[ANPPOM-L] Simposio Internacional de Musicologia da UFRJ "Teoria, Critica e Musica na Atualidade (Rio de Janeiro, 15 a 17 agosto 2011)

VOLPE Maria Alice malicevolpe em ig.com.br
Sáb Maio 7 17:29:58 BRT 2011


*II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ*

*“Teoria, Crítica e Música na Atualidade”*

*Escola de Música / Programa de Pós-Graduação*

*Rio de Janeiro, 15 a 17 de agosto de 2011*





*Comissão Organizadora*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

André Cardoso (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)



* *

*Comissão Científica:*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (UFPB)

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)

Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin, EUA)





*CHAMADA DE TRABALHOS*





A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação anunciam a realização do II
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ e convidam para a submissão de
trabalhos.

O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorre na *Semana da Escola
de Música* e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do
aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da
Coordenação do Programa da Pós-Graduação. A congruência dos eventos
artísticos e científicos expressa a vocação desta instituição, que completa
agora 163 anos. A temática norteadora dos eventos artísticos e científicos
de 2011 é a música do século XX em diante, tendo a segunda edição do
Simpósio Internacional de Musicologia o título “Teoria, Crítica e Música na
Atualidade”.

A intersecção entre as teorias analíticas da música e as teorias da crítica
cultural tem catalizado importantes questionamentos da área, não somente
sobre os problemas teóricos e metodológicos das novas posturas, mas
sobretudo ao levar a um redimensionamento da própria identidade da
disciplina. Busca-se com esse evento refletir em que medida as inovações da
música do século XX em diante, ao trazer novas linguagens, novas práticas
composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído
*locus*fundamental para novas proposições analíticas e críticas nos
desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens.

O evento reunirá, no Brasil, figuras exponenciais de diversos países,
visando a uma interlocução que favoreça a inserção dos estudos brasileiros
na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o
evento congregará compositores e intérpretes, no intuito de aproximar a
pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas da música
contemporânea busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise
e crítica, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso
historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por
compositores e colunistas especializados, para debater as questões
associadas à mediação, recepção e formação de público na atualidade. A
organização do Simpósio em diversas modalidades pretende intensificar a
integração entre o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação, incluindo,
a partir desta segunda edição, sessões de comunicação de trabalhos aprovados
mediante submissão. O Livro de Resumos e os Anais com a versão integral dos
trabalhos, publicados em formato impresso e eletrônico, serão
disponibilizados gratuitamente no site da EM-UFRJ.



*CRONOGRAMA*

Prazo para submissão dos trabalhos (resumos): 10 de junho de 2011

Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 30 de junho de 2011

Realização do evento: 15 a 17 de agosto de 2011

Envio da versão completa e revisada do trabalho para publicação nos Anais:
30 de setembro de 2011



*NORMAS DE SUBMISSÃO*



As propostas devem ser enviadas até 10 de junho de 2011 para o e-mail
sim em musica.ufrj.br e endereçadas à Presidente da Comissão Científica,
conforme instruções a seguir.



1. O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas ao tema do
SIM_UFRJ2011.

2. O texto pode ser apresentado em português, inglês ou espanhol e deve ser
enviado em arquivo eletrônico, editorado em Microsoft Word 2003 ou em Rich
Text Format. O arquivo em formato .doc ou .rtf deve ser nomeado
<submissao_autor>.

3. A página de rosto deve conter o seguinte *cabeçalho*:

*Submeto o trabalho intitulado “...” para apreciação da Comissão Científica
do II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Em caso de aprovação do
resumo, autorizo a editoria do SIM_UFRJ2011 a publicá-lo de forma impressa
e/ou eletrônica (on-line) no sítio eletrônico da instituição. Comprometo-me,
ainda, a enviar a versão integral e revisada do trabalho até 30 de setembro
de 2011 para publicação nos Anais.*

*Dados dos autores:*

*1º autor (nome em publicações): ________________________________*

*Endereço completo: ___________________________________________*

*Telefone: (___) ____________ e-mail: ___________________________*

*2º autor (nome em publicações): ________________________________*

*Endereço completo: ___________________________________________*

*Telefone: (___) ____________ e-mail: ____________________________*





4. As páginas seguintes devem seguir o Modelo de Submissão abaixo:





*SUBMISSÃO DE TRABALHO AO II SIM_UFRJ 2011*

(Propostas apresentadas em português ou espanhol devem conter também a
tradução para o inglês)



Nome do(a) Autor(a)

(Afiliação institucional)





*Título do trabalho em português ou espanhol: em negrito, fonte Times New
Roman, 12, centralizado*



*Resumo*

Resumo em português ou espanhol de até 500 palavras. Alinhamento
justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5,
margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.



