlist&Itemid=178 Sejam todos bem vindos! -- Profa. Dra. Maria Alice Volpe Cadeira de Musicologia Universidade Federal do Rio de Janeiro Editora, Revista Brasileira de Música Coordinator/ Editor, RIPM-Brazil Pesquisadora Bolsista, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro ============================== -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: