[ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil

Rodolfo Caesar rodolfo.caesar em gmail.com
Ter Fev 1 12:36:40 BRST 2011


Alexandre, meu caro!


Acho que em um dado momento convergimos, em outro será melhor optarmos
pela mesa de bar, abreviando a já excessiva exposição...

1- Não estou desfavorável à existência de um órgão de defesa dos
interesses dos músicos (contra os dos patrões, por magno exemplo!).
2- Você quer se proteger dentro de uma classe, procure seu sindicato,
filie-se (pagando) e pronto. Ou seja: se sou músico ou charlatão,
tanto faz: paguei, sou sindicalizado, vou receber as benesses devidas:
tabelas, respeito a elas, e o que mais for proposto, etc. Se eu
desafinar e o publico gostar: problema do público, ora! Esse é o nó da
minha primeira mensagem, que acho que passou despercebido: um órgão
que se interpõe entre o julgamento estético do ouvinte e o trabalho do
músico, é uma incongruência que só pode servir a desígnios
'otoritários'.
3- Pediria ainda uma última coisa: que a filiação a sindicatos não
seja obrigatória!
4- Antipatizo, repito, com a idéia de um órgão 'regulamentador' que
defende o músico contra seu suposto competidor por meio de palpites,
mesmo que o tal rival seja um (suposto) 'não-músico'. Como vimos, essa
mentalidade já uma vez 'elegeu' o regente e o compositor os novos
mandarins - o diploma acadêmico balizando o setor erudito, restando
aos 'populares' serem avaliados segundo seu 'dom natural'. Quac!

E, como se sabe, o mundo 'lá fora' anda bastante difícil: as artes
estão todas em processos de hibridação, de dissolução de seus limites
disciplinares, linguísticos ou midiáticos: DJs, MCs, VJs, compositores
de mashups, artistas sonoros, poesia sonora, poesia visual, poesia
video-sonora, música-vídeo, vídeo-música, etc... Não significa que as
orquestras, bandas de coreto, grupos 'eruditos', folclóricos
(profissionaizados...), etc. estejam com os dias contados, e que o
núcleo 'duro' da música deva um dia desaparecer. Significa, sim, que,
se esses artistas quiserem tanto uma proteção através de um
regulamento que os separe do 'joio', vão ter que ralar na redação dos
estatutos. Como vai ser isso?!
E.... no fim das contas...: pra quê??!! (Ninguém me explicou até agora!)