*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman,
type size 12; 1.5 line spacing; 3 cm for all margins.



*Referências Bibliográficas*

Ao final do resumo, incluir referências bibliográficas principais (até 5),
seguindo normas ABNT.



*Breve Currículo do(a/s) Autor(e/a/s)*

Sinopse da atuação profissional e formação acadêmica, com até 150 palavras,
na seguinte ordem: afiliação institucional, titulação (da mais alta para a
mais baixa), outras informações relevantes e principais publicações (editora
ou periódico, ano).

***

Todas as propostas obterão a confirmação de recebimento por e-mail,
ressalvando-se que não implique em aprovação, a qual será anunciada
oportunamente.

Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate  volpe em musica.ufrj.br.

Informações adicionais sobre a programação do evento e acomodações serão
disponibilizadas no site da Escola de Música da UFRJ
http://www.musica.ufrj.br  e no site do Programa de Pós-Graduação em Música
da UFRJ http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .




*II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE LA UFRJ*

*“Teoría, Crítica y Música en la Actualidad”*

*Escuela de Música / Programa de Pos-Graduación*

*Río de Janeiro, 15 a 17 de agosto de 2011*





*Comisión Organizadora*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

André Cardoso (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)



* *

*Comisión Científica:*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (UFPB)

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)

Elliott Antokoletz (Universidad de Texas, Austin, EUA)





*CONVOCATORIA*





La Escuela de Música y el Programa de Pos-Graduación anuncian la realización
del II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGÍA DE LA UFRJ e invitan a la
presentación de trabajos.

El Simposio Internacional de Musicología de la UFRJ tendrá lugar durante la
*Semana de la Escuela de Música* y ha sido planificado coincidiendo con los
eventos conmemorativos del aniversario de ésta institución, a iniciativa de
la Dirección de la Escuela de Música y de la Coordinación del Programa de
Pos-Graduación. La coincidencia temporal de los eventos artísticos y
científicos expresa la vocación de la Escuela, que cumple 163 años de vida.
La temática que enmarca estos de 2011 es la música del siglo XX en adelante,
teniendo la segunda edición del Simposio Internacional de Musicología el
título “Teoría, Crítica y Música en la Actualidad”.

La intersección entre las teorías analíticas de la música y las teorías de
crítica cultural cataliza importantes cuestionamientos del área, no
solamente respecto a los problemas teóricos y metodológicos de las nuevas
posturas sino, sobre todo, por plantear una nueva dimensión de la propia
identidad de la disciplina. El objetivo de este evento es reflexionar en qué
medida las innovaciones de la música del siglo XX en adelante, han trazado
nuevos lenguajes, prácticas compositivas, interpretativas y de escucha los
cuales han constituido el *locus* fundamental de nuevas proposiciones
analíticas y críticas en los desarrollos recientes de la musicología,
desarrollos que suponen, a su vez, una nueva gama de enfoques.

El evento, que reunirá en Brasil a importantes figuras de diversos países,
permitirá un diálogo que favorezca la inserción de los estudios brasileños
en la musicología internacional. Junto a los musicólogos, el simposio
congregará, igualmente, a compositores e intérpretes con el objetivo de
aproximar a la investigación los procesos creativos. El debate entre los
especialistas de la música contemporánea busca ampliar el espacio para las
diversas tendencias de análisis y crítica, incentivando un encuentro
teórico-analítico que guie el futuro impulso historiográfico. Finalizará el
encuentro con una mesa redonda formada por compositores y columnistas
especializados, para discutir las cuestiones asociadas a la mediación, la
recepción y la formación del público en la actualidad. La organización del
simposio pretende intensificar por diversas vías la integración entre la
enseñanza y la investigación a nivel de pos-grado incluyendo, a partir de
ésta segunda edición, secciones de comunicación de trabajos aprobados
mediante la previa presentación de los mismos. Los resúmenes y el anuario de
las actas del simposio con la versión integral de los trabajos, publicados
en formato impreso y electrónico, estarán disponibles gratuitamente en el
sitio WEB de la EM-UFRJ.



