[ANPPOM-L] Vestibular SiSU e área de Música

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qui Nov 18 22:26:10 BRST 2010


Caros colegas,

Após diálogo com a profa. Dra. Isabel Nogueira, da UFPel, decidimos enviar esta discussão acerca da adoção do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) pelas IFES, e a forma como as áreas que necessitam de Habilidade Específica - Música entre elas - estão reagindo para com esta situação. Segue abaixo a discussão:


1) Como funciona o SiSU

O SiSU é uma forma de substituição ao Vestibular tradicional, onde a nota obtida no ENEM é utilizada para ingresso em um sistema de matrícula on-line. O aluno pode optar por três cursos em Instituições distintas (exemplo: Medicina na UFMG, Direito na UFBA e Enfermagem na UFC). Caso o aluno possua nota suficiente para ingresso, ele pode solicitar a matrícula. Se não, continua concorrendo para a 2a opção. Os dois Editais do SiSU (para 2o semestre de 2010 e 1o de 2011) possuem regras um pouco diferentes, mas a lógica é a mesma: são consideradas apenas as "disciplinas importantes" do Vestibular.

A grande questão diz respeito à adoção de provas específicas para cursos como Música, Teatro, Artes Visuais, Desenho Industrial e Arquitetura, entre outros. Este sistema não permite à IFES realizar nenhum procedimento de Vestibular, por se configurar como quebra de contrato entre a IFES e o Ministério da Educação (MEC).


2) Experiência na UFMA

Como responsável pelas Provas no Curso de Música da Universidade Federal do Maranhão em 1/2010 e 2/2010, resolvemos da seguinte maneira: A UFMA publicaria um edital para o Vestibular oferecendo todas as vagas desta IFES para ingresso através do ENEM/SiSU, e um edital paralelo para o Curso de Música. A única possibilidade de ingresso neste Curso era a apresentação de um documento onde o candidato comprovasse ter conhecimentos mínimos necessários em Música. Entre estes documentos, aceitamos Diploma de Curso Técnico e Básico em Instituição de ensino musical reconhecida por Secretaria Estadual de Educação; e o Atestado de Aptidão Musical, expedido pelo Curso de Música da UFMA através de provas que substituiriam o teste de Habilidade Específica.

Porém, tivemos diversos problemas: os candidatos se inscrevem para o Curso de Música da UFMA no SiSU, mas não tem ciência do edital paralelo. Entravam com recurso, e éramos obrigados a oferecer um Teste de Aptidão apenas para o candidato. Outro problema: a Pró-Reitoria de Ensino exigiu que fossem oferecidos no mínimo 3 Testes de Aptidão, concomitantemente com as três etapas do SiSU. Por fim, nosso curso - que dispõe de estrutura precária: apenas UMA sala de uso exclusivo do Curso - ofereceu o número exorbitante de 21 Testes de Aptidão, fato inédito na história da Universidade brasileira.

Ainda, por contemplar apenas a nota do ENEM, o SiSU valoriza os candidatos que tiram melhores notas nas disciplinas tradicionais, sendo o Atestado de Aptidão Musical apenas uma mera formalidade para o ingresso. Candidatos que eram alunos da Escola de Música do Maranhão (EMEM) não ingressaram em nosso Curso, pois mesmo acertando todas as questões do Teste, foram mal no ENEM, fato que é natural, visto que os mesmos tem de estudar muito mais do que os alunos que apenas se preparam para o ENEM.

Aqui, segue um artigo que publicamos sobre a nossa experiência na UFMA, caso se interessem:
http://www.musica.ufrn.br/revistas/index.php/abemnordeste2010/article/view/5


3) Experiências no país

Realizei um levantamento sobre os Editais de Vestibular de diversas IFES que aderiram ao ENEM/SiSU e possuíam Curso de Música, chegando a conversar com alguns organizadores de provas. As conclusões foram as seguintes:

UFMT e UFMA - Disponibilizam as vagas de Música no SiSU, fazendo o tal sistema do "Certificado";

UFC - Disponibilizam as vagas de Música no SiSU, mas eles não exigem testes de habilidade específica para ingresso no Curso de Música. Creio que não terão grandes problemas em se adaptar ao SiSU;

UFAC - Disponibilizam metade das vagas de Música no vestibular normal e a outra metade no SiSU. Tentei entrar em contato com eles pra entender mais sobre o processo, mas não consegui falar com o responsável;

UFU (Edital do Processo Seletivo 2011-1), UFAM (Edital nº 50 PSC 2011), UFScar, UFSJ (Edital nº 03/10), UFPel (Edital CES nº 45/2010), UFMS (Editais PREG 096/2010 e 098/2010) - Aderiram ao ENEM e ao SiSU, mas NÃO disponibilizam as vagas de Música no SiSU. Adotam o sistema Teste de Habilidade Específica (eliminatório) e ENEM (classificatório). Este, a nosso ver, é a forma mais adequada de ingresso, pois pode privilegiar os candidatos musicalmente mais aptos.

Para o 1o Semestre de 2011, não fui chamado para dar continuidade com este trabalho no Curso de Música da UFMA, pois minha busca pela melhor forma de ingresso não compactua com as políticas oriundas das instâncias administrativas desta Universidade. Sua prioridade é aderir a todas as políticas sugeridas pelo MEC, pois a UFMA foi a única Universidade a assinar o contrato do REUNI sem nenhuma ressalva. Ou seja: inclusão social é enfiar todo mundo na Universidade, precarizando o trabalho docente. Reforço que nestas Instituições estamos tratando dos cursos de Licenciatura em Música; nos Bacharelados, a necessidade pelas provas de Habilidade Específica é ainda mais efetiva.

Diante do exposto, a profa. Dra. Isabel Nogueira propôs que realizássemos uma mobilização através da ANPPOM para com este caso, pois poderemos sofrer as consequências deste Sistema se não nos articularmos em breve. Creio ainda que a ABEM também poderá prover uma grande contribuição.


Atenciosamente,

Daniel Lemos

Professor Assistente I

Curso de Música - http://musica.ufma.br

Departamento de Artes (DEART)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)



      
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20101118/d79ce5b4/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L