[ANPPOM-L] Fwd: Lei dos Direitos Autorais está aberta a contribuições da sociedade

Beatriz Magalhães Castro bmagalhaescastro em gmail.com
Seg Maio 2 12:59:42 BRT 2011

Caros colegas,

 Essa questão é fundamental pois a legislação brasileira não contempla o
dito "*fair use*". Isso implica que todo e qualquer uso ou reprodução de
obra musical (em seus diversos suportes e formatos),  ou ainda de produção
intelectual, que esteja sob a proteção de algum/qualquer tipo de propriedade
intelectual (seja do autor, do editor, etc) não pode ser feita *mesmo para
fins educativos e/ou não-lucrativos*. Isso envolve a questão do estudo de
obras  e fenômenos num contexto onde o acesso à informação ainda está em
debate e estruturação.

Quanto à consulta em si, como sabemos, pode ser quase inócua se feita
individualmente. O questionamento tem que ser institucional e representativo
de um segmento além de lúcidamente informado o que não vejo ser bem o caso.

Quem quiser mais informações na página do MinC há textos e inclusive videos
dos congressos passados voltados à esta temática.

Saudações!

Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro
Programa de Pós-Graduação Música em Contexto
Universidade de Brasília
Editor, Revista "Música em Contexto" e "Arte em Pauta"
Coordenador, Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília

Presidente-Interino, IAML-Brasil
Coordinator-Member, RISM & RILM-Brasil
Pesquisadora Bolsista, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

*“... GOSTARIA DE FICAR NA MEMÓRIA DAS PESSOAS PEDINDO QUE SEJAM MAIS
BRASILEIRAS”... Darcy Ribeiro*