Um grande abraço!
Rodolfo

2011/1/31 Alexandre Negreiros <alexandrenegreiros em yahoo.com.br>:
> Oi Rodolfo!
> Comigo tudo bem, doutorado a mil e outras andanças mais melodiosas para o
> refresco da alma.
> Pois é, achei que poderia contribuir nesse ponto, então me arrisquei; a
> acolhida me aprovou, creio.
> Vamos aos pontos:
> A classificação como desprezível é quanto ao estado em que se encontra, não
> ao que poderia - ou deveria, sob o ponto de vista legal - desempenhar. O que
> sugeri aprimorar é o existente (e desprezível, debochável, tosco) sistema de
> admissão à OMB que, outra vez, é determinado pela lei. A OMB precisa ser
> revolucionada, e até curtos-circuito costumam dar bom tempero a esses
> processos. Lá embaixo, você questiona o porque dos Sindicatos (de músicos
> profissionais) exigirem para ingresso a carteira da OMB: pois ainda exigem,
> ou pelo menos - legalmente - deveriam, pois é o único documento que,
> oficialmente, comprova a habilitação para o exercício da profissão, o que
> com alguma boa vontade é possível distinguir do inabalável direito à livre
> expressão musical.
> Note que há dois planos necessários a esse debate: um toma a lei como
> parâmetro, enquadra nossa "profissão" em meio às demais e estabelece os
> procedimentos que, à época, avaliava-se como adequados ao que estabelece.
> Então, trazendo as muitas mudanças ao longo dos anos, nos dirigimos ao
> segundo, que é o do que queremos para o futuro, onde temos dois caminhos:
> acabar com a OMB (adorei suas sugestões para aproveitamento dos espaços!) ou
> admiti-la como entidade possível, para papéis que possamos convergir em
> torno de. Temo que ambas as posições revelem um naco de profissão de fé, uma
> vez que uma canetada que a extingua não vá garantir o bom aproveitamento de
> seu legado físico; tampouco a melhor reformulação da lei garantirá pessoas
> sensatas ou regulamentos adaptáveis aos contornos multifacetados de nossa
> arte maior, segundo Meyer não objetivamente valoráveis.
> De onde torna-se tentador o seu argumento em prol dos "países (que) mundo
> afora sobrevivem tão bem sem essa tal regulamentação". Mas acontece que a
> regulamentação não deveria servir às controvérsias valorativas dos nossos
> olhares enviesados ou preconceituosos, e sim às condições em que, já
> habilitado, exerce sua atividade remunerada. A regulação nasce para que um
> mercado restrito a posturas adequadas (quanto à grana, nada a ver com
> origem, habilidade, estilo, destreza, estas da esfera da admissão) não se
> deprede com amantes que, ao trocar oportunidades profissionais por prazer,
> limita ou rebaixa a capacidade de remuneração de quem sobrevive da música. E
> precisamos nos preocupar com elas e com o mercado, se quisermos aproximar a
> Casa Grande da Senzala (de uma vez por todas!)
> Então lembro outra vez dos muitos países em que isso razoavelmente foi
> feito, me permito discordar quanto à ausência de regulamentação
> profissional. Tratando de países desenvolvidos, mesmo onde não há tradição
> associativa ou sindical consistente, tais como há na França, Alemanha, etc.,
> os governos exercem um alto poder de regulação, direta ou indiretamente,
> especialmente através dos sistemas de assistência ou fomento, quando não
> combinam as duas coisas. A "festa" brasileira começa no Estado débil,
> incrivelmente ainda tão mínimo. O livre mercado - por natureza tendencioso e
> assimétrico - só se viabiliza na tradicional exceção internacional
> norte-americana, em que sua pujança resolve por si os desequilíbrios, e
> acaba havendo trabalho para todos. Aqui no Brasil, penso que carecemos
> exatamente de maior poder de articulação nacional e, se imbuída de
> propósitos equilibrados (que admito serão de difícil obtenção), este poderia
> ser um papel excelente para uma nova OMB, Deus queira laica, asseada
> da exclusividade das leituras temperadas e ocidentais do século XVII, da
> qual temo não sejamos capazes de nos livrar em curto prazo, ponderaria.
> Eu também só topo a discussão se for complexa; conduz esse lado desafiador.
> Mas acho que temos pontos em comum, embora ressalve que os jornalistas
> querem sim a reserva de mercado, veja a Fenaj; o judiciário e os donos da
> mídia é que não permitem. E isso só se confunde com nosso problema porque
> misturamos essa discussão ao "diploma para tocar", repugnante como o
> "autorização para escrever em jornais". Creio que precisamos mesmo de um
> Gaspari musical para passar a limpo nossa história cultural durante os anos
> de chumbo. E vamos dar a carteira à sogra que solfeja tríades de qualquer
> escala; só que na hora do "serviço", ela vai ter que acatar as regras do