*CRONOGRAMA*

Plazo para la presentación de los trabajos (resúmenes): 10 de junio de 2011

Divulgación del resultado de los trabajos aprobados: 30 de junio de 2011

Realización del evento: 15 a 17 de agosto de 2011

Envío de la versión completa y revisada del trabajo para su publicación en
el libro de actas: 30 de septiembre de 2011.



*NORMAS DE PRESENTACIÓN*



Las propuestas pueden ser enviadas, hasta el 10 de junio de 2011, a la
dirección de e-mail sim em musica.ufrj.br y dirigidas a la Presidenta de la
Comisión Científica, conforme a las instrucciones indicadas.



1. El texto debe ser inédito y plantear cuestiones relacionadas con el tema
del SIM_UFRJ2011.

2. El texto puede ser presentado en portugués, inglés o español, y debe ser
enviado en archivo electrónico, editado en Microsoft Word 2003 o en Rich
Text Format. El archivo en formato .doc o .rtf debe ser titulado
<seleccion_autor>.

3. La primera página debe contener el siguiente *encabezamiento*:

*Someto el trabajo titulado “...” a la apreciación de la Comisión Científica
del II Simposio Internacional de Musicología de la UFRJ. En caso de
aprobación del resumen, autorizo a la editorial del SIM_UFRJ2011 a
publicarlo de forma impresa y/o electrónica (on-line) en el sitio
electrónico de la institución. Me comprometo, además, a enviar la versión
íntegra y corregida del trabajo hasta el 30 de setiembre de 2011 para su
publicación en el libro de actas.*

*Datos de los autor/a:*

*1º autor (nombre en publicaciones): ________________________________*

*Dirección completa: ___________________________________________*

*Teléfono: (___) ____________ e-mail: ___________________________*

*2º autor (nombre en publicaciones): ________________________________*

*Dirección completa: ___________________________________________*

*Teléfono: (___) ____________ e-mail: ____________________________*





4. Las páginas siguientes deben seguir el Modelo de Selección transcrito
abajo:





*SELECCIÓN DE TRABAJO.  II SIM_UFRJ 2011*

(Las propuestas presentadas en portugués o en español deben ir acompañadas
con una traducción al inglés)

* *



Nombre del (la) Autor(a)

(Vínculo institucional)





*Título del trabajo en español o portugués: en negrita, fuente Times New
Roman, 12, centralizado*



*Resumen*

Resumen en español o portugués hasta 500 palabras. Alineamiento justificado;
fuente Times New Roman, tamaño 12; espacio entre líneas de 1,5; margen
superior/inferior e izquierda/derecha 3 cm.



*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman,
type size 12; 1.5 line spacing; 3 cm for all margins.



*Referencias Bibliográficas*

Al final del resumen, incluir las principales referencias bibliográficas
(hasta 5), siguiendo las normas técnicas de redacción académica.



*Breve Currículum del (la/s) Autor (a/es/as)*

Sinopsis de la actuación profesional y formación académica, hasta 150
palabras, en el siguiente orden: vínculo institucional, titulación (de la
más alta para la más baja), otras informaciones relevantes y principales
publicaciones (editora o periódico, año).

***



Todas las propuestas recibirán acuse de recibo por correo electrónico, sin
que esto implique necesariamente su aceptación, la cual, en su caso, será
comunicada oportunamente.

Para datos adicionales a la presente convocatoria, escriba a
volpe em musica.ufrj.br .

Información adicional sobre el programa del evento y el alojamiento estará
disponible en el sitio web de la Escuela de Música de la UFRJ
http://www.musica.ufrj.br  y el sitio del Programa de Posgrado en Música de
la UFRJ http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .







*II UFRJ INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY *

*“Current Theory, Criticism and Music”*

*School of Music / Graduate Studies Program*

*Rio de Janeiro, August 15–17, 2011*





*General Committee*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair

André Cardoso (UFRJ)

Marcos Nogueira (UFRJ)



* *

*Program Committee*

Maria Alice Volpe (UFRJ), Chair

Marcos Nogueira (UFRJ)

Ilza Nogueira (Federal University of Paraíba-UFPB)

Maria Lúcia Pascoal (State University of Campinas-UNICAMP)

Diósnio Machado Neto (University of São Paulo-USP, Ribeirão Preto)

Elliott Antokoletz (The University of Texas at Austin, USA)





*CALL FOR PAPERS*





The School of Music and the Graduate Studies Program announce the II UFRJ
INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF MUSICOLOGY and welcome the submission of papers.

