[ANPPOM-L] Fwd: Fw: 7º Encontro Internacional de Música e Mídia : chamada de trabalhos
Guilherme Sauerbronn
guisauer em gmail.com
Sáb Abr 30 13:39:35 BRT 2011
7º Encontro Internacional de Música e Mídia:
*Música, memória – Tramas em trânsito*
* *
* *
*Apresentação geral*
* *
*Resumo*: O Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid convida os
interessados a integraram e participarem das discussões do “7º Encontro de
Música e Mídia: Música, memória – Tramas em trânsito”, a se realizar nos
dias 14, 15 e 16 de setembro de 2011 na Universidade de São Paulo. Nesta
edição, o evento tem como núcleo de discussão a memória em suas relações com
a música. A recepção de resumos para comunicação oral e pôster se dará entre
os dias 1º e 31 de maio de 2011.
A introdução das mídias é o que distancia o século XX drasticamente de todos
que o precederam, trazendo consigo consequências nas formas de recepção e de
criação artística e uma maior complexidade nas linguagens. No caso da
música, obras inteiras ultrapassaram o registro da partitura e a
verbalização dos memorialistas. A fixação das obras nas mídias facilitou
tanto o armazenamento como o descarte. Diante disso, como determinar o que
deve permanecer e o que deve ser expurgado? Que métodos escolher para a
preservação física? Como proceder para conservação?
No *terceiro milênio* as formas de utilização do tempo livre -atividades
culturais e de entretenimento - geralmente incluem a linguagem musical, de
algum modo que, por sua vez, se manifesta através de mediações tecnológicas.
A música está presente na trilha sonora de cinema, nas séries televisivas,
telenovelas, noticiários, *spot*, e *jingles*, *videogames*, canções no
rádio (AM, FM, *on-line*). Trata-se de algo que se fixa na memória (o que é
motivado por eventos singulares, pessoais ou coletivos), e que também
depende dela (responsável pela extração individual de cruzamentos sociais).
A memória é formada por muitos componentes: físicos, neurobiológicos,
psicológicos, emocionais, sociais... Ela carrega e reelabora muitas
informações, percepções e sensibilidades. Em meio a tudo isso, a música
ocupa um espaço vibrante, que pode ser apreciado de variadas maneiras. A
memória individual muitas vezes ancora-se na experiência sonora... A memória
cultural dá-se pela música, com a música... Ela imprime, também, na música,
a marca do seu tempo. E, algumas dessas músicas, tornam-se memoráveis...
* *
*Eixos temáticos*
* *
* 1) A memória pela música:*
* *
Devido à sua auto-referencialidade, a música deixa-se
perpassar pelas várias instâncias do tempo, do espaço, da subjetividade.
Torna-se meio privilegiado para intervenções de ordem psicológica, neuronal,
dentre outras. De sua parte, a memória extrapola a capacidade humana de
gerar e guardar signos: trata-se de um processo sociocultural. Mas, para que
ele ocorra, subsistem dados de natureza biológica. Das lembranças aos
traumas vinculados a experiências sonoras e musicais, há uma série de
processos cuja origem se dá no plano do indivíduo, bem como da coletividade.
Em que medida a rememoração pode conduzir a processos de cura ou patologias?
Da musicoterapia à tortura psicológica, um amplo espectro de possibilidades
passa pela memória pela música. Este eixo temático propõe um debate,
incluindo especialistas em ciências cognitivas, neurologia, musicoterapia e
áreas afins.
*2) A música como memória:*
* *
O compositor Igor Stravinsky afirmou, certa vez, uma frase de impacto: a
música não quer dizer nada além da sua própria linguagem, sua materialidade.
Justamente por essa razão, pode ser veículo de qualquer coisa ou ideia: como
trilha sonora, catalisa a ação cênica; como *spot *ou* jingle* vende
produtos e bens, também acompanha atividades prosaicas do dia a dia etc. A
música também simboliza: experiências impactantes e inesquecíveis em nível
pessoal ou coletivo. Este eixo temático pretende debater as diversas
situações em que a música tem o poder de criar, transmitir, preservar a
elementos da cultura, a partir de experiências de vida e seus contextos
socioculturais, ao longo dos séculos.
*3) A música memorável:*
No imenso conjunto de obras musicais que foram compostas ao longo do tempo,
uma parte delas é considerada memorável, ao passo que outras caíram no
esquecimento.* As razões podem ser encontradas** nas complexidades* do signo
musical e *nos signos culturais*. Posto que a cultura é o processo de
seleção, *composto inclusive pelo esquecimento*, que determina o que
permanece e o que é desprezado, faz-se imperativo analisar: quais os
critérios que se impõem, nos diversos períodos da história, *e como* eles
interferem no processo de memorização/esquecimento?
