[ANPPOM-L] Contra minuta de portaria do MEC que fere a autonomia universitária e descaracteriza os Colégios de Aplicação

Daniel Puig danielpuig em me.com
Qui Abr 7 21:18:22 BRT 2011


Prezados colegas,

fomos surpreendidos na semana passada pela divulgação de uma minuta de portaria do Ministério da Educação e achamos por bem nos pronunciarmos a respeito. Segue e-mail do corpo docente do CAp-UFRJ. Agradecemos se puderem divulgar e apoiar nosso movimento contra o que parece ser uma atitude no mínimo impensada. Se quiserem obter mais informações sobre a minuta, estas podem ser obtidas junto ao site da ADUFRJ (www.adufrj.org.br).

Abraços,

Daniel Puig


> Os professores e técnicos administrativos do Colégio de Aplicação da UFRJ, reunidos no dia 04 de abril de 2011, discutiram a minuta de portaria do Ministério da Educação a respeito da regulamentação dos CAp's das Universidades Federais Brasileiras.
> 
> Tal proposta do MEC:
> 
> 1) descaracteriza os CAp's como unidades acadêmicas integrantes das Universidades Federais;
> 
> 2) fere a autonomia universitária;
> 
> 3) aponta a possibilidade de os CAp's fazerem parte dos sistemas municipal ou estadual de ensino e dependerem de "recursos humanos e materiais" destas esferas da federação;
> 
> 4) compromete uma estrutura que garante ensino público de qualidade.
> 
> Diante dessas perspectivas, torna-se necessária uma ampla divulgação dessas informações para que a sociedade se envolva nessa discussão.
> 
> Comissão em defesa do CAp-UFRJ




Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L