[ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos (novos) cursos de música

Daniel Puig danielpuig em me.com
Ter Nov 1 07:19:30 BRST 2011


Caro Jorge Antunes,

fiquei abismado com seu desconhecimento acerca da situação da educação musical no Brasil de hoje. Tanto no que diz respeito aos cursos de formação de professores de música Brasil a fora, quanto no que é feito, pelos professores por eles formados, na educação básica. Quem quer realmente colaborar com a educação musical, precisa conhecer o que se passa lá, estar inserido na área, viver sua práxis em uma escola de educação básica e na formação de professores. Pelo menos conhecer isso tudo de perto, mas não simplesmente denegrir, sem conhecimento de causa.

Tenho evitado me pronunciar aqui, nestas discussões, por razões que não gostaria de colocar agora. Mas neste caso, ao ver achatado o trabalho incansável que tantos colegas fazem nas escolas de educação básica em todo Brasil, nos congressos, entidades e universidades e desprezado o conhecimento político dos que se movimentam a favor da educação musical nas mais diversas esferas...

Vale?

Um abraço,

Daniel Puig
compositor e professor de música
Rio de Janeiro


Em 30/10/2011, às 12:15, Jorge Antunes escreveu:

> Oi, Daniel:
> 
> Aguardo ansioso seu projeto político-pedagógico.
> Minha simpatia e luta pelos cursos na área de Performance estão na reserva, no frigorífico, a espera de descongelamento.
> A explosão delas poderá acontecer, dependendo do repertório a ser programado e preconizado, e do espaço a ser dado à música erudita contemporânea de hoje.
> Abraço,
> Jorge Antunes
> 
> 
> Em 30 de outubro de 2011 11:35, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:
> 
> Caro prof. Jorge Antunes,
> 
> Muito obrigado por sua mensagem! Não havia visto a situação dessa forma, agradeço por me despertar para uma visão diferente. O canto orfeônico certamente tem suas raízes no ensino tradicional de Música, e sabemos da problemática em torno das ideologias pedagógicas que prega. A Educação Musical realmente tem este compromisso: quanto maior o contato da sociedade brasileira com a Música de forma saudável, espontânea e livre dos "traumas da pedagogia musical tradicional", maiores os benefícios para todos: amadores, admiradores e profissionais. E de fato, qualquer defesa destes "ícones da Música Popular" em prol da Educação Musical certamente é de se desconfiar.
> 
> A minha preocupação maior é que as Universidades brasileiras tem dado muita atenção à formação de profissionais capazes de atuar na Educação Básica, capazes de adotar metodologias apropriadas a este contexto. Porém, pela natureza dessa formação e das precárias condições que eles hipoteticamente encontrariam nas escolas brasileiras, o ensino da Performance é praticamente deixado de lado na formação destes. É esta a situação que me preocupa, e também a vários colegas daqui. A ampliação da área também precisa acontecer dessa forma.
> 
> Estamos trabalhando em um projeto político-pedagógico para fundação de um Bacharelado que emergirá da Licenciatura com poucos custos à Universidade, engajado em ampliar as possibilidades de atuação profissional dos bacharéis e adotando idéias muito positivas da Educação Musical. Em breve enviarei o projeto para lista para que todos possam discutir, e quem sabe motivar a abertura desta habilitação em outras Universidades que fundaram a Licenciatura há alguns anos.
> 
> Grande abraço,
> 
> 
> Daniel Lemos
> 
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> 
> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
> 
> 
> --- Em dom, 30/10/11, Jorge Antunes <antunes em unb.br> escreveu:
> 
> De: Jorge Antunes <antunes em unb.br>
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos (novos) cursos de música
> Para: anppom-l em iar.unicamp.br, dal_lemos em yahoo.com.br
> Data: Domingo, 30 de Outubro de 2011, 11:10
> 
> 
> Caro Daniel:
> 
> Você, tal como vários outros colegas, usa a frase "volta do ensino de Música na Educação Básica".
> Proponho que se passe a usar, no lugar da frase acima, o seguinte: "início do ensino de Música na Educação Básica".
> 
> Não há como pensar na "volta" de algo que nunca houve.
> 
> O que houve no passado foi a educação cívica através da música, com a prática do chamado "canto orfeônico", disciplina que fazia com que os estudantes passassem a ter raiva da Música.
> 
> Quanto aos novos cursos e à grande clientela de Educação Musical e das Licenciaturas, acho isso bastante bom e promissor e necessário.
> Temos que construir novas cabeças que possam ocupar o mercado que se abrirá. As "majors", indústrias multinacionais do disco e da música popular comercial estão de olho nesse nicho que se abre. Não é à toa que personalidades da música popular, como Ivan Lins e Daniela Mercury, frequentam o Congresso Nacional fazendo lobby pela Educação Musical, carregados pelos industriais da música comercial.
> 
> Abraço,
> Jorge Antunes
> 
> 
> 
> Em 27 de outubro de 2011 16:24, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:
> 
> Caro prof. Padovani,
> 
> Sobre a situação de Composição e Musicologia em si, eu não saberia responder. Porém, pelo que tenho visto dos cursos de Graduação em Música no Brasil, houve diversas fundações de cursos de Licenciatura em Música no Brasil. Porém, não observei a fundação de nenhum curso de Bacharelado.
> 
> Analiso a situação da seguinte forma: na área de Música, há uma grande mobilização pela volta do ensino de Música na Educação Básica, sendo os cursos de Licenciatura em Música responsáveis pela formação de profissionais aptos a trabalhar neste ambiente;
> 
> Fora da área de Música - nas instâncias políticas da Universidade - as políticas são favoráveis à formação de alunos em massa, e nesse sentido, há muito maior interesse na criação de cursos de Licenciatura (aqui abrimos 60 vagas por ano) e restrito interesse nos Bacharelados, que por sua natureza metodológica não podem formar grande quantidade de alunos.
> 
> Saudações,
> 
> Daniel Lemos
> 
> Curso de Música/DEART - musica.ufma.br
> 
> Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance Musical - musica.ufma.br/ensaio
> Perfil no academia.edu - ufma.academia.edu/dlemos
> Blog Audio Arte - audioarte.blogspot.com
> Universidade Federal do Maranhão
> 
> 
> --- Em qui, 27/10/11, josé henrique padovani <zepadovani em gmail.com> escreveu:
> 
> De: josé henrique padovani <zepadovani em gmail.com>
> Assunto: [ANPPOM-Lista] situação da composição e da musicologia nos (novos) cursos de música
> Para: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>, ""Pesquisadores em Sonologia (Música)"" <sonologia-l em listas.unicamp.br>
> Data: Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 9:57
> 
> Olá,
> 
> 
> essa informação desoladora chegou até mim e gostaria de fazê-la circular e, aproveitando, saber como andam as coisas em outras universidades pelo Brasil.
> 
> 
> "...o Depto. de Música da UFJF acaba de votar CONTRA a criação de duas novas modalidades para o curso (Musicologia e Composição). O curso só conta até agora com a modalidade instrumentista de época (e permitindo o ingresso de cada vez menos estudantes; apenas 7 este ano)..."
> 
> 
> Aliás, se alguém souber:
> 
> 1. Quantos são os cursos de música com habilitação em composição no Brasil?
> 
> 2. Chegamos a aceitar quantos novos estudantes de graduação em composição por ano?
> 
> 
> abraços,
> 
> josé henrique
> 
> -- http://zepadovani.info
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