*4) A memória da música:*
* *
A música, na condição de linguagem artística, tem sua história em boa parte
possível graças aos meios de registro, sua catalogação, conservação,
transmissão e acesso, ao longo do tempo. Contam a história da música as
partituras, os discos e fonogramas, mas também os relatos de pessoas
contemporâneas ao surgimento das obras. Mais tarde, contam também as
leituras e interpretações de todo esse material histórico. Este eixo tem
como diretriz discutir: 1) a importância da matriz que fixa o signo musical
(“suporte”); 2) os critérios de seleção dos itens a serem arquivados itens a
serem arquivados epor conseguinte, preservados ou descartados; 3) o papel da
música nos acervos musicais e discográficos; 4) a memória e a história da
música tal qual estudada e apresentada pelos profissionais nela
interessados.
*Submissão de propostas* Instruções para a apresentação de TODOS
trabalhos:
* *
Serão aceitos trabalhos em três modalidades:
1-) textos escritos: para pesquisadores, professores, estudantes de
pós-graduação, graduados, memorialistas, músicos e outros profissionais
interessados;
2-) pôster: para estudantes de graduação;
3-) audiovisual (formato DVD): para todos os realizadores.
Em todos os casos, será necessário o envio de resumo, como indicado a
seguir:**
O resumo, contendo entre 200 e 250 palavras, deverá ser enviado,
impreterivelmente até 31 de maio de 2011, para o *e-mail* musimid7 em gmail.com.
Ele deverá ser acompanhado por: dentre 5 a 10 referências bibliográficas,
utilizando o sistema Chicago (autor/data), 3 a 5 palavras-chave, além do
título e do nome e filiação institucional dos autores. O corpo do texto
deverá mencionar a) justificativa; b) objetivos; c) marco teórico; d)
metodologia; e) resultados.
Formatação: arquivo em word (.doc) 2003; Times New Roman; Tamanho: 11;
Espaçamento: simples. Anexar uma nota biográfica resumida (máximo 4 linhas).
Após o recebimento dos resumos os autores receberão informações para o
pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser realizada por todos os
autores do trabalho submetido.
A divulgação dos resultados será anunciada até o dia 30 de junho, na página
do MusiMid (www.musimid.blogspot.com) e em mensagem por *e-mail* ao
interessado. Os textos completos deverão ser remetidos até 6 de agosto, de
acordo com as normas a serem enviadas aos autores quando do resultado da
seleção. As atas serão publicadas eletronicamente, com ISBN.
*Taxas de inscrição:***
* *
Até 31 de maio:
R$ 90,00 – Apresentadores de comunicação oral
R$ 50,00 – Apresentadores de pôster
R$ 40,00 – Ouvintes
* A taxa de inscrição garante direito à participação em todas as atividades,
certificado e material de programação
* *
*Comissão organizadora:*
* *
Heloísa de Araújo Duarte Valente (CMU/ ECA-USP)
Juliana Coli (Cons. Musical Dr. Carlos de Campos)
Mônica Rebecca F Nunes (FAAP/Unifai)
Ricardo Santhiago (FFLCH-USP)
Márcia Ramos de Oliveira convidada (LIS/UDESC)
* *
*Comitê Científico e de leitura*
Christian Spencer (Universidade Complutense de Madri- Espanha)
Egberto Bermúdez (Universidade Nacional da Colômbia, Bogotá)
Juliana Coli (Cons. Musical Dr. Carlos de Campos)
Juan Francisco Sans (Universidade Central da Venezuela)
Juan Pablo González (Universidade Católica -Chile)
Marcos Júlio Sergl (UniSantos)
Mariana Cañardo (Escola de Altos Estudos SociaisArgentina/ França)
Maria do Rosário Pestana (Universidade de Aveiro -Portugal)
Marita Fornaro (Escola Universitária de Música – Uruguai)
Maria Mercedes Liska (Conicet – Argentina)
Marta de Oliveira Fonterrada (pesquisadora MusiMid)
Mônica Rebecca Ferrari Nunes (FAAP/Unifai)
Simone Luci Pereira (Fecap)
Valéria Barbosa de Magalhães(EACH-USP)
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*Datas importantes:*
*Chamada para trabalhos*: 1º a 31 de maio
*Resultado da seleção*: 30 de junho
*Envio dos trabalhos completos*: 6 de agosto
*MAIORES INFORMAÇÕES NO BLOG DO MUSIMID:*
*http://www.musimid.blogspot.com/* <http://www.musimid.blogspot.com/>**
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*E EM BREVE EM:*
*http://www.musimid.mus.br/7encontro/*<http://www.musimid.mus.br/7encontro/>
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Nome: 7º Encontro Programação Preliminar.doc
Tipo: application/octet-stream
Tamanho: 23040 bytes
Descrição: não disponível
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