[ANPPOM-L] Fwd: Adeus a EmilioTerraza (1929-2011)
Joel Barbosa
joelbarbosa em yahoo.com
Dom Jan 16 09:26:04 BRST 2011
...
Ficam as lembranças do Terraza...
Joel Barbosa (Brasília)
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--- Em sáb, 15/1/11, Celso Bastos <celsobastos em almabrasileira.com> escreveu:
De: Celso Bastos <celsobastos em almabrasileira.com>
Assunto: Fwd: [ANPPOM-L] Adeus a EmilioTerraza (1929-2011)
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Data: Sábado, 15 de Janeiro de 2011, 19:26
---------- Forwarded message ----------
From: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
Date: 2011/1/14
Subject: [ANPPOM-L] Adeus a EmilioTerraza (1929-2011)
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Adeus a Emilio Terraza
Faleceu hoje, dia 14 de janeiro de 2011, a cerca de 4 horas
atrás, em Natal, o maestro e compositor Emilio Terraza, que foi
professor do Departamento de Música da UnB. Um enfisema pulmonar
o atormentava.
Terraza nasceu em 1929, na Argentina, onde estudou piano com R.
Ehrlich e composição com J. Ficher. Em Paris estudou com Toni
Aubin. Foi, na época, bolsista dos governos da Argentina e da
França.
Em 1958 fixou-se no Brasil, casando com a pianista brasileira
Marly Terraza, já falecida. Terraza adquiriu a cidadania
brasileira em 1960. Foi Diretor suplente da Orquestra Sinfônica
Universitária do Rio de Janeiro de 1959 a 1964. Organizou o
Serviço de Documentação Musical da Ordem dos Músicos do Brasil,
e foi professor do Instituto Villa-Lobos, o ex-Conservatório
Nacional de Canto Orfeônico.
De 1969 a 1972 foi professor do Departamento de Música da UnB,
tendo integrado o grupo de mais de duas centenas de professores
que se demitiram na crise de 1972. Daí até 1975 se transferiu
para a Universidade Federal do Piauí, onde criou e coordenou o
Setor de Artes e Departamento de Música daquela Universidade. Em
1975 voltou a integrar o corpo docente da Universidade de
Brasília, criando e dirigindo a disciplina Oficina Básica de
Música, antes implantada no Instituto Villa-Lobos, que abriu
pedagogicamente centenas de cabeças jovens para a experimentação
da música de vanguarda erudita. Como compositor, Terraza nos
deixa um catálogo pequeno mas rico esteticamente. Escreveu ele
dezenas de peças para piano, duos e trios. Deixou-nos dois
quartetos de cordas e obras para conjunto de câmara. Sua Pequena
Marcha Infantil, para orquestra, de 1952, foi estreada no
Rio de Janeiro em 1960.
Depoimento do maestro Jorge Antunes:
Eu e Terraza fomos colegas e companheiros de luta cultural,
desde os idos de 1965 no Rio de Janeiro. Primeiro estivemos
juntos na Orquestra Sinfônica Universitária. Ele, então com 36
anos, assessorava o maestro Rafael Batista, e eu era um jovem
violinista e compositor com 23 anos. Foi ele quem preparou,
regendo, a minha obra Sarau, para orquestra, em um concerto na
Casa do Estudante do Brasil. Depois estivemos juntos no
Instituto Villa-Lobos, como colegas no corpo docente. Ele se
revelava grande pedagogo e eu dava os primeiros passos como
professor de música eletrônica. Os anos de chumbo nos
separaram. Tendo eu ingressado no corpo docente da UnB em
1973, nos reencontramos no Departamento de Música quando
Terraza voltou a Brasília em 1975. Desde então, e até o final
do século XX, quando Terraza se aposentou, realizamos vários
trabalhos juntos, formando orquestras, grupos de câmara e
participando de enriquecedoras discussões estéticas. O homem
baixinho, simpático e falador, o amigo elétrico e afável, o
tangueiro virtuose, o compositor criativo, depois de viver 52
anos no Brasil nunca largou o sotaque porteño. Ele nos deixa
muita saudade.
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