[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Nov 22 17:16:43 BRST 2010


Caros colegas,

Acho muito interessante esta discussão, pois tem rendido observações importantes.
O comentário do prof. Palombini ilustra muito bem o conteúdo no qual subentende-se o "Conhecimento Musical", que é, por exemplo: Ditado, Solfejo, História da Música Ocidental, dentre outros. Creio que como herança do ensino tradicional de Conservatório, acabamos nos conformando com o fato de que este seria o tipo de conhecimento musical mais adequado. Sei como é difícil se libertar disso, especialmente para quem fez Bacharelado em Música.

É fundamental haver espaço para que possamos repensar a elaboração dos Testes. Tentamos aqui fazer uma prova que não se baseava no "conhecimento musical tradicional", devendo o candidato estabelecer analogias de forma "intuitiva" (a Cognição já considera este um tipo de conhecimento: remete a uma bagagem que não é aprendida de forma acadêmica). E dentro da elaboração, obviamente a primeira pergunta é: "Qual o objetivo de nosso Curso?" Aqui, foi decidito que Ditado e Solfejo são uma bagagem importante. Há diversos cursos de Música no país que não exigem tais conhecimentos, pois formam Produtores Musicais, Técnicos em Construção de Instrumentos, Musicografia Braille, entre outros. Cabe aos organizadores do Teste avaliar que tipos de conhecimento seriam importantes em cada contexto.

Acho importante reforçar outra questão: quando me referi à exigência ou não do Teste de Habilidade Específica, não versei sobre o conteúdo em si, mas sobre as implicações políticas e sociais que sua aplicação (ou não) teriam. Isto sim se aplicaria de forma indiferenciada em todas as regiões do país. Creio ser fundamental tentarmos analisar a situação de forma mais ampla, buscando olhares "extra-musicais".

Um abraço,

Daniel Lemos

Professor Assistente I

Curso de Música - http://musica.ufma.br

Departamento de Artes (DEART)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)




      
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20101122/0c326117/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L