> mercado de quem vive disso; penso que é assim que operam as associações de
> classe pelo mundo, e assim imagino termos a nossa (de volta).
> Outro grande abraço, Rodolfo!
>
>
> ________________________________
> De: Rodolfo Caesar <rodolfo.caesar em gmail.com>
> Para: Alexandre Negreiros <alexandrenegreiros em yahoo.com.br>
> Cc: silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>;
> anppom-l em iar.unicamp.br
> Enviadas: Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2011 11:18:09
> Assunto: Re: [ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil
>
> Caro Alexandre,
>
>
>
> Tudo bem com vc? Legal te ver por aqui de novo!
> Eu tenho ainda algumas discordâncias:
> Vc diz:
>
>> Nada que não possa ser muito melhorado, quem sabe projetando a um
>> padrão "THE-de-final-de-curso" aplicados pelas universidades, ou sob sua
>> supervisão. Ou alguma forma de vínculo entre diplomas das universidades
>> reconhecidas pelo MEC e a carteira profissional, ....
>
> Vc se refere ao sistema de admissão à OMB. E logo em seguida completa:
>
>>  Admito que hoje a OMB é desprezível, sob qualquer ângulo,
>
> Ué, então para que aprimorar o que é desprezível? Esse é o pior ângulo!
>
> Concordo com vc aqui:
>
>> não ser sua estrutura instalada: prédios, salas, funcionários que, em
>> tese,
>> servem à música.
>
> Ótimo! Vamos aproveitar esse hardware p/ fazer escolas (num bom e
> amplo sentido!), salas de espetáculo, conferências, etc! Coisas que
> estimulem o conhecimento e a produção de músicas, de A a Z, ou seja,
> de Adoniram Barbosa à Zoophonie de Hercule Florence, passando pelas
> sonoridades de campanários italianos, de sirenes de navio no golfo de
> Aden ou de minas de carvão inglesas no século XIX, enfim por tudo o
> que soar, e até o que não soar tb... se couber.
>
> Já, se vc prefere,
>
>> Com esse hardware adaptável, fazê-la funcionar a contento
>
> Não volta tudo outra vez à estaca zero?
>
>> está ao alcance de um bom projeto de lei, que pode até ser proposto pela
>> ANPPOM.
>
> Aqui eu pulo fora, mesmo!, porque seria submeter o 'hardware' a um
> 'circuit bending' perigoso!
>
>>.... são duas entidades distintas, com funções distintas, e o
>> que está mesmo faltando é a modernização da lei de 1960, que criou a OMB e
>> regulamentou "nossa" profissão.
>
> Tantos países mundo afora sobrevivem tão bem sem essa tal
> 'regulamentação'! Por que aqui, onde a classe dos jornalistas tenta
> quebrar a obrigatoriedade do diploma de faculdade, a dos advogados
> enfrenta milhões de problemas, e o modelo de todas: a dos juízes,
> indestrutivelmente instalada no topo da cadeia alimentar
>
> Meu 'dever', ou vocação (?), como acadêmico, e como artista, é o de
> procurar a complexidade, e não o de resolver (o que, poxa vida, não
> tem solução), dando uma mexida aqui e outra lá, 'modernizando a lei de
> 1960'!
>
> Fica o meu questionário:
> ( ) Alguém sabe me dizer por que, nos anos setenta, o sindicato de
> músicos exigia, para ingresso, a apresentação da carteira da OMB?
> ( ) Alguém sabe me dizer  quais as 'fontes bibliográficas' que
> apoiariam a preconceituosa decisão da OMB ao repartir suas ovelhas em
> 'eruditas' e 'populares'?
> ( ) Alguém sabe por que, naqueles anos de chumbo, para a 'liberação de
> um show' precisava-se pagar por uma carimbada na OMB, sendo isto
> exigência para descolar outra na Censura Federal, cujo endereço (o
> quartel da PM) era fornecido pela OMB sem o menor escrúpulo?
> ( ) Alguém saberá aplicar um teste modernizado aos músicos regionais
> dos arredores de Dores do Indaiá para que eles possam tocar num
> casamento levando uma graninha? Eles nunca foram a BH, onde sobrevive
> a filial da OMB que os afeta.
> ( ) Alguém sabe me dizer se/como e por que eles cairiam ou não na
> jurisdição da OMB?
> ( ) Alguém daria a carteira pr'aquele genro preguiçoso da dona da
> eco-pousada de outros arredores de Dores, só porque ele sabe tocar no
> violão uma penca de sucessos da Turma da Esquina, animando a noitada e
> cobrando couver artístico dos hóspedes encachaçados? Ele vai de Blazer
> (da sogra) a BH quando bem quiser...
> ( ) A filha da sogra do genro é capaz de solfejar tríades. E se...?
>
>
> Obrigado pelo estímulo à conversa, Alexandre e um grande abraço!
> Rodolfo
>
>
>
>
>
>
>
>> Sugiro sermos menos suscetíveis
>> ao catastrófico histórico recente da OMB, que não deveria determinar uma
>> avaliação que melhor se colocaria para o futuro que querermos. Polarizar
>> entre "viva ou morra" é por demais reducionista, imagino.
>> Alexandre
>> ________________________________
>> De: Rodolfo Caesar <rodolfo.caesar em gmail.com>
