[ANPPOM-L] Fw: Simpósio temático ANPUH

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Seg Jan 17 08:37:17 BRST 2011


Caros colegas,

Segue abaixo um material de divulgação do XXVI Simpósio Nacional de História, a ser realizado na USP/SP, nos dias 17 a 21 de julho de 2011.

Abraços,
Adriana Lopes Moreira (USP/SP)

- - -
 
Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira
Vice-Chefe do Departamento de Música
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
CMU-ECA-USP
Tel. 55 11 3091 4330, r.200
www.cmu.eca.usp.br
 


 


      Práticas culturais, modernidade e a conformação de identidades sociais nos processos de urbanização
     
      Coordenadores: CARLA MIUCCI FERRARESI (Doutor(a) - Universidade Federal de Uberlândia), FABIANA LOPES DA CUNHA (Doutor(a) - UNESP)
     

Resumo: A proposta do seminário temático é discutir sobre as mediações entre práticas culturais, construção de identidades e a configuração dos valores da modernidade, buscando abordar os múltiplos valores, princípios e normas que se apresentam no processo de configuração dos espaços citadinos, além das inúmeras tensões que perpassam a conformação de suas tessituras socioculturais. 
Trata-se de refletir sobre questões teóricas e historiográficas referentes aos valores que pautam as tensões entre práticas, representações culturais e os processos de conformação de identidades sociais, enfocando as relações de poder, exclusão e reelaboração presentes em diferentes contextos urbanos, abrindo espaço para discussões sobre os impasses, tensões, ambiguidades e contradições presentes nas tentativas de normatização da população das cidades brasileiras em diferentes contextos históricos, vivenciados por diferentes grupos sociais. 
Pretende-se refletir sobre a mediação das práticas culturais e a conformação de identidades sociais em sua pluralidade de manifestações culturais tais como as literárias, musicais, teatrais, audiovisuais, festivas e dos patrimônios materiais e imateriais. Visamos abarcar, nesse seminário, a discussão das inúmeras formas de linguagens e expressões que possibilitaram a disseminação de valores e representações socioculturais e que informaram as práticas dos contraditórios processos de urbanização e modernização das cidades brasileiras. 
O objetivo é possibilitar o diálogo entre pesquisas e abordagens que trabalham com representações plurais de práticas culturais e que buscam entender como velhos e novos valores, práticas e representações atuam na configuração das relações de poder no processo de urbanização das cidades brasileiras e norteiam a construção de identidades socioculturais, lançando luz aos processos que envolvem problemáticas de exclusões sociais, culturais e políticas. 

Justificativa: Refletir a respeito das normas e valores que prescrevem e orientam as práticas culturais, como os comportamentos dos atores sociais no interior da trama urbana, é imperativo para desvelar as tensões e ambigüidades presentes na conformação de identidades sociais, assim como para revelar os processos de reelaborações e exclusões sociais, culturais e políticas que operam no cenário citadino. 
Nossa proposta de investigar e refletir sobre diferentes manifestações culturais, atentando para aspectos informais do cotidiano da cidade, não informados pelos documentos oficiais, busca revelar tensões existentes entre as práticas e as representações dos valores em questão e segue no sentido de perscrutar as relações existentes entre práticas culturais, modernidade e a conformação de identidades sociais nos processos de urbanização das principais cidades brasileiras.

Bibliografia: ARANTES, Antônio Augusto (org.). Produzindo o passado: Estratégias de construção de Patrimônio Cultural. SP: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire - um olhar lírico na Época do Alto Capitalismo - Obras escolhidas vol.3. SP:Brasiliense, 1994.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. BH: Ed. UFMG, 1998.
BRESCIANI, Maria Stella, (org.) Imagens da cidade: séculos XIX e XX. SP:Marco Zero, 1994.
CASTORIADIS, A instituição imaginária da sociedade. 3ª.ed, RJ: Paz e Terra,1991.
CUNHA, Fabiana Lopes da. Da Marginalidade ao Estrelato: O Samba na Construção da Nacionalidade (1917-1945). SP: Annablume,2004.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. RJ: Contraponto, 1997.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. SP: Perspectiva, 2001.
ELIAS. Norbert. A sociedade dos indivíduos. RJ: J.Zahar, 1994.
FERRARESI, Carla Miucci. "Papéis normativos e práticas sociais: o cinema e a modernidade no processo de elaboração das sociablidades paulistas, na SP dos anos de 1920". SP: Universidade de SP, 2007. Tese de doutoramento. 
KOGURUMA, Paulo. Conflitos do Imaginário. A reelaboração das práticas e crenças afro-brasileiras na "metrópole do café", 1890-1920. SP: AnnaBlume: Fapesp, 2001.
MORAES, José Geraldo Vinci de. As sonoridades paulistanas: a música popular na cidade de São Paulo - final do século XIX e início do século XX, RJ:Editora Bienal, 1997.
PINTO, Maria Inez M. B. Urbanização tumultuária e plasticidade das culturas populares na cidade de São Paulo, 1890-1920. In: YOKOY, Z. & DAYRE, E.( Coords.) América Latina Contemporânea. RJ: Expressão e Cultura; SP, EDUSP, 1996.
SEVCENKO, Nicolau (org.). "A Capital Irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio" In História da vida privada no Brasil República da belle époque à era do rádio. SP: Cia. das Letras, 1998.
SINGER, Ben. "Modernidade e hiperestímulo" In: Charney l. e Schwartz,V. O cinema e a invenção da vida moderna. SP:Cosac & Naify, 2001.

 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110117/50fd2d7f/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.gif
Tipo: image/gif
Tamanho: 5665 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110117/50fd2d7f/attachment.gif>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L