[ANPPOM-L] STF e OMB

Jose Augusto Mannis UOL jamannis em uol.com.br
Sáb Ago 13 16:24:18 BRT 2011

Há muitos anos atrás aconteceu que para atender a uma exigência de secretaria de cultura não me lembro mais qual delas eu precisava apresentar uma carteira da OMB para seguir meu encaminhamento. Lá fui eu. Com diplomas, históricos escolares, tudo xerocado abriram um  pedido para mim.

Me disseram: Não reconhecemos seus diplomas nem do Conservatorio de Paris nem da Universidade de Paris VIII.

Insisti: Mas sou compositor atuante e reconhecido.

Me responderam: Não damos carteira para compositores.

Perguntei: Por quê?

Para minha surpresa: Por que tem alguns compositores que só sabem escrever a letra das músicas! (sic)

Pedi então: E como músico eletrônico, faço performances musicais ao vivo?

Disseram: Não existe essa categoria na OMB!

Respondi: Então me dê aí um instrumento qualquer que eu toco pra Vcs, um violão, um piano o que Vcs tem aí?

Me responderam: Lamentamos, não temos instrumentos musicais aqui nesta ordem dos músicos!

Conclui: Se eu fosse pianista nunca poderia ser avaliado, a menos de levar comigo um piano.

Resultado: Desisti daquilo que eu estava fazendo.

Me pergunto:

Por que os administradores públicos não são filiados ao Conselho Regional de Administração?

(www2.cfa.org.br/ O Sistema CFA/CRAs tem como missão promover a difusao da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade.) Prefeitos, Governadores, Secretarios de Estado, Secretarios Municipais, deveriam ter sua competência de administração comprovada antes de assumir um cargo público.

Por que não temos uma Escola Nacional de Administração Pública onde se aprende a administrar a coisa pública? Com métodos, procedimentos, e tudo mais? Por que só ensinam a Administração de Empresas?

Deveria haver um Conselho Nacional de Administração Pública que regulamentasse a atuação dos administradores públicos limitando a atuação somente àqueles que estivesse preparados para isso. Inclusive para o legislativo. Deveria Tb ter um Conselho Nacional de Legislação Pública.

Um candidato a deputado deveria estar APTO para isso.

Por que não há um Conselho Nacional ou Regional de Professores?  (O CNE não regulamenta a profissão: O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.)

Por que não incomoda ninguém o fato de não existir um Conselho ou um Ordem para os professores?

Por que os Professores não devem ser obrigatoriamente filiados ao Conselho Nacional de Educação?

J A Mannis

Montecarlo e Caldas e Copacabana,

Tudo é um caxambú! (Mario de Andrade)