[ANPPOM-L] Fw: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Isabel Nogueira isadabel em terra.com.br
Ter Nov 23 10:29:15 BRST 2010

carlos,

sem dúvida que há que ampliar a abrangencia dos testes, e não somente deles, mas dos curriculos.
o caso é sempre o mesmo: que músico estamos formando, e com que capacidade de diálogo com o mundo atual (aí incluo inserção, transformação e gerenciamento desta relação)?

abraço,
isabel nogueira.
(diretora do extinto conservatorio de musica da ufpel, atual centro de artes)

  ----- Original Message -----
  From: Carlos Palombini
  To: anppom-l em iar.unicamp.br
  Sent: Monday, November 22, 2010 9:22 PM
  Subject: Re: [ANPPOM-L]Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

  Sim, o que eu estou dizendo é que vivemos, em nosso universo de conservatórios engrandecidos, sob o peso de uma tradição que se concebe como universal ou fundamental, como se esta instituição anômala que é o conservatório-universitário fosse capaz de gerir o cardápio de necessidades alimentares de um músico, de um musicólogo  ou de um educador musical em formação que ela concebe em termos preconcebidos. Que interesse a algumas pessoas seguir esse caminho, não tenho dúvidas. Mas como conheço a tradição de que se trata, não posso evitar a sensação de estar sendo continuamente confrontado com um arremedo.