[ANPPOM-L] educação musical

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qui Jan 6 19:18:46 BRST 2011

Olá,

Agradeço à profª Magali pelas preciosas informações e parabenizo a diretoria
da Abem pelas iniciativas e a permanente atuação.
A profª Isabel Montandon pergunta quais as razões de minha demanda.
Ei-las:

1- Tenho recebido notícias preocupantes, as quais informam que em Goiás têm
sido lançados editais esdrúxulos de concursos, para contratação de
professores de educação musical. Segundo consta, têm misturado Educação
Física com Educação Musical. Assim, professores de Educação Física
acumulariam, ensinando Educação Musical.

2- A falta de infra-estrutura pode ser uma ameaça à qualidade, dando lugar à
improvisação primária e à mediocrização da educação musical. Seria urgente a
criação e a distribuição de bom material didático.

3- A indústria do disco está falindo, em razão das facilidades
proporcionadas pela internet. As multinacionais do disco, desesperadas,
fazem lobbies e guerras contra a chamada "pirataria". Temo que se articule
uma invasão, nas escolas, de arautos da música comercial de consumo que
necessita da formação de novos compradores.

4- No grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP) que esteve à frente
da campanha "*Quero Educação Musical na Escola*" estiveram pessoas que,
antes, nunca se preocuparam com o problema. Eis alguns nomes: Daniela
Mercury, Roberto Frejat, Ivan Lins, Fernanda Abreu, Zé Renato, Gabriel o
Pensador. Temo que exista, veladamente, um lobby para a formação de novas
gerações de consumidores de música comercial de consumo.

5- Existe uma filosofia, embutida no projeto dos educadores especializados,
que preconiza atendimento à demanda dos alunos e às características
culturais da região. Isso é grave e perigoso. Se fizermos a mesma coisa com
a merenda escolar, será um desastre. Se perguntarmos à criançada o que
querem de merenda, eles escolherão: cachorro-quente, chicletes, balinha etc.
Se os educadores se ativerem "às características regionais da região",
continuarão a existir monoculturas locais e, além disso, a escola formal
passará a fazer aquilo que já fazem as Associações locais de cultura e os
grupos de manifestações de arte popular, limitando e bitolando o universo
cultural do educando, ao invés de lhe abrir o leque panorâmico e histórico
da música em todas as suas vertentes.

Abraços,
Jorge Antunes