UFRJ International Symposium of Musicology takes place during the *School of
Music Week* and, as an initiative of the Director Board and the Graduate
Studies Program, it is planned as part of the commemorative events for the
institution’s anniversary. The pairing of scientific and artistic events
expresses the vocation of the institution, which completes 163 years. The
guiding theme of the artistic and scientific events of 2011 is the music
from the twentieth century onwards, and the second edition of UFRJ
International Symposium of Musicology proposes to discuss “Current Theory,
Criticism and Music”.

The intersection between analytical theories of music and theories of
cultural criticism has triggered some crucial questionings in the area, not
only concerning the theoretical and methodological problems brought by new
approaches and agendas, but especially as it lead to a redefinition of the
very identity of the discipline.

This Symposium provides a renewing opportunity to discuss the extent to
which innovations of the music from the twentieth-century onwards – as
bringing new languages, new compositional and performance practices, and new
ways of listening – have consisted of a primary *locus* of fresh analytical
and critical proposals in recent developments of musicology, considering its
wide range of approaches. The event will gather in Brazil prominent
specialists from various countries, seeking a dialogue that may promote the
insertion of Brazilian musicological studies in the international community
of scholars. In addition to musicologists, the event will congregate
composers and performers, in order to draw together research and creative
processes. The debate among experts in contemporary music seeks to expand
the space for the various trends and critical analysis, encouraging a
theoretical and analytical encounter that may inspire future historiography.
The Symposium will close with a round table of composers and music critics
for a debate on issues of mediation, reception, and audience formation. UFRJ
International Symposium of Musicology intends to intensify various forms of
integration between teaching and researching at graduate and postgraduate
level, including, since this second edition, sessions for papers selected by
submission. The Book of Abstracts and the Proceedings with the full version
of the keynote speeches and papers, in printed and electronic version, will
be freely available at UFRJ School of Music website.



*IMPORTANT DATES*

Abstract submission deadline: June 10, 2011

Notification of the successful applicants: June 30, 2011

Symposium: August 15-17, 2011

Submission of the full and revised version of the paper for publication in
the Proceedings: September 30, 2011



*SUBMISSION GUIDELINES*



Proposals must be sent to the e-mail sim em musica.ufrj.br  no later than June
10, 2011, and shall be addressed to the Program Committee Chair according to
the instructions below.



1. Proposals must be original works and address issues related to the
conference theme SIM_UFRJ2011.

2. Proposals may be written in Portuguese, Spanish or English, and submitted
by e-mail only as an attachment in Microsoft Word 2003 [*.doc] or Rich Text
Format [*.rtf]. Please, identify the electronic file name as
<submission_author>.

3. At the top of the cover page, the author must fill out the following *
header*:

*I submit the paper of my authorship entitled "..." for consideration by the
Program Committee of the II UFRJ International Symposium of Musicology. In
case of approval, I hereby authorize SIM_UFRJ2011 editor to publish it in
print and / or electronic version (online) at the institution’s site as well
as commit myself to send the full, revised version of the paper until
September 30, 2011 for publication in the Proceedings.*

*Author(s)’s information: *

*1st author name (as it appears in publications):
___________________________*

*Full Address: ______________________________________________________*

*Tel.: ___________________________ Email: ___________________________*

*2nd author name (as it appears in publications): __________________________
*

*Full Address: ___________________________________________*

*Tel.: ___________________________ Email: ____________________________*





4. The following pages should follow the Submission Template below:





*SUBMISSION TO II SIM_UFRJ 2011*

(Proposals presented in English shall be sent only in English)



Author’s name:

Institutional affiliation:



*Title of the paper in English: bold, Times New Roman, size 12, center*



*Abstract*

Abstract in English up to 500 words. Justified alignment; Times New Roman,
type size 12; 1.5 line spacing; 3 cm for all margins.



*Bibliographical References*

List the main bibliographical references (up to 5) at the end of the
abstract, according to academic writing norms.



*Short Bio(s) of the author(s)*

A short biografical note informing the author(s)’s professional activities
and academic training, up to 150 words in the following order: institutional
affiliation, title (from highest to lowest), other relevant information and
main publications (journal or publisher, year).



***

Acknowledgments of proposals received will be sent by email to all who
submit proposals.

For inquiries concerning submissions, please contact volpe em musica.ufrj.br .

Further details, including those concerning the preliminary and final
programme and general information on accommodations, will be made available
at the UFRJ School of Music website http://www.musica.ufrj.br  and at the
UFRJ Graduate Studies Program in Music website
http://www.musica.ufrj.br/posgraduacao/index.php .
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110507/21427155/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L