>> Para: silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>
>> Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
>> Enviadas: Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011 13:38:34
>> Assunto: Re: [ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil
>>
>> Mas Silvio:
>>
>>> tem os que precisam dela (é pela omb que está regulamentada qtas horas de
>>> ensaio, horas de descanço entre ensaios, definição do que chamamos de
>>> serviços etc)
>>
>> Isto, como já foi dito mais de uma vez aqui, é função de sindicato...
>>
>>
>> abs,
>> rc
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>
>>> hoje mesmo recebemos uma mensagem bacana do antunes sobre o histórico da
>>> omb
>>> e da importância da regularização de um profissão
>>> no mais, vale pensar realmente que se a omb regula também as aulas de
>>> música, ela é oportuna no que diz respeito ao ensino de música nas
>>> escolas
>>> públicas por leigos (que acaba mais sendo um desserviço do que um
>>> trabalho
>>> real para a música no país).
>>> ou seja, são diversas as posições e importantes de serem colocadas e
>>> ouvidas
>>> (lidas) para que se pense a respeito antes de uma posição, sobretudo se
>>> acatamos a proposta do paulo castagna de uma sessão omb na próxima
>>> anppom.
>>> abs
>>> silvio
>>>
>>>
>>>
>>> On Jan 25, 2011, at 9:01 PM, Edilson Rocha wrote:
>>>
>>> Caros colegas
>>> Esta discussão é das mais oportunas, e o momento precisa ser aproveitado
>>> para que seja definida e defendida em bloco uma proposta, escolhida pela
>>> maioria dos associados, e no interesse de categoria.
>>>
>>> Meu voto, se for o caso, também é pelo fim da ordem!
>>>
>>> Edilson Rocha
>>> Prof. Adjunto
>>> DEMUSI - UFSJ
>>>
>>> Acesse o site:
>>> www.maestroedilsonrocha.cjb.net
>>> Pesquisa, regência, técnica vocal
>>>
>>>
>>>
>>> ________________________________
>>> From: marciomattos em marciomattos.com
>>> Date: Mon, 24 Jan 2011 18:11:45 -0300
>>> To: anppom-l em iar.unicamp.br
>>> Subject: Re: [ANPPOM-L] A Anppom e Ordem dos Músicos do Brasil
>>>
>>> Colegas.
>>> Um amigo meu chamado AMAUDSON XIMENES (amaudson em gmail.com) de Fortaleza,
>>> Ceará tem um trabalho acadêmico sobre o assunto (anexo). E outro colega,
>>> advogado, chamado Fábio Barros podem contribuir com o debate caso alguém
>>> tenha interesse em convidá-los.
>>> Meu voto, se for o caso, é pelo fim da ordem!
>>> Um abraço,
>>> Márcio Mattos
>>>
>>> Em 24 de janeiro de 2011 12:48, Sonia
>>> Ray <soniaraybrasil em gmail.com> escreveu:
>>>
>>> Caro Paulo e colegas da lista,
>>> A possibilidade de abrirmos um debate sobre o tema na Assembléia esteve
>>> aberta desde o início da discussão. Acho plausível que o debate ganhe
>>> também
>>> um espaço no Congresso, dada a dimensão que a discussão tem alcançado na
>>> lista. Levarei o assunto a coordenação do Congresso e comissão científica
>>> e
>>> retornarei pra lista uma posição neste sentido.
>>> Abraços,
>>> Sonia
>>>
>>>
>>> --
>>> SONIA RAY
>>> Contrabaixo - PPG Música - Universidade Federal de Goiás
>>> Presidente da ANPPOM (www.anppom.com.br)
>>> Tel: +5562-9249.0911
>>>
>>>
>>> Em 19 de janeiro de 2011 19:37, Paulo
>>> Castagna <brsp em uol.com.br> escreveu:
>>>
>>> Colegas,
>>>
>>> Não seria o caso de se agendar um debate sobre a OMB no próximo Congresso
>>> da
>>> Anppom em Uberlândia? Nessa ocasião (e até lá) seria possível levantar
>>> mais
>>> informações sobre a atuação legal da OMB e sobre as questões que vêm
>>> sendo
>>> levantadas pela comunidade musical, para, se for esse o nosso desejo,
>>> elaborar uma manifestação oficial da Anppom sobre a questão (como propor
>>> a
>>> extinção da obrigatoriedade de filiação à OMB e outras medidas). E, penso
>>> eu, talvez fosse melhor começar por esse caminho, uma vez que começar por
>>> sugerir a extinção dessa entidade pode não ser eficaz, ainda que a
>>> proposta
>>> seja justa (reiterando, trata-se apenas de uma observação sobre eficácia
>>> e
>>> não sobre a justiça do argumento). De qualquer maneira, creio que um
>>> debate
>>> no próx imo Congresso e uma posição oficial da Anppom dariam bastante
>>> força
>>> à nossa reivindicação, seja ela qual for.
>>>
>>> Abraço,
>>>
>>> Paulo Castagna
>>> brsp em uol.com.br
>>>
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>>> MÁRCIO MATTOS
>>> Coordenador do Curso de Música da UFC - Campus Cariri
>>> Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
>>> Coordenador do CEMUC [cemucufc.blogspot.com] / Tutor do PET MÚSICA UFC -
>>> Cariri
>>> Site Profissional: cariri.ufc.br / educacaomusical.cariri.ufc.br
>>> Site Pessoal: www.marciomattos.com
>>> Crato - Ceará - Brasil
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