[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Dom Nov 21 20:19:48 BRST 2010


Prezado prof. Adamastor,

Compreendo perfeitamente teus argumentos em relação à exigência por conhecimentos pré-adquiridos para o ingresso na Universidade. É fato que o SiSU tem conseguido preencher um número maior de vagas ociosas nas Universidades. Contudo, são fatos que, logicamente, podem ser interpretados positiva ou negativamente, cabendo ao indivíduo analisá-los e formar sua opinião.

Na Universidade Federal do Maranhão, a experiência com o SiSU mostrou-se menos apropriada que o Vestibular normal, considerando-se não somente o dispêndio de recursos gastos para sua concretização, mas os princípios de nossa proposta pedagógica. Sobre a exigência de conhecimentos específicos de Música, tomamos por base as seguintes idéias:

1) Como meios de prover Inclusão Social e oferecer conhecimentos musicais de forma mais abrangente à sociedade, utilizamos os Cursos de Extensão e o Estágio Supervisionado. Além disso, os egressos do Curso de Música se incumbirão disso ao longo de suas carreiras profissionais. Acreditamos que esta função não compete aos Cursos Superiores de Música;

2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008, uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização, pois esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente, há uma verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois sua função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música não é necessário estudar Música?";

3) Como continuação da idéia anterior, é necessário haver o reconhecimento de que a Música é uma área do conhecimento que tem particularidades não contempladas de forma satistafória na Educação Básica. Diferentemente de Medicina, por exemplo, que usufrui dos conhecimentos de Biologia, Química, Matemática e Português principalmente, conteúdos cuja carga horária é muito maior na Educação Básica do que Artes. Todas as habilitações da Universidade necessitam sim de conhecimentos pré-adquiridos, e com Música não é diferente;

Há diversos Cursos de Música no país que se alicerçam em princípios pedagógicos semelhantes a estes, portanto, é imperativo que a experiência vivenciada na UFMA sirva de exemplo para demonstrar o que pode se esperar com a adoção do SiSU.

Estamos cientes do trabalho de nossos colegas que optaram por não exigir conhecimentos de Música no Vestibular, e esta é uma experiência muito positiva, pois pode realmente mudar nossa concepção sobre o Ensino de Música, tomando-se ciência das possibilidades deste modelo pedagógico. Contudo, pela característica de nosso corpo docente e da infraestrutura disponível, não é possível ainda adotar tal iniciativa.


Cordialmente,

Daniel Lemos
Professor Assistente I
Curso de Música - http://musica.ufma.br
Departamento de Artes (DEART)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)


      



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L