[ANPPOM-L] Música e Risco Social (era: STF e OMB)

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qua Ago 17 05:30:10 BRT 2011

Alê,

1. Questão de estilo:

> Eu pediria gentilmente que  alguns membros da lista se utilizassem de uma
> linguagem menos empolada e mais objetiva. É enfadonho ler as mensagens que
> aqui pululam. Poupe-nos também de falsos panegíricos ou ofensas diretas.

Como diz Roland Barthes em 1974, "o significado é o significante"
("L'aventure sémiologique", *Le Monde*, 7 de junho), ou, em termos que
deveriam ser mais claros para aqueles imbuídos da ideologia das músicas
puras ou absolutas, "a forma é o conteúdo", ou ainda, como diz Willy Corrêa
de Oliveira, "uma semântica que se equivale à sintaxe" (*Beethoven,
proprietário de um cérebro*, Perspectiva, 1979). Como digo eu: quando o mofo
toma conta do pão, retire-se o mofo, e não haverá mais pão.

Numa perspectiva mais otimista, pode-se dizer que esta discussão, esta lista
e esta associação cumpram função idêntica à do teatro da crueldade, como
concebido por Antonin Artaud. Para Artaud (*Le Théâtre et son double*,
1938), o palco é o espaço de manifestação daquilo que de patológico exista
em dada sociedade, uma supuração. Essa supuração é a da "pesquisa e
pós-graduação em Música" no Brasil.