[ANPPOM-L] Milton Babbitt

Alexandre Espinheira alespinheira em gmail.com
Seg Jan 31 15:57:56 BRST 2011


Só faltou dar o crédito do texto ao NY Times...

http://www.nytimes.com/2011/01/30/arts/music/30babbitt.html?_r=1&scp=1&sq=babbitt&st=cse

Saudações,
Alexandre

Em 31 de janeiro de 2011 13:39, SBME . <sbme em sbme.com.br> escreveu:

> *Morreu, no sábado dia 29 de janeiro, o compositor norte-americano Milton
> Babbitt aos 94 anos.*
>
> Milton Babbit foi um compositor contemporâneo adepto do serialismo e autor
> de sofisticadas e complexas orquestrações. Babbitt foi professor da Juillard
> e membro da Academia Americana de Artes e Letras desde 1965.
>
> Paul Lansky, compositor que estudou com o Babbitt e foi seu colega na
> Universidade de Princeton, onde Babbitt ganhou o título de professor emérito
> de composição, informa que Babbitt morreu em um hospital de Princeton.
>
> Milton Babbitt, que tinha um grande senso de humor apesar da reputação de
> rigor que a sua música fomentava, por vezes referia-se a si mesmo como um
> maximalista, salientando a distância musical e filosófica entre seu estilo e
> o estilo mais simples dos contemporâneos mais jovens, como Philip Glass,
> Steve Reich e outros compositores minimalistas. Era uma boa descrição.
>
> Embora ele tivesse se envolvido, no início de sua carreira, com música e
> teatro, sua música para orquestra (1940) introduziu um estilo complexo
> estruturalmente, profundamente organizado, que estava enraizado no método
> serial Arnold Schoenberg.
>
> Mas Babbitt ampliou sua abordagem da escola schoenberguiana. No sistema de
> Schoenberg,o  compositor começa por arranjar as 12 notas da escala ocidental
> em uma ordem específica ou em série, em que a obra se baseia. Babbitt foi um
> dos primeiros a usar essa ordenação serial não só com o parâmetro altura,
> mas também com a dinâmica, timbre, duração, o registro e outros
> elementos. Seu método se tornou a base do "serialismo total" defendido em
> 1950 por Pierre Boulez, Luigi Nono e outros compositores europeus.
>
> Babbitt começou a explorar esse caminho em três composições para piano
> (1947) e Composição para quatro instrumentos (1948), e aderiu a ela através
> de toda sua carreira. Ele compôs para conjuntos de câmara e solistas
> instrumentais e criou um catálogo ricode obras vocais. Ele também compôs
> peças orquestrais e uma série de obras para sintetizador, muitas vezes em
> combinação com as vozes ou instrumentos acústicos.
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*Alexandre Espinheira*

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